O Chá verde emagrece? Benefícios, preparo, contraindicações e mais!

O Chá verde emagrece? Benefícios, preparo, contraindicações e mais!

O chá verde pode ser usado para ajudar no emagrecimento, na digestão e na prevenção de diversas doenças, como o câncer. Confira a seguir.


Considerações gerais sobre o chá verde e seu papel no emagrecimento

Chá verde e uma colher.

O chá verde é uma bebida que tem se tornado cada vez mais popular, principalmente entre as pessoas que aderiram a um estilo de vida saudável, pois é comprovado que o consumo do chá verde traz muitos benefícios para a saúde.

Feito a partir das folhas da planta Camellia Sinensis, tratadas no vapor e colocadas para secar, o chá verde pode ser encontrado pronto para consumo em forma de pílulas ou em pó, saquinhos e folhas para ser preparado em casa.

Seu consumo se tornou cada vez mais comum, à medida que vários estudos comprovaram seu papel no auxílio do emagrecimento e diversos outros benefícios como a prevenção de vários tipos de doenças, ajuda na digestão e melhora da função cerebral.

Continue lendo esse texto e confira a seguir os diversos benefícios do chá verde, as melhores formas de consumo, como também as contra indicações e possíveis efeitos colaterais.

Chá verde, como consumir, para emagrecer e contraindicações

Chá verde.

O chá verde pode ser encontrado em qualquer mercado ou farmácia na forma de pílulas, saquinhos, pó ou folhas. Seu consumo pode ajudar no emagrecimento e na prevenção de diversas doenças.

No entanto, ele tem algumas contraindicações e, se consumido de maneira excessiva, pode desencadear alguns efeitos colaterais. Confira a seguir.

O que é o chá verde

O chá verde é uma bebida feita a partir das folhas da planta Camellia Sinensis, que são colocadas no vapor e postas para secar. Esse tipo de preparo faz com que a oxidação das folhas seja prevenida e os nutrientes, preservados.

Desse modo, o chá verde é uma bebida rica em cafeína e antioxidantes, como a catequina e flavonóides, e por conta disso, seu consumo frequente pode ajudar a prevenir diversas doenças, como a diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além disso, o chá verde é muito consumido por quem tem uma rotina acelerada e precisa de ajuda para estudar e praticar exercícios físicos, por conta das suas propriedades que auxiliam na função cerebral e aumentam a disposição.

Como consumir o chá verde

O chá verde é encontrado facilmente em lojas, supermercados e farmácias. Sua forma mais comum de ser consumido é utilizando suas folhas para fazer a bebida quente ou mesmo gelada.

No entanto, também é possível encontrar o chá verde pronto para consumo em pó solúvel, cápsulas ou mesmo em saches. É importante ressaltar que existem efeitos colaterais advindos do consumo excessivo de chá verde e também contraindicações.

Dessa forma, antes de começar a consumir o chá verde com regularidade, lembre-se de consultar primeiro um médico para que ele o oriente sobre a melhor forma de consumi-lo.

Como tomar o chá verde para emagrecer

O chá verde contém diversos compostos que podem ser utilizados para ajudar a emagrecer. Por ser um diurético natural, ele ajuda na eliminação do excesso de líquido no organismo, ajudando a reduzir o inchaço, além de acelerar o seu metabolismo auxiliando na queima da gordura corporal.

Você pode usar o chá verde para emagrecer tomando de três a quatro xícaras de chá por dia, cerca de 30 a 60 minutos antes das refeições, aliando-o a uma dieta balanceada e exercícios físicos.

No entanto, é importante lembrar que, para não irritar o estômago, é recomendado que você não tome o chá verde de barriga vazia, nem durante as refeições para não dificultar a absorção de nutrientes.

Possíveis efeitos colaterais do chá verde

Se tomado em excesso o chá verde pode causar alguns possíveis efeitos colaterais. Por possuir uma grande concentração de cafeína, o chá verde pode causar insônia, irritabilidade e agitação, como também queimação e irritação do estômago, náuseas, vômitos e alterações nos batimentos cardíacos.

