Significado da cor vinho: saiba mais sobre essa cor e como usá-la!

Significado da cor vinho: saiba mais sobre essa cor e como usá-la!

A cor vinho guarda dentro de si a intensidade do fogo, a profundidade da água e a inspiração do ar. É uma cor que estimula coragem paixão, nobreza e poder.


Afinal, o que você sabe sobre a cor vinho?

Cor vinho.

A cor de vinho e um tom de vermelho profundo, com tons que lembram o vinho e, por isso, o nome. Seu nome está atribuído à região da Borgonha, na França, produtora de um vinho conhecido como Bordeaux e foi cunhado aproximadamente em 1891.

Na Antiguidade, a cor de vinho era a cor da nobreza, especialmente associada aos imperadores romanos. Em suas constituições, ele possui o poder e nobreza do vermelho, com um plano de fundo azul profundo e tons alegres de amarelo.

Devido ao fato de ela conter traços de todas as cores primárias, a cor de vinho possui um caráter forte, expressando dignidade, poder e respeitabilidade. Neste artigo, apresentamos todos os segredos desta cor para que você saiba sua origem, qualidades, significados e fatos interessantes de sua história.

Além disso, apresentaremos suas relações com os chakras, o Feng Shui e dicas sobre como utilizar a cor vinho de forma terapêutica, por meio da cromoterapia, para que você consiga se beneficiar de suas energias. Confira.

Conhecendo mais sobre a cor vinho

Vários vinhos no fundo vinho.

Para melhor utilizar as propriedades da cor vinho, apresentamos, a seguir, detalhes sobre sua história. Partimos, inicialmente, sobre como identificá-la, além de mostrar seus significados e fatos muitos curiosos e interessantes sobre a sua história. Confira.

Como é a cor vinho?

Para identificar a cor vinho, você pode procurar um tom de vermelho escuro que lembra o roxo e remete ao marrom, ao mesmo tempo. É um tom quente, por ser uma tonalidade de vermelho, mais escuro e opaco que o escarlate, que tanto remete ao fogo quanto à terra.

Isto ocorre, pois a cor vinho é produzida a partir das três cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Para produzi-la, é necessário, aproximadamente, três partes de vermelho, uma parte de azul escuro e algumas gotas de pigmentação amarela, para que, em contato com o azul, forme a cor verde essencial para a sua produção.

O resultado é um tom quente, harmônico e rico de vermelho que lembra o suco de uva utilizado para a produção de vinhos.

Significado

Existem diferentes significados associados à cor de vinho. Dentre elas, destacam-se o poder, a soberania, a nobreza, a dignidade, respeitabilidade e a energia do elemento fogo, amparado pelo elemento terra.

Além disso, o vinho simboliza também moderação, generosidade, piedade e até mesmo a solenidade de um feriado importante. Pode ser utilizada também para atrair paixões ardentes, ambição, além de confiança, estabilidade interior, boas habilidades de organização, amor pelo poder e negócios.

Origem

A cor de vinho se originou através da produção francesa de vinhos. Seu nome em muitas línguas é Bordeaux, e se refere aos tons mais sóbrios e escuros de vermelho que são característicos à região francesa de mesmo nome.

Oficialmente, a cor vinho, bordeaux em francês, ganhou o seu nome em 1981 em honra aos famosos vinhos franceses de tonalidade única até então. Desde então, a comunidade internacional passou a adotar esse nome, mas, no entanto, a cor de vinho já era produzida na Antiguidade.

Fatos interessantes na história

A cor vinho, descrita como um tom de vermelho escuro puxando para o marrom e subtons de roxo, foi associada através da história à nobreza, pois somente os ricos poderiam ter acesso a tecidos e objetos com est cor.

Imperadores preferiam usam sua toga ou capas nesta cor para indicar o seu poder e ambição. A cor de vinho ganho este nome devido à tonalidade única dos vinhos franceses obtidos a partir de ingredientes únicos como ameixas e groselhas pretas.

Outras informações sobre a cor vinho

Flor cor de vinho.

Nesta seção, apresentamos outras informações importantes sobre a cor vinho. Além de conhecer seus benefícios, você receberá dicas sobre quando incorporar essa cor no seu dia a dia, bem como precauções sobre o seu uso em excesso. Continue lendo para descobrir.

Benefícios da cor vinho

Um dos principais benefícios da cor vinho é a energia que ela concede o seu usuário. Se você precisa de mais vitalidade ou motivação, esta é a cor que você deve utilizar para se sentir mis renovado e pronto para encarar as batalhas pela frente.

Se falta ambição na sua vida, comece a utilizar esta cor para desenvolver esta energia, já que ela simboliza ambição. No campo do amor, você pode utilizar a cor vinho para despertar paixões ardentes, incendiar sua cama com noites mais prazerosas de sexo, além de aumentar a sua libido.

Além disso, se você é uma pessoa que não é levada a sério, utilize a cor vinho para que você seja visto com mais seriedade e solenidade.

Quando usar o vinho?

Você pode se beneficiar da cor vinho em momentos mais solenes como entrega e recebimento de prêmios, formaturas ou em entrevistas de emprego. Além disso, ela uma cor extremamente indicada para reuniões de negócios.

Se você precisa de mais sobriedade ou pretende criar um ar de nobreza sobre a sua figura, o vinho é uma cor altamente indicada para você. Além disso, utilize-a para praticar esportes ou quando for sair para encontrar um parceiro sexual, pois esta cor concede mais energia e estimula o desejo sexual.

Cuidados com o excesso de cor vinho

Como em qualquer coisa na vida, diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Por isso, você deve ter cuidado ao utilizar a cor vinho em excesso, pois ela pode desencadear muitos efeitos colaterais. Dentre eles, estão a rigidez de pensamento e seriedade psicológica, além de ambição desenfreada e sem escrúpulos.

Seu excesso, também pode aumentar o seu desejo sexual, tornando-o viciante, além de poder provocar uma pressão no seu corpo, deixando-o mais pesado e com tendência à depressão. Consequentemente, é ideal que você use a cor vinho com moderação e intercale seu uso com tons mais aquáticos como o azul.

Outras cores parecidas com o vinho

Por ser um tipo de vermelho, mais escuro e opaco, como já mencionamos, o vinho é muitas vezes confundido com outras tonalidades desta cor. Dentre elas, é possível citar as seguintes nuances: granada, mogno, escarlate, cereja, marlota, rubi e carmesim. A cor Borgonha é muitas vezes um sinônimo da cor de vinho, assim como a cor bordô.

Aplicações da cor vinho

Agora que você já sabe fatos importantes sobre a história da cor vinho e seus benefícios, chegou o momento de aprender a aplicar os seus conhecimentos de forma prática. Por isso, preparamos, a seguir, seções em que você entenderá a relação da cor vinho com os chakras, os signos, o Feng Shui, seus efeitos na cromoterapia e na água solarizada. Confira.

Vinho e os chakras

A cor vinho, por ser um tom de vermelho, está associado ao primeiro chakra principal do corpo, o chakra básico. Este chakra está localizado bem na base da espinha, n porção em contato direto com o sacro.

Em sânscrito, o chakra básico se chama Muladhara e está associado às necessidades básicas do corpo como a energia, segurança, sobrevivência e saúde. Use a cor de vinho se você deseja equilibrar este chakra e atuar em suas regiões de influência.

Dentre as principais áreas do corpo regidas pelo chakra básico estão as pernas, os quadris, o aparelho sexual masculino, a porção inferior das costas, o trato urinário e a parte mais exterior do aparelho sexual feminino. Além disso, o vinho pode desbloquear este chakra que, quando bloqueado provoca ansiedade, baixa autoconfiança e medo.

Vinho e os signos

A cor vinho é mais indicado para o signo de escorpião, pois ela se relaciona com a intensidade e passionalidade deste signo. Além disso, o vinho abranger a energia de um dos regentes planetários de Escorpião, Marte, além de conter em sua essência tanto a intensidade do elemento fogo, quanto a calma do elemento água.

Além de escorpião, outros signos de água (Câncer e Peixes) se beneficiam deste cristal, equilibrando suas energias, bem como signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário), que podem se beneficiar do vinho para potencializar suas energias. Se você possui uma natureza impulsiva, evite usar esta cor, ou você se tornará incontrolável e se exporá a mais riscos.

Vinho e o feng shui

No Feng Shui, cada cor ressoa com a expressão de um dos quatro elementos que governam diferentes áreas da vida e da sua casa. No caso da cor vinho, existe uma relação entre este tom e o elemento Fogo, já que ela é uma tonalidade de vermelho.

Por sua vez o elemento fogo está ligado ao Gua da Fama. Para reforçar essa energia na sua casa e aumentar a sua fama, construir a sua trajetória, ter uma melhor reputação e ganhar reconhecimento, invista em objetos com tons de vinho na sua casa. Lembre-se que é importante ter equilíbrio e evite pintar todas as paredes de um ambiente com esta cor.

Vinho e a cromoterapia

Na cromaterapia, o vinho pode ser utilizado em tratamentos que envolvam o chakra básico. Esta tonalidade também está relacionada à humanidade e ressoa com o seu funcionamento interno, mostrando o seu propósito nesta vida. Ela aterra as energias e traz mais estabilidade.

Além disso, este tom de vermelho intenso pode ser usado para provocar respostas psicológicas importantes, estimulando o poder, a determinação.

O vinho também pode ser utilizado em sessões de cromoterapia para pacientes em estágio de letargia, pois ele promove ação. Ela também protege contra ataques psíquicos. Da mesma maneira, o vinho também é indicado para afastar energias da miséria, já que ele está associado à riqueza material e nobreza.

