Chá de alcachofra: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Chá de alcachofra: propriedades, benefícios, como fazer e mais!

Conhece o chá de alcachofra? Venha descobrir seus importantes efeitos e como turbinar sua saúde com eficácia e qualidade!


Você conhece o chá de alcachofra?

Xícara de chá.

Certamente você já deve ter ouvido falar em alcachofra. Ou, já pode ter experimentado. É muito usada em pratos de saladas e variadas receitas gastronômicas. A planta é rica em água, vitaminas, fibras e muitas outras propriedades. Vista como um produto naturalmente medicinal, suas folhas são usadas em chás preventivos, o que ajuda a melhorar e equilibrar as taxas do sangue.

O chá de alcachofra também auxilia na perda de peso e promove a boa digestão alimentar. Impulsiona o aparelho digestivo em bom funcionamento e elimina toxinas acumuladas em órgãos como fígado e pâncreas.

Gostou dessas novidades e quer incluir a alcachofra em seu consumo diário. Então, te convidamos a dar prosseguimento na leitura do artigo, para conhecer os benefícios, vantagens e poderes medicinais que a planta pode exercer em seu corpo. Vamos lá?

Entendendo sobre o chá de alcachofra

Xícara de chá.

O chá de alcachofra é considerado um rico remédio natural e que promove bem estar ao corpo. Alimentando e promovendo saciedade, a planta contém excelentes elementos que promovem mais qualidade de vida e pode prevenir doenças oportunistas que atacam o corpo com facilidade. Para saber mais, continue a leitura.

Origem e história da planta alcachofra

Seu nome de batismo é Cynara cardunculus. Possui origem árabe e segundo lendas, foi uma moça que rejeitou Zeus e por isso foi transformada em planta. Brotando anualmente, possui até 400 centímetros de envergadura. Suas folhas são verdes em tom mais claro e pertencem ao grupo das angiospermas.

As alcachofras têm procedência do sul do Mediterrâneo e com passagens evidentes pela África. Mas, há teorias de que os egípcios e gregos conheciam a planta. Com o passar dos anos, a planta ganhou cultivos em várias partes do mundo. Em nosso país, as criações estão concentradas principalmente em municípios paulistas, como na cidade de São Roque.

Características da alcachofra

As folhas da alcachofra são grandes possuem cor verde claro e apresentam camadas claras em suas superfícies, trazendo um aspecto pálido à planta. Alta e composta por flores azuis em seus interiores, estão fincadas a caules compridos e possuem aspecto de cálices.

Suas partes comestíveis são as folhas e brácteas, partes internas sobre os ramos desenvolvidos. Possuem sabor amargo, mas o consumo pode ser implementado por temperos suaves e que cortem o amargor da planta. Para complementar, quando estão totalmente desenvolvidas, chegam a medir de 70 centímetros a 1,20 cm de altura.

Para que serve o chá de alcachofra?

Em forma de chá, a alcachofra é bastante benéfica ao corpo. Seu chá é indicado para a digestão e controle de níveis de colesterol, açúcar e gorduras saturadas no sangue. Agindo como boa defensora ao sistema imunológico, a planta também auxilia no emagrecimento.

A quem tem problemas como hipertensão arterial, o chá de alcachofra ajuda a manter a estabilidade da pressão e promove mais saciedade após a ingestão. Mas, para que sejam aproveitados seus benefícios, convém seguir dietas equilibradas e alimentação balanceada, o que contribui para o rendimento da bebida no organismo.

Propriedades da planta alcachofra

Dentre as vantagens de consumir alcachofra, estão os benefícios orgânicos que o corpo absorve. Rica em minerais e vitaminas, a planta complementa doses diárias de nutrientes que o organismo necessita. Os extratos da folha agem como bactericida, o que reduz bastante as chances de infecções ou inflamações.

Segundo estudos medicinais, a alcachofra ajuda a equilibrar a ação das bactérias no corpo. Por ter a função de limpar o organismo, a planta possui substâncias inibidoras de malefícios, prevenindo até a formação de células tumorais.

Benefícios do chá de alcachofra

Xícara de chá.

O chá feito a partir da alcachofra traz inúmeras possibilidades de bem estar à saúde. Rico em elementos naturais que o corpo absorve com facilidade, a bebida promove mais qualidade de vida e é ótima companheira em tratamentos de saúde. Ingerir diariamente o chá ajuda em muitas coisas. Para conhecer os benefícios, continue no artigo.

Diminui o colesterol

Devido à presença de flavonoides e antioxidantes, o chá de alcachofra age como um perfeito agente de limpeza. Quebrando partículas de gordura gradualmente, o chá empurra para fora do corpo a gordura acumulada no organismo.

E por conter fibras e vitaminas, em especial a C, o chá evita inflamações orgânicas e promove a saúde dos órgãos corporais. Assim, o trânsito sanguíneo fica livre de elementos que obstruem a circulação. Porém, vale a pena informar que, caso esteja em tratamento médico para reduzir seu colesterol, mantenha a medicação e converse com seu médico sobre o consumo do chá de alcachofra.

