Zamioculca: origem, significado espiritual, como cuidar e mais!

Zamioculca: origem, significado espiritual, como cuidar e mais!

A zamioculca é uma planta de baixa manutenção e que oferece proteção espiritual. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Conheça tudo sobre a planta zamioculca!

Vaso com uma grande zamioculca

A zamioculca é uma planta que possui um significado espiritual. Ela representa a fortuna e, portanto, pode ajudar a atrair a prosperidade para o lar das pessoas. Logo, para quem está buscando algo decorativo para a sua casa, mas com um significado especial, a zamioculca une as duas coisas.

De origem africana, a planta se adapta facilmente aos climas tropicais, como o do Brasil. Além disso, pertence à família das Aráceas e pode ser cultivada em vasos, chegando a até 70 cm de altura nessas situações.

Então, se você está em busca de uma decoração para a sua casa que seja significativa e ao mesmo tempo bonita, continue a leitura para saber tudo a respeito da zamioculca!

Entendendo mais sobre a zamioculca

Vaso com uma pequena zamioculca na janela

A zamioculca, ou zamioculcas zamifolia, é uma planta de origem africana e facilmente adaptável ao clima brasileiro. Ela possui um significado espiritual profundo, visto que é um símbolo de abundância e prosperidade.

Assim, pode ser usada para atrair essas duas coisas pra a vida das pessoas. Além disso, tem relação com o Feng Shui e com a umbanda. Quer saber mais sobre a zamioculca? Veja em detalhes na próxima seção do artigo!

Origem e nome científico

Originada na África, a zamioculca tem nome científico de zamioculcas zamifolia. Trata-se de uma planta de folhas verdes escuras e longas que se adapta muito bem aos climas subtropical, equatorial e mediterrâneo.

Além disso, pode ser cultivada em vasos sem maiores problemas, chegando ao tamanho máximo de 70 cm. Ademais, vale destacar que a planta tem a sua floração durante o verão e o início o outono. Em ermos de ciclo de vida, a zamioculca pode ser classificada como perene.

Significado espiritual da zamioculca

Em termos de significado espiritual, a zamioculca é uma planta ligada às boas energias e à prosperidade. Portanto, as pessoas que estão em busca de sucesso e desejam atrair a positividade para as suas vidas podem usa-las nos seus ambientes domésticos de forma decorativa.

Além disso, a planta ainda oferece proteção ao ambiente devido à sua capacidade de absorver as energias negativas, garantindo que elas ficarão afastadas do lar das pessoas. Logo, o seu significado espiritual está ligado à esperança.

Usos da planta zamioculca

Além de poder ser usada para atrair a prosperidade em um sentido geral, bem como para afastar as energias negativas, a zamioculca também é um item válido na decoração daqueles que estão em busca de riquezas. Embora prosperidade seja uma ideia mais ampla, o seu foco é a questão financeira.

As suas folhas verdes e brilhantes trazem significados ligados à resistência. Desse modo, as pessoas que têm contato com a zamioculca são capazes de se tornar mais resistentes frente às adversidades da vida. Então, perseguem os seus objetivos com mais afinco.

Relação entre a planta e o Feng Shui

É possível afirmar que a zamioculca é usada no Feng Shui de forma ampla. Isso acontece devido à sua característica protetora e, portanto, ela promove uma limpeza do ambiente. Assim, geralmente ela é posicionada na entrada das casas, de modo que a energia negativa sequer chegue a adentrar o ambiente.

Também é interessante posicionar essa planta em locais como as salas de estar, nos quais se passa mais tempo e se recebe visitas com maior constância. Quando combinada com uma fonte de água na decoração, ela tem os seus efeitos potencializados.

Relação entre a planta e a umbanda

De acordo com as crenças da umbanda, ter um vaso de zamioculca próximo da porta de entrada da casa é algo que atrai proteção e prosperidade. Devido ao aspecto de cera das suas folhas, elas são capazes de resistir a lugares com pouca iluminação e, portanto, as plantas podem ser colocadas em corredores de prédios sem maiores problemas.

Assim, para a umbanda, uma vez que as folhas da zamioculca se tornam amareladas, isso significa que ela cumpriu o seu papel e protegeu o seu dono de alguma energia negativa. Então, ela deve ser eliminada do ambiente e substituída por outra.

Combinação da zamioculca com outras plantas

Para fazer uma combinação entre a zamioculca e outras plantas é preciso considerar questões que vão além dos benefícios e do significado espiritual. Como se trata de uma planta naturalmente mais resistente e de manutenção simples, ela precisa ser pareada com outras que apresentem a mesma resistência.

Caso contrário, as demais não conseguirão cumprir a sua função por não terem capacidade de sobreviver nos mesmos locais que a zamioculca. Então, uma boa dupla para a zamioculca é a jiboia, que possui a mesma resistência e também atrai prosperidade.

