Qual o significado da mariposa para o Xamanismo? Simbologia e mais!

Qual o significado da mariposa para o Xamanismo? Simbologia e mais!

De acordo com o Xamanismo, as mariposas representam mudança pessoal, renovação, renascimento e transformação; saiba tudo sobre elas neste artigo!


Significado geral da mariposa para o Xamanismo

Mariposa em um galho de árvore

A mariposa é um inseto bastante comum que pertence ao grupo dos parafiléticos. Aliás, existem cerca de 160.000 espécies diferentes de mariposas ou borboletas noturnas em todo o mundo. Algumas pessoas consideram as mariposas irritantes e sujas. Mas, a verdade é que a mariposa tem um significado espiritual interessante, principalmente no Xamanismo.

Então, se você sonha com mariposas com frequência ou pode vê-las em sua casa regularmente, saiba que elas podem ter algumas mensagens ocultas para você. Assim, neste artigo você vai entender tudo sobre a mariposa no Xamanismo, como animal de poder e muito mais.

A mariposa no Xamanismo, animal de poder e suas características

Mariposa

A mariposa é um animal de poder do Xamanismo notável pela sua capacidade de metamorfose e de transformação. Além disso, ela se movimenta com facilidade até mesmo no escuro, e possui a sensibilidade de ouvir as mensagens ocultas do mundo espiritual.

Além disso, a mariposa encontra sua verdadeira essência e se fortalece quando ela se fecha em seu casulo, deixando para trás as limitações de sua natureza inferior. Esse inseto, ao se enclausurar, passa por uma mudança significativa até se desenvolver totalmente. Com efeito, ao renascer, a mariposa ressurge transformada na sua melhor versão. Saiba mais sobre ela a seguir.

O significado da mariposa para o Xamanismo

No Xamanismo, a mariposa simboliza a morte, mas não como um símbolo de aspecto negativo, uma vez que a metamorfose é um processo compreendido como um ciclo necessário de evolução e desenvolvimento, destinado a nos levar a um tipo melhor de existência.

Ademais, o significado de mariposa está vinculado à espiritualidade, à renovação, renascimento, leveza e conhecimento interior. Seu significado também se refere à elevação acima das questões terrenas, de acordo com o emocional ou o espiritual, bem com a capacidade de adaptação ao novo ciclo de vida.

A mariposa como animal de poder

As mariposas são noturnas e seus significados são ainda mais misteriosos. Segundo os astecas, a mariposa era conhecida como o "Sol Negro", pois ela atravessa os mundos subterrâneos em sua viagem noturna.

Elas são atraídas pela luz, simbolizando a busca pela verdade, assim como a alma se sente atraída pelo poder divino. A força consumidora da paixão também as atrai fazendo com que elas voem em torno do fogo, até serem queimadas.

Portanto, como animal de poder, a mariposa é o fogo oculto que simboliza a energia transformadora em um ciclo contínuo de mudanças e imortalidade.

Os dons da mariposa

Se a mariposa for o seu animal de poder, você pode se beneficiar com suas habilidades de cura e uma grande força psíquica. No entanto, você precisa prestar atenção à sua volta para não atrair problemas e energias negativas, associando a ansiedades e negativismo ao próprio campo de energia.

Além disso, outros dons da mariposa são o poder da transformação, adaptação e mobilidade no escuro. Isso também aponta que você tem potencial para ser diferente de uma maneira melhor e pode desistir de todos os hábitos ou características tóxicas que possui, se souber aplicar à sua vida os dons da mariposa.

Características da mariposa

As características das mariposas incluem corpos, asas e pernas cobertos por vários pelos que caem quando a mariposa é tocada, pelo fato de serem muito sensíveis. Além disso, elas vivem em todas as regiões do planeta, exceto nos Polos.

As mariposas conseguem sentir, cheirar, provar e ter a percepção da temperatura através das suas antenas emplumadas, usando as cavilhas minúsculas que agem como receptores. Ademais, sua visão é clara, e por isso, podem ver muito nitidamente até mesmo no escuro.

A metamorfose

As mariposas passam pelo processo de metamorfose completa nesta seguinte sequência: a mariposa fêmea deposita o ovo numa folha; do ovo nasce a lagarta que com o passar do tempo se transforma num casulo, o casulo envolve a pupa onde ocorre a maturação dela e ela sai adulta, ou seja, em sua melhor versão.

Além disso, elas costumam ficar imóveis nos troncos das árvores. Assim, apresentam cores ou padrões semelhantes aos dos troncos facilitando na camuflagem, aumentando a dificuldade de percepção do inseto pelos possíveis predadores.

A forma como usam as asas

As mariposas possuem asas cobertas por pelos sensíveis e facilmente destacáveis, caso sejam tocadas. As suas asas são coladas ao longo do corpo e quando paradas, suas asas ficam abertas, diferente das asas de borboletas.

