O que é a auto-hipnose? Como fazer, objetivos, vantagens e mais!

O que é a auto-hipnose? Como fazer, objetivos, vantagens e mais!

A auto-hipnose é capaz de te ajudar de diversas maneiras, seja um tratamento ou desenvolvimento pessoal. Entenda como e aproveite sua vantagens tocando aqui!


Considerações gerais sobre a auto-hipnose

Mulher fazendo auto-hipnose em área externa

A auto-hipnose coloca a prova muitos questionamentos acerca da hipnoterapia e o seu nível de eficácia, gerando dúvidas entre as pessoas e pesquisadores sobre como ela realmente funciona e se não deve ser considerada apenas como uma forma de meditação.

Há aqueles que acreditam na auto-hipnose como uma forma de mágica ou ilusionismo, o que os tornam céticos em relação ao seu tratamento, sendo reduzida as práticas meditativas só que com um nome mais charmoso. Essa percepção gera na maioria das pessoas uma certa desconfiança e receio em relação a esse método.

Contudo, na realidade a simplicidade da auto-hipnose a torna acessível a todos que desejam experimentar esse tipo de hipnoterapia em si mesmo, além do mais o seu método já foi comprovado cientificamente! Entenda como funciona e saiba como se preparar para realizar a auto-hipnose no texto abaixo.

Auto-hipnose, como funciona e preparação

Mulher em seção de hipnose

A hipnoterapia tem sido cada vez mais percebida como uma forma de tratamento pela sociedade científica. Se tornando recomendada em muitos casos, em especial para aqueles que não podem ser utilizados medicamentos. Saiba mais sobre a prática da auto-hipnose e como ela funciona na sequência!

A auto-hipnose no combate ao estresse

O estresse é uma reação básica do organismo a fatores externos e internos capazes de gerar estímulos que estão diretamente associados à sobrevivência, principalmente ao gesto de fuga ou enfrentamento do perigo.

Essa é uma reação natural e importante do corpo que nos mantém em estado de vigília e alerta. Um dos gatilhos que despertam esse estado é o trabalho, daí nasce o problema, pois estamos constantemente estressados com a nossa rotina diária.

Como consequência são gerados diversos tipos de sintomas físicos e psíquicos, como arritmia cardíaca, tensão muscular, fadiga, irritação e até enxaquecas. Em casos mais graves o estresse pode ocasionar em um quadro de ansiedade ou depressão aguda.

A auto-hipnose surge nesse contexto como uma alternativa para aliviar o estresse e impedir o desenvolvimento desses sintomas em seu organismo. Sendo capaz de acessar a sua mente e resgatar a sensação de bem-estar fundamental para o seu repouso e relaxamento.

O objetivo da hipnose

A hipnose surge com o objetivo de capacitar e treinar o inconsciente, para que assim você consiga oferecer as sugestões necessárias, afastando os pensamentos negativos e gerenciando as suas emoções e sentimentos com uma maior eficácia.

A hipnose agirá sobre o seu inconsciente de maneira a tornar a sua consciência mais sugestionável. O que possibilitará uma interação com o seu estado de consciência de maneira a possibilitar uma reprogramação mental, facilitando assim o tratamento do estresse ou outros distúrbios.

O ponto de vista da ciência sobre hipnose

No ponto de vista da ciência e da história da hipnose, os primeiros estudos relacionados a essa técnica são descritos pelo filósofo e médico árabe Avicena em 1037 d.C., citando em um dos seus livros as diferenças entre o sono e o transe hipnótico. Seus estudos são responsáveis por popularizar a técnica de hipnose.

Em 1840, outro fato aconteceu, o médico escocês James Esdaile usou as técnicas de hipnose para realizar procedimentos cirúrgicos em seus pacientes. Ele não utilizou nenhuma forma de anestésico disponível na época.

E nas últimas décadas, novos estudos estão sendo feito, como por exemplo em 1998 em que o psiquiatra Henry Szechtman estimula o sentido da audição de um paciente em transe, provocando assim uma alucinação auditiva no mesmo.

Outra pesquisa foi realizada pelo neurologista Pierre Ranville, ele pediu que os seus voluntários em transe hipnótico colocassem as mãos em água fervente. Não existem apenas essas pesquisas, há uma série de outras pesquisas que relacionam a hipnoterapia ao tratamento de transtornos, por exemplo.

