Chá para dor de cabeça: lavanda, hortelã, cravo, camomila e mais!

Chá para dor de cabeça: lavanda, hortelã, cravo, camomila e mais!

Você sofre com dores de cabeça? Venha conferir os melhores chás para ajudar nesse problema, os ingredientes certos e como prepará-los.


Qual chá ajuda a aliviar a dor de cabeça?

Homem com dor de cabeça tomando chá.

A dor de cabeça pode ser um incômodo muito grande para quem a tem, compromete a efetividade das ações e dos compromissos ao longo do dia, além de causar um mal-estar para a pessoa.

Chá para dor de cabeça é um dos métodos mais eficazes para aquelas dores eventuais ou para acompanhar uma prescrição médica, com a finalidade de amenizar os sintomas e o melhor de tudo, todos os chás são métodos naturais e sem contraindicações.

No que tange aos chás para dor de cabeça é viável destacar aqueles como chá de lavanda, de hortelã, de orégano, de boldo, de camomila, entre outros.

Veja adiante quais ingredientes são necessários para cada chá, como eles devem ser preparados e analise aquele que melhor se encaixa na sua rotina.

Chá de lavanda

Chá de lavanda.

Para aqueles que sofrem com dor de cabeça diante das tensões e estresse do dia-a-dia, um chá para dor de cabeça excelente é o de lavanda.

Veja a seguir como prepará-lo e quais ingredientes são necessários.

Ingredientes

Um excelente chá para dor de cabeça é o de flores de lavanda, remédio caseiro que é altamente recomendado por possuir propriedades calmantes e que permitem, portanto, resolver o problema da dor de cabeça.

Esse chá de lavanda é muito utilizado para os casos que a dor advém de uma possível tensão ou estresse sofrido durante o dia ou a semana, pois um chá calmante é o ideal para essas situações.

Para os ingredientes você vai precisar de:
- 30g (trinta) de flores de lavanda picadas
- 1 l (um) de água

Modo de preparo

Para preparar o chá de lavanda e resolver os problemas adquiridos com a dor de cabeça é muito simples, prático e rápido, mas atenção, este não deve ser ingerido por mulheres gestantes e nem mesmo por crianças.

Primeiramente, como em qualquer outro chá, você vai colocar a água para ferver e após alguns minutos fervendo deverá acrescentar as flores de lavanda e desligar o fogo.

Após desligar o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida esfriar, para que a mistura seja bem diluída e por último você deverá coar e consumir.

Chá de hortelã

Chá de hortelã.

O chá de hortelã é uma das indicações de chá para dor de cabeça e que surtem os efeitos esperados de cessar a dor em questão.

Para saber como preparar o chá de hortelã, como consumir e quais ingredientes são necessários para prepará-lo, veja a seguir.

Ingredientes

Para aqueles que sentem o seu dia e compromissos serem prejudicados pela dor, um excelente chá para dor de cabeça é exatamente o chá de hortelã, tendo em vista que este possui propriedades calmantes auxiliando na diminuição das dores.

No entanto, a erva não é indicada para aquelas que estão em processo de amamentação, para aqueles que possuem inflamações no estomago, cálculos biliares ou doenças de risco no fígado e ainda, deve ser evitada para crianças com menos de 2 anos.

Para preparar esse chá você precisará de:
- 2 (duas) colheres de chá de menta fresca picada
- 150 ml (cento e cinquenta) de água

Modo de preparo

O chá para dor de cabeça, neste caso o de hortelã, pode ser ingerido 1 xícara de 2 a 4 vezes durante o dia e deverá ser preparado da seguinte maneira:

O primeiro passo é ferver a água e colocar as folhas de hortelã em uma xícara, acrescentando nesta xícara a água fervente. Após o feito, tampe a xícara e deixe repousar por um tempo.

O aconselhável é ingerir o chá de hortelã após o mesmo esfriar durante período de repouso, devendo dessa forma, evidentemente, coar o mesmo antes de consumi-lo.

Chá de orégano

Chá de orégano.

O chá de orégano é altamente recomendado no que tange aos chás para dor de cabeça e o melhor de tudo é que seus ingredientes são plenamente acessíveis.

Acompanhe adiante como realizar seu consumo adequadamente e como prepará-lo.

Ingredientes

Um método muito recomendado quando se há dor é o chá para dor de cabeça de orégano, pois além de ser um ótimo tempero para o preparo de comidas o orégano também possui propriedades calmantes que auxiliam na diminuição das dores, incluindo a de cabeça, é claro.

Embora esse chá de orégano não possua alguma contraindicação, há relatos de que seja importante não consumir mais que 3 xícaras por dia, sendo certo que esta é a quantidade recomendada.

Você precisará de tais ingredientes para realizar o preparo do chá de orégano:

- 1 (uma) colher de sopa de folhas ou flores de orégano fresco ou seco
- 1 (uma) xícara de água fervente

Modo de preparo

Assim como os demais chás para dor de cabeça, o chá de orégano é muito rápido e fácil de ser preparado e ainda tem o benefício de que por ser uma erva muito utilizada para temperos na culinária, se torna muito fácil de achar para compra, isso se já não a tiver em casa.

Primeiramente você deverá ferver a água e após atingir este estado acrescentar o orégano. Após, tampe e deixe a mistura repousar pelo período de 5 a 10 minutos.

Quando esfriar, você precisará coar a erva e ingerir na quantidade recomendada, durante 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de boldo

Chá de boldo.

A planta de boldo contribui como um ótimo método de chá para dor de cabeça, sendo certo que age diretamente no fígado, responsável muitas vezes por tal dor.

Veja a seguir como preparar o chá de boldo e quais ingredientes são necessários para isso.

Ingredientes

Quando se fala em chá para dor de cabeça, imediatamente não se pode deixar de lado o chá de boldo, vez que este é um elemento essencial para diminuir as dores de cabeça devido auxiliar na limpeza do fígado retirando suas toxinas, o que geralmente são as responsáveis por parte dessas dores.

A planta de boldo é fácil de ser achada e mesmo com tais benefícios ao corpo humano, necessita apenas de ingredientes básicos e fáceis, a um custo também acessível.

Para preparar o chá de boldo você precisará de:

- 1 (uma) xícara de água
- 1 (uma) colher de chá de folhas frescas de boldo picadas

Modo de preparo

O modo de preparo do chá de boldo é simples e eficaz, primeiramente coloque uma xícara de água para ferver e após atingir este estado desligue o fogo.

Com o fogo desligado, acrescente uma colher de folhas de boldo, tampe e espere esfriar. Quando a mistura já estiver fria, você deverá coar e adoçar para consumi-la.

Este chá de boldo pode ser consumido 2 vezes ao dia, entretanto, não deve ser utilizado por aqueles que têm hepatite ou câncer de fígado, assim como também não deve ser utilizado por aquelas que estão grávidas.

Chá de camomila

Chá de Camomila.

O chá de camomila é um importante chá para dor de cabeça, principalmente por ser um dos poucos indicados para as gravidas e crianças, além de ser muito fácil de preparar.

Confira os ingredientes e o modo de preparo para poder consumir tal chá e cessar as dores de cabeça.

Ingredientes

Um dos melhores tratamentos naturais para dor é algum chá para dor de cabeça e neste caso, o chá de camomila é um importante e efetivo calmante, pois relaxa o organismo e atua bem diante dos incômodos gerados pela dor de cabeça.

Ainda, o chá de camomila é extremamente seguro para ser consumido por qualquer pessoa, incluídos, portanto, as crianças e as gestantes.

Os ingredientes necessários para se preparar o chá de camomila são os seguintes:

- 1 (uma) colher de chá de flores de camomila frescas ou desidratadas
- 1 (uma) xícara de água fervente

Modo de preparo

O primeiro passo para se preparar o chá de camomila é ferver uma xícara de água e após tal feito acrescentar as flores da camomila.

Diferentemente dos demais chás para dor de cabeça, aqui deve-se tampar o recipiente e deixar em infusão, neste caso por pelo menos 5 a 10 minutos. Ao término, retire as flores de camomila da água e deixe esfriar para consumir logo em seguida.

O chá de camomila pode ser ingerido de 2 a 3 vezes no dia ou se preferir, consumi-lo assim que a dor de cabeça surgir.

Chá de valeriana

Chá de valeriana.

A planta valeriana é fortemente recomendada para o alívio da musculatura que implica no combate as dores e por essa razão é um excelente chá para dor de cabeça.

Veja como se preparar o chá de valeriana e quais ingredientes são necessários.

Ingredientes

Um ótimo chá para dor de cabeça advém da planta valeriana, uma vez que essa planta possui propriedades que são capazes de relaxar a musculatura e aliviar, portanto, as dores de modo geral.

No entanto, as partes da planta que são utilizadas para o preparo do referido chá são somente as raízes e o caule, podendo ser consumido até 3 xícaras durante o dia.

Para o preparo do chá você vai precisar de:
- 1 (um) a 3 (três) g da raiz de valeriana seca
- 1 (um) xícara de chá de água

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá de valeriana é ferver uma xícara de água e após isso acrescentar a raiz da planta valeriana na água.