Previne a diabetes

Para auxiliar no controle do diabetes, o chá de alcachofra possui eficácia no controle. Devido à presença de nutrientes naturais como fibras e vitaminas que afastam infecções ou inflamações, a alcachofra contém muita água, fortalecendo seu poder diurético. Assim, a eliminação de agentes no sangue é rapidamente estimulada.

Como dica, faça uso regular do chá. Mas, convém informar que a bebida não tem efeito curativo sobre a diabetes e serve apenas como complemento. Para obter mais orientações converse com especialistas médicos.

Controla a pressão arterial

Para a pressão arterial, é uma ótima dica. O chá de alcachofra nivela os níveis arteriais, uma vez que é rico em potássio e elimina os altos teores de sódio no sangue. Em seus ótimos aspectos, o chá contém flavonoide e carotenóides, elementos inibidores de inflamações e infecções.

Com isso, o trânsito arterial flui com mais eficiência e os resultados podem ser conferidos nas aferições da pressão, periodicamente. Se estiver em tratamento para esta patologia, mantenha sua medicação em dia e converse com médicos para incluir o chá em seu cotidiano.

Ajuda a emagrecer

A quem está de dieta, o chá de alcachofra é ótimo colaborador. A bebida promove saciedade após a ingestão e isso estimula a pessoa a não comer excessivamente. Por ser diurético, induz a eliminação natural de gorduras, açúcares e outras toxinas do corpo. Sem contar que o chá traz nutrientes necessários ao corpo e que equilibram a alimentação e suas propriedades.

No entanto, vale a pena informar para que converse com nutricionistas, no objetivo de obter melhores resultados em suas dietas. Não deixe de se alimentar corretamente e não acredite em dietas milagrosas. É importante manter sua saúde e nutrição alimentar.

Auxilia o sistema digestivo

Para quem sofre de incômodos digestivos, o chá de alcachofra é excelente para aliviar e facilitar a digestão. Se abusou de uma mesa farta, tenha sempre alcachofra à mão. Com o chá, você alivia as sensações de estufamento estomacal e em poucos minutos se sentirá melhor.

Em outras palavras, o chá de alcachofra também beneficia o trânsito intestinal, limpando a flora orgânica e promovendo melhores trabalhos no sistema de evacuação. E com isso, fígado e pâncreas estarão protegidos e livres de toxinas. Faça o uso regular do chá de alcachofra e sinta diferenças.

Ajuda a desintoxicar o fígado

O fígado é um órgão que absorve todas as impurezas do corpo. Na alimentação, o órgão é responsável por filtrar nutrientes e também as toxinas trazidas pela comida. E isso acaba gerando problemas como esteatose, gordura no fígado, e outras inflamações.

Para combater estes males, o chá de alcachofra é excelente pedida para deixar seu fígado limpo e com mais desempenho em suas funções. O uso regular do chá propicia melhores momentos e deixam o sistema hepático mais controlado. Atenção se estiver fazendo uso de medicações para indicações clínicas no fígado. Use continuamente seus remédios e tire dúvidas com seu especialista.

Combate a prisão de ventre

Se você sofre com este problema, sabia que o chá de alcachofra pode ter ajudar a se sentir melhor? A bebida trabalha com precisão no corpo e inibe a prisão de ventre. Por ter excelentes propriedades, como fibras, que agem no trânsito intestinal, o chá promove a evacuação natural.

Com isso, tome o chá regularmente e livre-se dos incômodos causados pela prisão de ventre. Mas, lembramos aqui que a alcachofra é um complemento e não tem poder de cura para este mal. Mantenha em dia seu receituário médico.

Combate rugas e flacidez

Se deseja manter a pele saudável, hidratada e aparência jovial, que tal começar a tomar o chá de alcachofra? Agindo como um excelente cosmético natural, o chá contém fibras que promovem a produção do colágeno, hormônio natural que o corpo reduz com o passar do tempo.

Para quem toma sol com frequência, a alcachofra é recomendável por ter as mesmas propriedades com fibras. Tome sol nos horários recomendados, use protetor solar e siga prescrições médicas contra envelhecimento precoce.

Previne problemas congênitos

A ecogenicidade é um fator que existe em muitas pessoas. Causadores de doenças, limitações ou aspectos funcionais do corpo, os problemas congênitos não possuem prazo para se manifestarem. E o chá de alcachofra pode contribuir contra o surgimento de indicações para estes casos.

O chá possui fortes poderes medicinais como ações bactericidas e efeitos contra inflamações e infecções oportunistas. Com isso, reduz-se a possibilidade do surgimento de males que podem se agravar devido a fatores de ecogenicidade.

Receita de chá de alcachofra

Xícara de chá.

O chá de alcachofra é excelente pedida para consumir a qualquer momento. No café da manhã, lanche da tarde ou antes de dormir, a bebida promove saciedade e induz à boa digestão alimentar. Como dica, há formas variadas de experimentar o chazinho e promove bem-estar ao seu corpo. Para aprender as receitas, confira a seguir como preparar o chá de alcachofra.

