Metafísica da saúde: saiba o que é, as doenças atuam no corpo e mais!

Metafísica da saúde: saiba o que é, as doenças atuam no corpo e mais!

Conheça os benefícios da metafísica da saúde, e aprenda como o entendimento das energias sutis pode favorecer o seu progresso material e espiritual!


O que é metafísica da saúde?

Ilustração de uma pessoa meditando com luz atrás

Metafísica em seu sentido literal significa o que está além da matéria e, portanto, fora do corpo físico. Assim, metafísica é o conjunto de forças ou sistemas que tratam dos campos energético, emocional e espiritual do ser. Esses conceitos somados formam a parte psíquica do homem, e os desajustes nesta área podem atingir o corpo físico.

Assim, a metafísica da saúde é o conjunto de fatores não materiais que interferem na saúde do corpo físico. Segundo essa teoria cada órgão do corpo tem o seu ponto metafísico correspondente, que quando em desequilíbrio energético ou emocional provoca sintomas e doenças.

Metafísica é um conceito ainda pouco estudado, pois o homem no atual estado evolutivo ainda não compreende bem nem a física clássica. Entretanto, com o pouco que se sabe já é um grande avanço. Com a leitura deste artigo você entenderá melhor esse conceito e suas relações com os órgãos do corpo físico.

Significado de metafísica da saúde

Ilustração de uma pessoa meditando dentre linhas de energia

O termo metafísico indica uma realidade fora da física ou matéria conhecida, e sua ligação com saúde é por meio da interação entre os sistemas metafísicos que atuam no corpo humano, com os órgãos físicos que lhe são correspondentes. A teoria é que para cada distúrbio de ordem emocional, por exemplo, pode ser gerada uma doença física.

Definição de metafísica

A palavra tem origem na escola aristotélica grega e significa tudo que está além da matéria. É o mundo das percepções de coisas e fatos que a física clássica não pode realizar. Elementos fundamentais como Deus, a alma ou espírito, a intuição, a energia sutil não percebida pelos sentidos comuns, isso e muito mais é possível aprender estudando metafísica.

Logo, a metafísica é assunto de estudo da filosofia, da qual é uma disciplina essencial, como a álgebra pertence ao campo matemático. O avanço das ciências permitiu o conhecimento e a popularização da metafísica, que no passado era tema proibido aos leigos e cheios de tabus e preconceitos.

Metafísica da saúde por Valcapelli e Gasparetto

Luiz Gasparetto foi um psicólogo e médium espírita, que escreveu diversos livros espíritas e pintou quadros de pintores famosos por meio mediúnico. Valcapelli também é psicólogo, metafísico e cromoterapeuta, e há cerca de trinta anos promove cursos e palestras de autoajuda e metafísica.

Assim, a união dos dois possibilitou o surgimento da obra “Metafísica da Saúde”, uma coleção em cinco volumes que relaciona os sistemas de funcionamento do corpo físico com os fenômenos metafísicos, estabelecendo uma relação de causa e efeito entre ambos. Logo, qualquer disfunção ou desequilíbrio de um lado vai causar efeitos no outro, já que os dois reagem entre si.

Como as doenças atuam no corpo

O corpo humano tem o seu próprio sistema de defesa contra invasores externos que podem causar doenças, e ele funciona muito bem, principalmente quando a pessoa tem consciência deste sistema e o mantém ativado.

Porém, a maioria das doenças tem a sua origem em causas metafísicas, ou seja, elas aparecem em função de estados emocionais desequilibrados. Assim, a doença começa a se manifestar de dentro para fora, enviando no processo alertas psicológicos antes do aparecimento dos sintomas físicos.

Nesse sentido, o autoconhecimento e o uso dos preceitos metafísicos para a saúde podem ajudar de modo significativo na prevenção das doenças, possibilitando uma vida mais saudável e produtiva.

A metafísica da saúde não anula a medicina

O uso do conhecimento metafísico não se limita a questões de saúde, mas ao funcionamento do corpo em geral, sendo os problemas de saúde física o reflexo da desarmonia em um ou mais dos corpos metafísicos do homem.

A metafísica da saúde é, portanto, um excelente meio de prevenção, resolvendo as anomalias antes que se manifestem fisicamente. Embora os processos metafísicos possam também atuar na cura dos males, isso não significa o abandono da medicina tradicional, que ainda tem muito que ensinar ao homem.

São dois caminhos distintos, mas que como todas as coisas no universo possuem pontos em comum que precisam ser explorados e desenvolvidos para que sejam compreendidos e aproveitados da melhor forma possível.

Sistema respiratório na metafísica da saúde

Ilustração do sistema respiratório

Os princípios metafísicos aplicados visando uma saúde estável funcionam para todo o organismo físico, bem como para o perfeito equilíbrio das emoções e sentimentos. Assim, por meio desse processo interativo é possível estabelecer uma boa saúde, como você verá com a continuação da leitura.

