Chá de laranja: com ou sem casca, seus benefícios, preparo e mais!

Chá de laranja: com ou sem casca, seus benefícios, preparo e mais!

Conheça as propriedades do chá de laranja. Combate resfriados e gripes e auxilia no emagrecimento devido a presença da vitamina C e antioxidantes!


Considerações gerais sobre o chá de laranja

Caneca com chá de laranja.

A laranja é uma fruta cheia de benefícios para a saúde, e o consumo do chá feito com ela também traz muitas vantagens para a vida e saúde para o dia a dia das pessoas. A principal propriedade pela qual a laranja é conhecida é a vitamina C.

Mas ela conta com outras várias substâncias igualmente importantes e que podem agir e beneficiar vários aspectos do organismo humano. Por isso, é importante conhecer cada um destes benefícios para usufruir ao máximo desta fruta de modo geral, aproveitando desde seu suco até sua casca.

A seguir, conheça mais sobre o chá de laranja e seus benefícios!

A laranja, seus benefícios e a importância de consumir a Vitamina C

Laranjas e suco em cima da mesa.

A laranja é uma fruta com um potencial muito grande, além de ser popular e acessível, ela traz para quem a consome em suas diversas formas muita saúde e qualidade de vida. São diversos seus benefícios, e entre eles se destaca a vitamina C, que auxilia em vários processos principalmente os ligados à gripes e resfriados.

Mas não só por isso, é incentivado que haja o consumo desta fruta em suas mais variadas formas devido às suas outras propriedades, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Confira a seguir!

A Laranja

A laranja é extremamente popular em vários locais do mundo todo, seu suco é um dos mais apreciados, pois com uma variedade muito grande de espécies ela conta com um sumo adocicado e muito atrativo.

E para além destas características, esta é uma fruta que conta com muitas propriedades distintas, pois além da vitamina C, a que mais se destaca, a laranja também é fica em cálcio, potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo e ferro. Seu valor nutritivo é muito vasto pois ela também conta com muitos flavonoides e fibras.

Como obter os seus benefícios

Para se obter os vários benefícios oferecidos pela laranja em sua composição, há várias formas. A primeira e mais óbvia é através do suco da fruta, que não é nem mesmo necessário açúcar, pois algumas espécies são extremamente doces.

Ela também pode ser usada pra chás, mas neste caso é comum que usem muito mais a casca do que as outras partes da laranja. Todos os nutrientes da laranja podem ser aproveitados, pois ela conta com benefícios em toda a sua estrutura, basta escolher a melhor forma de utilizar desta fruta riquíssima em propriedades.

A vitamina C

A vitamina C é importantíssima para o organismo humano, pois ela auxilia em vários processos do corpo. O primeiro ponto a ser destacado a respeito desta vitamina é que ela age como antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol.

Quando a sua função antioxidante, ela será muito importante para poder fortalecer o sistema imunológico, por isso é muito comum que as pessoas quando se encontram gripadas ou resfriadas consumam mais sucos ou chás feitos com a laranja, que é rica em vitamina C. Há também um potencial muito grande para diminuir o conhecido colesterol ruim, o LDL.

Receitas de chá de laranja com casca, sem casca e com a adição de outros ingredientes

Chá com rodelas de laranja.

Os chás de laranja podem ser feitos de várias formas, isso pois alguns outros ingredientes podem ser inseridos na mistura e potencializam os efeitos da fruta. Além do mais, estes outros elementos também trazem mais sabor, pois são especiarias como cravo, gengibre e canela.

Entretanto, outras frutas ricas em vitaminas e propriedades distintas também podem ser usadas para o preparo dos chás, como o abacaxi. São várias as receitas que podem ser preparadas, se acordo com a preferência e necessidade do consumidor.

Veja alguns chás a seguir e aprenda como preparar!

Ingredientes e preparo do chá de laranja

Para preparar o chá de laranja, utilizando do sumo da fruta, é bastante simples. Na realidade, este é quase uma versão quente do suco de laranja, mas que para os que estão resfriados ou gripados é ideal. Portanto, veja a seguir os ingredientes e prepare.

