O que é crise existencial? Sintomas, causas, formas de lidar e mais!

O que é crise existencial? Sintomas, causas, formas de lidar e mais!

A crise existencial pode afetar qualquer pessoa, e representa um momento de reflexão e enfrentamento de questões mais profundas da vida. Veja mais!


Considerações gerais sobre crise existencial

Ilustração de uma crise existencial. Há um ponto de interrogação no lugar da cabeça do homem.

A crise existencial é uma experiência intensa e muito difícil de ser encarada de um modo geral, e que vem para provocar mudanças significativas a realidade das pessoas que são impactadas por esta questão. Estes são alguns dos momentos mais temidos da vida de todas as pessoas, de ter que enfrentar as consequências e situações diversas que são provocadas pela crise existencial.

Nesse processo, existem algumas tendências a serem repetidas pela maioria das pessoas, como afastamentos repentinos, medos e incertezas a respeito de vários aspectos distintos da vida. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com estas fases, pois elas podem interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas. A seguir, veja mais sobre o que é a crise existencial e como lidar com isso!

Crise existencial, sua importância e o apoio profissional

Representação da crise existencial

A crise existencial não é um processo fácil de ser enfrentado, pois a maioria das pessoas se vê imersa em situações conflitantes e que causam impactos muito grandes em suas vidas, em vários âmbitos, pessoal, profissional e amoroso.

O mais complicado de se encarar é que não há nenhum aviso prévio de que esta situação está se aproximando de fato, ela acaba chegando de forma inesperada e traz consigo vários sentimentos ruins e intensos. Aprender a identificar estes momentos para não se frustrar e se prejudicar ainda mais é importante. Entenda mais um pouco a seguir!

O que é crise existencial

A crise existencial é um termo usado para poder descrever um processo no qual os indivíduos se sentem descontentes e insatisfeitos com os rumos de sua vida e, até mesmo, a respeito da sua própria identidade, situação esta que gera muita confusão mental, entre outros problemas. Há também um questionamento muito grande a respeito do sentido da vida.

Alguns se referem a esses períodos da vida como ansiedade existencial, pois de fato o que ela provoca é semelhante às ações perante crises de ansiedade, visto que as pessoas se preocupam de forma excessiva principalmente com seus futuros e propósitos.

A necessidade da crise existencial

Por mais que seja um período devastador e difícil de ser vivido, há uma necessidade por trás de todo esse processo causado pela crise existencial. Isso, pois de alguma forma ela provoca nos indivíduos uma necessidade de reavaliar a respeito de vários aspectos da sua vida.

Isso faz com que estes percebam suas ações, o que desejam de fato em suas vidas e o que estão fazendo para que isso aconteça. É um processo de mudanças e transições, que faz com que dificuldades e ações sejam refletidas para que haja melhorias na vida.

Como o apoio profissional pode ajudar em uma crise existencial

O processo causado pela crise existencial acontece de forma distinta para as pessoas. Alguns podem passar por situações mais graves e que podem se tornar um fardo muito pesado para que carreguem sem apoio.

Portanto, se este for o caso, a ajuda profissional pode ajudar os indivíduos a entender o que está acontecendo de fato, e perceber as situações de uma forma mais ampla para que estes consigam passar por estes processos de mudança sem que acabem sendo prejudicados pelos efeitos causados pela crise existencial.

Os sinais e sintomas da crise existencial

Crise existencial - ilustração de uma mulher confusa com suas diversas faces estampadas em smartphones

Por mais que a crise existencial seja um processo que todas as pessoas estão suscetíveis a passar em suas vidas, e que em geral ela não chega com um claro aviso, existem alguns sinais que podem ser notados antes que tudo se agrave ainda mais.

Portanto, alguns aspectos deixam mais claro de que a crise existencial está tomando um espaço da sua vida e que isso precisa ser resolvido para que seus efeitos não causem prejuízos irreparáveis. Conhecer os sinais também é importante para que se busque por ajuda, por exemplo. Leia mais a seguir!

Ansiedade

Um dos primeiros sinais que aparecem quando o indivíduo está sofrendo uma crise existencial é a ansiedade. Isso acontece, pois como esse momento provoca reflexões profundas a respeito da vida.

Como tudo está se encaminhando nela, a ansiedade acaba por tomar conta, pois uma das suas características é pensar fixamente em um mesmo assunto, mas, em geral, vendo cenários ruins a respeito dele que causam ainda mais sensações negativas.

Com o tempo, isso faz com que o indivíduo perca a sua motivação e se torne inerte perante a tudo, por não conseguir achar outras formas de resolver estas questões problemáticas.

Cansaço físico e mental

Em meio a tantos pensamentos e sensações negativas que esse momento inevitavelmente traz para a vida das pessoas, a crise existencial também provoca muito cansaço físico e mental nas pessoas a afetadas por ela.