Com isso, esses insetos tendem a ter corpos peludos, grossos e asas estampadas em tons terrenos. As mariposas são em geral ativas à noite e descansam durante o dia no habitat arborizado preferido.

Audição aguda pede para que preste atenção

A mariposa tem uma audição extremamente sensível, capaz de detectar qualquer barulho e predador que se aproxima. E mesmo que seus ouvidos sejam extremamente simples - um par de tímpanos em seus flancos que vibram quatro células receptoras - ela pode sentir frequências de até 300 quilohertz, muito além do alcance de qualquer outro inseto e mais alto do que qualquer morcego pode escutar.

Portanto, esse inseto relembra a nossa capacidade de ouvir e estar atento a tudo que acontece ao nosso redor.

O otimismo e a transformação na figura da mariposa

A mariposa, como animal espiritual, está associada à transformação, à vulnerabilidade e à fé. Mas esta não é uma fé cega, mas é uma fé que consiste em mais confiança e autoconfiança.

Assim, ela pode encorajá-lo a aceitar suas falhas, medos e fraquezas enquanto se transforma em uma pessoa melhor. A mariposa também é especialista em ocultação e pode empurrá-lo mais em direção à luz. Dessa forma, ela representa ser uma mensageira de mudança, ação, resiliência, verdade e fé.

Significado espiritual da mariposa e suas relações com morte ou transformação

Mariposa em um galho

As mariposas simbolizam a energia e reencarnação, não apenas nos aspectos físicos. Na espiritualidade, elas nos fazem entender que o corpo físico se transforma, se desenvolve e continua evoluindo mesmo depois da morte.

Já o espírito tem o dever de cumprir sua missão terrena, de despertar, evoluir e abandonar, partindo da terra para um mundo superior que o conduzirá a se tornar um ser melhor. Entenda toda essa simbologia a seguir.

O significado espiritual da mariposa

O significado espiritual da mariposa revela a morte que transforma, portanto, diz respeito ao ato de renascer. Os simbolismos atribuídos a esses insetos estão relacionados à espiritualidade em diversos pontos como: transformação, renascimento, evolução e liberdade.

Além disso, algumas religiões afirmam que você pode estar diante de uma manifestação espiritual ao avistar uma mariposa. Por fim, a mariposa simboliza a transformação criada e impulsionada pela morte.

Morte e transformação

A mariposa passa por muitas transformações físicas desde seu nascimento até a fase adulta. Contudo, para que ela possa renascer depois de todas essas modificações, ela precisa se recolher em si mesma. Desse modo, fechada em seu casulo, acontece um encontro com sua essência, características e potencialidades.

Então, após se tornar uma mariposa completa, independente e capaz de voar, ela rasga o casulo e deixa para trás as limitações da sua natureza inferior. Outro fator interessante é que sua existência é muito curta. Por isso, ela nos lembra que a morte não é nada além de uma passagem ou transmutação.

A constante busca por compreensão

A busca por sabedoria e compreensão é outro significado associado à mariposa. Dessa forma, em momentos de necessidade, você pode tirar exemplos dessas experiências e usar sua sabedoria para obter uma resposta ou solução.

Ademais, as mariposas estão sempre buscando compreensão para serem capazes de se integrar, sobreviver e para que possam cumprir a sua jornada de vida neste planeta. Assim, a mariposa ensina que é necessário assumir sua própria fraqueza e defeitos para que você possa sair das trevas e seguir em direção à luz.

O que significa ver a mariposa em locais específicos

Mariposa dentro de casa

Quando você vir mariposas em alguns lugares, reflita sobre a sua própria verdade ou o que você esconde, bem como sobre as suas emoções. Em suma, a mariposa revela que você precisa desvendar o que está oculto.

Além disso, quando ela aparece em alguns lugares específicos, significa que pelo lado espiritual a mariposa precisa te mostrar, quem você realmente é, ou seja, sua própria verdade. Confira estes significados abaixo.

Ver uma mariposa em seu quarto

Ao ver uma mariposa dentro do seu quarto, pousada ou até mesmo voando a sua volta, isso significa que você está em uma caminhada espiritual e que as transformações estão prestes a acontecer.

Por isso, observe os aspectos de sua vida e veja o que necessita ser mudado. Em muitos aspectos, as mariposas estão relacionadas com as mudanças interiores e consequentemente ligadas à jornada espiritual da alma.

Ver uma mariposa dentro de casa

Embora algumas culturas promovam uma superstição sobre a mariposa ser um sinal de mau agouro e morte, ela representa positividade, fé e boa sorte.

Além do mais, ver e estar na presença de mariposas dentro de casa indica que é hora de você acordar, simbolizando também mais foco nas coisas que você realmente deseja alcançar ou realizar, e não desistir diante das limitações ou medos que muitas vezes podem ser irracionais e inexistentes.

