Como fazer o Reiki? Aplicação, benefício, princípios, chakras e mais!

Como fazer o Reiki? Aplicação, benefício, princípios, chakras e mais!

Saiba como fazer o Reiki, além de conhecer sua aplicação, benefícios, princípios e os Chakras que são trabalhados durante a terapia.


Considerações gerais sobre como fazer Reiki

Reiki em um homem.

As pessoas que aplicam Reiki, não precisam estar ligadas obrigatoriamente a uma atribuição como, missão ou significado. Para realizar esta prática é necessário principalmente ter uma conexão com a energia de Amor universal. Desta forma, é possível para estas pessoas tornarem-se um transmissor de luz, amor e poder.

Porém, não significa que não se possa ter um significado ou uma definição. Em cada uma das redes e escolas, possuem pensamentos próprios e que têm uma visão diferente. Cada uma das pessoas que passam pela aplicação de Reiki têm a liberdade de escolher, com seu coração, qual o saber reikiano que conversa melhor com seus sentimentos. Não há necessidade de limitar-se pra seguir regras que foram criadas pelos seres humanos.

No artigo de hoje você encontrará várias informações sobre a aplicação de Reiki, conheça o passo a passo para fazer Reiki, como realizar a auto aplicação, dicas para aplicar Reiki em outras pessoas, qual o significado de Energia Vital, qual a importância dos Chakras e os benefícios desta prática.

O passo a passo de como fazer o Reiki

Reiki nos pés.

Para a aplicação de Reiki existe um passo a passo a ser seguido. A pessoa que receberá a imposição das mãos, pode ficar na posição em que se sentir melhor, depois o terapeuta aproximará as mãos em pontos específicos do corpo.

Abaixo, entenda qual é este passo a passo e entenda como é a prática de Reiki, falaremos sobre a invocação, sobre a execução do primeiro Chakra, as demais posições, o último Chakra, a desconexão e atenção ao final da sessão.

Inicie com a invocação

Para iniciar a sessão é preciso fazer uma invocação, que começa com o esfregar das mãos, abrindo assim os canais receptores. Em seguida, peça que a energia liberada pelo Reiki esteja presente para auxiliar na remoção da doença da pessoa que irá receber a imposição das mãos. O Reiki também pode ser administrado em animais, plantas e locais específicos.

Esta preparação é a garantia de que, quem aplicará o Reiki nunca estará desprotegido ao realizar a aplicação de Reiki. Neste momento, é importante lembrar dos mestres e professores e pedir a Deus, para que eles estejam presentes espiritualmente para lhe dar o auxílio necessário.

A execução do primeiro Chakra

Após a preparação inicial, o terapeuta passará para o primeiro ponto da imposição das mãos, onde ele executará o primeiro Chakra. Este Chakra pede que o reikiano demore um pouco mais nele, para abrir seus canais condutores e receptores.

Após a abertura total do primeiro Chakra, ele estará totalmente apto a receber a energia transmitida pelo Reiki de maneira perfeitamente fluida. Este passo é bastante importante, pois trará ótimos benefícios para a realização desta terapia.

As demais posições

Com o primeiro Chakra totalmente aberto e pronto para receber as energias curativas, é o momento de seguir a aplicação do Reiki para as outras posições. O tempo recomendado para se dedicar a cada ponto é de dois minutos e meio.

Porém, não há necessidade em marcar o tempo, pois o terapeuta terá a percepção do momento em que o Reiki começa a fluir. Assim como, quando a energia começa a diminuir em cada um dos Chakras que estão sendo estimulados.

O último Chakra

Assim como, ao iniciar o estímulo do primeiro Chakra na prática de Reiki, é necessário fazer a abertura deste ponto para a fluidez das energias, ao chegar ao último Chakra, também é necessário fazer um pré fechamento da prática.

Portanto, para finalizar o último Chakra, é recomendado que o terapeuta junte as mãos e faça um agradecimento a Deus, por ter permitido que ele seja um transmissor de cura por meio da prática de Reiki. Este também é o momento de agradecer aos mestres e professores que foram invocados no início da aplicação.