Benefícios da planta zamioculca

Folhas de zamioculca

A zamioculca é uma planta que atrai prosperidade, sorte e abundância. Além disso, ela é capaz de manter o ambiente doméstico protegido de energias negativas. Como bônus, além de todos estes benefícios, ela ainda é bonita o bastante para servir de decoração.

Então, quem deseja somar beleza e espiritualidade, encontra o que precisa nessa planta. Continue a leitura para conhecer mais benefícios de ter uma zamioculca em casa!

Equilibra as energias

Um dos benefícios de ter uma zamioculca em casa é manter as energias do ambiente equilibradas. Em geral, quem pretende usar a planta para essa finalidade opta por coloca-la na entrada da casa. Assim, a zamioculca filtra as energias que entram no ambiente e impede que a negatividade chegue ao lar.

Como a planta não gosta de sol direto, ficar em ambientes fechados não é algo que prejudica a sua saúde. Então, com os cuidados adequados ela pode ser mantida dessa forma por períodos mais prolongados.

Atrai prosperidade

Um dos principais significados espirituais da zamioculca é a atração da prosperidade. Ele está presente tanto na umbanda quanto no Feng Shui. Porém, como a prosperidade é um conceito muito amplo, para usar a planta com este objetivo é preciso ter mais clareza quanto aos seus desejos.

Isso acontece uma vez que o tipo de prosperidade que a zamioculca é capaz de atrair está mais conectado ao setor financeiro. Logo, quem está precisando viver um momento econômico mais ameno pode usa-la para esta finalidade e conseguirá o que precisa.

Atrai sorte e abundância

A abundância e a sorte são coisas que a zamioculca é capaz de atrair. Assim, ela é recomendada para pessoas que estão passando por dificuldades na vida e sentem que precisam de um empurrão extra para mudar os rumos do seu destino.

Quando este é o uso desejado, o mais indicado é que a planta seja aliada a outras que têm o mesmo sentido e uma resistência similar. Nesse sentido, destaca-se a espada de adão, que também pode ser mantida afastada da luz solar e funciona para atrair recursos financeiros.

Atrai proteção

O sentido de proteção da zamioculca está mais associado à visão da umbanda sobre esta planta. Assim, essa religião recomenda que ela seja posicionada nas entradas da casa para que as energias negativas, como a inveja, sejam mantidas do lado de fora.

Além disso, é preciso observar os sinais de que a zamioculca está cumprindo o seu propósito porque ela precisa ser substituída quando passa por um esgotamento ou não será mais capaz de proteger o lar de forma eficaz. Um desses sinais é o amarelamento das folhas.

Atrai saúde e paz

E possível destacar que a zamioculca também é capaz de atrair saúde e paz para a vida das pessoas. Como ela é uma planta voltada para a prosperidade e essas questões estão subentendidas dentro do conceito, quem tem uma zamioculca no ambiente consequentemente sentirá uma melhoria nessas áreas.

Entretanto, é interessante observar que se trata de uma planta tóxica. Diante disso, ela deve ser afastada do alcance de crianças e de pets. Então, o mais recomendado é que esteja em locais altos ou na área externa da casa.

São bonitas para decoração de ambientes

Para quem está em busca de uma planta que junte significados espirituais e beleza, a zamioculca é o ideal. A beleza das suas folhagens verdes combina bem com qualquer tipo de decoração, especialmente com os ambientes mais neutros e que precisam de um colorido.

Como podem ser cultivadas em vasos sem maiores problemas e não exigem muita manutenção para ser saudáveis, as zamioculcas são as plantas ideais para as pessoas que vivem em apartamento, mas querem acrescentar um aspecto mais natural aos seus espaços.

É uma planta resistente

É possível afirmar que a zamioculca é uma planta muito resistente. Diante disso, especialistas em Feng Shui recomendam-na para as pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos cuidados. Elas não precisam de luz direta do sol, o que beneficia as pessoas que vivem em apartamentos.

Além disso, vale a pena ressaltar que as regas também não precisam ser constantes e a zamioculca consegue sobreviver bem recebendo água apenas duas ou três vezes na semana. Essa caraterística tem relação direta com a sua fisiologia.

Como cuidar da planta zamioculca

Pessoa plantando zamioculca em vaso

Embora a zamioculca seja uma planta de manutenção descomplicada e ideal para as pessoas inexperientes com cuidados mais elaborados, elas precisam de alguns cuidados. Portanto, questões como onde colocar, qual a iluminação ideal e a qual temperatura a planta pode ser mantida devem ser observadas com atenção por quem pensa em cultiva-las.

Quer ter uma zamioculca em casa, mas está em dúvida quanto aos cuidados? Veja a seguir maiores detalhes sobre isso!