Fossas nasais

As fossas nasais fazem o contato inicial com o ar do meio externo, executando entre outros processos a filtragem do ar que irá para os pulmões. Na metafísica isso corresponde no modo de você reagir aos estímulos externos como os palpites, ou interferências de outras pessoas na direção de sua vida.

São essas reações que irão determinar o surgimento ou não de doenças nas fossas nasais. Nesse sentido, se você é uma pessoa confusa, incapaz de lidar com as transformações por não confiar nas coisas novas.

Além disso, se deixa abalar pelas ocorrências externas, não perdoa a si mesmo pelos erros e costuma criar expectativas e se decepcionar com elas. Você tem predisposição para problemas de gripe ou resfriados, rinite, sinusite, congestão nasal e outras moléstias que ocorrem nas fossas nasais.

Laringe

A laringe é um tubo de ligação entre a faringe e a traquéia, e é formado por cartilagens, uma vez que executa muitos movimentos. A laringe tem função importante na formação da voz, bem como no fechamento da passagem de alimentos para a traquéia, caminho de passagem do ar.

Na metafísica a laringe responde pela faculdade de discernimento de todas as ideias e acontecimentos que vão se sucedendo durante a vida, bem como a forma de expressão dessas ideias. A ausência ou ineficiência dessa faculdade acarreta distúrbios da fala e da voz como gagueira, rouquidão além de laringite e outras inflamações neste setor do corpo.

Brônquios

Os brônquios são os canais que transportam o oxigênio até os pulmões, trazendo o gás carbônico para ser expelido. São partes fundamentais de um sistema essencial, que é a respiração.

Metafisicamente os brônquios se relacionam com as interações com as outras pessoas, promovendo uma ligação harmônica entre o interior do corpo e o ambiente externo.

Então, se você se sente incapaz de se expressar como gostaria, passa pela necessidade de atrair a atenção para si, se sente inferior e não sabe como reagir, essa falta de habilidade na conexão com o exterior vai potencializar transtornos físicos como asma, bronquite e outras enfermidades respiratórias.

Pulmões

Os dois pulmões executam a tarefa de trocar o ar venoso pelo arterial e essa troca gasosa é essencial para a manutenção da vida. Similarmente, a metafísica aponta os pulmões com responsáveis pelos atos de dar e receber, simbolizando todas as trocas que fazemos, tanto com outros seres quanto com o meio ambiente.

Nesse sentido, uma boa saúde pulmonar é natural em pessoas que tem alegria em viver, valoriza a vida e a necessidade de manter as boas relações. O grau de desarmonia energético na área dos pulmões inicia uma série de distúrbios respiratórios como enfisemas, edemas, tuberculose, tosse e outros, sendo cada um deles uma consequência de um desequilíbrio diferente.

Sistema digestivo na metafísica da saúde

Ilustração do sistema digestivo

O sistema digestivo responde pela nutrição do corpo por meio da alimentação, começando na boca e indo até o ânus, por onde são expelidos os resíduos digestivos. O sistema conta com diversos órgãos e nem um deles foge da influência metafísica.

Assim, para cada um haverá um linha de atitudes que podem facilitar ou não o seu perfeito funcionamento, com você verá em seguida.

Glândulas salivares

As glândulas salivares começam a digestão antes de a comida entrar pela boca, que se enche de saliva por uma reação metafísica. O fluxo salivar exerce importantes funções na digestão além da digestão e deglutição.

A saliva faz uma limpeza dentro da boca após a refeição, eliminando restos de comida que poderiam gerar bactérias nocivas ao organismo. A saliva tem a função de preparar a cavidade bucal para a refeição e o seu pleno funcionamento se relaciona com a sua preparação para lidar com os acontecimentos diários.

Essas glândulas se associam à sensação de prazer, que aumentam a produção diante de situações prazerosas. Os distúrbios físicos ocasionados por essa glândulas ocorrem em pessoas que perderam o prazer de viver.

Língua

A língua é um órgão de múltiplas funções no organismo humano, atuando em sistemas diferentes, embora ao mesmo tempo. A língua contém os receptores do paladar, do tato e das zonas erógenas, terminais nervosos que transmitem as sensações no âmbito da sexualidade.

Além disso, tem função na mastigação e é fundamental para a expressão oral, por meio da articulação verbal. Para a metafísica, a língua como órgão físico reflete o comportamento diante dos outros, a sua maneira de falar e viver em sociedade e outras posturas que demonstrem domínio do que fala.

Os erros ou abusos da fala podem trazer problemas de natureza física na língua, como língua presa, mordida na língua e glossite.