Ver uma mariposa dentro do carro

Ao se deparar com uma mariposa dentro do carro, isso significa que alguma situação desafiadora irá acontecer. Essa aparição revela que mudanças significativas em sua vida estão prestes a chegar, pois a mariposa é um símbolo da transformação pessoal, ou seja, ela representa as modificações que você passa durante a sua vida, desde o nascimento até a morte.

Portanto, ver uma mariposa no carro simboliza situações adversas que podem transformá-lo de alguma forma.

Qual o significado das diferentes cores da mariposa

Mariposa marrom

De modo geral, as mariposas têm um significado espiritual que pode ir muito além, dependendo das interpretações e das culturas nas quais estão inseridas. Ademais, as cores das mariposas também auxiliam a desvendar seus significados e oferecem várias interpretações. Na sequência, descubra o significado de cada mariposa com relação a sua cor.

Significado de ver uma mariposa preta

O simbolismo da mariposa preta pode ser controverso dependendo da região e da cultura. No México, por exemplo, a mariposa preta conhecida como “Bruxa Negra” é um prenúncio da morte e causa medo em quem a vê.

Contudo, nem todo simbolismo de ver essa mariposa está relacionado a morte é iminente. Apesar da cor preta ser considerada negativa para alguns, para outros o preto é uma cor mágica que significa mistério e espiritualidade. Portanto, se você ver uma mariposa preta, esteja preparado para vivenciar situações 'fora do comum', para não dizer 'mágicas'.

Significado de ver uma mariposa branca

Um desses insetos brancos mais comuns é a mariposa-imperador. Ela possui a envergadura mais longa de todas (cerca de 30 cm). Com outros nomes como mariposa-fantasma e corujinha, essa mariposa branca representa a magia, o sobrenatural, fantasmas, assombrações e acontecimentos místicos.

Mas o significado espiritual da mariposa branca também indica paz, pureza, e representa conexões espirituais. Acredita-se que as mariposas brancas são almas que não se desligaram deste mundo.

Além disso, em algumas culturas a mariposa branca simboliza a alma de um antepassado que vem visitar o mundo dos vivos, por isso ao ser encontrada dentro de casa não deve ser morta. Ela também representa a prosperidade, a sorte e a luz. Por outro lado, uma mariposa branca também pode representar as novidades que podem chegar em sua vida.

No entanto, existem algumas pessoas que acreditam em superstições e acontecimentos negativos associados a essas criaturas. Alguns dizem que as mariposas brancas são precursores da má sorte, que podem pressagiar morte, doença, acidentes ou um evento ruim que acontecerá.

Significado de ver uma mariposa marrom

A mariposa marrom representa a possibilidade de uma nova vida ou de um novo recomeço. Ela anuncia que pode ser tempo de boas notícias e mudanças positivas que estão por vir.

Entretanto, algumas pessoas acreditam que ela simboliza a desgraça, por apresentar a cor marrom, a qual representa a cor da terra. No entanto, seu simbolismo é mais direcionado ao aprendizado, às mudanças e às experiências.

Significado de ver uma mariposa azul

Semelhante às mariposas brancas, as mariposas azuis são portadoras de mensagens positivas. Elas simbolizam alegria, vibração positiva, harmonia e sabedoria.

As mariposas azuis também representam o amor, bem como momentos de alegria e romantismo. Por ser exótica, a mariposa azul é a mensageira de boas notícias. Ao ver este inseto dessa cor, é um sinal de boa sorte, de realização de desejos e elevação de autoestima.

Significado de ver uma mariposa amarela

A mariposa amarela simboliza boa sorte e prosperidade na área financeira e material. Acredita-se ainda que ver uma mariposa amarela é sinônimo de criatividade, pois ela apareceu no momento exato para iluminar os seus pensamentos.

Por fim, algumas pessoas associam a mariposa amarela também às mudanças climáticas, por exemplo ao frio, chuvas e ventania que podem estar para chegar.

Há relação entre o significado da mariposa no Xamanismo e as mudanças pelas quais passamos ao longo da vida?

Mulher segurando uma mariposa em suas mãos

No Xamanismo, a mariposa está associada às mudanças e a morte. Desse modo, como animal de poder, ela simboliza a regeneração, a transformação e o renascimento; e todos esses significados podem ser atribuídos às mudanças pelas quais passamos em nossas vidas.

Esses insetos são destemidos e cheios de coragem. Logo, refletem a nossa capacidade de superar desafios, enfrentar as dificuldades e não ter medo das mudanças ou do que está oculto.

Além disso, o encontro com uma mariposa deve ser visto como um bom presságio. Diz-se que esses insetos trazem sorte para aqueles que as encontram e podem ser um sinal de que algo logo mudará para melhor, portanto, ao ver uma mariposa fique atento às novas oportunidades.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.