Onde colocar?

O local ideal para a zamioculca é determinado pela estação do ano. Durante o verão, a planta consegue se destacar mais em espaços bem iluminados ou próxima das janelas. Então, caso os objetivos sejam decorativos, essa questão deve ser considerada, mas sempre tendo atenção à questão da luz do sol.

Porém, no inverno e no outono é mais indicado deixar o vaso em um local devidamente protegido, visto que a zamioculca não gosta de climas frios. Nesse caso, prefira locais arejados e temperaturas amenas.

Iluminação ideal para a zamioculca

A zamioculca não precisa de luz direta do sol para a sua manutenção. Então, ela pode ser mantida em espaços com iluminação mais indireta. Porém, vale observar que ela não vai produzir novos brotos nessas condições.

Um aspecto curioso sobre essa planta é que ela consegue sobreviver bem com luz artificial, inclusive no sentido de realizar a fotossíntese de maneira apropriada. Diante dessas questões, o mais recomendado é que ela receba iluminação indireta, mas forte.

Temperatura e hidratação

Em termos de hidratação, a zamioculca também não é uma planta exigente e duas ou três regas semanais são suficientes para que ela mantenha um bom aspecto e esteja saudável. Quando se fala sobre a temperatura, ela tem preferência por locais frescos e suporta mais do que 15°C sem maiores problemas.

Entretanto, o frio não é algo que a zamioculca consegue suportar. Nesse sentido, vale lembrar que a planta não deve ser exposta às temperaturas inferiores a 5°C. Durante o inverno, o mais indicado é movê-la para o cômodo mais aquecido da casa.

Solo e substrato para a planta

Outro aspecto positivo da zamioculca é a sua capacidade de se adaptar a qualquer solo. Porém, a planta tem as suas preferências e gosta de terras leves, bem drenadas e macias. Um substrato ao qual ela responde bem é o húmus.

É importante ter atenção à questão da drenagem, que é essencial para a saúde da planta. Embora precise de água para sobreviver, os solos encharcados podem acabar prejudicando as raízes da planta e, consequentemente, o seu crescimento. Logo, para verificar a umidade, enterre um pouco o dedo na terra.

Manutenção da zamioculca

A zamioculca é resistente e não exige muitos cuidados. Assim, os paisagistas recomendam poucas regas durante o verão e no inverno o número deve ser diminuído. Isso acontece graças aos rizomas da planta, que reforçam a sua estrutura e fazem com que ela não precise de muita água. Assim, ela pode ser usada mesmo em espaços fechados porque possui a capacidade de guardar água no caule e nas folhas.

Além disso, vale ressaltar que não são necessárias fazer podas na planta. Entretanto, é preciso observar o aspecto das suas folhas. Quando estas começam a apresentar uma coloração amarelada, significa que o ciclo de vida está chegando ao fim.

Cuidado com a toxicidade da planta!

Um aspecto importante e que precisa ser destacado sobre a zamioculca é a sua toxicidade. Logo, a ingestão das folhas pode prejudicar seres humanos e animais. Então, uma forma de evitar danos é manter a planta longe do alcance das crianças e dos animais de estimação.

Caso um acidente aconteça, os primeiros sintomas serão a diarreia e a dor de estômago. Assim, após detectar um caso de infecção dessa natureza é importante ingerir muita água para evitar a desidratação. Se um animal de estimação ingerir, procure leva-lo imediatamente ao veterinário.

Preço e onde comprar

A zamioculca pode ser encontrada com facilidade em sites especializados em plantas ou em lojas de produtos voltados para a jardinagem. Além disso, em termos de custos, eles podem ser variáveis e dependem do estado de maturação da planta. Logo, os preços oscilam entre 29 reais e 63 reais.

A zamioculca é uma ótima opção para a sua casa!

Vaso com água e zamioculca em mesa de centro na sala

A zamioculca é uma excelente opção para ter no ambiente doméstico e isso se mantém para as pessoas que moram em apartamentos. De fácil manutenção, ela não exige muitos cuidados diários e sobrevive bem com poucas regas e sem muita exposição ao sol. Assim, pode ser cultivada até no corredor de prédios.

Além disso, existem diversos benefícios espirituais em ter uma zamioculca, especialmente na entrada de casa. A planta atua no sentido de proteger o lar e os seus moradores contra as energias negativas, filtrando-as e impedindo que cheguem até os moradores.

Logo, ter atenção ao seu aspecto é muito importante porque a zamioculca, quando cumpre a sua função de proteção, adquire uma coloração amarelada, o que significa que ela filtrou muitas energias e precisa ser substituída. Nesse caso, a orientação é que a antiga planta seja completamente removida do ambiente doméstico antes de ser substituída por uma nova.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza