Chá termogênico: verde, mate, de hibisco, seus benefícios e mais!

Chá termogênico: verde, mate, de hibisco, seus benefícios e mais!

Conheça alguns dos melhores chás termogênicos. Eles auxiliam na perda de peso e trazem diversos outros benefícios para a sua saúde! Clique e saiba mais!


Considerações gerais sobre chás termogênicos

Xícara de chá de gengibre

Os chás termogênicos se tornaram extremamente populares com o tempo entre as pessoas que estão em busca de uma mudança de vida passando por processos de emagrecimento. Em geral, são associados à dietas e exercícios físicos para que seus efeitos sejam mais amplos.

Isso ocorre pelo fato de que estes chás, que contam com propriedades termogênicas em geral são usados para acelerar o metabolismo, pois é esta propriedade que facilita para que o processo de emagrecimento ocorra.

A busca por inserir estes chás, em geral, é para garantir que a perda de peso também seja algo saudável, pois muitas pessoas acabam por adotar medidas mais rápidas mas não tão seguras. Conheça mais sobre os chás termogênicos e suas variedades!

Os chás termogênicos, benefícios e contraindicações gerais

Mulher magra segurando xícara de chá

O processo de emagrecimento para muitas pessoas é algo desafiador, que exige muito empenho, seja através de dietas ou exercícios físicos. Para facilitar um pouco a dificuldade deste processo, algumas pessoas adotam medidas aliadas, como o uso de chás que aceleram o metabolismo e facilitam para que haja a queima de gordura.

São vários os chás que contam com propriedades termogênicas e agem desta forma. Cada um conta com suas composições específicas, no entanto, e podem servir para mais de uma situação. Por isso é preciso conhecer claramente o chá que está utilizando. Veja mais detalhes sobre estes chás!

O que são chás termogênicos

Os chás termogênicos são aqueles que contam, de alguma forma, com substâncias que facilitam para que haja uma aceleração do metabolismo, e por consequências realizam a queima de calorias. Devido a esta característica específica que eles são considerados eficientes para promover o emagrecimento.

É importante destacar, que mesmo que estes chás contem com estas propriedades, devem ser ingeridos com cautela respeitando a quantidade indicada e também para que os efeitos sejam sentidos de fato, é necessário o associar com dietas e exercícios.

Benefícios gerais dos alimentos termogênicos naturais

O primeiro ponto a ser destacado quando se fala a respeito de um chá ou alimento que seja termogênico é sobre o efeito emagrecedor que ele promove. Mas também existem outros pontos a serem tocados neste sentido. Isso, pois o fato de que aceleram o metabolismo também faz om que o indivíduo tenha mais energia também para realizar atividades.

Alguns dos alimentos e chás termogênicos também contam com a cafeína em sua composição, e portanto podem ajudar a melhorar o foco e consequentemente o indivíduo terá um desempenho muito melhor.

Contraindicações e malefícios gerais dos termogênicos naturais

Ao se utilizar de chás ou alimentos que contenham propriedades termogênicas, é importante salientar que estes também contam com seus riscos e contraindicações que devem ser respeitados, pois caso contrário podem causar muito mais malefícios do que benefícios.

Em algumas pessoas os efeitos podem ser bem negativos mesmo que sejam usados em pequenas doses, portanto ao notar qualquer situação deste tipo o melhor a se fazer é que pare com o uso do termogênico. Algumas pessoas podem sentir dores de cabeça, insônia, pressão alta, taquicardia, arritmia e também podem adquirir resistência ao termogênico.

O chá verde

Xícara de chá verde

O chá verde é um dos que mais se destacam entre os que contam com propriedades termogênicas, sendo assim um dos mais populares. Isso, pois além de possuir estas características ele também é benéfico para outras doenças.

O motivo pela qual o chá verde é um excelente termogênio vem do fato de que suas folhas são ricas em cafeína, que atua diretamente nesta questão, mas também pode favorecer os indivíduos quanto a regulagem da pressão arterial e níveis de colesterol. Leia mais sobre o chá verde!

Benefícios do chá verde

Os benefícios do chá verde são bastos, e pois esta planta conta com diversas substâncias distintas que favorecem na prevenção ao envelhecimento precoce, auxilia na contenção da diabetes e também pode até mesmo prevenir certos tipos de câncer.

