Abalone: origem, benefícios, como usar, como energizar, preço e mais!

Abalone: origem, benefícios, como usar, como energizar, preço e mais!

O abalone é uma concha, cujo uso mágico é ancestral. Clique e conheça a orelha do mar, seu poder que acalma e te conecta com a água e a magia dos oceanos!


Você conhece as propriedades da pedra Abalone?

Pedra Abalone em fundo branco

O abalone é conhecido nas práticas terapêuticas da Cristaloterapia ou no esoterismo em geral como uma pedra ou cristal. Nestas áreas místicas, o termo cristal inclui não somente pedras, mas outros elementos de origem distintas como a resina.

Na verdade, o abalone não é uma pedra: ele é o exoesqueleto de um molusco, ou seja, é utilizado como abrigo de um animalzinho aquático. As conchas de abalone comportam os caracóis marinhos e delas são extraídas a madrepérola, que possui uma cor iridescente, que mostra um arco-íris em sua superfície.

Como mostraremos neste artigo, os abalones possuem muitas propriedades, que podem ser utilizadas para transformar o corpo espiritual e físico. Dentre elas, destacam-se a limpeza energética, o fortalecimento da beleza, a potencialização da energia vital, além do estímulo ao bem-estar e à harmonia.

Além disso, você pode usar o abalone para reduzir o estresse e a ansiedade, ajudar na digestão e até mesmo usar como tratamento complementar para a depressão. Apresentaremos, a seguir, um pouco de sua história e daremos dicas de como utilizá-lo para melhorar a sua vida. Confira.

Características do Abalone

Cores da pedra Abalone

Para você utilizar os poderes do abalone corretamente, é imprescindível que você compreenda a sua origem e história. Além disso, incluímos outras informações importante a seguir, para que você consiga identificá-lo facilmente ao procurá-lo, como suas cores, variedades, dureza e composição.

Outras informações como seus benefícios, crenças e sua relação com os signos, chakras, planetas e elementos também são apresentados abaixo.

Origem e história

O abalone é o nome comum dado a concha de moluscos de pequeno e grande porte pertencentes à família Haliotidae. Popularmente, os abalones são chamados de orelhas do mar ou até mesmo conchas de orelha, devido ao seu formato.

Seu uso pela humanidade já foi registrado há mais de 12 mil anos e abalones têm sido parte integral da cultura de diversas etnias indígenas norte-americanas. Além disso, abalones têm sido colecionados por todo o mundo devido à sua beleza.

Cores e variedades

As cores das conchas de abalone são iridescentes, ou seja, é possível ver sobre elas o espectro do arco-íris. Existem diversas variedades de abalone, e, de acordo com a espécie, estas belas conchas podem variar de tamanho (entre 2 e 30 cm de comprimento) e forma, podendo ser ovalada, arqueada ou até mesmo achatada e plana.

A parte exterior da concha é opaca, mas a sua parte interna é predominantemente prateado, azul, vermelho, todos estes com tons metalizados que revelam o arco-íris.

Dureza e composição química

A composição química do abalone é o carbonato de cálcio, cuja fórmula química é CaCO3. Apesar do nome complicado, ele é o mesmo componente encontrado nas cascas de ovo e em cristais como aragonita e calcita.

Na escala de Mohs, uma escala utilizada par medir a dureza dos minerais, o abalone possui a marca 3, ou seja, ele é facilmente arranhado com uma faca e pode até ser arranhado permanentemente com uma moeda de cobre. O abalone pode entrar em conto com a água, mas não deve ser deixado por muito tempo para não ficar mais quebradiço.

Benefícios

Os benefícios do abalone se dividem em duas grandes categorias: físicos e espirituais. No ponto de vista físico, o abalone provoca cura de problemas relacionados os ossos, o sistema digestivo e o tecido muscular.

Já as propriedades energéticas do abalone sob o ponto de vista espiritual incluem o desenvolvimento de habilidades psíquicas. Por isso, ele é um dos cristais favoritos das pessoas que consultam cartas ou que desejam trabalhar a sua intuição, sensitividade e mediunidade em geral.

Além disso, o abalone calma a mente, sendo extremamente poderoso para ser usados por aqueles que desejam trabalhar com os outros, pois ele estimula a cooperação e o trabalho em equipe. O abalone também auxilia seus usuários de lidar com diferentes situações que envolvam seus sentimentos, auxiliando na sua saúde emocional e mental.

Crenças

As crenças ligadas ao abalone são originárias dos povos originários das Américas, Oceania e África. Para os Maori, povos originários da Nova Zelândia, os abalones tinham o poder de trazer força para quem o carregasse e por isso eram carregados por guerreiros que iam para batalhas.