Desconexão e atenção ao final da sessão

Ao finalizar a sessão é preciso fazer a desconexão e dar atenção ao paciente, para isso é importante assoprar as palmas das mãos para conseguir se desconectar dele. Desta forma, não haverá risco de envolvimento emocional entre paciente e terapeuta, o que não é recomendado.

No momento de se despedir do paciente é necessário dar um pouco de atenção a ele, ao menos por alguns instantes. Evite demonstrar pressa ao se despedir, pois após a sessão ele pode ter necessidade de falar sobre algo que esteja lhe preocupando.

Autotratamento, o antes e depois da aplicação

Reiki na cabeça.

Após entender qual o passo a passo da aplicação de Reiki em outras pessoas, também é necessário entender se é possível e como pode ser feita a auto aplicação desta terapia. Um curso com um mestre será primordial para o autoatendimento.

Nesta parte do artigo falaremos sobre como pode ser feita a auto aplicação de Reiki, sua importância, o que fazer antes da auto aplicação e como fazer. Continue lendo para entender melhor como fazer o autoatendimento.

A auto aplicação do Reiki e sua importância

A auto aplicação de Reiki é muito benéfica, pois ajuda a aumentar o nível da frequência positiva da energia de quem a aplica. Além disso, também ajuda a manter o próprio canal de energia totalmente limpo e fluido. Esta prática de aplicar a terapia em si mesmo trará maior equilíbrio emocional, mental e físico, trazendo leveza.

Porém, ao realizar a auto aplicação, é necessário ter paciência, pois os resultados de cura têm um tempo certo para ocorrer. A constância da auto aplicação fará com que encontre de maneira particular o equilíbrio de que está necessitando.

O que fazer antes da auto aplicação do Reiki

Antes de iniciar a auto aplicação da imposição das mãos é preciso criar uma ligação própria com a energia do amor existente no universo, que é o amor incondicional. Depois de estabelecer esta ligação, a pessoa sentirá a presença da energia em seus Chakras das mãos. A partir deste momento, se inicia a imposição das mãos em seu próprio corpo. Seguindo o passo a passo da aplicação deixado neste texto.

A auto aplicação também passa por um processo de aprendizado, por isso é recomendado realizar a auto aplicação por ao menos 21 dias consecutivos. Este período de 21 dias é chamado de purificação interior, e ele é muito importante para que ocorra a adaptação do corpo com as alterações energéticas e vibratórias.

Após o processo de purificação estar concluído, as pessoas estarão preparadas e passarão de iniciante para reikiano. A partir deste momento, poderá ser o canal da energia da terapia Reiki por meio de suas mãos, tanto para si mesmo, quanto para os outros.

Como fazer a auto aplicação do Reiki

Para iniciar a auto aplicação de Reiki é necessário seguir alguns passos, conforme descrito a seguir. É necessário determinar um período do dia, mais ou menos 15 a 60 minutos para sua prática, outro ponto importante é limpar o corpo com um banho em uma temperatura agradável. Para a auto aplicação a pessoa pode ficar na posição que for mais confortável, dependendo dos pontos que serão ativados.

Além disso, é importante escolher um ambiente tranquilo e que dê a oportunidade de ficar sozinho, então tente afastar o excesso de pensamento. Concentre-se e deixe a energia fluir por todo o corpo e mente, e agora recite os cinco pontos base do Reiki em voz alta. Então, faça a imposição das mãos sobre seu corpo, colocando a intenção e canalizando a energia.

Dicas para fazer Reiki em outra pessoa

Reiki.

As pessoas que nunca passaram por terapia com Reiki, podem ter algumas dúvidas sobre o que pode ou não ocorrer durante a aplicação. Portanto, estas dicas serão bastante úteis para quem está iniciando no Reiki, assim como para as pessoas que querem realizar esta terapia pela primeira vez.

Abaixo conheça algumas dicas para fazer a aplicação de Reiki em outras pessoas como, dormir durante a sessão, permanecer o tempo todo com as mãos no paciente, ao mesmo tempo que não é necessário tocar a pessoa.

O paciente pode dormir

Durante a aplicação de Reiki é possível que a pessoa acabe dormindo, algo totalmente compreensível, já que esta terapia produz intensa sensação tranquilidade e relaxamento nas pessoas. Isso ocorre, pois esta terapia é uma forte energia que é transmitida para o paciente.