Faringe

A faringe é uma parte do sistema digestivo que atua também no sistema respiratório, permitindo a respiração por meio da boca em casos de obstrução das vias respiratórias. Na metafísica a faringe sofre os impactos das consequências das posturas do ser diante dos obstáculos rotineiros.

Todas as situações que você tem dificuldade para entender e aceitar geram desequilíbrios emocionais que se refletem na região da faringe. Esse reflexo se manifesta por meio de fechamento na garganta, dores no processo de deglutição e irritação e inflamação das mucosas.

Maxilar

O maxilar é o apoio ósseo da dentição e da gengiva e é de onde sai a força necessária na mastigação, que metafisicamente significa o quanto de agressividade o indivíduo pode acumular e demonstrar. Assim, uma estrutura óssea bem formada, com dentes e gengivas também saudáveis, pode dizer muito sobre uma pessoa.

A causa da falha em um órgão físico ser um sentimento ou uma emoção, ou qualquer coisa que se ligue com alma, espírito e diferentes dimensões, é o estudo da metafísica, cujo desenvolvimento elevará o homem a um novo nível, tanto intelectual quanto moral.

Dentes e gengiva

Dentes e gengivas formam um conjunto que precisam de cuidados especiais, pois além de serem os primeiros contatos dos alimentos no início da mastigação e deglutição, formam o sorriso, que é o cartão de visitas e fonte de autoestima.

Além disso, mostrar os dentes pode significar uma atitude agressiva, e a falta de cuidado com os dentes e as gengivas se originam de receptividades metafísicas. Nesse sentido, pessoas que apresentam uma dentição problemática costumam ser pessoas inseguras.

Elas não defendem uma posição por falta de condições físicas suficientes, ou por não terem uma opinião válida que eles mesmos possam aceitar. As transformações dessas pessoas no campo metafísico ocasionariam uma série de mudanças de comportamentos, que eliminariam esses sintomas.

Esôfago

O esôfago é um tubo ou canal que liga o estômago a faringe, por onde o bolo alimentar desce enquanto sofre transformações químicas pela saliva e outros agentes. É um órgão de grande sensibilidade no campo metafísico, e o seu mau funcionamento pode indicar o caminho de cura para vários males psíquicos.

As disfunções no esôfago acusam a reação do organismo contra determinadas situações que causam mudanças súbitas que não são aceitas. Dependendo da gravidade da crise emocional, esses efeitos podem se estender para os órgãos vizinhos como estômago e garganta.

Estômago

O estômago é o processador físico dos alimentos, transformando-os em uma pasta que segue em direção aos intestinos. Entretanto, o seu funcionamento ideal, bem como de todo o sistema digestivo, dependem de padrões de comportamentos que indiquem uma personalidade forte, que tenha controle das emoções e capacidade de resistir e se expressar.

A região do estômago é um centro em que ocorrem diversas trocas de energias que interferem na proteção do órgão e o conhecimento desse detalhe pode evitar transtornos como estomatite, mau-hálito, suco gástrico, ulcera e outros distúrbios, que serão sempre proporcionais aos desajustes psíquicos.

Fígado

O fígado é um importante órgão do sistema digestivo ao atuar na purificação da corrente sanguínea, entre outras funções. O fígado retira componentes tóxicos do sangue que são criados por hábitos de consumo nocivos, e o contato frequente com essas substâncias reduz a vida útil do fígado.

Assim, o fígado é muito afetado em função dos excessos de alimentação e outras substâncias ingeridas. O melhor jeito para manter um fígado saudável é por meio do equilíbrio em tudo que for consumir, bem como reconhecer a importância de uma vida emocional estável e harmônica. A falta de atenção com o fígado é fonte geradora de problemas como cirrose, hepatite entre outros.

Vesícula biliar

A função básica da vesícula biliar é armazenar a bile, composto químico que o fígado produz para digerir outras substâncias como gorduras. O alerta para essas substâncias é acionado, e a bile é liberada para conter algum efeito do consumo exagerado de gorduras e outras difíceis de digerir.

O mau funcionamento da vesícula biliar ocorre em função de pressões ambientais e familiares que a pessoa não resiste, cedendo a explosões de temperamento ou outras falhas de caráter, quando o procedimento adequado seria uma compreensão diferente dos fatos.

Pâncreas

O pâncreas é a glândula produtora da insulina, além de muitas outras enzimas usadas no processo digestivo. O pâncreas e as glândulas em geral têm o seu funcionamento regulado pelo estado emocional da pessoa. Assim, as pessoas que demonstram alegria e descontração diante dos fatos da vida tendem a ter um pâncreas sadio e funcional.

O estado emocional instável é o responsável pelo mau funcionamento do pâncreas, que acarreta diversos problemas graves de saúde, inclusive a diabetes e a depressão do pâncreas. Assim, se você acumula raiva e rancor pode desenvolver pancreatite, enquanto o pessimismo e a depressão são produtos da recusa em aceitar as dificuldades diárias.