Já os povos norte-americanos acreditavam que as conchas do abalone eram o receptáculo ideal para queimar a sálvia, uma erva sagrada capaz de afastar espíritos ruins. Quando colocada sobre o abalone, as mensagens seriam enviadas diretamente para os deuses.

Para os apaches, o abalone estava conectado com a Mulher Pintada de Branco e, por isso, jovens apaches utilizam a concha de abalone para simbolizar o poder espiritual das gerações anteriores. Presentemente, acredita-se que os abalones conferem poderes psíquicos aos seus usuários.

Signos e chakras

Por ser um cristal de origem marinha, o abalone é sagrado para todos os três signos do zodíaco regidos pelo elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Usado por nascidos neste signo, o abalone conferirá mais intuição, equilíbrio emocional e conexão com o seu elemento ancestral.

Além disso, estes signos melhorarão sua saúde e confiança e poder pessoal utilizando um cristal de abalone.

Com relação aos chakras, o abalone pode ser utilizado para equilibrar três chakras distintos: chakra cardíaco (localizado próximo ao coração), chakra frontal (também conhecido com terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas) e o chakra da coroa, encontrado na parte acima da região da cabeça conhecida por corona.

Consequentemente, você pode utilizá-lo para equilibrar estes chakras, bastando, para isso, deixá-lo sobre a área correspondente.

Elementos e planetas

O abalone é regido pelo elemento Água. Por estar associado à água, o abalone reconecta seus usuários com este elemento, remetendo às energias do oceano, da intuição, dos poderes psíquicos e do subconsciente. Além disso, por ser um cristal ancestral, o abalone também é regido pelo elemento Akasha.

O regente planetário do abalone é Vênus, devido à sua forte ligação com a água. Além disso, de acordo com a mitologia romana, Vênus, deusa que nomeia o planeta homônimo, nasceu do mar e é comumente representada sobre uma concha.

Efeitos no corpo espiritual do Abalone

Várias pedras de Abalone de vários tamanhos diferentes

Os efeitos do abalone no corpo espiritual incluem a limpeza energética. Além disso, você pode utilizá-lo para fortalecer e irradiar a beleza interior, potencializar a energia vital, proporcionar bem-estar e harmonia e trazer serenidade. Descubra como provocar estes efeitos no seu corpo espiritual a seguir.

Age na limpeza energética

Um dos principais usos antigos e modernos do abalone é a limpeza energética. Por ser uma concha, ele serve como uma espécie de armadilha, na qual a negatividade será presa, armazenada e neutralizada. Além disso, o abalone é comumente combinado com a sálvia branca, uma planta nativa dos Estados Unidos e que tem se tornado cada vez mis populares no Brasil.

Para limpar seu corpo ou sua casa, caminhe com uma sálvia em chamas dentro de um abalone por todo o ambiente. Nenhuma energia negativa ficará no local em que você passou. Se não encontrar a sálvia branca, pode utilizar o alecrim.

Fortalece e irradia a beleza interior

Uma vez que a parte externa do abalone é opaca e somente sua parte interna é metalizada e iridescente, ele é um símbolo de beleza interior. Por isso, se você precisa melhor a sua beleza, começando dentro de você, você pode fazer uso do abalone para isso.

Invista em acessórios com essa poderosa concha para melhor se beneficiar de seus efeitos. Da mesma maneira, você pode presentear alguém que precisa de ajuda para melhorar o seu temperamento e se tornar alguém mais bonito por dentro.

Potencializa a energia vital

Embora o abalone possua uma energia suave, ele é excelente para potencializar a energia vital. Deixe-o no centro da sua casa ou tenha um sempre perto de você, de preferência em contato direto com a sua pele par que você ganha carga extra de energia que precisa.

Para se beneficiar desse cristal, você pode se deitar num local confortável e posicioná-lo logo acima da cabeça, na região do chakra coronário, para que você receba uma carga de energia divina que melhorar a sua energia vital.

Proporciona bem-estar e harmonia

O abalone é um cristal de Vênus, planeta regente das emoções. Por isso, ele está intimamente ligado ao bem-estar e à harmonia. Sua energia aquática também proporciona conforto emocional e equilíbrio, fazendo com que sua vida seja mais leve e tranquila.

Se as pessoas que moram com você costumam brigar bastante, experimente deixar um cristal de abalone no centro da sua casa ou no local em que as brigas acontecem com maior frequência. Logo você notará como a energia do local mudará.

Traz serenidade

O abalone contém dentro de si o poder do oceano. Consequentemente, assim como acontece com o barulho calmante das ondas que vão e vem e que quebram na praia, ele pode ser utilizado para acalmar o coração, apaziguando as emoções e trazendo mais serenidade.