O que é auto-hipnose

Existem algumas diferenças entre hipnose e auto-hipnose que precisam ser esclarecidas. A primeira deve ser associada a hétero-hipnose por ser realizada através de terceiros, enquanto o processo de autoinduzir a hipnose deve ser conhecido como auto-hipnose.

A hipnose é descrita como uma forma de aliciamento da imaginação e crenças de uma pessoa, nesse processo de sugestionabilidade elas são induzidas a experimentar uma realidade subjetiva própria de sua consciência.

A auto-hipnose então seria induzida a partir do artifício da linguagem como forma de alterar a realidade subjetiva de quem a pratica. A auto-hipnose surge então como uma ferramenta que atua sobre a sua percepção da realidade.

Assim, você será capaz de reprogramar a sua mente e lidar com os seus traumas, fobias, ansiedade e estresse de maneira positiva.

Como funciona a auto-hipnose

A hipnoterapia utiliza a técnica de hipnose como meio para alterar os padrões e experiências cerebrais do indivíduo. Sendo muito utilizada pela PNL, Programação Neurolinguística, se tornando capaz de atuar sobre os pensamentos, percepções, sentimentos e até sobre o seu comportamento.

Deve-se induzir a sua consciência ao estado de transe hipnótico que será capaz de criar uma experiência subjetiva, aumentando assim o nível de sugestionabilidade e estimulando o seu cérebro em relação às mudanças que você deseja operar. Ou seja, é criada uma via em sua consciência que o orienta direto para as soluções dos seus problemas.

Através desse processo você conseguirá reconfigurar os seus pensamentos, crenças e até mesmo ressignificar as suas memórias. A auto-hipnose possibilita que tudo isso aconteça de forma individual e sob o seu comando.

Preparação para auto-hipnose

O primeiro passo é entender que a auto-hipnose depende diretamente da sua vontade. Pois, para que você consiga entrar em transe hipnótico será essencial preparar o ambiente e sua mente para que você consiga relaxar, manter o foco e não ter medo.

O segundo passo, é ter claro em sua mente as metas que deseja alcançar com a auto-hipnose. Defini-las o ajudará a trabalhar as sugestões hipnóticas, criando assim indicações para a sua mente quando imergir em um transe hipnótico. Nesse ponto, em relação às suas metas você precisa ser específico e realista para que consiga ter sucesso.

Segue outras dicas que irão te auxiliar nesse processo de auto-hipnose:

- Escolher um lugar tranquilo e silencioso;
- Definir um horário específico para a prática;
- Evite quaisquer tipos de interrupções externas;
- Evite praticar quando se está cansado;
- Vestir roupas confortáveis;
- Não fazer uma refeição pesada antes da prática.

Técnica, preparação, relaxamento e finalização

Mulher deitada no chão fazendo auto-hipnose

A auto-hipnose exigirá de você alguns pré-requisitos para sua realização, para se alcançar esse estado você precisará respeitar os seus limites e praticar. Aprenda um pouco mais sobre a técnica da auto-hipnose e a preparação necessária a seguir!

A técnica da auto-hipnose

Para que se consiga alcançar uma experiência hipnótica você primeiro precisará exercitar o seu foco, ter disciplina, dedicação e o mais importante manter sua mente aberta. Além disso, é preciso buscar um lugar que seja confortável e silencioso para realizar a auto-hipnose para que seja evitado qualquer tipo de interrupção.

A técnica de hipnose exige uma série de preparações e utiliza também outras técnicas a seu favor como técnica de relaxamento e de respiração comuns à prática da meditação. Elas permitem que você consiga se conectar com a sua mente e corpo, procedimento fundamental para sugestionar a sua consciência e reprogramar a sua mente.

A preparação

Primeiro, será preciso preparar o ambiente onde será realizado a auto-hipnose. Busque um lugar que seja sossegado, de preferência tranquilo e silencioso, e que você possa estar sozinho. Encontrar uma posição confortável é importante também, contudo, evitar ficar deitado para que você não corra o risco de dormir.

Depois é só se concentrar na respiração, mantendo a postura reta e fixar o seu olhar em algum ponto ou objeto do local. Isso o ajudará a evitar que sua mente divague pelo ambiente. Conte a sua respiração e então repita para a sua mente:

"Estou com os olhos cansados e a mente pesada, estou entrando em hipnose neste momento”.