½ xícara de suco de laranja
½ xícara de água

Coloque tudo em um recipiente que pode ser levado ao fogo e deixe que ferva a mistura. Em seguida, desligue e deixe descansar e esfriar um pouco antes de consumir. É possível adoçar este chá com mel ou até mesmo açúcar se assim desejar, mas não é necessário que seja feito.

Ingredientes e preparo do chá de casca de laranja

O chá feito com a casca de laranja é um dos mais comuns, e ele pode ser feito de duas maneiras, usando a laranja recém—descascada ou então a casca já desidrata. Neste segundo caso, é comum encontrar as cascas desta forma em lojas de produtos naturais.

1 colher de sopa de cascas de laranja desidrata ou fresca
200 ml de água

Caso opte por usar a laranja fresca, antes de retirar a casca lave bem ela. Em seguida, coloque a água em um recipiente que pode ir ao fogo e deixe que ferva. Após atingir o ponto de fervura desligue o fogo e coloque as cascas de laranja em seguida, assim que a água der uma amornada. Depois espere cerca de 5 a 10 minutos e após este tempore coe a mistura e beba.

Chá de laranja com cravo

Para o preparo de chá de laranja com cravo também serão necessários poucos ingredientes e todos são acessíveis, encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais. Neste caso também pode ser usada a casca desidratada ou fresca.

10 cravos-da-índia
Casca de 1 laranja (se for desidrata o equivalente)

Coloque as cascas de laranja e o cravo em um recipiente que pode ser levado ao fogo e use um litro de água. Deixe que tudo ferva e em seguida desligue. A mistura deverá ficar em infusão por algum tempo, cerca de 5 minutos. Retire os cravos e as cascas e beba em seguida ao longo do dia.

Chá de laranja com canela e gengibre

O chá de laranja, gengibre e canela é excelente para combater gripes e resfriados, pois todos os três principais ingredientes contam com propriedades que são capazes de fortalecer o sistema imunológico.

1 laranja
1 pedaço de gengibre
2 xícaras de água
1 pau de canela
Mel a gosto

Corte as laranjas em rodelas, e em seguida reserve. Coloque a água dentro de um recipiente e leve ao fogo para ferver. No momento que atingir fervura, coloque o gengibre picado e deixe que fique fervendo com a água. Em seguida, adicione as rodelas de laranja e o pau de canela e espere um minuto. Desligue o fogo e coe o chá retirando os pedaços de gengibre, canela e laranja. Adoce com o mel e sirva em seguida.

Chá de laranja com abacaxi

Para preparar o chá de abacaxi com laranja é simples, neste caso o suco da laranja será usado no preparo enquanto do abacaxi será apenas a casca.

Casca de 1 abacaxi inteiro
Suco de 4 laranjkas
1 pau de canela
1 pedaço de gengibre
4 cravos-da-índia
Açúcar ou mel

Descasque o abacaxi inteiro após ter lavado a fruta. Coloque ele em um recipiente e cubra com a água. Deixe que ele fique repousando nesta água até o dia seguinte. Depois retire as cascas e coloque no fogo a água com canela, gengibre, cravos e deixe que tudo ferva. Ao final, retire do fogo e coloque o suco de laranja. Adoce se preferir.

Chá gelado de laranja

O preparo do chá gelado de laranja é muito simples, e esta bebida é excelente para ser consumida em dias quentes além de carregar divers benefícios para a saúde. Confira a seguir os ingredientes deste preparo em detalhes.

1 xícara de água
4 saquinhos de chá preto
1 xícara de suco de laranja
½ xícara de açúcar
1 laranja
Folhas de hortelã
Água com gás
Gelo

Coloque a água para ferver em uma panela e em seguida coloque os saquinhos de chá preto. Deixe que fique nesta panela até esfriar totalmente. Retire os saquinhos e em outra panela coloque o açúcar e o suco de laranja. Leve a mistura ao fogo e deixe até dissolver o açúcar. Corte a laranja separada em rodelas e separe as folhas de hortelã. Em uma jarra, coloque o chá preto, o suco de laranja e os pedaços de laranja. Por fim, coloque as folhas de hortelã, o gelo e a água com gás.