Você pode meditar, deitado, com um cristal de abalone sobre o seu coração para melhor aproveitar as suas energias ou simplesmente usá-lo com pingente. Neste último caso, certifique-se de que a corrente é longa o suficiente para que seu abalone entre em contato direto com o seu coração.

Efeitos no corpo físico do Abalone

Pedra Abalone em fundo branco

Como todo cristal, o abalone também pode ser utilizado como uma terapia complementar ao tratamento tradicional, provocando efeitos positivos no corpo físico e melhorando a saúde. Você pode utilizá-lo para amenizar os sintomas da ansiedade e do estresse, combater síndromes e a depressão, ajudar na digestão, além de auxiliar na cura de problemas relacionados os músculos. Confira.

Ameniza os sintomas de ansiedade e estresse

Por estar ligado ao elemento Água, o abalone é popularmente utilizado para equilibrar as emoções. Quando carregado ou deixado sobre o coração, ele alivia os sintomas do estresse e da ansiedade, encorajando o fluxo de mudança e acalmando as águas tempestuosas da mente.

Por isso, ele pode ser utilizado para reduzir os sintomas destes transtornos mentais, aos quais a maioria da população mundial está suscetível, tratando também diretamente nos gatilhos e na parte inconsciente que retém estes problemas.

Aliada no combate contra síndromes e depressão

Devido ao seu poder terapêutico de equilibrar as emoções, o abalone é essencial para combater síndromes como a síndrome do pânico e a depressão. Isto ocorre, pois ele dissipa o pânico, a preocupação e a frustração que muitas vezes estão associados a estas questões.

Além disso, carregar um abalone ou tê-lo junto a si promove mudanças emocionais, fortalecendo a parte dentro de você capaz de compreender quem você é, ligando-o ao seu propósito de vida e ao agora. Lembre-se que o uso do abalone não deve substituir o tratamento médico convencional e sim dar apoio alternativo e espiritual a ele.

Ameniza sentimentos de raiva ou solidão

Se você costuma se sentir só ou ter ataques de raivas repentinos, você pode se beneficiar das energias do abalone. Este cristal poderoso é capaz de trazer sentido à sua mente, de modo que você conseguir identificar seus ataques de raiva e dissipar suas energias sem precisar explodir, descontar em alguém ou se punir.

Dentro de sua concha, você poderá encontrar conforto simbólico, e, a partir disso, ter seus turbilhões emocionais apaziguados para enxergar o arco-íris após a tormenta, de modo que você não se sentirá mais raivoso ou só.

Ajuda na digestão

Outra propriedade bastante utilizada do abalone é sua capacidade de ajudar a digestão. Se você sofre de qualquer tido de problema no parelho digestivo, experimente meditar com um abalone dirimente. Além disso, você pode ter um pingente ou pulseira de abalone sempre perto de você, para que você melhor se beneficie de suas energias.

Age também nos tecidos musculares

Se você sofre com problemas como cãibras e outros distúrbios como dores musculares constantes, experimente carregar consigo um cristal de abalone, especialmente quando praticar exercícios. Seus poderes regenerativos atuarão no seu corpo, protegendo-o e estimulando a regeneração ou cura dos tecidos musculares.

Se preferir, você pode fazer uma massagem utilizando as conchas, tomando o devido cuidado pra não as quebrar, já que são muito frágeis.

Como usar o Abalone?

Pedra Abalone em fundo branco

Você pode usar o abalone de diversas maneiras, alinhando sempre as energias deste cristal com as suas intenções. Dentre as principais formas de utilizá-lo estão a meditação, como elemento de decoração de ambientes diversos ou até mesmo acessório pessoal. Descubra como usá-los em cada uma destas maneiras a seguir.

Como usar a Abalone para meditação

O Abalone pode ser utilizado de duas formas principais para estimular a meditação. Na primeira forma, é preciso que ele esteja em contato direto com seu corpo, preferivelmente deixado sobre a sua pele. Em meditações mais profundas, deixe-o em sobre sua cabeça ou peito, enquanto repousa deitado. A segunda maneira é por meio do contato indireto.

Para usá-lo assim, deixe-o entre suas pernas, enquanto está na posição de lótus ou área delimitada próxima ao seu corpo, preferivelmente não muito distante dele, ou em pontos estratégicos do ambiente como os pontos de encontro das paredes. Ao meditar, você pode imaginar seu corpo sendo acolhido pela concha do abalone.

