Desenvolvimento pessoal: o que é, como fazer, benefícios e mais!

Desenvolvimento pessoal: o que é, como fazer, benefícios e mais!

Você sabe como o desenvolvimento pessoal pode impactar a sua vida profissional e pessoal? Conheça algumas práticas para melhorar o seu desenvolvimento pessoal!


O que é desenvolvimento pessoal?

Pessoa caminhando em seta pintada no chão

Quando o assunto é desenvolvimento pessoal, é comum que muitas pessoas associem apenas a livros de autoajuda e frases motivacionais. Sim, eles fazem parte do desenvolvimento pessoal, porém, desenvolver-se pessoalmente vai muito além do que simples conceitos de livros de autoajuda.

Desenvolvimento pessoal é um processo pelo qual uma pessoa se propõe a passar em busca de suas habilidades, competências e talentos, para conseguir potencializá-los ao máximo. Ou seja, o desenvolvimento pessoal se concentra na busca pessoal para aumentar o seu nível de autoconsciência e percepção diante do mundo. Continue a leitura e saiba mais!

Mais sobre o desenvolvimento pessoal

Imagem de homem com braços levantados comemorados sobreposta a imagem de homem escalando montanha

Dar atenção para o seu desenvolvimento pessoal é lidar com as coisas que você quer fazer ou também com as coisas que você precisa fazer, mas tudo isso de uma maneira saudável para a sua mente e seu corpo. Nos próximos tópicos, falaremos mais sobre o desenvolvimento pessoal.

O que você quer fazer vs o que você tem que fazer

Dois aspectos muito importantes moldam o processo de desenvolvimento pessoal de uma pessoa são o que ela deseja fazer, que se baseia pelas vontades próprias, as metas que ela estabelece para conquistá-las, desejos profissionais, mudanças de hábitos por exemplo. E o que ela precisa fazer, e nesse aspecto é onde mora os maiores aprendizados nessa busca.

Pois é aqui onde a pessoa passa a ter que melhorar aspectos pessoais, desenvolver habilidades, melhorar comportamentos e aprender o valor que o esforço tem para se conquistar qualquer coisa na vida. A junção desses dois aspectos trazem bastante questionamentos pessoais para a vida de uma pessoa. E são através das perguntas feitas que uma pessoa vai encontrando seus pontos de desenvolvimento nesse mundo.

Benefícios do desenvolvimento pessoal

A busca pelo desenvolvimento pessoal pode trazer inúmeros benefícios tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Um grande ganho é que a cada dia a pessoa passa a aprender mais sobre as próprias emoções e vontades, fazendo o possível para utilizá-las ao seu favor.

Além de se relacionar cada vez melhor com o mundo, desenvolvendo novas habilidades e competências tornando-se cada vez mais protagonista das suas próprias escolhas. Desenvolver-se pode ajudar a enxergar o mundo pela ótica de que tudo é possível, desde que tenha uma direção e aprenda a desenvolver disciplina para atingir seus próprios objetivos.

Como iniciar seu desenvolvimento pessoal

Pessoa empilhando blocos com ilustrações de setores da vida

Para iniciar o seu desenvolvimento pessoal é fundamental ter em mente o valor da paciência. Optar pelo crescimento é um processo que leva tempo e o enfrentamento de vários desafios. Para te ajudar a dar os primeiros passos, nos próximos tópicos falaremos sobre alguns aspectos iniciais.

Tenha objetivos

Para conseguir se desenvolver a cada dia é importante você ter objetivos que direciona as suas tomadas de decisões. Para alcançar os próprios sonhos, tanto na vida profissional quanto na pessoal é necessário tomar decisões importantes e que estejam alinhadas com os objetivos que você deseja.

Escrever esses objetivos em um papel vai te ajudar a visualizar e materializar os seus planos, por isso, não deixe que seus objetivos fiquem somente na sua imaginação, faça o possível para visualizá-los através da escrita e o possível para monitorar como está sendo o processo para alcançá-los.

Ter objetivos vai ajudar a ter as suas ações mais claras, além de contribuir bastante para o seu desenvolvimento pessoal.

Desenvolva autoconhecimento e reconheça seus pontos fortes e fracos

A busca por um autoconhecimento contínuo é fundamental para se desenvolver. Ao procurar entender seus pontos fortes e fracos, você acaba se enchendo de recursos que te ajudaram a superar momentos desafiadores na sua vida.