Intestino grosso

O intestino grosso é que começa o processo de eliminação dos resíduos da alimentação. Suas células são especializadas na retenção de água, fazendo do intestino um depósito de água no organismo. Entretanto, o aspecto metafísico do intestino grosso é bem mais abrangente.

Ao mesmo tempo, o intestino grosso desempenha importantes funções metafísicas, pois nos intestinos ocorre um fluxo constante de energias densas e sutis, que se unem provocando alterações com essa união.

Uma vida fora dos padrões metafísicos de energia gera comportamentos nocivos ao bom desempenho do intestino grosso, provocando transtornos como intestino preso e prisão de ventre.

Além disso, pode ocorrer a produção de gases, mas o objetivo da metafísica da saúde é interpretar esses sinais por meio de padrões de comportamento, que se manifestam antes dos sinais físicos no órgão.

Intestino delgado

O intestino delgado é o responsável pela absorção dos nutrientes que chegam com o bolo alimentar. Ele trabalha em conjunto com o fígado e o pâncreas, de quem recebe as enzimas e outras substâncias químicas que serão processadas no duodeno, a primeira parte do intestino delgado.

Na metafísica, o intestino delgado, bem como os demais órgãos do sistema digestivo, reage de acordo com a maneira como aceitamos e vivenciamos os fatos corriqueiros da existência. Assim, procure levar uma vida harmônica, equilibrada, sem guardar rancores, seja descontraído, se doe ao próximo e dificilmente você terá problemas intestinais.

Apêndice

O apêndice é um órgão que marca o início do intestino grosso, e que é formado por tecidos que impedem que as bactérias viventes no intestino possam se deslocar para dentro do organismo.

É uma barreira de contenção natural contra invasões e metafisicamente a sua função é bem semelhante. Na metafísica da saúde, é no apêndice que está a capacidade de resposta aos sentimentos mais íntimos, e também as formas de lidar com estes sentimentos.

Os desajustes energéticos se transformam em desequilíbrio emocional, que pode causar o mau funcionamento do apêndice, liberando diversos tipos de bactérias no intestino grosso.

Sistema circulatório na metafísica da saúde

Ilustração do sistema circulatório

Penetrar no universo metafísico é uma experiência renovadora que abre as portas para novas dimensões do conhecimento.

A transição entre matéria densa e sutil e a manipulação dessas energias são atributos do ser, e a forma como esses atributos são exercidos se reflete no bom ou mau funcionamento dos sistemas, como você verá no estudo do sistema circulatório.

Coração

O coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue por todo o organismo, levando os nutrientes e o oxigênio que serão absorvidos pelas células através dos capilares.

É o órgão dos sentimentos que interferem inclusive na velocidade de funcionamento do mesmo. Com efeito, a aceleração cardíaca por conta de fortes emoções é um fato conhecido.

A boa saúde cardíaca depende de uma vida equilibrada e do uso de sentimentos nobres como a caridade e a solidariedade. Além disso, é preciso viver sem medos e inseguranças, tendo liberdade de expressão procurando viver de um trabalho que também proporcione satisfação pessoal.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os dutos por onde o sangue circula levando o sangue arterial carregado de oxigênio e nutrientes, e trocando pelo sangue venoso, que será novamente limpo e voltará a circular em um círculo sem fim até que a vida cesse. Os vasos se formam pelo conjunto de veias, artérias e capilares.

Os vasos sanguíneos são sensíveis as manifestações metafísicas e apresentam problemas em pessoas que não conseguem se expressar com todo o potencial que possuem, tendo um comportamento reprimido e recalcado.

Um dos grandes problemas físicos decorrente do desconhecimento da metafísica da saúde no sistema circulatório é a arteriosclerose, mas o AVC também é comum.

Sangue

Em seu circuito fechado e sem intervalos o sangue transporta o oxigênio e os nutrientes para as células, enquanto faz a limpeza levando os resíduos dos metabolismos e o gás carbônico produzido para os pulmões. É no sangue, especificamente nos grupos sanguíneos, que se encontram as características de personalidade do ser humano.

Os problemas de saúde que atingem o sangue podem afetar a imunidade, provocar anemias, leucemia, hemorragias e AVCs, podendo surgir como resultados de diversos tipos de desequilíbrios emocionais. Assim, a vivência harmônica é o melhor indicativo de um sangue puro e ativo.

Sistema urinário na metafísica da saúde

Ilustração do sistema urinário

O sistema urinário filtra o sangue nos rins e dessa filtragem surge a urina, que contém os resíduos para serem eliminados na uretra. Acompanhe as relações metafísicas que existem entre os órgãos do sistema urinário, e os possíveis danos a esse sistema que as posturas de vida provocam.