Além disso, se consumido em excesso, o chá verde pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, entre eles o ferro, o que pode ser muito perigoso para a saúde e, em alguns casos, intoxicação do fígado.

Portanto, é importante que você não ultrapasse as quantidades recomendadas de consumo diário do chá verde.

Quantidade recomendada de chá verde

A quantidade recomendada de chá verde varia, dependendo das suas necessidades nutricionais, tamanho, peso e outros fatores relacionados à sua saúde. Alguns estudiosos recomendam o consumo entre três a quatro xícaras de chá por dia, outros recomendam não ultrapassar as seis xícaras diárias.

No entanto, para evitar os efeitos colaterais do consumo excessivo do chá verde, o recomendado é que você não ultrapasse o consumo diário de 600ml do chá, o equivalente a aproximadamente quatro xícaras.

De todo modo, o ideal é que você consulte seu médico para que ele analise e lhe informe qual é a quantidade mais indicada para você.

Os riscos do consumo excessivo do chá verde

Apesar de ser um chá que traz diversos benefícios à saúde, o consumo excessivo do chá verde pode trazer também vários riscos, como aumento da ansiedade, irritação estomacal, podendo evoluir para gastrite, insônia e até mesmo intoxicação do fígado.

Além do mais, em grandes doses, o chá verde pode dificultar a absorção de vários nutrientes, principalmente do ferro, o que pode ocasionar uma quantidade ainda maior de problemas como a anemia, por exemplo.

Sendo assim, lembre-se de consumir esse produto dentro das doses recomendadas e consultar seu médico antes de iniciar o consumo diário de chá verde.

As contraindicações do consumo do chá verde

As contraindicações do consumo do chá verde se estendem às crianças e mulheres grávidas ou que estão em fase de amamentação, como também deve ser evitado por que tem problemas no fígado ou nos rins, anemia ou problemas estomacais.

Além disso, pessoas com problemas na tireoide também deve evitá-lo, pois alguns estudos comprovam que o chá verde pode interferir no funcionamento dessa glândula.

Por conter cafeína, pessoas que sofrem de insônia devem utilizar o chá verde com bastante cautela ou mesmo evitá-lo, caso o problema seja muito agudo. No demais, pessoas que utilizam remédios para controle do colesterol, hipertensão ou anticoagulantes também devem evitá-lo.

Os benefícios do chá verde

Chá verde com folhas ao redor.

O chá verde é uma planta cujo consumo regular e equilibrado pode trazer diversos benefícios para a saúde. As catequinas, flavonóides e outras substâncias presentes no chá verde que ajudam a reduzir o risco de infecções, doenças do coração e até mesmo câncer. Confira a seguir.

Emagrece

Além de ser um diurético natural que ajuda a diminuir a retenção de líquido e o inchaço, o chá verde tem uma substância chamada epigalocatequina galato, um composto que acelera o gasto energético e o metabolismo, aumentando assim a queima diária de gordura.

Dessa forma, se consumido na quantidade correta e aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares, o chá verde é ideal para auxiliar no emagrecimento.

Além do mais, por conter cafeína, ele também vai lhe ajudar a ter mais disposição na hora de fazer os exercícios físicos.

Auxilia na digestão

O chá verde tem substâncias que estimulam a produção de ácidos estomacais e ajudam a estimular a flora intestinal, auxiliando na digestão dos alimentos.

No entanto, é importante lembrar que, se consumido durante as refeições, o chá verde pode atrapalhar a absorção de ferro e outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do seu organismo.

Portanto, o ideal é que você aguarde o prazo de uma hora após as refeições para consumir o chá verde e aproveitar bem os seus benefícios.

Melhora o humor

O chá verde possui L-teanina, uma substância que é responsável pela produção de serotonina e dopamina. Ambas as substâncias são importantes neurotransmissores que causam uma sensação de bem-estar.