Para que serve e benefícios do chá de laranja

Laranja cortada ao meio.

Os benefícios do chá de laranja são vastos, e podem melhorar a sua qualidade de vida mesmo que sejam consumidos sem problemas aparentes quanto à sua saúde. Isso, pois como a laranja é excelente para fortalecer o sistema imunológico ela pode prevenir que doenças oportunistas venham prejudicar a sua saúde.

O chá da casca da laranja pode auxiliar nos processos de emagrecimento e também beneficia na prevenção de problemas graves, até mesmo como câncer e pressão alta.

Conheça mais sobre o chá de laranja!

Auxilia no processo de emagrecimento

Por contar com várias propriedades distintas, o chá feito da casca da laranja também pode ser um excelente auxiliar no processo de emagrecimento.

Isso, pois ele conta com uma quantidade muito alta de potássio, que é conhecido por ser um mineral benéfico à saúde e com propriedades diuréticas. Sendo assim, ele irá ajudar a eliminar o excesso de líquido no corpo, dando a sensação de que a barriga está desinchando devido a este descarte de líquidos.

Previne o câncer

A laranja é rica em várias propriedades distintas, e algumas destas se destacam como hesperidina e neobiletina, que contam com ações antioxidantes que são importantíssimas para fortalecer o sistema imunológico e também estão associadas com a prevenção de problemas mais graves que podem afetar a saúde, como o câncer.

Sendo assim, o consumo da laranja e seus chás diariamente é importante, pois pode ajudar muito no combate e evitar que estes problemas venham a acontecer de fato. Outro ponto que facilita nesta questão é o fato de que a laranja combate o excesso de radicais livres, por isso é excelente para a prevenção ao câncer.

Auxilia no tratamento de varizes

Uma outra qualidade muito importante a respeito do chá de laranja é o fato de que este tem propriedades que podem auxiliar no combate a varizes.

Neste caso, os flavonoides e a hesperidina agem diretamente nestas questões, pois possuem ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a melhorar a circulação do sangue e com isso evita que haja aparecimento de varizes. Para os que sentem também as pernas cansadas, este é um chá muito bom para se consumir e relaxar.

Auxilia no controle da pressão arterial

O chá feito com a casca de laranja também conta com uma excelente quantidade de potássio, que é um mineral importantíssimo para o organismo humano. Uma das ações mais relevantes deste mineral é a de que ele elimina o excesso de sódio do organismo através da urina.

Com este tipo de ação, ele facilita para que haja o controle da pressão alta pois não há acumulo de sódio no corpo que poderia agravar esta questão. As propriedades da neobiletina e hesperidina também fazem com que não haja a formação de radicais livres, garantindo uma saúde muito melhor para as artérias.

Previne gripes e resfriados

Uma das ações mais conhecidas da laranja é no combate a gripes e resfriados, e isso se dá pelas altas quantidades de vitamina C que são encontradas nesta fruta, seja qual for a forma que ela for usada. Isso tudo pelo fato de que esta é uma vitamina importante para manter o sistema imunológico regulado e fortalecido.

Devido a isso, o chá de laranja pode combater rapidamente gripes e resfriados, e para os que se encontram adoecendo muito, é indicado que seja consumido em alguns outros momentos com o intuito de fortalecer o sistema imunológico para evitar que isso ocorra.

Previne doenças neurodegenerativas

Entre as várias propriedades de se consumir o chá de laranja, também estão as que auxiliam para prevenir doenças neurodegenerativas. Isso se deve as altas quantidades de flavonoides, nobiletina e tangereteina.

Estas substâncias possuem funções anti-inflamatórias e antioxidantes, e por isso elas ajudam a proteger as células do sistema nervoso central. Existem alguns indicativos de que o uso deste também pode até mesmo auxiliar na prevenção de doenças como demências, Parkinson e Alzheimer.

Possui ação antioxidante

O consumo do chá de laranja constantemente pode ser um diferencial para combater algumas ações que podem ser problemáticas para a saúde.

Isso, pois como age de forma antioxidante, este chá pode ser benéfico para realizar a desintoxicação do fígado, eliminando substâncias que poderiam causar mal à saúde de modo geral. Assim, este chá ajuda a proteger e a melhorar as funções do fígado, pois contribui para que sejam eliminadas as toxinas de má alimentação e outros tantos fatores.