Rins

Os rins se localizam um de cada lado da coluna vertebral na parte de trás do abdômen, e são responsáveis pela filtragem do sangue, separando as substâncias que serão eliminadas pela urina.

A vida cheia de preocupações atinge os rins, principalmente em assuntos que se relacionam com a família e sentimentos pessoais. Na metafísica da saúde, viver bem com os rins aparece na maneira como você administra os relacionamentos pessoais.

As parcerias que todos precisam fazer na vida, quando em desajustes são refletidas no funcionamento dos rins. Assim, os rins sentem os efeitos dos relacionamentos afetivos conturbados, que irão se manifestar por meio das disfunções renais.

Bexiga

A bexiga é o reservatório que vai guardando a urina produzida pelos rins até que chegue o momento da eliminação. Eliminar a urina significa na metafísica o ato de esquecer e perdoar a si mesmo e aos outros, se livrando das lembranças de episódios negativos ocorridos nas relações pessoais e familiares.

Nesse sentido, você terá uma bexiga sempre em bom estado na medida em que aprender que a vida em família deve transcorrer em paz e harmonia. Todos os pequenos conflitos familiares não resolvidos vão acumulando carga negativa na bexiga, que com o tempo mostrará essa carga por meio de problemas no sistema urinário.

Sistema reprodutor feminino na metafísica da saúde

Ilustração do sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino se constitui de dois ovários, duas tubas uterinas, o útero e a vagina. Os ovários produzem os óvulos que serão fertilizados ou não para formar um novo ser. Veja na continuação da leitura os pontos de destaque do sistema reprodutor feminino sob o prisma da metafísica.

Ovários

Os ovários são os responsáveis pela formação dos óvulos, que fecundados pelos espermatozóides formarão o novo ser. A hipófise controla a atividade dos ovários que alem dos óvulos produzem importantes hormônios como o estrógeno e a progesterona.

Os ovários se ligam com a criação de corpos e metafisicamente com a criatividade feminina. A mulher tem uma rotina mais pesada do que o homem, precisando de mais criatividade para desempenhar as suas múltiplas funções.

Um sistema reprodutor funcional e sadio requer uma vida emocional equivalente, em que a mulher possa desenvolver os seus talentos, cumprir as obrigações e ao mesmo tempo se desenvolver como ser humano.

Tubas uterinas

As tubas uterinas são também chamadas de trompas de falópio, e são os caminhos que o óvulo percorre até chegar ao útero, sendo também o local onde acontece a fecundação. São dois tubos formados por músculos que saem dos ovários e se ligam ao útero.

Na metafísica significa a capacidade da mulher de se expressar, como ela coloca as suas ideias de forma convincente em um meio social. Um pensamento coerente, o fluxo natural de ideias, e a aplicação das mesmas com sucesso na luta diária, possibilitam uma melhor funcionalidade das trompas.

Útero

O útero é o berço da vida, onde o novo ser se formará e passará os primeiros meses de vida. O útero se divide em colo e corpo, tendo um comprimento aproximado de 7x5 cms. É no útero que acontece o processo de menstruação quando o óvulo não é fecundado, e o organismo feminino descarta os resíduos da preparação para a nova vida.

O útero na metafísica significa a intimidade da natureza feminina, e para manter o útero em boas condições a mulher precisa ser emocionalmente estável e realizada. As condutas inadequadas, o esquecimento de si mesmo para agir em função de outras pessoas, são fatores de risco para o útero.

Vagina

A vagina é o órgão do prazer feminino e também por onde passa o líquido menstrual durante a eliminação. Tem também importante atividade no decorrer do parto. No ser humano a atividade reprodutora é estimulada pela busca do prazer físico, e por isso alguns dos órgãos têm dupla função.

A plena realização da mulher nas atividades sexuais ainda não é atingida por todas elas, que enfrentam muitas barreiras psicológicas e educativas. Entretanto, essa satisfação deve ser buscada, pois a realização sexual abre caminhos para uma vida mais produtiva e feliz.

Frigidez

A frigidez é incapacidade da mulher de alcançar orgasmos, mesmo que o corpo esteja em condições de saúde satisfatórias. Alguns estudos afirmam que cerca de trinta por cento das mulheres apresentam essa dificuldade. A medicina ainda não aponta com precisão as causas dessa anomalia.

Assim, as causas da frigidez são metafísicas e se relacionam com as dificuldades em superar séculos de repressão e de abusos sofridos. Algumas mulheres já conseguem levar uma vida emancipada e livre, gozando de todos os prazeres que a vida oferece, mas essa conquista exige um longo trabalho a ser feito.

Infertilidade ou esterilidade

A infertilidade é a incapacidade de reprodução da espécie e suas causas físicas podem estar em um dos dois sistemas reprodutores, o masculino ou o feminino. No homem ela se manifesta por insuficiência na quantidade e qualidade dos espermatozóides, enquanto na mulher a infertilidade ocorre por problemas na ovulação e outros que ocorrem nas tubas ou no útero.