Caso isso ocorra, o terapeuta deve fazer o paciente despertar com um leve toque, e instruí-lo a se levantar de maneira suave, sem movimentos bruscos. Isso fará com que se prolongue a sensação de tranquilidade proporcionada pela aplicação.

Não deve tirar as mãos do paciente

Enquanto realiza a aplicação de Reiki, o terapeuta não deve tirar as mão do paciente, é necessário manter ao menos uma das mão em contato com ele. Deixar de ter contato com ele, pode causar o rompimento da conexão energética criada entre paciente e terapeuta, o que pode causar um choque.

Isso ocorre, pois o Reiki é uma terapia de imposição das mãos, que é a fonte que transmite a energia do amor universal para a outra pessoa. Este rompimento provoca a interrupção do fluxo da energia entre os dois.

Ao mesmo tempo, não é necessário tocar na pessoa

O toque não é necessário para a aplicação de Reiki. Porém, se o terapeuta escolher usar o toque, este deve ser o mais leve possível, para que a pessoa praticamente nem perceba que ele está ocorrendo. As pessoas que recebem a imposição das mãos, podem sentir-se incomodadas ao serem tocadas, por isso a necessidade de ser o mais sutil possível.

Algo bastante importante a ser colocado neste ponto, é que a aplicação de Reiki não precisa de um lugar específico para ser feita, pode ocorrer em qualquer lugar, sempre que houver necessidade.

Reiki, Energia Vital, benefícios, os Chakras e outros

Reiki com pedras.

A terapia de Reiki é usada para a cura e ela é realizada a partir da imposição das mãos do terapeuta, para transmitir energia a seus pacientes. Esta é uma prática que proporciona alto grau de relaxamento que beneficiará a quem recebe.

Nesta parte do artigo conheça qual o significado da Energia Vital, quais os benefícios trazidos pela aplicação de Reiki para a vida das pessoas, como funcionam os Chakras nesta terapia, entre outras informações.

O que é o Reiki

A terapia de Reiki é um tratamento médico alternativo, uma opção de terapia holística japonesa. Ela é baseada na concentração da energia de uma pessoa, e sua transmissão a outra, por meio da imposição das mãos.

A realização desta terapia, acredita-se que é possível canalizar a energia, possibilitando o alinhamento dos centros energéticos do corpo humano. Estes pontos são os já conhecidos Chakras, que promovem o equilíbrio das energias necessárias para que as pessoas consigam manter uma boa saúde mental e física.

O conceito de Energia Vital Universal

Segundo estudiosos, a Energia Vital Universal é uma forma de energia singular, plena, estável, não é positiva, nem negativa, mas sim uma união de qualidades. É um tipo de energia firme, que não tem como ser manejada, apenas transmitida.

Ela é usada para a aplicação em todos os momentos de necessidade, para melhorar qualquer situação, sendo aplicada em outras pessoas, e também na própria pessoa.

Para que serve e quais os seus benefícios

O Reiki é uma ferramenta usada para integrar e trazer equilíbrio para o corpo físico, ou partes dele, com o emocional, tendo como base a energia. Esta energia flui no corpo usando os canais energéticos, e assim alimenta os órgãos, as células e regula funções vitais.

Os benefícios proporcionados pela aplicação do Reiki é usada para a cura e para prevenir o surgimento de doenças, no auxílio para a manutenção do equilíbrio das energias do físico, da mente e das emoções. Para trazer este benefício, este método de terapia busca restabelecer a harmonia do corpo e da mente, resultando em paz interior.

Para a saúde física, a aplicação do Reiki auxilia o tratamento de problemas como, nervosismo, crises de ansiedade, depressão, problemas de autoestima, síndrome do pânico, dores pelo corpo, cansaço, náusea e insônia.

Os Chakras do Reiki

Os Chakras são pontos de energia existentes por todo o corpo e seguem a coluna vertebral, e quando este fluxo de energia é interrompido ou bloqueado, pode ocasionar problemas de saúde. Conheça os Chakras abaixo.