Previne diabetes

Devido a quantidade massiva de antioxidantes que estão presentes na laranja, o seu chá é excelente para melhorar algumas outras funções do organismo, como a insulina. Isso, pois este hormônio é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue.

E como o chá melhora as funções dele, também irá beneficiar para que as pessoas que façam o seu consumo tenham menos chances de se tornarem diabéticas. Portanto, é uma excelente forma de se proteger de doenças que não possuem cura e podem afetar várias funções do seu corpo com o tempo.

Diminui o inchaço

A sensação de inchado é comum para muitas pessoas que acabam por reter líquidos em excesso. A ação do chá da laranja facilita para que haja a perda destes líquidos através de sua ação diurética.

E é justamente por isso também que este é um chá altamente recomendado para as pessoas que estão passando por um processo de emagrecimento, pois nos primeiros dias de exercícios e dietas é comum que estas pessoas estejam ainda com muito líquido retido e ele deve ser eliminado para que seja veja os efeitos. Sendo assim, o consumo do chá de laranja pode auxiliar neste processo e diminuir a sensação de inchaço do corpo.

Facilita a digestão

A laranja possui muitas fibras e outras propriedades que facilitam o bom funcionamento do corpo. Devido a isso, este chá também pode ser um excelente auxiliar para os que possuem digestão mais lenta ou até mesmo após consumir algum prato que seja mais pesado.

Sendo assim, caso se sinta pesado devido à alguma comida que foi consumida, beba uma xícara de chá de laranja que certamente ela lhe dará uma sensação muito melhor, pois vai auxiliar para que a digestão seja feita mais rapidamente.

Melhora a disposição e a imunidade

A vitamina C presente em abundância na laranja faz com que o sistema imunológico fique muito mais forte. Sendo assim, os indivíduos também podem se sentir mais bem dispostos e fortalecidos.

Portanto, consumir o chá de laranja diariamente é uma excelente estratégia para proteger a sua saúde e formar uma barreira contra gripes, resfriados e outras doenças, pois o seu sistema imunológico estará muito mais resistente a estas ameaçadas que podem chegar a qualquer momento.

Previne o envelhecimento das células

Por possuir betacarotena em sua composição, a laranja também auxilia para que não ocorra o envelhecimento precoce das célula. Não somente por estes atributos, como outros vários que são provenientes de substâncias como os flavonoides e vitaminas A e B.

Todos estes elementos auxiliam para que não haja este envelhecimento precoce, que é algo que pode assustar muitas pessoas. Por isso é sempre indicado que se inclua esta fruta em sua alimentação, através de sucos, chás e várias outras formas de consumir a laranja que podem transformar a sua saúde.

Ajuda a regular o colesterol

A laranja tem a capacidade de auxiliar no processo de regulagem do colesterol ruim, o LDL. Ela age diretamente nesta questão devido as suas propriedades antioxidantes. Outro ponto que favorece esta questão do controle do colesterol é a hesperidina. Isso, pois ela ajuda no processo para metabolizar a gordura no sangue.

Desta forma, para os que enfrentam problemas ligados ao colesterol, é interessante que consumam este chá constantemente para que ele ajude a combater a doença em paralelo com os tratamentos e medicamentos que devem ser ingeridos.

Há contraindicações no consumo do chá de laranja?

Chá de laranja.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que haja o consumo do chá de laranja da forma adequada. Por mais que seja algo natural, é preciso entender alguns pontos para que não acabe se prejudicando no processo em busca de melhorar a saúde do seu organismo. Assim, é preciso destacar que como os chás em sua grande maioria são feitos da casca da laranja, é possível que esta conte com muitos agrotóxicos.

Alguns dos sintomas ao consumi-los podem ser dores de cabeça e vômitos. Mas também existem alguns agravantes, que podem causar alteração hormonal e até mesmo câncer. Por isso é indicado que se tome cuidado com o uso de laranjas provenientes deste tipo de produção, para estas finalidades, opte preferencialmente por laranjas orgânicas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.