Indicações e ingredientes

Para o chá de alcachofra, não há trabalhos ou dificuldades no preparo. O chá é simples, fica pronto em pouco tempo e pode ser usado para diversas indicações de saúde, principalmente para ajudar no trânsito digestivo. Então, pegue lápis e papel, prepare o chá e sinta os benefícios da bebida. Preparados?

- Três colheres de sopa de folhas secas de alcachofras;
- Um litro de água.

Aqui, a dica é para as maiores quantidades da bebida. Se desejar, reduza a proporção para uma xícara ou copo de chá.

Como fazer

Rápido e fácil de preparar, o chá de alcachofra não leva mais que dez minutos para ficar pronto. Para fazer, adicione as folhas da alcachofra na água fervente. Deixe cozinhar por cinco a dez minutos. Em seguida, abafe a panela para fazer infusão por mais algum tempo. Coe e sirva-se. Como sugestão, adoce com mel.

Outras informações sobre o chá de alcachofra

Xícara de chá.

O chá de alcachofra não precisa ser consumido completamente in natura. Devido a seu teor amargo, a bebida pode ser adoçada com mel, açúcar ou adoçantes. Mas também há outras formas de consumir a alcachofra. Na alimentação, pede saladas e outros pratos. Mas, lembre-se de consumir a alcachofra e seu chá com moderação. Para mais dicas, veja a seguir.

Outras formas de consumir a alcachofra

Há dicas saudáveis para consumir a alcachofra de outras maneiras. A proposta nutricional é a mesma do chá, só que em forma diferente do consumo. Você pode fazer suco de alcachofra, que é um alimento natural, saudável e fica muito gostoso.

Em saladas com as folhas, é outra pedida sensacional. Misturando com legumes ou outros vegetais, você terá um prato rico, saboroso e muito bom para a saúde. Para o almoço ou jantar, é uma ótima dica de um prato leve e de fácil digestão.

Principais ingredientes que combinam com o chá

Para enaltecer seu chá de alcachofra, você pode acrescentar outros ingredientes que turbinam sua bebida. Por ser naturalmente amarga, pode incluir mel no preparo do chá. Ou, ponha açúcar e adoçantes, a seu gosto. Entre outras dicas, o chá cai muito bem com limão, gengibre, canela ou laranja.

A força natural destes produtos dobrarão os nutrientes que a alcachofra possui. Terá uma bebida forte e com alto teor alimentar.

Dicas para fazer o seu chá de alcachofra

No chá de alcachofra, a indicação é usar folhas secas. Geralmente são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. As folhas secas retêm os nutrientes da planta e com isso poderá obter mais resultados em seu preparo. Sem contar, que renderá mais porções da bebida.

Em resumo, tome o chá de imediato ou ao longo do dia em casos de porções maiores. O consumo na hora manterá as propriedades ativas e seus benefícios serão incorporados ao organismo com mais facilidades.

O chá de alcachofra pode ser tomado com que frequência?

Sugere-se o consumo de até três xícaras ao dia, antes das refeições. Assim, poderá somar os efeitos do chá com os nutrientes de sua alimentação.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá

Mesmo sendo uma planta benéfica ao corpo, a alcachofra não pode ser consumida em algumas ocasiões. Por exemplo, pessoas que sofrem com problemas renais, de vesícula, alergias alimentares ou estão em tratamento com remédios para fortalecer plaquetas e coagulação sanguínea não devem fazer uso do consumo da planta.

O consumo em excesso do chá pode causar flatulências ou provocar queda brusca de pressão, já que o chá elimina o excesso de sódio no corpo. Grávidas e lactantes não devem tomar o chá, pois pode afetar o metabolismo dos bebês e inibir a produção do leite materno.

O chá de alcachofra possui diversos benefícios!

Xícara de chá.

Certamente. Até aqui, você conheceu a alcachofra e seus incríveis poderes medicinais. Podendo ser utilizada no combate a certos males e prevenindo o sistema imunológico, a planta contém derivados que ajudam na a qualidade de vida e garantem melhores sensações em dores estomacais, sensações de peso após alimentação exagerada e contribuem nos processos de emagrecimento.

Devendo ser usado com moderação para não causar efeitos laxativos ou alterações na pressão arterial, o chá pode ser consumido diariamente em porções de até três xícaras. Como alimentos, podem ser usados em saladas.

E para chás, é possível fazer combinações que enriquecem a bebida com mais propriedades e recursos alimentares. Com isso, você contribuirá para que sua saúde esteja sempre em alta e poderá evitar problemas como altos níveis de colesterol e glicose, além de enriquecer seu dia a dia com vitaminas e sais minerais.

E também manterá aparência jovem, saudável e seu sistema digestivo funcionando de forma eficaz e gradual. Se tiver dúvidas, converse com nutricionistas, médicos e saiba como ter mais aproveitamento com a importante e benéfica plantinha.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números