No aspecto metafísico a infertilidade se relaciona com pessoas com baixa capacidade de resolver situações complexas, sejam pessoais ou profissionais. São pessoas de natureza vacilante, que dependem dos outros para viver. A maioria não desenvolveu a faculdade de comandar nem a perseverança para atingir os objetivos.

Mamas

As glândulas mamárias produzem o leite essencial à nova vida, passando por oscilações de volume durante a menstruação, bem como na gravidez. Os hormônios que os ovários produzem são os que promovem as alterações nos seios femininos.

Metafisicamente, os seios representam a própria feminilidade, interferindo na autoestima e no estado emocional da mulher como um todo. Como parte do sistema que vai facilitar a nova vida, as mamas também se associam com a afetividade e meiguice, virtudes que derivam do amor maternal que as mulheres já trazem dentro de si.

Sistema reprodutor masculino na metafísica da saúde

Ilustração do sistema reprodutor masculino

A metafísica da saúde é uma forma diferente de cuidar da saúde, que envolve autoconhecimento e autoestima.

Nos próximos blocos você verá as propriedades do sistema reprodutor masculino, que se constitui de dois testículos, vesícula seminal, próstata e pênis, e suas interações metafísicas, compreendendo as atitudes necessárias para uma boa saúde nesses órgãos.

Próstata

A próstata é uma glândula localizada na pélvis ao lado da uretra e da bexiga. Sua função é produzir a substância que se junta ao esperma antes da ejaculação. Além disso, a próstata age na regulagem do processo urinário. A saúde da próstata é um dos grandes desafios do homem na idade madura.

Na metafísica a próstata tem relação com as características individuais da personalidade masculina. É o que determina uma maneira e não outra de resolver um problema. A saúde da próstata significa firmeza em defender os pontos de vista pessoais, e o descuido nessas posturas pode gerar uma série de falhas no desempenho da próstata.

Vesícula seminal

A vesícula seminal é a responsável pela maior parte da composição líquida do esperma, fornecendo as substâncias necessárias para que os espermatozóides cheguem vivos ao útero e fecundem o óvulo. Assim, a vesícula desempenha um importante papel na reprodução, uma vez que é diretamente ligada com a produção do sêmen.

Testículos

Os testículos se localizam fora do corpo, em uma bolsa própria para fins de controle da temperatura ideal para produção dos espermatozóides. Os testículos produzem milhões de espermatozóides durante uma vida. É lá que também é produzida a testosterona, hormônio das características masculinas.

No aspecto metafísico os testículos estão em sintonia com a criatividade do homem em suas manifestações diárias. Tudo que o homem executa ele o faz com o desenvolvimento da criatividade, ferramenta essencial para o progresso material do homem.

Pênis

O pênis é o órgão sexual do homem, responsável pela sensação de prazer durante o ato sexual. É também por meio do pênis que os espermatozóides atingem o útero para a fecundação do óvulo e a consequente geração da vida.

O pênis se dilata durante a ereção por meio da irrigação sanguínea, que enche de sangue o corpo poroso do pênis. O prazer do homem está não apenas na atividade sexual, mas em tudo que ele consegue realizar no âmbito profissional e pessoal.

Assim, a virilidade significa disposição para todas as circunstâncias que precisam de sua atenção. A não realização do homem dentro de seu contexto social provoca disfunções no pênis, bem como em todo o aparelho reprodutor masculino.

Sistema endócrino na metafísica da saúde

Ilustração do sistema endócrino

O sistema endócrino é o conjunto de glândulas que produzem e distribuem os hormônios na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que regulam diversas funções do organismo.

A metafísica procura estabelecer relações entre esses órgãos e sistemas físicos com o estado emocional e sentimental das pessoas. Acompanhe a leitura para saber mais.

Glândula pineal

A glândula pineal ou epífise produz a melatonina, um hormônio com atuação em todo o organismo. Entretanto, na metafísica, no ocultismo e em muitas doutrinas espiritualistas, a pineal significa um centro energético de grande importância para a manifestação da alma.

Com efeito, a glândula pineal é também o principal chakra do corpo humano, um centro de movimentação de energias sutis, a casa da alma. Portanto, a glândula pineal é um órgão muito sensível para identificar a qualidade das energias presentes, e providenciar as respostas físicas por meio do aumento ou diminuição da melatonina.

Glândula hipófise

A hipófise é a mesma pituitária, um pequeno aglomerado de tecido fixado no hipotálamo. Por sua função coordenadora das atividades de outras glândulas ela é conhecida como glândula mestra. A hipófise se divide em posterior e anterior, cada uma com funções bem distintas.