Como usar a Abalone como decoração de ambientes

O abalone é um cristal extremamente indicado para decoração. Por ser uma concha que pode ser polida para refletir uma cor iridescente muito bonita, deixá-lo na sua casa é um item de beleza em si. Para se beneficiar da energia do abalone no ambiente, deixe-o sobre um centro, preferivelmente apoiado num tripé de madeira.

O abalone também é utilizado como um receptáculo para o incenso em tradições indígenas norte-americanas. Para usá-lo como porta incenso, preencha-o com areia fina, preferivelmente areia da praia e deposite sobre ela o seu carvão para então queimar suas ervas aromáticas como a sálvia branca.

Se preferir, você pode adquirir abalones de tamanhos diferentes, para criar texturas e volumes distintos com este cristal tão poderoso para embelezar o seu lar.

Como usar a Abalone como acessório pessoal

O abalone é a concha, a partir da qual a madrepérola é extraída. Por isso, você pode investir em acessórios que utilizem este material, variando desde tiaras, pulseiras, pingentes ou até mesmo prendedores de cabelo.

Se você preferir seu uso como pulseira, seus poderes são diretamente enviados para a pele, o que garantirá que você receba mais energias enquanto estiver usando o seu acessório. É indicado que você use o abalone no lado esquerdo, se você for destro. Caso seja canhoto, use-o no pulso direito.

Se deseja utilizá-lo como pingente, escolha uma corrente que o deixe em contato com o seu peito, para que você receba sua energia diretamente neste chakra, o chakra cardíaco.

Como cuidar do Abalone?

Pedra Abalone em fundo branco

O abalone possui uma manutenção muito simples, já que ele pode ser limpo com água. Ao limpá-lo, jamais utilize produtos de limpeza, pois isso não somente diminuirá suas energias, como também comprometerá sua eficácia.

Assim como ocorre com todas as pedras utilizadas para fins esotéricos e terapêuticos, seu abalone precisa ser limpo e energizado. Descubra como a seguir.

Limpeza e energização da Abalone

Para fazer a limpeza do seu abalone, coloque-o sobre as suas mãos diretamente na água corrente (é possível utilizar água da torneira da sua casa). Então, feche os olhos ao segurar seu abalone sob a água, posicionando suas mãos em formato de concha, e imaginando uma luz azul clara poderosa emanando do seu cristal e iluminando tudo à sua volta.

Em seguida, fale, como se recitasse uma prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Após a limpeza, é momento de energizar o seu cristal. Para isso, deixe-o em um vaso com plantas ou até mesmo diretamente na sua janela para que ele receba a luz do sol e da lua por um tempo mínimo de três horas. Pronto, seu abalone já pode ser utilizado.

Preço e onde comprar a pedra Abalone

O preço do abalone varia bastante de acordo com o tamanho, mas ele é um pouco salgado. Conchas menores costumam custar entre R$70,00 e R$ 100,00 e as conchas maiores podem chegar a custar mais de R$400,00.

O abalone é um pouco difícil de ser encontrado. No entanto, procure-o em lojas esotéricas (físicas ou online), de artigos religiosos, em feiras de artesanato próximas ao litoral ou em lojas especializadas em cristais, pedras e minerais.

Quando adquirir o seu cristal, busque por um exemplar que agrade os seus sentidos. Não esqueça de usar seus sentidos e intuição ao escolhê-lo.

O abalone pode ser encontrado, geralmente em suas formas menores, em praias mais ou norte do Brasil. Lembre-se que ele é o exoesqueleto de um ser vivo, portanto, não mate o animal, ou sua energia será negativa. Ademais, acredita-se que isso trará azar e pobreza.

A pedra Abalone também é conhecida como as “orelhas do mar”!

Pedra Abalone na praia

Devido ao seu formato que lembram orelhas, o abalone também é conhecido como as orelhas do mar. Além do formato, existem outras razoes que justificam este nome popular: o seu uso mágico e ligação com o elemento água e o planeta Vênus.

Além disso, acredita-se que, por estar intimamente ligado aos oceanos e aos tempos imemoriáveis, é possível ter um acesso psíquico aos oceanos utilizando as energias deste cristal. Para isso, experimente deitar-se e meditar com este poderoso cristal próximo de sua orelha. Se puder, tenha dois, um de cada, lado, mas apenas um já é mais do que suficiente.

Em sua jornada meditativa, imagina os sons da água quebrando, como os ecos da alma do próprio oceano. Durante o processo, deixe sua água banhar o seu corpo, limpando-o de energias ruins para que, assim, você possa ter acesso aos sussurros do mar, já que você tem posse de uma de suas orelhas bem junto a você.

Desta maneira, você será agraciado com a beleza oceânica, sendo testemunha da poderosa energia do mar que trará mais conexo, calma e bem-estar para a sua vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!