Atividade física: o que é, benefícios, como começar e mais!

Atividade física: o que é, benefícios, como começar e mais!

Tá comprovado. Atividade física faz bem para o corpo, a mente e a alma. Neste artigo você terá acesso a dicas fantásticas para sair da vida sedentária. Confira!


O que é atividade física?

Mulheres fazendo atividade física.

A atividade física é, segundo a bibliografia especializada, todo o movimento feito pelo corpo que gaste energia. Desta forma, atividade física abrange desde uma passeada com o pet. até dançar sozinha no meio da sala.

A atividade física não tem regras nem contra indicações. Se acompanhada de uma alimentação saudável seus efeitos são surpreendentes! De qualquer forma são movimentos benéficos à saúde física, mental e espiritual, pois mexer o corpo pode, entre outras coisas, reduzir a ansiedade e melhorar a autoestima. Confira, a seguir, o artigo completo que preparamos sobre este assunto.

Benefícios da atividade física

Mulher fazendo atividade física no pôr do sol.

Todo mundo sabe que a atividade física faz bem para a saúde do corpo e da mente. Mas o que pouca gente sabe é que a atividade física pode ser qualquer coisa que evite o sedentarismo e movimente o metabolismo para “queimar” energia. Confira agora cada um dos benefícios da atividade física.

Faz bem à saúde mental

São várias as explicações do porque as atividades físicas fazem bem para a saúde mental. No entanto, os especialistas da área concordam que, mais do que ficar com o corpo malhado, tanto a atividade física quanto os exercícios planejados são responsáveis por estimular o cérebro a produzir serotonina, dopamina e endorfina.

Estes hormônios, quando em desequilíbrio, podem causar transtornos de comportamento ou transtornos de humor como, por exemplo, a depressão. Estudos recentes da Universidade de Harvard, no EUA, comprovaram que apenas 15 minutos de atividade física diária pode reduzir em 26% os riscos de desenvolver a doença.

Ajuda a perder peso

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que mais de 60% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso. Em 2020, esta taxa subiu para cerca de 62%, o que representa quase 100 milhões de brasileiros. E este é um fato que vem ocorrendo em todo mundo, principalmente entre as crianças.

Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 15 minutos de atividade física diária para controlar o metabolismo, queimar energia retida, eliminar as gorduras e perder peso. A matemática é simples, pois graças ao Universo, nosso corpo é perfeito. Basta ter um pouco de comprometimento consigo mesma e incluir aquela caminhadinha até o mercado na rotina diária. As atividades aeróbicas são as mais indicadas para a perda de peso.

Fortalece os músculos

Como você já sabe, existem vários exercícios físicos que servem para fortalecer os músculos como, por exemplo, a musculação, o Pilates, o funcional, etc. Também atividades físicas como caminhadas são indicadas para este fim. Em outras palavras, fazer atividade física estimula a resistência dos músculos e aumenta a função muscular.

Estes benefícios da atividade física para fortalecer os músculos são especialmente importantes. Principalmente porque aumentar a força e a resistência muscular diminui a perda consequente da idade. Além disso, a atividade física também minimiza o risco de queda em idosos visto que exercitando a musculatura, os vovôs e as vovós têm uma incrível melhora na resistência muscular.

Aumenta a energia

A atividade física, feita de forma sistemática, aumenta a circulação do sangue e os batimentos cardíacos, além de hiperventilar os pulmões, o que faz acelerar o metabolismo. Por isso, mesmo estando cansado, fazer uma atividade física pode “descansar” seu corpo e sua mente.

Principalmente porque a tendência do organismo, quando em movimentação, é produzir enzimas que fazem a gente se sentir energizado, reduzindo a sensação de cansaço. Além disso, a atividade física aumenta o fornecimento de nutrientes para a pele e tecidos, devido à aceleração da oxigenação.

Reduz o risco de doenças crônicas

A prática cotidiana de atividades físicas pode, de uma maneira geral, prevenir doenças cardiovasculares, infecções do sistema respiratório e AVC. A atividade física também controla a pressão arterial e o açúcar no sangue.