Olhar para dentro com mais atenção te ajudará a perceber quais aspectos precisa desenvolver e quais habilidades você possui que possam te ajudar no seu desenvolvimento. Se conhecer é uma etapa de reflexão onde você precisa começar a pensar onde está hoje, onde se quer ir e o que deve ser feito para que os seus objetivos desejados sejam atingidos.

Tenha planos alternativos

Por mais prevenida que possa ser uma pessoa, podem acontecer situações que venham a surpreendê-la. Momentos de altos e baixos fazem parte da natureza humana. Ter a clareza de que a beleza da vida se constrói através das incertezas, te ajudará a compreender a importância de não seguir uma linha reta, quando tiver planos e objetivos.

Ter planos mais flexíveis e que te possibilita mudar de rota quando necessário, vai te ajudar a seguir a natureza da inconstância da vida. Ter outras alternativas te ajudará a desenvolver habilidades e competências que potencializam o seu próprio desenvolvimento pessoal.

Aprenda a assumir riscos

Viver com ousadia é aprender a viver assumindo riscos. A vida, por natureza, te colocará em situações em que você tenha que correr alguns riscos, você querendo ou não. Aprender a lidar melhor com as situações que te gere um certo medo, te ajudará a obter mais recursos e experiências para lidar com os desafios que aparecerem no seu processo de desenvolvimento.

Ter esse hábito aumentará as suas habilidades e competências. O risco está associado ao medo. Mas para se desenvolver é preciso romper essa associação de forma que você se torne mais receptivo a cometer erros. Faça o possível para sair da sua zona confortável, fora dela, grandes aprendizados estão te esperando.

Invista em conhecimento e educação

O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você. Por isso, invista boa parte do seu tempo para adquirir mais conhecimentos e educação. Ao se preocupar com os estudos, você vai aumentar a sua bagagem cultural e intelectual. Sendo assim, suas possibilidades de crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente aumentam.

O conhecimento é capaz de mudar vidas e se utilizado de uma maneira saudável acaba contribuindo para um mundo melhor. Quem bebe da fonte do saber, consegue gerar grandes transformações internas e externas. Por isso, não deixe de investir o seu tempo em novos conhecimentos, o seu repertório sobre o mundo aumentará e seu desenvolvimento ficará mais efetivo.

Saiba se organizar

O desenvolvimento pessoal depende também de uma organização da sua vida e de como você gerencia o seu tempo, de modo que você consiga dedicá-lo de forma saudável a várias vertentes da vida. Se não buscar ter esse cuidado, você se enxergará em extremos, como trabalho excessivo ou diversão em excesso.

Uma boa alternativa é procurar dividir o seu tempo entre as atividades importantes da sua vida. Comece pensando quais são elas. Isso pode variar de pessoa para pessoa, porém, ter claro quais são essas atividades te ajudará a focar melhor no que é importante para o seu crescimento pessoal.

Saiba lidar quando algo não der certo

Desenvolver a habilidade da resiliência vai te trazer mais constância para os desafios que você vier a enfrentar. A resiliência é a capacidade que um indivíduo tem para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir a pressões de situações.

Quando algo não dá certo sempre cabe refletir o porquê que não deu certo e procurar fazer uma reflexão sobre a suas ações. Sempre há a possibilidade de fazer diferente e de procurar melhorar a cada dia. Por isso, procure lidar melhor com as mudanças da vida, afinal isso é uma certeza de que sempre vai ocorrer, ainda mais quem procurar se desenvolver.

Busque se relacionar com pessoas com o mesmo objetivo

Ao procurar se relacionar com pessoas, dê preferência para aquelas que possuem objetivos parecidos com os seus.

Além de ser um exercício de convivência que aumentará a sua motivação diante dos obstáculos, se relacionar com pessoas com objetivos em comum possibilitará a troca de experiências parecidas, aumentando o seu repertório de aprendizados.

Invista em melhoria mental e emocional

Investir tempo para cuidar da sua saúde mental e emocional vai te ajudar a ter uma melhor performance diante dos obstáculos da vida. Ninguém consegue entregar o seu melhor ou se desenvolver se está com problemas emocionais e mentais. Ter a saúde mental em dia é buscar por uma vida cada vez mais equilibrada.