Pela variedade dos hormônios que produz, a hipófise em mau funcionamento pode prejudicar alterações hormonais de diversos tipos. Alterações emocionais súbitas interferem com a hipófise, iniciando uma reação metafísica que pode ter consequências graves.

Glândula tireoide

A glândula tireoide atua regulando diversas atividades metabólicas, que vão do crescimento corporal ao controle da pressão sanguínea. Além disso, a tireoide exerce controle sobre o sistema nervoso, o que aumenta a sua importância dentro do sistema endócrino.

Glândulas paratireoides

As glândulas paratireoides ficam por trás da tireóide, divididas em dois pares, um de cada lado da tireóide. Os hormônios das paratireoides atuam no controle de absorção de substâncias como vitaminas e minerais, regulando o cálcio e o fosfato no organismo.

Na aplicação da metafísica essas glândulas são produtos de comportamentos de segurança, com ética e permanência em bons princípios. Essas atitudes iniciam reações químicas que alimentam as glândulas, deixando-as sempre prontas para um bom desempenho.

Glândulas supra-renais

As glândulas supra-renais estão juntas com os rins, cada uma dividindo-se em duas e produzindo hormônios distintos. Essas glândulas produzem hormônios como a adrenalina, que é responsável por colocar o corpo em alerta durante situações de risco.

As supra-renais produzem ainda mais dois hormônios, que juntos com a adrenalina controlam todo o comportamento humano. O cortisol e a noradrenalina podem provocar situações de estresse e fadiga, por isso a necessidade de um controle de produção dos hormônios.

Sistema nervoso na metafísica da saúde

Ilustração do sistema nervoso

O sistema nervoso é o conjunto de órgãos que executam a coordenação das atividades do corpo físico, além de coletar e processar as informações de ligação com o exterior. É a sala de controle do organismo. Leia mais para conhecer as relações metafísicas do sistema nervoso.

Sistema nervoso central

O encéfalo e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC), que controla todas as manifestações e percepções do organismo. O NSC é um transmissor, receptor e decodificador dos sinais elétricos, que circulam por toda a sua extensão captando impulsos e transmitindo instruções.

A importância do SNC para o corpo físico é um reflexo de sua influência no campo metafísico, onde atua registrando as atividades e detalhes individuais da consciência. Assim, o SNC é responsável metafísico pela manifestação da consciência no mundo material.

Cérebro

O cérebro se divide em duas partes, que por sua vez também têm as suas divisões. O cérebro absorve, memoriza, busca e processa todos os acontecimentos internos e externos que se relacionam com o corpo. O cérebro é o órgão do pensamento do ser, que pode se modificar enquanto novas informações vão chegando.

Entretanto, com toda a sua importância o cérebro é apenas mais um órgão no intricado e complexo sistema nervoso, que só funciona cem por cento quando todos os órgãos trabalham em sintonia. Uma falha em qualquer um deles compromete todo o sistema.

Bulbo

O bulbo faz a ligação do cérebro com a medula, fazendo o transporte de ida e volta dos impulsos nervosos, enquanto produz e envia os seus próprios impulsos. Com efeito, é no bulbo que são gerados os sinais que controlam os movimentos automáticos do corpo como a respiração, por exemplo.

Além disso, as ações de necessidade natural como a digestão e deglutição também são comandadas pelo bulbo. No aspecto metafísico o bulbo responde pela concentração da atenção em um ou mais focos.

A concentração do foco cria uma ligação entra a origem e o destino da atenção, o que gera uma manifestação no mundo exterior. Os problemas internos que afetam o bulbo podem deixar uma pessoa sem motivação, aérea e desinteressada até pela vida.

Cerebelo

O cerebelo comanda os movimentos do corpo por meio da coordenação muscular, o posicionamento do corpo no ambiente, bem como o equilíbrio do mesmo. A localização do cerebelo é na área inferior do encéfalo. Uma interessante função do cerebelo é identificar o que era pretendido e o que foi conseguido.

Além disso, o cerebelo é o responsável pela execução de movimentos complexos e precisos. Os efeitos da metafísica ao atingir o cerebelo podem causar distúrbios graves como o bipolar e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Coluna vertebral na metafísica da saúde

Ilustração da coluna vertebral

Além de ser uma obra de arte da engenharia celeste, a coluna vertebral desempenha funções relevantes no SNC. Com efeito, a sustentação do corpo em duas pernas, bem como a proteção da medula só é possível por causa de seu desenho. Ela se divide em cinco sessões e os detalhes de cada uma delas você verá em seguida.

Cervical

A coluna vertebral possibilita uma visão com ângulo acima de 180° e o desenho das cartilagens se ajusta com perfeição para amortecer os movimentos das vértebras. Tudo isso para garantir a segurança da medula, que circula por toda a área cervical da coluna transportando as informações dos nervos.