  • Chakra Coronário: Localizado no alto da cabeça, faz o controle da glândula pineal;


  • Chakra Frontal: Localizado entre sobrancelhas, controla as glândulas endócrinas, cérebro e olhos;


  • Chakra Laríngeo: presente na laringe, faz o controle da tireoide;


  • Chakra Cardíaco:Localizado no peito, controla o sistema cardíaco;


  • Chakra Umbilical ou Plexo Solar: Localizado próximo ao umbigo, controla a digestão, fígado, vesícula, baço e pâncreas;


  • Chakra Sacro: Localizado próximo genitais, controla as glândulas e sistemas reprodutores;


  • Chakra Básico: Localizado na base da espinha dorsal, faz o controle das glândulas supra renais, a coluna, medula, lombar e rins.


Outros pontos que podem receber o Reiki são, as coxas, joelhos, tornozelos e pés.

Os princípios do Reiki

Os princípios a que os reikianos aderem a iniciarem a prática de aplicação do Reiki, são divididos em 5. Abaixo, conheça quais são eles.


  • Agradecer as bênçãos recebidas no dia de hoje;


  • Não aceitar preocupações no dia de hoje;


  • Afirmar que não sentirá raiva por hoje;


  • Realizarei o trabalho de maneira honesta no dia de hoje;


  • Hoje procurarei ser gentil comigo mesmo e também com os outros viventes.

A origem do Reiki

O Reiki tem suas origens no Japão, foi criado pelo Dr. Mikao Usui, que era professor de universidade, nascido em Kioto. Dr. Mikao tinha conhecimento da existência da energia de vida, e que ela podia ser transmitida pelas mãos, porém ainda não entendia de que maneira.

Em busca de conhecer mais sobre este assunto que lhe causava grande interesse, ele foi até a Índia e lá estudou vários textos antigos do budismo, e foi neste processo que encontrou a resposta para suas dúvidas. E um dos manuscritos, havia uma fórmula em sânscrito, formada por vários símbolos, que ao serem acionados, conseguiam ativar e absorver a energia de vida.

A prática de Reiki só passou a ser conhecida no ocidente nos anos de 1940, por intermédio de Hawayo Takata, esta prática só chegou ao Brasil em 1983, com o trabalho dos mestres Dr. Egídio Vecchio e Claudete França, a primeira mestre de Reiki do país.

Os níveis

Segundo a Associação Brasileira de Reiki, que aplica o Reiki tradicional, existem três níveis deste método.

1º nível: Este é o nível mais primordial, nele as pessoas aprendem as bases do Reiki e a ativação da energia de vida em si mesmas e também para os outros;

2º nível: Neste nível é usada uma forma mais avançada, que dá a condição para aplicação do Reiki à distância e ter os resultados esperados sobre os males que acometem as pessoas;

3º nível: Neste nível as pessoas têm seu aprendizado voltado ao autoconhecimento e têm o certificado de mestre em Reiki. Este reikiano tem a capacidade e competência de aplicar Reiki em multidões.

Quem pode ser reikiano

Qualquer pessoa pode se tornar um reikiano, isso porque, segundo as regras do Reiki, todos os seres vivos são portadores de energia de vida. Desta forma, todos aqueles que tiverem interesse nesta prática podem começar a aprender Reiki.

Inclusive, todos que se dedicam a aprender Reiki, também podem vir a se tornar mestre nesta aplicação, basta se empenhar nos estudos, ter muitas horas de prática e assim atingir o nível 3 do Reiki Tradicional. Estas pessoas atingiram um ponto avançado de conhecimento desta técnica, e assim podem também transmitir seus conhecimentos de forma correta os ensinamentos sobre a aplicação de Reiki.

Ao aprender como fazer Reiki, posso aplicá-lo em qualquer outra pessoa?

Reiki no peito de um homem.

Todos aqueles que tenham interesse nesta prática podem aprender como fazer Reiki e aplicá-lo em todas as pessoas, inclusive realizar a auto aplicação. Para isso é preciso dedicação, estudos profundos sobre seus fundamentos, maneiras de aplicação e desejo de ajudar ao próximo.

Portanto, quem já teve contato com o Reiki e percebeu que esta prática lhe chamou muito a atenção, talvez seja o momento de buscar maiores conhecimentos nesta área.

No artigo de hoje, procuramos trazer o maior número de informações sobre a aplicação e conhecimentos sobre Reiki. Esperamos que ajude a tirar suas dúvidas e a conhecer melhor esta prática.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


terapias autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!