É importante procurar adquirir conhecimentos sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, além de fazer questionamentos com frequência de como está a sua relação com a vida. Essas atitudes vão contribuir para que tenha mais recursos para melhorar a sua saúde mental. Quem tem essas preocupações faz o possível para viver uma vida mais consciente sem ficar refém das emoções.

Tenha equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Saber equilibrar a sua vida pessoal e profissional aumentará as chances de você sentir mais prazer dentro da sua vida. Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional significa ter mais tempo e energia para se dedicar a carreira e manter seus projetos pessoais, família, lazer e vida social.

Conseguir atingir esse ponto de equilíbrio entre essas duas áreas da sua vida é o indicador de que você está tendo qualidade de vida e bem-estar, duas coisas que são valorizadas a cada dia que passa. Por isso, procure analisar como anda a sua relação com esses dois aspectos e tente perceber se existe alguma atitude que cometa que esteja agindo com excesso.

O que a falta de desenvolvimento pessoal causa?

Bandeira sinalizando objtivo sendo desenhada em uma montanha

Por natureza todo ser humano vai se desenvolver, porém busca se desenvolver de uma forma consciente te permitirá desenvolver habilidades e aprender mais sobre você e as coisas do mundo. Abaixo falaremos um pouco sobre o que a falta de desenvolvimento pessoal pode gerar em uma pessoa.

Fica sem objetivos

Quando uma pessoa não procura se desenvolver, criar novas habilidades e aprender mais sobre ela e sobre o mundo, uma das coisas que podem acontecer é ela ficar sem objetivos na vida, aumentando a sensação de estar vivendo uma vida sem graça ou sem sentido. Essa sensação é conhecida como viver no piloto automático.

Viver por muito tempo sem objetivos pode piorar a sua relação com a própria vida, suas ações e atitudes ficam baseadas através da incerteza aumentando a sua insegurança diante dos obstáculos que aparecerem.

Medo

O medo instintivo é algo da natureza humana que serve para nos alertar sobre alguma coisa errada que esteja acontecendo, ou seja, é natural sentir medo. Porém, alguns medos só são superados quando uma pessoa busca se desenvolver a cada dia.

Ao se interessar pelo seu próprio desenvolvimento e procurar agir, vai ser inevitável que você tenha que lidar com alguns medos próprios. Esse contato com o novo vai te ajudar a se desenvolver e a cada dia aprender a lidar melhor com situações que lhe causam medo e geram estagnação na sua vida. Contudo, uma vida sem desenvolvimento pode te deixar aprisionada nos seus próprios medos.

Sem tempo

Algumas pessoas utilizam bastante a frase de que não tem tempo para fazer algo. Se você analisar que todo mundo tem as mesmas 24 horas, então a falta de tempo acaba não existindo. Ou seja, justificar que está sem tempo é apenas uma maneira de justificar para você mesmo que não sabe classificar o que é prioridade para você.

Ao não procurar seu próprio desenvolvimento, a tendência é que você leve uma vida muito corrida e que muitas vezes vai utilizar a justificativa de que não tem tempo.

Sem dinheiro

O dinheiro é a forma da sociedade monetizar o seu tempo e esforço. Não se preocupar com seu desenvolvimento pode impactar diretamente na sua saúde financeira. Pois, para que você consiga um espaço no mercado de trabalho, ou conseguir mostrar o valor do seu trabalho para os outros você precisa adquirir habilidades, e isso é adquirido através do desenvolvimento pessoal.

Procure se atentar para o quanto você tem se desenvolvido tanto pessoalmente quanto profissionalmente para que não tenha problemas financeiros no futuro.

Desenvolvimento pessoal serve só para a carreira?

Homem observando cidade de cima de um prédio

Fica claro que o desenvolvimento pessoal é um processo importante para que você desenvolva novas habilidades e recursos pessoais a cada dia. Esse processo é fundamental tanto para ser um bom profissional quanto para buscar potencializar o desempenho das suas tarefas no dia a dia.

Se atentar para o seu desenvolvimento tem impacto direto na sua vida profissional e pessoal, melhorando muito a sua relação com a própria vida. Quem se desenvolve, busca uma vida de mais equilíbrio, aprendizados e maior satisfação. Por isso não deixe para amanhã e comece hoje mesmo o seu desenvolvimento pessoal.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.