É muito provável que você não entre em estado de transe de primeira, portanto, mantenha sua postura e repita esse pensamento para a sua mente de forma. A sua atenção, dedicação e firmeza irão acabar convencendo a sua mente a entrar no estado hipnótico.

Relaxamento

Ao realizar a preparação você permitirá o seu corpo a alcançar o relaxamento, mas para que consiga manter esse estado será necessário que você realize os exercícios de respiração. A contagem no ato de inspirar e expirar o ajudarão a descontrair a mente e irão impor um ritmo desacelerado ao seu corpo e relaxando totalmente.

Quando se está nesse estado você torna a sua mente mais sugestionável, permitindo assim que você envie comandos para a sua consciência. Busque nessa fase comunicar a sua consciência utilizando frases otimistas com o objetivo de mudar os comportamentos que você deseja.

A finalização

Ao finalizar a sua sessão de auto-hipnose, você poderá sair desse estado de transe ordenando a sua consciência através de uma contagem regressiva. Com calma, respire fundo e inicie a contagem de 10 até 1, ao término da contagem fale para si mesmo que está retomando a sua consciência de si e do mundo.

Abra os olhos lentamente, estique os braços e as pernas, observe o ambiente. Você perceberá o seu raciocínio retornando lentamente, pois o transe o levou a um estado de estupor. Mas, não se preocupe que logo você retornará ao seu estado normal.

A pessoa hipnotizada e suscetibilidade hipnótica

Mulher deitada no sofá com fone de ouvido fazendo auto-hipnose

A hipnose nos coloca em um estado de consciência que só é possível pelo nosso consentimento. Ao aceitarmos nos colocar nessa posição de transe conseguimos através de sugestões controlar a nossa consciência e alterarmos os padrões de comportamento.

A hipnoterapia surge então como um meio para tratar os transtornos e traumas. Quer saber se você pode ser hipnotizado e como o tratamento da hipnoterapia funciona? Continue a leitura para descobrir!

Todos podem ser hipnotizados?

Para que seja possível alcançar um estado de transe hipnótico será necessário que haja um consentimento. Pois, só a partir do momento que você aceita entrar nesse estado, você será capaz de suspender as suas barreiras mentais para assim se tornar mais sugestionável.

A pessoa hipnotizada jamais deixará de controlar suas faculdades mentais. O que ocorre nesse estado é uma elevação na concentração e imaginação de sua consciência capaz de estimulá-la a ressignificar os seus pensamentos e memórias, ou reprogramar os comportamentos.

Há treinamento cerebral para hipnose?

Para se alcançar o estado de suscetibilidade hipnótica no passado eram realizadas uma série de exercícios que foram sendo reproduzidos ao longo dos tratamentos. Entretanto, percebe-se que a eficácia desse tratamento era reduzida, pois variam de pessoa a pessoa não havendo uma fonte segura de pesquisas.

Hoje é comprovado por Nicholas Spanos e Donald Gorassini que a auto-hipnose só será efetiva de fato quando os pacientes participarem ativamente em seu processo. Independente dos exercícios, eles devem buscar os caminhos em sua consciência que funcionem melhor para si.

Como a pessoa fica ao ser hipnotizada

As reações podem ser diversas em uma hipnoterapia, pois cada pessoa vivencia a experiência a sua maneira. Entretanto, há uma variação entre estas reações que vão desde um estado de atenção plena, até o estado de extremo relaxamento e todos os casos são descritos como agradáveis.

Durante o estado de transe as pessoas indicam serem capazes de perceber o ambiente, mas sentem que estão em um estado de estupor. Apesar de estarem suspensos em suas consciência, elas estão conscientes e no controle de suas ações, além de acreditarem ser capazes de sair desse estado consentido de transe hipnótico.

A suscetibilidade hipnótica

Há relatos de alguns cientistas que acreditam que a suscetibilidade hipnótica é um reflexo da personalidade do indivíduo que não pode ser modificado. O que quer dizer que apenas algumas pessoas possuíam essa capacidade de entrar em um estado de transe hipnótico.

Entretanto, uma pesquisa realizada em 1987 de Campbell Perry indicou que todas as pessoas são capazes de aprimorar essa habilidade de suscetibilidade hipnótica. Sendo agora considerada uma característica pertinente a todos.

Sugestão hipnótica

As sugestões hipnóticas são frases que serão ditas durante o processo de transe hipnótico. Estas fases devem ser objetivas e simples, se tornando assim capazes de sugestionar a sua mente a alcançar as metas estabelecidas pelo indivíduo. Através delas é possível alcançar os resultados desejáveis na hipnoterapia.