O fluxo de pensamentos constantes a respeito de assuntos diversos e de grande importância para a vida é tão grande, que as pessoas afetadas pela crise existencial acabam sofrendo de impactos tão profundos nos sistemas neuronais que estes provocam sensações físicas a medida que evoluem, que são mostradas através do cansaço constante.

Isolamento e falta de vontade de socializar

Com o tempo, os pensamentos negativos e nocivos se tornam tão constantes na vida de uma pessoa que está sofrendo de uma crise existencial que isso faz com que ela acabe se afastando do convívio com outras pessoas.

A vontade de socializar, ver amigos, familiares e outras pessoas diminui consideravelmente a medida que essa pessoa se sente mais incomodada com os pensamentos ruins. Esse isolamento também é provocado pela ansiedade, que é algo constante neste período, e as consequências disso são mostradas através de sensações de incapacidade e insegurança.

Desânimo e pessimismo constante

Para os que são afetados pela crise existencial o pessimismo e o desânimo deixam de ser apenas uma representação mental da insatisfação e se tornam algo maior. Durante estas crises, isso se torna mais constante na vida das pessoas afetadas por ela, pois preocupações e questionamentos acabam aparecendo com maior constância, exigindo destas pessoas que algo seja mudado.

Diante destas cobranças e situações impostas pelo momento, é comum que o indivíduo se sinta pessimista, pois a sua visão é que de nada irá adiantar estas mudanças pois tudo ao final vai acabar dando errado da mesma forma.

Alterações no apetite e distúrbios de sono

Quando a saúde mental é afetada em sequência, de alguma forma as pessoas acabam por sentir alterações em seu físico. Nesse caso da crise existencial, como existem vários fatores que impactam diretamente na saúde mental, devido à ansiedade, pensamentos obsessivos, pessimismo e outros, o próximo passo a ser notado é a falta de apetite e os distúrbios do sono.

Assim, as pessoas que passam pela crise existencial sentem maior dificuldade para se alimentar, pois o apetite diminui consideravelmente, e isso pode até mesmo causar outros problemas de saúde se não vigiado. E outras questões, como insônia, se tornam muito presentes na vida destas pessoas.

Os diferentes motivos que levam a uma crise existencial

Crise existencial - ilustração da imagem com uma mulher com o rosto apagado, desesperada com as mãos na cabeça

Algumas situações da vida podem levar as pessoas a enfrentarem estas temidas crises existenciais. Em geral, elas aparecem quando os indivíduos se questionam a respeito de assuntos específicos de suas vidas ou quando existe algum conflito emocional muito grande que precisa ser encarado.

Portanto, são vários os motivos que podem desencadear uma crise existencial, e é importante se atentar a eles para que se tome cuidado ao lidar com essas questões na vida, podendo assim encontrar formas de evitar que isso aconteça de fato. Veja mais a seguir!

Medo de responsabilidades

Diante de muitas responsabilidades, as pessoas acabam por sucumbir aos medos, por qualquer que seja o motivo. Há a possibilidade de que temam não conseguir cumprir com o que foi requisitado, como por exemplo, no trabalho ou em algum ambiente que exija mais desta pessoa.

Esse temor pode aparecer também nas decisões importantes que precisam ser tomadas na vida desse indivíduo. Como não existe um caminho correto traçado na vida, alguns percalços podem trazer essas sensações negativas de medo.

Propósito e sentido de vida

Um dos principais pontos de questionamento das pessoas que enfrentam as crises existenciais é a respeito do sentido da vida. As pessoas que experimentam essa chamada ansiedade existencial começam a se perguntar com uma frequência maior a respeito dos objetivos que têm, quais sãos os seus propósitos no mundo e outros tantos questionamentos.

Geralmente, esse tipo de pergunta aparece, de forma mais branda, em momentos de transição, mas durante uma crise existencial, isso se torna bem maior e constante.

Experiência com morte e doenças

A morte é algo que causa um impacto inevitável na vida de uma pessoa, portanto, ao encarar esta situação referente a uma pessoa próxima, que tem um grande significado, é comum que as pessoas comecem a se questionar a respeito da vida. E este pode ser um gatilho para que uma crise existencial seja iniciada.

Doenças graves também são motivos para os tais questionamentos que aparecem nesses períodos, pois é comum que as pessoas se tornem ansiosas diante dessas situações, pois isso pode afetar os planos de vida de uma forma intensa, sejam seus ou de pessoas próximas.

Evento significado na vida

As pessoas que enfrentam crises existenciais, geralmente chegam nesse ponto de suas vidas por causa de situações específicas, como as descritas. Logo, eventos de grande impacto que causam mudanças inevitáveis são motivos suficientes para que uma crise dessa magnitude seja desencadeada.