Outra vantagem de se praticar atividade física é a prevenção contra a depressão e a ansiedade. Se praticadas regularmente as atividades físicas proporcionam um aumento na qualidade de vida, principalmente por prevenir dores nas articulações e possibilitam a regeneração e fortalecimento dos músculos.

Melhora a saúde da pele

Se você pensa que o conselho das estrelas de Hollywood sobre dormir o sono da beleza estava certo, se enganou redondamente! Na verdade, está comprovado que o que realmente incrementa os tecidos é a atividade física.

Para se ter uma ideia, as atividades físicas, sejam elas quais forem, aumentam a circulação do sangue e a oxigenação do organismo, fazendo com que a pele fique mais macia e sedosa e adquira um viço natural, eliminando as marcas do cansaço. A atividade física permite ainda a produção de antioxidantes e de colágeno, substâncias essenciais para ter uma pele linda e saudável.

Ajuda a dormir melhor

Você sabia que a endorfina, produzida pelo corpo humano, é o melhor remédio para dormir que existe neste planeta? Pois é. Além de tudo, a endorfina e seu consumo são grátis e sem contraindicações.

Então está na hora de deixar o sedentarismo de lado e começar a fazer atividades físicas. Sabe porquê? Porque são as atividades físicas que obrigam o corpo a produzir endorfina, fazendo com que você sinta uma sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, se seu problema é insônia, talvez você possa abrandá-lo com uma corrida no início da noite. Que tal?

Reduz e alivia dores crônicas

Pesquisas publicadas recentemente dão conta de que atividades físicas são parte essencial no tratamento da dor crônica. Outra pesquisa publicada na Revista Pain informa que a atividade física frequente aumenta a produção de opioides endógenos, uma substância produzida pelo corpo humano semelhante à morfina.

Assim, as atividades físicas são, portanto, importantes aliadas na redução e alivio das dores crônicas. As atividades físicas também auxiliam na perda de peso e isto contribui para evitar a dor nas articulações. Algumas atividades físicas podem ser bastante especificas como é o caso daquelas aplicadas para combater a dor lombar, aumentando inclusive o equilíbrio e o conforto para aqueles que têm problemas de coluna.

Ajuda a controlar a glicemia

Segundo a OMS — Organização Mundial da Saúde, 16 milhões de brasileiros são diabéticos. E a atividade física pode ser uma saída viável e econômica para controlar a glicemia. Ou seja, quanto mais atividade física você faz, mais você queima gordura.

Conforme especialistas, diminuindo a gordura no organismo, automaticamente existe um aumento também da sensibilidade à insulina, controlando assim a glicemia. Tanto o exercício quanto a atividade física ativam o GLUT4 — principal captador/transportador de glicose no músculo, essencial para controlar a taxa de açúcar no sangue.

Reduz a pressão arterial

Se você sofre de hipertensão e precisa de um incentivo a mais para combater a doença, saiba que praticar atividades físicas é uma ótima alternativa. Segundo especialistas, as atividades físicas estimulam o organismo e melhoram a circulação sanguínea, além de proporcionar a liberação de líquidos pelos poros.

Mas não exagere. O recomendado é fazer atividades físicas de intensidade moderada, como andar de bicicleta ou praticar dança de salão. Vale lembrar que você deve evitar sol quente e lugares abafados. Estas atividades podem ser feitas de três a seis vezes por semana. Pesquisas recentes comprovam que pessoas hipertensas pode reduzir ou até eliminar a medicação para pressão alta, ao praticar atividades físicas. Mas lembre-se: sempre com acompanhamento médico.

Fortalece ossos e articulações

O desgaste da nossa massa óssea ocorre naturalmente à medida que vamos envelhecendo. Este é um dos motivos pelos quais é importante fazer atividades físicas frequentemente. Fortalecendo a musculatura a partir de um treino diário, consequentemente, você também fortalecerá os ossos.

Além de proporcionar a perda de peso, o que ajuda muito na prevenção de dores nas articulações, as atividades físicas são ainda responsáveis pela sua lubrificação, reduzindo o atrito e evitando a dor.

Gera sensação de bem-estar

A sensação de bem-estar que aparece sempre durante e depois da atividade física é provocada pela endorfina, um hormônio natural produzido pelo nosso corpo. O que acontece é que com a aceleração do organismo, em função da atividade física, a hipótese começa a funcionar mais rapidamente.

Para esclarecer, a hipótese é uma glândula presente no nosso cérebro que inibe o estresse e a irritação, trazendo satisfação e felicidade. Além de seu efeito analgésico, a endorfina também contribui para prevenir questões emocionais como o transtorno de humor, a ansiedade e a depressão.

Diminui o estresse

A prática de atividades físicas como um hábito diário tem sido considerada a melhor arma para combater o estresse, que já configura hoje como a doença do século. Isso porque, como dissemos anteriormente, as atividades físicas auxiliam na produção de neurotransmissores como a endorfina, que proporcionam a sensação de relaxamento e bem-estar.

Através das atividades físicas, sintomas do estresse como a insônia, a irritação e a falta de concentração são bastante minimizados e até desaparecem por completo após um determinado período contínuo na prática destas atividades.

Como começar a praticar atividade física

Objetos de atividade física.

Tudo bem que fazer atividades físicas com regularidade faz bem para o corpo, para a mente e ao espírito. Mas se você não está acostumado a se exercitar é preciso ir com calma. A seguir preparamos para você algumas dicas importantes sobre os primeiros passos para sair do sedentarismo. Você ficará sabendo também o que é alimentação saudável, seus benefícios e como usar uma dieta equilibrada para “calibrar” o metabolismo. Confira!

Tentar praticar logo pela manhã

Para quem quer começar a se exercitar é bom escolher o período da manhã. Conforme especialistas, o importante é criar uma rotina com objetivos concretos para a realização das atividades. Lembre-se: não desrespeite o limite do seu corpo.

Isso porque o treino pela manhã estimula mais o metabolismo do corpo do que à tarde ou à noite. É que pela manhã a capacidade de utilização da gordura corporal como combustível e energia aumenta. Estudos também apontam que praticar esportes entre 7h e 8h da manhã ajuda a melhorar o foco e a concentração ao longo do dia.

Começar devagar

Se você tem uma vida sedentária e não está acostumado com atividades físicas, o ideal é iniciar pelo básico, como por exemplo, uma volta curta de bicicleta. O objetivo aqui é criar resistência e melhorar o desempenho dos músculos e do metabolismo. Portanto, não sobrecarregue seu corpo. Conforme os especialistas da área, o correto é fazer um planejamento para saber quais as atividades você quer praticar e quando intensificar mais a rotina.

Para ajudá-lo a se acostumar com as atividades físicas também é interessante ir aumentando gradualmente sua carga, intensidade e frequência. Por exemplo, comece com aulas de dança de salão com duração de 45 minutos, duas vezes por semana. Quando se sentir pronta, aumente o número de aulas por semana ou aumente o tempo da aula de 45 minutos para 1h30. Você deve fazer isso sempre que seu corpo der sinais de que está se “acostumando” com a rotina. Afinal, o objetivo aqui é movimentar!

Fazer próximo de casa

Para criar o hábito de fazer atividades fisicas diariamente você pode começar com coisas simples e perto da sua casa. Aliás, seria legal convidar um vizinho ou amigo para iniciar esta jornada com você. Assim um incentiva o outro.

Coisas como varrer a casa ao som de uma música bacana e deixar corpo se mexer já é um grande início. Se você gosta de caminhar, deixe o carro em casa e vá a pé. Andar de bicicleta também é uma boa pedida e o esporte pode ser praticado perto de onde você mora.

Estabelecer metas

Com a correria do dia a dia não é fácil introduzir mais uma coisa dentre as nossas atividades diárias. Mas, como já sabemos, as atividades físicas são essenciais para a saúde como um todo. Por isso, uma dica importante: estabeleça metas.

Comece com metas simples como, por exemplo, dar a volta no quarteirão em um tempo estimado de 40 minutos. A medida que seu organismo vai se acostumando às atividades físicas escolhidas, você pode ir aumentando a distância ou diminuindo o tempo e até introduzindo outras atividades que você curta praticar. Estabelecer metas é ter um objetivo claro e isto pode motivar você a se perceber diferente, pois a cada resultado positivo, sua confiança também aumenta, o que melhora a autoestima.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para a mudança de hábitos e para quem quer realmente levar as atividades físicas a sério. Isso porque uma dieta equilibrada, com vitaminas, nutrientes e minerais na proporção certa, pode ajudar na resposta mais rápida do metabolismo.

Mais que isto, a alimentação saudável requer a escolha correta dos alimentos, dando sempre preferência aos ingredientes integrais e orgânicos. Não esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia. Também é importante comer frutas diariamente e reduzir o nível de açúcar. E lembre-se: sempre coma devagar!

Alimentos ricos em energia para a atividade física

Mulher fazendo abdominal.

Se usados regularmente e da forma correta, os alimentos em geral fazem bem para a saúde. No entanto, alguns se destacam por serem alimentos ricos em energia, o que colabora bastante na hora de fazer sua atividade física. Entre eles está, por exemplo, o chocolate. Confia a seguir a lista dos alimentos mais indicados para garantir força e vitalidade na hora da malhação. Mais que isto. Estes alimentos e bebidas podem manter a sensação de bem-estar ao longo de todo o dia. Confira!

Açaí

O açaí é uma fruta de alto teor energético e rica em carboidratos que se tornou a queridinha entre os fãs da malhação. O açaí pode ser consumido antes ou depois da atividade física, se esta durar mais de 1h30.

Isso porque esta fruta, oriunda da região amazônica, ficou famosa pelas suas propriedades que combatem os radicais livres causados pela atividade física e mantém o condicionamento do corpo. O açaí também pode ser consumido após o treino para que precisa repor glicose rapidamente. Mas sempre é importante o conselho de um nutricionista. O açaí também é consumido pelos atletas por ser uma ótima fonte de antioxidantes e ajudar na regeneração muscular.

Ovos

Rico em albumina, um dos principais ingredientes usados nos suplementos alimentares, o ovo é uma das maiores fontes de proteína natural. O ovo é rico em ácidos graxos como, por exemplo, o Ômega 3, um tipo de gordura boa que tem poderes anti-inflamatórios.

O ovo também ajuda na melhoria do funcionamento do organismo, por possuir em sua composição Ômega 6, que ajuda no crescimento muscular. Esta “gordura do bem” proporciona ainda o fortalecimento dos músculos e da pele.

Banana

A banana é uma fruta que contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Entre eles estão fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

Por isso a banana é importante na alimentação daqueles que querem colocar o corpo em movimento. Além de evitar cãibras e trazer muita energia, a banana previne doenças cardiovasculares e ajuda nas funções cerebrais, melhorando o sono e o bom humor.

Oleaginosas

Nozes, amêndoas, castanha-do-pará e amendoim estão entre as principais sementes secas com alto teor nutritivo. As oleaginosas, como são chamadas, carregam na sua composição, nutrientes como antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, proteínas, sais minerais e vitaminas.

Estas sementes, se introduzidas regularmente na alimentação diária, são capazes de prevenir doenças, como o câncer, além de atuar no controle do colesterol e evitar o envelhecimento precoce, prevenido também as doenças cardiovasculares. As oleaginosas são anti-inflamatórias e ajudam no funcionamento cerebral e na perda de peso.

Batata-doce

Indicada principalmente para aqueles que pretendem aumentar a massa muscular, a batata-doce, rica em carboidratos, é muito utilizada para evitar o catabolismo (processo de degradação das macromoléculas nutritivas) e manter o tônus muscular.