Elas são utilizadas com a intenção de redirecionar o seu foco durante o tratamento, sendo capaz de orientar os seus pensamentos em busca de resolver os problemas. Logo, essas frases agirão com o intuito de reprogramar, ou ressignificar, suas emoções, pensamentos e memórias.

Vantagens da auto-hipnose

Grupo de pessoas deitado no chão fazendo auto-hipnose

A auto-hipnose garantirá uma série de vantagens para aqueles que aprenderem essa técnica, a principal delas é a capacidade de enfrentar os traumas, sofrimentos e dificuldades que surgem em sua vida. Sendo uma ferramenta muito útil para o seu dia a dia. Conheça todas as vantagens da auto-hipnose na sequência abaixo.

Melhorias na concentração

Você poderá aprimorar a sua concentração, a partir de uma série de sugestões você se tornará uma pessoa mais atenta e focada. Seja para os estudos, para tarefas cotidianas ou para o trabalho, você poderá exercitar a sua mente no transe para alcançar a excelência nessa habilidade.

Para alcançar essa meta é muito simples, você pode utilizar algumas das frases abaixo para usar quando estiver no transe hipnótico:

“Eu vou aprender o máximo com os meus estudos.”

“Eu vou ter ótimos resultados no trabalho.”

“Vou conseguir finalizar a minha apresentação.”

Se você repeti-las várias vezes durante o estado de transe, essas sugestões irão ser absorvidas pela sua mente e logo você sentirá os resultados.

Melhorias da memória

Caso você tenha dificuldades em memorizar fatos ou informações importantes para a sua vida, saiba que esta dificuldade pode estar associada a problemas emocionais ou a crenças limitantes criadas em sua consciência.

A hipnoterapia poderá atuar no seu problema oferecendo soluções para elas a partir da suscetibilidade hipnótica. Você poderá utilizar frases assertivas quando se está em transe, busque então frases que irão aprimorar essa habilidade como:

"Eu não vou esquecer a aula."

"Eu vou memorizar o livro que estou lendo."

Esses são alguns exemplos, é importante que você participe ativamente na formulação das frases para que você consiga atuar na fonte do seu problema.

Auxílio no tratamento da dor

A hipnose é uma ferramenta poderosa não apenas para os tratamentos psíquicos, mas também para auxiliar no tratamento das dores físicas. Sendo utilizadas como uma alternativa aos fármacos anestésicos, principalmente nos casos em que é impossível aplicar a anestesia no paciente.

Essa técnica é capaz de estimular o organismo a produzir os hormônios que combatem o estresse, eliminando a dor e neutralizando a ação do cortisol no corpo. Sendo aplicadas em cirurgias e até no tratamento de sequelas.

Outras vantagens da auto-hipnose

A auto-hipnose é usada em muitos outros tratamentos, por sua eficácia em reprogramar os comportamentos e auxiliar no cumprimento de metas. Essa pode ser uma ótima ferramenta que oferece diversas vantagens como:

- Auxiliar no combate a timidez;
- Facilita o processo de aprendizado;
- Consegue atuar no controle da diabetes;
- É capaz de melhorar a performance de atletas;
- Combate as fobias;
- Facilita o aprendizado de novos idiomas;
- Melhora a capacidade de resiliência.

Maneiras de realizar a auto-hipnose

Mulher sentada no sofá fazendo auto-hipnose

Há diversos métodos para que você consiga realizar a auto-hipnose, eles podem envolver desde estímulos sonoros até o auxílio de um profissional. Busque o método que você se sinta mais confortável de realizar. Segue abaixo algumas práticas capazes de ajudá-lo com essa prática.

Por áudios

Existem áudios difundidos pela internet que são capazes de auxiliá-lo a entrar no transe hipnótico. Eles são construídos com o objetivo de incentivar o relaxamento da mente e do corpo tornando as condições propícias para se alcançar esse estado.

A vantagem desse método está em sua acessibilidade, facilitando o processo de indução a auto-hipnose. Entretanto, os efeitos podem ser fracos, principalmente se você não tiver seguido a preparação do ambiente e praticado o necessário em relação a atenção e respiração.