Esses eventos, em geral, são situações que mudam algum aspecto da vida dessa pessoa totalmente, e até mesmo sem aviso aparente. Assim, os eventos marcantes podem ser em várias áreas da vida, como profissional, amorosa e nos estudos.

A repressão de emoções e sentimentos

Os sentimentos e emoções são aspectos que precisam ser levados com seriedade e cautela. Muitas pessoas acabam por não se permitir viver essas experiências, sentir o que for necessário, seja por medo, insegurança ou qualquer outro motivo.

E para que não precisem lidar com essas questões, acabam reprimindo seus sentimentos e emoções. Com o tempo, isso pode desencadear uma crise existencial muito profunda, pois a falta de expor e experimentar seus sentimentos de forma plena pode causar questionamentos a respeito da sua vida.

Maneiras de lidar com a crise existencial

Diária da gratidão

Lidar com uma crise existencial é algo desafiador e complexo. Mas essa fase ruim da vida é possível de ser encarada de frente, resolvida com alguns auxílios específicos, sejam eles profissionais ou então técnicas para poder passar pelos desafios deste período transformador.

Caso não se sinta preparado para lidar com isso sozinho, é sempre importante reconhecer seus limites e buscar a ajuda de um psicólogo, pois ele terá condições plenas de te ajudar com estes momentos. Continue lendo para saber mais!

Mantenha um diário de gratidão

Uma boa ideia para conseguir lidar com esses momentos complicados da crise existencial é manter um diário de gratidão. Nesse local, escreva tudo aquilo pela qual você de alguma forma se sente grato de ter vivido ou então recebido em sua vida.

Essas mensagens servirão de apoio para que entenda que esse momento, por mais complicado que pareça, não o define, e outras situações muito melhores aconteceram e podem acontecer novamente em sua vida. Assim, esse diário servirá como um lembrete de tudo que você conquistou e ainda pode conquistar na sua caminhada.

Liste todas as coisas e pessoas que fazem a sua vida ter mais sentido

É importante que, ao ter uma crise, se apegue às pessoas que fazem a diferença em sua vida. Nesse caso, liste as pessoas importantes para você, pois elas são exatamente o que você vai precisar para lidar com esse momento difícil, pois poderá encontrar conforto e sentido na vida ao entender que estes estarão ao seu lado para o que for necessário.

Além disso, em situações desafiadoras é comum que as pessoas se encontrem perdidas e acreditem que não há ninguém ao seu lado. Por isso, é importante reforçar esse aspecto para desvencilhar esses pensamentos.

Não espere encontrar todas as respostas

Por mais que a crise existencial seja algo desencadeado pela falta de respostas, pois algumas perguntas na vida simplesmente não contam com uma resolução de fato, é preciso que não se apague tanto a isso. Algo muito importante de ser desenvolvido nesse momento é a questão a respeito das perguntas sem resolução.

Portanto, se preocupar excessivamente com algo que não será resolvido ou entendido é uma perda de tempo e pode causar muito mal. Existem muitas perguntas que podem não ter respostas até mesmo ao final da vida. Então, não fique focando nesses aspectos.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo muito importante para poder aprender mais a respeito de si mesmo, se entender e conhecer profundamente os seus desejos. Usar da crise existencial para buscá-lo é uma forma sábia de lidar com este momento desafiador.

Até porque, por mais que seja algo muito difícil de ser encarado, e que tenha consequências pesadas para enfrentar, isso também traz mudanças de valor, beneficiando vários aspectos da sua vida. Assim, conhecer a si mesmo ao longo de uma fase complexa pode te levar para caminhos melhores, trazendo mais satisfação para a sua vida.

Evite comparações

Uma das atitudes mais comuns que as pessoas inevitavelmente tomam em suas vidas são as comparações. Ver o que as outras pessoas conquistaram em suas vidas e comparar com a sua é um erro que pode trazer somente sofrimento, pois os processos e caminhos que cada pessoa percorre é único.

Então, se você não se encontra em uma fase que gostaria e a outra pessoa já está acima dela, é importante tomar cuidado com esse tipo de visão, pois ela pode te desanimar e colocar ainda mais para baixo.

Por que é tão importante a mudança de mentalidade para enfrentar a crise existencial?

Ilustração das borboletas e a sua mudança desde o casulo até seu desenvolvimento

Para conseguir lidar e enfrentar a crise existencial, algumas medidas podem ser tomadas, como descrito. Mas é preciso que a pessoa afetada por este processo intenso reconheça as mudanças que são necessárias em seu comportamento e nas suas visões, pois somente diante disso será possível conseguir enfrentar de frente este processo tão complicado.

A crise existencial, por pior que seja, traz a chance de transformar o que não está dando certo em sua vida e dá uma oportunidade de refletir e pensar a respeito disso. Portanto, é essencial que a mentalidade da pessoa afetada por esta crise seja mudada, para que ela veja as situações por uma outra perspectiva.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.