A batata-doce também é um excelente desjejum, pois é rica em fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico, o que faz com que o alimento seja digerido pelo corpo lentamente, gerando energia gradualmente. A batata-doce controla o estresse, melhora o metabolismo e age como antioxidante.

Água de coco

A água de coco é um excelente hidratante natural, pois repõe os minerais perdidos pelo suor durante a atividade física. A água de coco contém potássio e cálcio, substâncias essenciais para tratamento e prevenção de infecções intestinais e pressão alta.

Não existem contraindicações para a água de coco. Por isso, a bebida pode ser ingerida em qualquer idade. Mas vale lembrar que o ideal é tomar água de coco apenas três vezes ao dia. Para os diabéticos, a indicação é apenas uma vez ao dia.

Abacate

Doce ou salgado, o abacate é um super alimento natural capaz, entre outras coisas, de contribuir para uma pele bonita e hidratada. Do ponto de vista nutricional, o abacate é rico em vitaminas C, E K, além de minerais como potássio e magnésio.

Então, para quem quer iniciar sua rotina de atividades físicas ou para aqueles que já praticam exercícios, o abacate é o alimento indicado, principalmente porque a fruta favorece o ganho de massa muscular, reduz o colesterol e fornece ácido fólico, prevenindo a anemia. Além disso, o abacate é simplesmente delicioso!

Chocolate amargo

Você sabia que quanto maior a concentração de cacau na composição do chocolate, maiores são os seus benefícios para saúde? Isso porque o chocolate amargo com alta concentração de cacau, tem pouco açúcar e maior poder energético. O chocolate amargo contém magnésio, cobre, ferro e manganês, potássio, zinco e selênio.

O chocolate amargo é indicado principalmente para quem precisa equilibrar o metabolismo, controlar a pressão alta e manter o colesterol e a glicose em níveis normais. Para aqueles que praticam atividades físicas, o chocolate amargo atua principalmente como detox e fornece a energia necessária para enfrentar o treino.

Guaraná

Consumido como fruta, suco, em pó ou em cápsulas, o guaraná sempre foi o preferido por aqueles que precisam incrementar a energia corporal e ter maior concentração. Isso porque um grão da semente do guaraná tem três vezes mais cafeína que um grão de café.

O guaraná ajuda a perder peso e diminui a fadiga mental e física. A fruta também é rica em ingredientes que combatem os radicais livres liberados pela atividade física e ajuda a prevenir doenças. O uso do guaraná tem ainda efeitos positivos no sistema cardiovascular e na elasticidade da pele.

Iogurte

Para quem quer ter resultados rápidos na atividade física, o conselho é introduzir imediatamente o iogurte na alimentação diária. O iogurte é um probiótico que tem bactérias vivas que ajudam o sistema digestivo. Também tem como composto, o cálcio, que previne a osteoporose.

Aliás, o iogurte é um poderoso aliado quando se trata de aumentar a massa muscular e a sua regeneração. Dentre as propriedades do iogurte, uma das mais importantes é a proteção à flora intestinal, combatendo os gases e doenças afetas ao intestino.

Atividade física é a mesma coisa que exercícios físicos?

Mulher fazendo atividade física.

Ao longo deste artigo, vimos que a atividade física é todo movimento corporal que despende energia. O exercício físico, por sua vez, é aquele feito pela repetição de movimentos para atender uma rotina sistematizada e melhorar uma determinada parte do corpo. Embora tenham conceitos diferentes, a atividade e o exercício físicos são importantes e complementares para o bem-estar e a qualidade de vida. 

A atividade física é importante para queimar calorias, incrementar o estado físico e mental, ajudar no condicionamento do corpo e prevenir doenças cardiovasculares e AVCs. Já o exercício físico, por ser uma atividade planejada para alcançar um determinado objetivo, deve ser acompanhado por um profissional e demanda uma rotina severa a ser seguida. De qualquer forma o que importa é manter o corpo em movimento, gerando, cada vez mais a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.