Deixe a mistura ferver por 10 minutos, apague o fogo e mantenha um tempo até esfriar. Após estar em temperatura ideal, você deverá coar de modo a separar a raiz do líquido e consumir dentro do indicado, 3 xícaras ao dia.

No entanto, é importante lembrar que o chá de valeriana deve ser evitado pelas gestantes, lactantes e por crianças que possuem menos de 12 anos de idade.

Chá de gengibre

Chá de gengibre.

O gengibre possui nutrientes antioxidantes e por essa razão é um chá para dor de cabeça bastante indicado já que auxilia na diminuição das dores.

Veja adiante como preparar o chá de gengibre, os ingredientes necessários e as doses certas a serem tomadas.

Ingredientes

O chá para dor de cabeça, no presente caso o de gengibre, é rico em nutrientes antioxidantes que são os responsáveis por diminuírem a inflamação que é o agente causador da maioria das dores, incluindo a dor de cabeça.

Contudo, o chá de gengibre não possui confirmação se pode ser utilizado por mulheres grávidas ou que estão amamentando, por causa disso é aconselhável que não consumam o referido chá.

Os ingredientes que você precisará são:
- 1 (uma) colher de chá de raiz de gengibre picado
- 1 (uma) xícara de chá de água

Modo de preparo

O primeiro passo para o preparo do chá de gengibre é adicionar o mesmo picado em uma panela que contenha já uma xícara de água, deixando-a ferver por pelo menos 5 minutos.

Após ferver, desligue o fogo e deixe esfriar pelo tempo que for necessário, devendo coar e consumir logo após. Se for necessário, pode adoçar a gosto, porém, deve-se beber no máximo 4 xícaras por dia do chá de gengibre.

Seguindo o passo a passo do preparo e a dosagem correta, logo se livrará da dor de cabeça que lhe incomoda.

Chá de cravo

Chá de cravo.

O cravo-da-índia é uma especiaria muito antiga utilizada para tratar dores e vem desde os primórdios sendo utilizado como um método eficaz de cura, por essa razão é um ótimo chá para dor de cabeça.

Veja adiante os ingredientes necessários e o modo de preparo para o chá de cravo.

Ingredientes

A especiaria em questão, cravo-da-índia, é muito utilizado para tratar dores como a cefaleia, haja vista que o cravo possui propriedades antinociceptivas que são responsáveis por diminuir a dor, sendo um excelente chá para dor de cabeça conhecido em todo o mundo.

Devido o cravo retardar a cicatrização, o chá de cravo não é indicado para aqueles que fazem uso de medicação anticoagulante ou que recentemente tenha realizado alguma cirurgia.

Você precisará dos seguintes ingredientes para o preparo do chá de cravo:

- 7 g (sete) de cravo-da-índia
- 1 (um) litro de água

Modo de preparo

De início coloque as sete gramas de cravo junto ao litro de água em um recipiente que possa ir ao fogo e após isso deixe em infusão por pelo menos 15 minutos, tempo suficiente para que haja a mistura de ambos.

Feito a infusão, deixe esfriar e com isso poderá coar e dar início ao consumo do chá, podendo ingerir a bebida durante todo o dia, de maneira a ser gelada ou quente, conforme o gosto.

Por não ter uma quantidade certa e ser ótimo para o paladar, aqueles que sofrem de dor de cabeça podem consumir e aguardar o resultado benéfico do chá.

Chá de casca de salgueiro

Chá de casca de salgueiro.

A planta salgueiro é muito utilizada há tempos para diminuir os sintomas causados por inflamações, como ocorre no caso das dores e por essa razão a casca de salgueiro é um bom chá para dor de cabeça.

Veja adiante os ingredientes necessários, bem como os grupos que não devem consumir o mesmo.

Ingredientes

A planta medicinal, mais conhecida como salgueiro, possui propriedades como a salicina que possui muita semelhança com a aspirina e por essa razão é utilizada há muito tempo para tratar a cefaleia, amenizando os sintomas das inflamações como as dores de cabeça.

Contudo, o chá de casca de salgueiro não é indicado para aqueles que possuem alguma alergia à aspirina ou que possuem também problemas gastrointestinais.

Será necessário para o preparo do chá de casca de salgueiro:

- 1 (uma) colher de sopa de casca de salgueiro
- 1 (uma) xícara de água

Modo de preparo

Para o preparo do chá de casca de salgueiro, você basicamente utilizará o que o nome já diz, somente a casca da árvore para uma xícara de água.

Assim como os outros chás para dor de cabeça, basta acrescentar a casca de salgueiro em uma xícara de água e levar para ferver, da mesma maneira esperando esfriar, coando e consumindo logo em seguida.

Para os melhores resultados, com exceção do grupo que não é indicado ingerir, você deve consumir durante o dia e enquanto perdurar a dor de cabeça.