Além disso, o consumo diário de chá verde aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, responsáveis por trazer relaxamento ao seu corpo. Os flavonóides presentes no chá têm um importante papel no auxílio da redução da ansiedade.

Sendo assim, todos esses compostos que o chá verde contém ajudarão a melhorar o seu humor durante o dia.

Melhora a função cerebral

O consumo regular de chá verde pode ocasionar uma notável melhora na função cerebral, pois contém cafeína, uma substância que melhora o desempenho do cérebro em tarefas cognitivas e que exigem uma grande concentração.

Além do mais a L-teanina e os flavonóides, presentes no chá verde, proporcionam uma sensação de relaxamento, diminuindo a ansiedade e melhorando assim a memória e a concentração.

Sendo assim, todas essas substâncias ajudam a aumentar a energia e auxiliam nas tarefas que exigem um desempenho cognitivo de longa duração.

Melhora o desempenho físico

Por conter uma quantidade razoável de cafeína, o chá verde melhora o desempenho físico. A cafeína proporciona mais energia, disposição e concentração, essenciais para quem precisa fazer exercícios físicos, tanto para emagrecer quanto para melhorar a qualidade de vida.

Além do mais, o chá verde é um chá termogênico, que acelera o funcionamento do metabolismo e aumenta a queima de calorias.

Portanto, se você está precisando fazer exercícios físicos regularmente, mas não tem a disposição necessária para isso, experimente começar a tomar chá verde durante o dia e veja os resultados.

Reduz o risco de câncer

O chá verde contém uma quantidade considerável de polifenóis, antioxidantes que previnem a formação dos radicais livres, substâncias que podem causar a morte celular. Dessa forma, o consumo regular de chá verde ajuda a reduzir o risco de vários tipos de câncer, como o de mama e próstata.

São vários os estudos que comprovam uma diminuição satisfatória nas chances de desenvolver câncer em pessoas que consomem o chá verde com regularidade. É importante ressaltar que a diminuição desses riscos se deve ao consumo do chá verde aliado a hábitos de vida saudáveis.

Reduz o risco de diabetes

Estudos comprovam que os polifenóis presentes no chá verde ajudam a equilibrar a glicose ao tornar as células mais sensíveis aos efeitos da insulina. Cabe lembrar que a diabetes é uma doença que faz com que o pâncreas não produza insulina suficiente para processar as moléculas de glicose no sangue.

Dessa forma, ao aumentar a sensibilidade das células aos efeitos da insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, os riscos de desenvolver diabetes são reduzidos de forma considerável.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

O consumo regular e equilibrado de chá verde reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois ajuda a equilibrar os níveis de LDL (também conhecido como colesterol ruim) no sangue. Ele também aumenta a capacidade antioxidante do sangue e inibe a formação de coágulos.

Sendo assim, ao consumir chá verde de forma regular, você estará diminuindo os riscos de desenvolver várias doenças do coração e também a chance de ter problemas sérios como infarto e derrames.

Além disso, os flavonóides presentes no chá verde e a L-teanina diminuem a ansiedade e aumentam a sensação de relaxamento, protegendo seu coração também do estresse do dia a dia.

Previne doenças neurodegenerativas

O chá verde também tem substâncias que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Os polifenóis presentes em boas quantidades no chá verde se ligam às toxinas e ajudam a proteger o cérebro.

Além disso, por melhorar a função cerebral e proteger os neurônios, o chá verde é uma ótima opção para quem sabe que precisa cuidar do cérebro ao longo da vida.

Combate infecções

O consumo diário de chá verde ajuda a eliminar diversas bactérias e vírus, combatendo assim possíveis infecções. As catequinas encontradas no chá verde são importantes para a melhora da saúde bucal, pois atrapalham o crescimento de uma bactéria que causa a cárie.

Sendo assim, o chá verde também ajuda a prevenir doenças como gripes e resfriados causados pelo vírus Influenza A e B, pois fortalece o sistema imunológico, aumentando assim as defesas do seu corpo.