A auto-hipnose inicial

Esse nível de auto-hipnose se consegue através do auxílio de um profissional de hipnose. Ele será capaz de ajudá-lo a compreender a sua mente e irá orientar o seu consciente a alcançar a auto-hipnose através de gatilhos que o ajudarão a despertar o estado de transe hipnótico.

Logo, o hipnotista o ensinará a alcançar esse estado a partir de uma programação mental pré-estabelecida por ele. Esse pode ser um recurso para aqueles que estão com dificuldade de alcançar esse estado, contudo, é importante que você participe do processo ativamente para que consiga alcançar a sua autonomia.

A auto-hipnose desenvolvida

O nível mais avançado de auto-hipnose ocorre dentro de um longo processo de preparação e aprimoramento de técnicas de relaxamento e respiração. Sendo considerada um método de longo prazo, mas altamente eficaz para aqueles que persistiram.

Primeiro, será necessário praticar técnicas de meditação com o objetivo de melhorar sua atenção e foco a partir da respiração. A partir disso você conseguirá induzir o seu corpo a um estado de relaxamento total, possibilitando com que sua mente se torne mais sugestionável.

Em meio a esse processo, você deverá conhecer os seus problemas, transtornos ou traumas com que deseja lidar e elaborar as sugestões mais apropriadas a elas. Dessa forma, você conseguirá tratar a raiz dos problemas com essas soluções já bem estabelecidas em sua consciência.

Nesse ponto, você precisará desenvolver os seus próprios gatilhos mentais que despertem, ou adormeçam, o estado de transe. Apesar de complexo, esse método irá lhe propiciar uma maior autonomia sobre sua consciência, tornando assim a auto-hipnose uma ferramenta poderosa.

Dicas para criar sugestões corretamente

Mulher em posição de meditação

De nada valeria você alcançar o estado de transe hipnótico se você não tiver uma ideia clara do que precisa ser feito para orientar a sua consciência. É preciso ter em mente as sugestões que você utilizará e saber como formulá-las é fundamental. Segue abaixo algumas dicas para criar sugestões corretamente!

Seja positivo

O primeiro ponto é que você precisa estar atento a linguagem e o seu sentido. E o mais importante nesse processo é saber pensar positivo. Ao elaborar as suas sugestões você precisa estar atento aos problemas, mas pensando em suas soluções.

O que normalmente acontece é que focamos demais em nossos problemas e deixamos de considerar o que precisa ser feito para que eles acabem. Quando imergimos nesses pensamentos negativos passamos a criar mais barreiras para os nossos problemas.

Portanto, será necessário exercitar o otimismo para que sejam encontradas soluções efetivas. Só assim você será capaz de eliminar essas barreiras e alcançar os seus objetivos com a auto-hipnose.

“Menos é mais”

As sugestões precisam ser simples e diretas para que elas sejam efetivas de suscetibilidade no transe hipnótico. Isso ocorre porque nossa consciência já está confusa o suficiente por nossos problemas, transtornos ou traumas, então evite complicá-la ainda mais.

A especificidade nesse caso irá facilitar o trabalho de absorção de sua consciência. Assim você evitará quaisquer distrações e confusões no seu processo de cura.

O momento certo

A antecipação é parte fundamental do processo de suscetibilidade, conhecer a si mesmo e compreender a raiz dos seus problemas é fundamental, principalmente quando realizado no estágio de preparação.

Pois irá possibilitar que você fixe em sua consciência a necessidade de mudança, facilitando também o seu acesso a auto-hipnose. Logo, você saberá no transe qual é o momento certo para sugerir a sua mente às soluções que precisa.

Há algum risco em realizar a auto-hipnose?

Nuca masculina com fechadura e mão segurando uma chave

A auto-hipnose possibilita acessar camadas de sua consciência que normalmente não temos contato enquanto estamos em um estado de vigília. Por isso, podemos ser pegos despreparados nessas condições tendo de lidar diretamente com a origem dos nossos traumas ou transtornos.

Nessa condição ela pode nos afetar negativamente, ampliando esses traumas momentaneamente. Apesar disso, não há nenhum tipo de comprovação científica que demonstre algum efeito colateral negativo em relação a auto-hipnose, o que existe é o despreparo.

A auto-hipnose é considerada um dos tratamentos com os riscos mais reduzidos, oferecendo assim uma série de vantagens. Entretanto, é preciso estar atento a sua prática para evitar surpresas no transe hipnótico e consiga extrair o máximo dessa experiência.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.