Chá de alfazema

Chá de alfazema.

Alfazema é uma planta medicinal muito conhecida devido seus efeitos calmantes e analgésicos, ótimo para amenizar os sintomas de dores, sendo, portanto, um método muito indicado de chá para dor de cabeça.

Acompanhe os ingredientes e o modo de preparo a seguir.

Ingredientes

O chá de alfazema possui efeitos calmantes e analgésicos, mas não somente isso, a planta ainda possui efeitos antiespasmódicos e antidepressivos, sendo muito utilizada no combate aos sintomas de ansiedade, irritações, espasmos e claro, na dor de cabeça.

Por essa razão é um excelente chá para dor de cabeça, pois além de aliviar as dores ele tornará o efeito calmante e relaxará o indivíduo.

Para o preparo do chá de alfazema, extremamente fácil e rápido, será necessário:

- 70 g (setenta) de alfazema
- 1 (uma) xícara de água

Modo de preparo

O modo de preparo do chá de alfazema é muito simples e eficaz, de início você irá ferver a água em um recipiente apropriado, até o ponto em que se possa acrescentar a alfazema.

Aguarde por pelo menos 10 minutos até que a infusão da mistura da água com a planta esteja pronta e assim como nos demais casos, bastará esperar esfriar, coar e consumir em seguida.

O chá de alfazema proporciona muitos benefícios para aqueles que sofrem com a dor de cabeça, além de ser rápido para se preparar.

Um simples chá pode resolver a dor de cabeça?

Mulher com dor de cabeça tomando chá.

Um chá para dor de cabeça é uma ótima opção para aquelas dores eventuais e que ocupam o espaço e atrapalham a sua rotina, ainda melhor é o fato de que estes são métodos totalmente naturais e seguros, não necessitando de uma receita médica e que por muitas vezes são feitos com ingredientes que se tem em casa.

No entanto, é viável lembrar que os chás para dor de cabeça não fazem milagre e que se as dores persistirem é importante consultar um médico, até mesmo para saber a origem das dores e tratar o problema.

Ainda, não basta somente prepará-lo de acordo com as instruções e consumir o chá, para que surta o efeito desejado, o ideal é manter uma boa qualidade de vida, com alimentação balanceada, exercícios físicos e exames médicos em dia.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado chás

Artigos relacionados


Óleo de Eucalipto: benefícios, para que serve, como usar e mais!

Óleo de Eucalipto: benefícios, para que serve, como usar e mais!

O óleo de eucalipto promete curar ferimentos e tratar doenças respiratórias. Descubra tudo sobre esse poderoso produto e muito mais!


Benefícios do pilates: conheça os ganhos para o corpo físico e mental!

Benefícios do pilates: conheça os ganhos para o corpo físico e mental!

O pilates é uma atividade física de baixo impacto que traz inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser praticado por todo mundo. Descubra tudo a seguir!


Exaustão emocional: o que é, sintomas, como lidar, tratamento e mais!

Exaustão emocional: o que é, sintomas, como lidar, tratamento e mais!

O excesso de esforço pode causar a exaustão emocional, considerando a sobrecarga cognitiva e os conflitos interpessoais do dia a dia. Saiba mais!


Os sintomas da pressão baixa: quais são, causas, tratamento e mais!

Os sintomas da pressão baixa: quais são, causas, tratamento e mais!

A pressão baixa não pode ser considerada uma doença, mas aparece associada a algumas condições de saúde. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo.


O que é a autoaceitação? Importância, como desenvolver e mais!

O que é a autoaceitação? Importância, como desenvolver e mais!

A autoaceitação é importante para quem deseja alcançar uma vida plena e equilibrada. Para isso, é preciso desenvolvê-la, aprenda clicando aqui como fazer isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

Saiba que sonhar com muitas baratas traz significativas mensagens para seu futuro. Conheça todas as simbologias por trás de seu sonho aqui!


Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Quer saber o que significa sonhar com barata voadora? Se surpreenda com o significado do sonho com esse inseto, temido por muitas pessoas.


Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Você sonha com baratas? Acha nojento e deseja saber o significado desses sonhos? Este artigo é para você! Entre e saiba tudo sobre sonhar com baratas.


Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Encontre as sequências certas para transformar sua vida através do método Grabovoi de maneira rápida e simples nesse artigo!


Sonhar com criança perdida: Filho, filha, desconhecida e muito mais!

Sonhar com criança perdida: Filho, filha, desconhecida e muito mais!

Saiba que sonhar com criança perdida fala sobre sentimentos a serem encarados e problemas familiares. Confira em nosso artigo as interpretações desse sonho!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos números religiões