Preparar o chá verde em folhas, pó ou saquinho

Insumo do chá verde.

O chá verde pode ser encontrado de várias formas no mercado, como por exemplo, em cápsulas, folhas, pó ou saquinho. Veja a seguir as formas de preparar essa bebida em casa para consumi-la no seu dia a dia.

Chá verde em folhas

Para preparar o chá verde em folhas, você vai precisar de apenas:

1 colher de chá de chá verde em folhas
1 xícara de água

Para preparar o chá, você só precisa aquecer a água, adicionar nela as folhas de chá verde e deixar tampado, repousando por um período de cinco a dez minutos. Feito isso, é só coar, esperar amornar e está pronto para consumo.

É importante que você tome o cuidado de apenas aquecer a água, não deixando-a entrar em ebulição, pois a temperatura muito alta pode danificar diversos nutrientes presentes no chá verde. Também tome-o logo após o preparo e não o reaqueça para que ele não perca suas propriedades nutricionais.

Chá verde em pó

O chá verde em pó é uma forma bem prática para consumo e válida também, pois é natural e feito com as folhas do chá verde. Para prepará-lo você precisará de:

1/2 colher de sopa de chá verde em pó
1 xícara de água

Para começar, ferva a água, desligue o fogo e espere amornar um pouco, em seguida misture a água com o pó do chá verde em uma xícara até que o pó esteja completamente dissolvido. Após isso, você já pode consumi-lo.

Chá verde em saquinho

O chá verde em saquinho é a forma mais popular de se preparar essa bebida, pois ele pode ser encontrado facilmente em qualquer mercado ou farmácia. Para prepará-lo você vai precisar de:

1 saquinho de chá verde
1 xícara de água

Comece colocando o chá verde em uma xícara. Ferva a água e a coloque na xícara com o saquinho de chá verde. Em seguida, tampe-a e deixe a mistura repousar por cerca de cinco minutos. Feito isso, o chá estará pronto para consumo.

Devo procurar orientação médica antes de tomar o chá verde para emagrecer?

Duas xícaras de chá verde.

O chá verde é uma bebida muito popular, tanto no Brasil quanto em outros países ao redor do mundo. Seu consumo é maior entre as pessoas que estão buscando perder peso. No entanto, é importante que você procure orientação médica antes de tomar o chá verde para emagrecer.

Afinal, o chá verde é uma planta com vários compostos químicos que podem fazer muito bem para as saúde, mas ele não é indicado para pessoas com insônia, ansiedade, grávidas e lactantes e pessoas que tomam remédios específicos.

Além disso, o consumo exagerado do chá verde pode desencadear vários efeitos colaterais como problemas estomacais, irritabilidade, anemia e outros. A dose recomendada de consumo vai variar de pessoa para pessoa, dependendo das necessidades nutricionais, peso e altura, por exemplo.

Portanto, antes de incluir o chá verde em sua dieta, procure orientação do seu médico ou nutricionista.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Pois saiba que ele tem muitas propriedades. Confira tudo sobre esse chá neste artigo e saiba como aproveitar!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Últimos posts


O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

Saiba que sonhar com muitas baratas traz significativas mensagens para seu futuro. Conheça todas as simbologias por trás de seu sonho aqui!


Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Quer saber o que significa sonhar com barata voadora? Se surpreenda com o significado do sonho com esse inseto, temido por muitas pessoas.


Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Você sonha com baratas? Acha nojento e deseja saber o significado desses sonhos? Este artigo é para você! Entre e saiba tudo sobre sonhar com baratas.


Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Encontre as sequências certas para transformar sua vida através do método Grabovoi de maneira rápida e simples nesse artigo!


Sonhar com criança perdida: Filho, filha, desconhecida e muito mais!

Sonhar com criança perdida: Filho, filha, desconhecida e muito mais!

Saiba que sonhar com criança perdida fala sobre sentimentos a serem encarados e problemas familiares. Confira em nosso artigo as interpretações desse sonho!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos números religiões