Por conter cafeína em sua composição, o chá verde garante que o indivíduo ao consumir terá mais disposição tanto física como mental, podendo exercer atividades físicas com maior facilidade e garantindo assim que este tenha mais concentração também em outros tipos de tarefas.

Cuidados ao consumir o chá verde

Mesmo se tratando de um chá e com propriedades positivas para a saúde, alguns cuidados sempre precisam ser tomados ao ingerir qualquer tipo de substância que de alguma forma pode alterar a sua saúde.

Portanto, o primeiro ponto a ser destacado é que a quantidade diária de chá verde deve ser respeitada, pois pode desencadear problemas e perder seus benefícios se usado de forma errada e em excesso. Pessoas que enfrentam insônia também não devem consumir este chá assim como as que possuem problemas na tireoide, pois o chá verde por estimular de forma errada o funcionamento da glândula.

Ingredientes e modo de preparo do chá verde

O chá verde pode ser preparado de diversa formas, associado a outros ingredientes ou não. Neste primeiro caso, costuma ser combinado com outros ingredientes para que se torne mais palatável e agradável. Veja como preparar.

- 1 xícara de água;
- 1 colher (de chá) de chá verde;
- Suco de meio limão.

Ferva a água e em seguida coloque as folhas do chá dentro da água e desligue o fogo. Deixe por 10 minutos em infusão e logo após este tempo retire as folhas coloque o suco de limão e está pronto para consumir.

Consumo recomendado

O recomendado é que o consumo de chá verde não ultrapasse diariamente as 4 xícaras. É indicado que se tome entre 2 a 4 xícaras para obter os benefícios do chá, caso contrário ele pode acabar agindo de forma inesperada e prejudicando a sua saúde.

Outro fato a se destacar, é que ao consumir entre as refeições do dia, o chá verde pode auxiliar muito mais no metabolismo. As pessoas que possuem pressão alta devem tomar um cuidado extra, o indicado é que não ultrapassem 3 xícaras diárias.

O chá mate

Xícara de chá mate

O chá mate é conhecido por muitas pessoas por ser saboroso e se tornou uma bebida muito popular em momentos de maior calor, pois ele costuma ser combinado com outros ingredientes para que seja ingerido gelado, com o propósito de refrescar em dias de verão.

Entretanto, ele também é um excelente termogênico e pode ser usado no seu dia a dia para trazer estes benefícios à sua saúde, melhorando o metabolismo e outros aspectos neste sentido. Esta é uma erva poderosa e que conta com outros vários efeitos e benefícios. Conheça mais sobre o chá mate!

Benefícios gerais do chá mate

O chá mate é muito conhecido em vários locais do país, e ingerido de diversas formas como parte do dia a dia das pessoas. Mas a realidade é que esta bebida é excelente para vários aspectos do organismo, e beneficia o desempenho físico e também garante que o indivíduo tenha mais foco em suas atividades diárias.

Outro ponto importante a se destacar a respeito do chá mate é que ele age favorecendo os indivíduos para que estes tenham menores chances de desenvolver doenças cardíacas.

Ingredientes e modo de preparo do chá mate

O chá mate pode ser feito de várias formas, e ingerido tanto quente como gelado. Em seu estado gelado ele é combinado com vários outros elementos, como sucos por exemplo. Uma das combinações mais comuns é a com limão.

- 1 colher de sopa de folhas de torradas de erva-mate;
- 1 xícara de água fervente.

Primeiro ferva a água, e quando esta atingir este ponto coloque em uma xícara e em seguida insira a s folhas de erva-mate. Deixe a xícara tampada por pelo menos 10 minutos. Após este tempo retire todas as folhas da erva-mate e já está pronto para consumir. Caso deseje beber gelado, coloque algumas pedras de gelo e se desejar pode combinar o chá com alguns sucos, como o de limão e pêssego.

Consumo recomendado

O consumo recomendado de chá mate por dia, de acordo com alguns estudos, é de 3 xícaras de cerca de 330 ml por dia, ao longo de no máximo 60 dias. O limite diário e seguro que pode ser atingido por uma pessoa é de 1,5 litros, não devendo ultrapassar esta quantidade devido a algumas substâncias contidas na erva-mate, como a cafeína.