A região cervical da coluna cerebral se associa metafisicamente com moderação, bem como com a capacidade de discernir o que é criação mental do que já existe no ambiente. Assim, os comportamentos que estimulem a ponderação e o s discernimento ajudarão a manter a saúde na região cervical.

Torácica

A região torácica, que também é conhecida como dorsal, fica entre a região cervical e a região lombar, se constituindo de dozes vértebras. É nessa região que estão fixadas as costelas, que têm como função a proteção de todos os órgãos desse setor. Além disso, a região torácica tem muitos significados metafísicos.

Diferenciar o que lhe pertence, que você criou ou idealizou, daquilo que não lhe diz respeito, que pertence a outra pessoa. Isso significa colocar o foco nos próprios interesses, e desenvolver uma boa base emocional e afetiva, sendo os fundamentos da interação metafísica nessa região.

Lombar

A região lombar vai do pescoço até a bacia, e nesse intervalo ficam as cinco vértebras que formam a lombar. Essas cinco vértebras são as mais resistentes da coluna vertebral, uma vez que nelas estão fixados muitos músculos e nervos. Além de sustentar órgãos físicos, a lombar se relaciona com o modo como você administra os seus anseios.

A busca pelos desejos dá impulso ao ser, colocando-o no caminho para a satisfação desses desejos. Entretanto, a realização dos desejos importa em conhecer responsabilidades, que promovem novos conhecimentos e oportunidades de progresso.

Região sacral

O sacro é um osso em forma de triângulo onde se juntam as cinco vértebras da coluna. Além disso, é pelo interior do sacro, que dispõe dos orifícios próprios para isso, que passam as terminações nervosas para a parte inferior do corpo, que são a região genital e os membros inferiores.

Na metafísica, o osso simboliza a vontade de interagir com o mundo exterior, reagindo e se transformando com os resultados das reações. Essa interação reflete a grande beleza e sabedoria do universo, onde cada passo dado interage em várias direções diferentes.

Cóccix

O cóccix é a parte final da coluna, um osso formado pela convergência das últimas quatro vértebras da coluna e que tem forma de triângulo. Suas ligações metafísicas se relacionam com a capacidade de acertar nas escolhas para seguir no rumo certo.

Para mudar é preciso estimular o desapego do antigo e dar oportunidade ao novo. A mudança é uma constante no curso da vida, que a toda hora apresenta novas escolhas para serem feitas.

Toda mudança exige esforço de adaptação e a recusa em se renovar pode trazer problemas em todo o organismo, inclusive no cóccix. Não há como escapar das mudanças necessárias ao desenvolvimento, pois o tempo se encarrega de mostrá-las constantemente.

Nervos

Os nervos assemelham-se com cordões e são os mensageiros dos impulsos nervosos do SNC para o sistema periférico, do qual os nervos fazem parte. No caminho inverso, são os nervos que transmitem tudo o que o corpo sente para o SNC. Os nervos se dividem em cranianos, que atuam dentro do crânio e na cabeça, e os espinhais que trabalham dentro da coluna vertebral.

Os nervos fazem a ligação que possibilita a interação com o mundo exterior, e metafisicamente representa o modo como o ser entende essa ligação, bem como a maneira como se relaciona consigo mesmo. O homem vive sob constante influência do meio, ao mesmo tempo em que provoca alterações no mesmo.

Gânglios

Os gânglios desempenham papel semelhante aos neurônios, só que no Sistema Nervoso Periférico, enquanto os neurônios atuam no SNC. Os gânglios têm relação com a aplicação da vontade, a força interna que faz o ser encontrar o seu jeito de viver e solucionar os desafios diários. Pessoas com vontade firme, e objetivos bem definidos e geralmente alcançados têm normalmente gânglios saudáveis e funcionais.

A metafísica da saúde é confiável?

Ilustração de pessoa meditando

A existência da alma é um fato concreto que não pode ser ignorado, mas a sua composição material não é conhecida sendo, portanto, objeto de estudo da metafísica. Ao mesmo tempo, a alma precisa da matéria para se manifestar no mundo dos sentidos, e assim ser percebida e poder sentir o que é material.

A metafísica da saúde estabelece atitudes e pensamentos que favoreçam a interação entre a alma e o corpo físico, fazendo com que ambos permaneçam na máxima sintonia possível, a fim trabalharem juntos para um só objetivo: o progresso espiritual do ser.

Portanto, a metafísica da saúde visa ordenar as atividades em equilíbrio, e é totalmente confiável em suas atribuições. Ademais, a metafísica ainda vai se desenvolver muito, pois há um longo caminho até que a humanidade possa desfrutar de sua total aplicação prática.

Entretanto, você pode sair na frente e começar a pensar em como viver em equilíbrio energético, desfrutando de todos os benefícios da metafísica da saúde.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números