Vinho e a água solarizada

Outra maneira bastante eficaz de utilizar a energia da cor vinho na sua vida é por meio da água solarizada. Como o nome sugere, a água solarizada contém as energias do sol. Para fazê-la, você precisará encontrar uma garrafa da cor vinho, facilmente encontrada em lojas de decoração.

Quando tiver sua garrafa, encha-a com água mineral e deixe-a tomar os raios do sol entre as 6 e 10 da manhã, para que ela receba as vibrações do sol e possa vibrar com a energia da cor da sua garrafa.

Para utilizá-la, é só beber normalmente e você pode deixá-la na geladeira para beber quando precisar. No caso da água solarizada com a energia da cor vinho, você poderá trabalhar para equilibrar o seu chakra básico, cuidar de problemas no seu aparelho sexual, além de conseguir mais energia e vitalidade para a sua vida.

Como se aproximar da cor vinho

Copo de vinho.

Se você deseja trazer a cor vinho para a sua vida, esta é a seção mais indicada para você, pois nela te daremos dicas de como fazer esta aproximação, que pode ser dada de diversas maneiras.

Entenda como utilizar cristais e pedras, decorar os ambientes, bem como se beneficiar desta cor por meio de roupas, alimentos e, claro, sua fonte na natureza. Continue lendo para saber se aproximar desta cor.

Pedras e cristais

Cristais e pedras na cor vinho são difíceis de ocorrerem na natureza. Quando ocorrem, podem conter elementos perigosos, como é o caso do mercúrio. Por isso, indicamos, a seguir, cristais com tons de vermelho intenso que mais se assemelham a esta cor, como é o caso da cor granada, já que são seguros.

Se você deseja se beneficiar da cor vinho por meio de cristais, você pode recorrer a estas opções: ágata vermelha, aventurina vermelha, granada, jaspe vermelho, olho de boi e rubi. Use-o como pingentes braceletes ou outros acessórios. Se preferir, deixe-o no seu bolso para receber as suas energias sempre que precisar.

Decoração de ambientes

Com base nos preceitos do Feng Shui, você pode utilizar a cor vinho em objetos para decorar a sua casa. Se preferir, você também pode pintar detalhes do seu lar como portas, portões, esquadrias em geral, ou incluir objetos como garrafas, vasos e cortinas para melhorar o astral do seu lar.

Lembre-se de não exagerar, pois o seu excesso dá um ar mais sério e depressivo para o ambiente.

Roupas

Você pode investir em roupas de cor vinho, especialmente se seu tom de pele faz parte do grupo do outono. Escolha peças ou acessórios nesta cor e, se precisar de dicas para combinações com outras cores, o vinho melhor combina com branco, bege, marfim, creme e cinza claro.

O vinho também fica harmônico com verde, verde escuro, verde oliva, cores ultramarinas, tons de azuis-esverdeados, azul, marrom, cinza, rosa e outras tonalidade de vermelho.

Com ousadia, você pode escolher ainda peças ou acessórios nas cores preta, coral, turquesa e laranja.

Alimentos

Alguns alimentos podem possuir a cor vinho naturalmente. Dentre eles, estão a uva bordô, a cereja, alguns tipos de acerola, jambo, ameixa e a grumixama, uma fruta nativa do Brasil. Frutas nesta cor são predominantemente ricas em antioxidantes e fazem muito bem para a saúde, ajudando no retardamento do envelhecimento precoce.

Natureza

A cor vinho é mais predominante na natureza durante a estação do outono. Muitas plantas caducas, tipo de plantas que perdem as folhas em determinadas estações do ano, costumam ficar com folhas na coloração vinho, especialmente no outono do hemisfério norte.

Além disso, esta cor vibrante é encontrada em animais, especialmente anfíbios e insetos, além de estar presente em flores e certos frutos, como os que mencionamos cima. Em determinadas épocas do ano, o céu também pode adquirir uma coloração que lembra a cor de vinho no fim de tarde ou no nascer do dia.

O vinho é a cor da sensualidade e da coragem!

Taças de vinho em um fundo vinho.

A cor vinho é uma cor quente, intensa e provocante. Por isso, ela está intimamente ligada à sensualidade e, devido à sua energia do fogo, ela é a cor que rege a coragem. Por isso, se você deseja trabalhar com estas energias na sua vida, experimente se expor mais à vibração dessa cor para que ela possa ressoar em sua vida.

Para atrair mais coragem e sensualidade, invista em roupas na cor vinho. Elas trarão o ímpeto que você precisa para acender a chama necessária par que você se descubra mais sensual e tenha mais energia para lutar por aquilo que deseja, evitando estados de letargia física e emocional.

No entanto, como falamos ao longo do artigo, é importante que você lembre que esta cor não deve ser utilizada de maneira excessiva, pois ela pode transformar você em alguém extremamente propenso à variação de humor com rompantes de raiva, antipatia e até mesmo depressão.

Siga as dicas que damos ao longo deste artigo, incorporando esta cor na sua vida de maneira sensata e equilibrada, pois, assim, você se beneficiará de sua energia poderosa e manifestará a vida que tanto almeja.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!