Esta é apenas uma indicação, pois não se sabe de fato se o consumo de mais de 1,5l diários pode causar algum problema ou até mesmo toxidade para o organismo, por isso se recomenda que este valor não seja superado.

O chá de hibisco

Xícara de chá de hibisco

O chá de hibisco se tornou muito popular há alguns anos em meio as pessoas que buscam por uma vida mais saudável e regrada através de dietas. Isso, pois ele apresenta diversas propriedades positivas para a saúde mas a principal delas que faz com que esta planta se destaque é o fato de que ela conta com ações termogênicas.

Outras propriedades positivas do hibisco podem auxiliar em problemas ligados ao fígado e também controle da pressão arterial. A seguir, veja mais sobre o hibisco e suas propriedades!

Benefícios do chá de hibisco

O consumo do chá de hibisco pode trazer diversos benefícios para a saúde. Além do fato de ser um termogênico extremamente eficiente por vários fatores, como queima de gordura e também por exercer papel diurético, auxilia regulando outras áreas do organismo.

O hibisco conta com uma ação laxante, o que pode favorecer as pessoas que possuem prisão de ventre e problemas relacionados ao intestino neste sentido. As ações do hibisco também pode favorecer os indivíduos que possuem problemas no fígado, estômago e auxilia aliviando as cólicas menstruais.

Ingredientes e modo de preparo do chá de hibisco

O preparo do chá de hibisco é bastante simples, e o mais comum é que a sua flor seja utilizada para tal. As flores são encontradas secas em empórios ou lojas de produtos naturais muito facilmente. Esta é a forma mais natural possível de se consumir o chá. Veja como é o seu preparo.

- 2 colheres de flores de hibisco seco;
- 300 ml de água.

Coloque a água em um recipiente que pode ir ao fogo e deixe que ela ferva. Em seguida, coloque as flores de hibisco na água quente e desligue o fogo. Deixe as flores abafadas na água por 10 minutos e em seguida retire todas elas e beba.

Consumo recomendado

O consumo recomendado para o uso de chá de hibisco, com a finalidade de termogênico, ou seja, para os que estão em busca de se utilizar de seus benefícios para o emagrecimento, é de 2 xícaras ao dia.

Também é recomendado que os indivíduos que façam este tipo de uso do hibisco, com a finalidade de auxiliar na perda de peso, que consumam o chá principalmente após as suas refeições diárias. Isso, pois desta forma o hibisco pode ajudar na quebra de gorduras e queima de calorias que foram consumidas melhorando o metabolismo.

O chá de canela

Xícara de chá de canela

A canela é um excelente termogênico, além de ser uma especiaria muito apreciada e utilizada para várias finalidades distintas. Por possuir um sabor e aroma agradável, a canela é usada para preparos culinários, como tempero, na confeitaria e também até mesmo para produtos específicos.

Seus benefícios são vastos, e vão além das propriedades termogênicas. Isso, pois o chá de canela pode ser usado também para combater gripes, no combate a alguns tipos de câncer e até mesmo melhora a vida sexual. Conheça os benefícios da canela a seguir!

Benefícios gerais do chá de canela

O consumo do chá de canela pode favorecer muito os que estão em busca de emagrecer, pois ela conta com esta ação termogênica muito forte e é capaz de conseguir queimar muitas das calorias consumidas diariamente com seu consumo constante.

Entre os seus vários benefícios, o chá de canela também favorece os indivíduos fortalecendo o sistema imunológico destes, evitando gripes e resfriados. Também pode auxiliar melhorando a vida sexual, pois existem algumas propriedades que são consideradas como afrodisíacas.

Cuidados ao consumir o chá de canela

Apesar de ser muito benéfica para vários aspectos da saúde, a canela também pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente se usada de forma inadequada ou em excesso.

Neste caso, ao consumir o chá feito com esta especiaria, se certifique de que está ingerindo até 6h por dia, pois esta é a quantidade segura. Os principais efeitos colaterais que podem surgir com uso excessivo são alergias, dores de estômago, hipoglicemia, irritações na pele e outros.

Ingredientes e modo de preparo do chá de canela

Levando em consideração todas as orientações a respeito das quantidades e do uso da canela de diário, o chá pode ser feito de uma forma bastante simples. Confira como é o preparo.

- 1 casca de canela;
- 250 ml de água.

Coloque a água para ferver com a casca de canela. Em seguida, após atingir fervura deixe mais algum tempo desligue o fogo e retire a canela da água após 10 minutos de infusão. Deixe que o chá amorne um pouco e em seguida ele já pode ser consumido. Uma dica para deixar o chá mais palatável é colocar algumas gotas de limão.

Consumo recomendado

O recomendado é que o uso do chá de canela seja feito no máximo três vezes ao dia. Portanto, é indicado que não se ultrapasse as 3 xícaras deste chá, pois o excesso, como destacado, pode levar a problemas de saúde.

O mais indicado é que o chá seja consumido antes dos horários de alimentação, como café da manhã, almoço e jantar. Isso, pois ao consumir o chá próximo aos horários onde se alimenta, ele irá fornecer muito mais benefícios já auxiliando no processo de queima de calorias.

O chá de gengibre

Xícara de chá de gengibre

O gengibre é uma raiz muito poderosa e cheia de benefícios para saúde. Além de ser usado para preparo de chás e medicamentos naturais, ele também é muito consumido como tempero e também pode ser usado em doces e outros preparos alimentícios.

Portanto, são várias as atribuições desta raiz, e ela pode ajudar no combate a muitas doenças garantindo melhorias e qualidade de vida. O chá de gengibre é rico em substâncias como gingerol, paradol e zengerona, que auxilia no combate a resfriados e gripes. Leia mais sobre o gengibre e suas aplicações!

Benefícios gerais do chá de gengibre

O gengibre conta com várias ações distintas no organismo humano, e se destaca principalmente pelo fato de que conta com propriedades diuréticas e termogênicas. Sendo assim, ele ajuda a auxiliar o excesso de líquidos no organismo e também favorece para que haja a queima de gordura.

Em outras visões, os benefícios desta raiz são muito positivos para trazer alívio para gripes e resfriados, além de contar com ações anti-inflamatórias e também antioxidantes.

Cuidados ao consumir o chá de gengibre

Ao consumir o gengibre, se atente aos cuidados que devem ser levados em consideração para que ele traga para a sua vida somente os benefícios. Sendo assim, ele é contraindicado para pessoas que contam com cálculos na vesícula e também que possuam irritações no estômago.

Neste caso ele pode causar muitos malefícios pois se trata de uma raiz muito forte para quem tem estômago mais sensível. Pessoas que estejam em tratamentos utilizando medicamentos anticoagulantes também não devem consumir este chá pois esta associação pode acabar causando hemorragias.

Ingredientes e modo de preparo do chá de gengibre

O chá de gengibre em geral é preparado se utilizando de outros ingredientes igualmente potentes e que trazem benefícios a saúde, geralmente para tornar o seu gosto mais palatável pode vir acompanhado de limão, mel, canela e outros.

- 1 pau de canela;
- 1 pedaço de gengibre;
- 1 xícara de água.

Coloque a canela e o gengibre na água e deixe que tudo fique fervendo por alguns minutos. Desligue o fogo e deixe a infusão ser realizada por pelo menos 10 minutos. Em seguida, retire os pedaços de canela e gengibre da água e beba o chá.

Consumo recomendado

O consumo de gengibre no dia a dia é muito positivo para trazer melhorias em vários aspectos para o seu organismo. Entretanto, é preciso que se tenha alguns cuidados. Neste caso, o recomendado é que o chá de gengibre seja consumido apenas 3 vezes ao dia.

Não se deve também prolongar muito o uso de nenhuma substância. Desta forma, procure espaçar os usos do gengibre dando uma pausa de tempos em tempos para que este não acabe se tornando prejudicial à sua saúde.

Os chás termogênicos são capazes de provocar a perda de peso?

Xícara de chá de gengibre

A ação termogênicas dos chás justamente são eficientes para que haja uma perda de peso maior. Isso, pois ao serem associados principalmente com dietas e exercícios o indivíduo acaba conquistando este objetivo pois a ação termogênica tende a queimar mais calorias.

Levando em consideração estes pontos, o uso dos chás termogênicos, mesmo sem atividades ou dietas, podem provocar uma perda de peso significativa, mas caso seja aliados à estas atividades específicas estes efeitos serão muito maiores e notáveis.

Mas é sempre importante lembrar que mesmo se tratando de produtos naturais é importante que os limites sejam respeitados para que não acabem se tornando prejudiciais à saúde.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.