Conheça a energia vital: desequilibrada, equilibrada e mais!

Conheça a energia vital: desequilibrada, equilibrada e mais!

A energia vital é essencial para manter o corpo e a mente em funcionamento pleno. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


O que é energia vital?

Homem em um campo gramado.

Toda energia usada para manter a mente e o corpo em bom funcionamento pode ser caracterizada como energia vital. Ela é responsável pelo equilíbrio das pessoas e por garantir questões como o pensamento positivo e a criatividade.

Assim, é possível afirmar que a energia vital garante uma relação mais saudável com o meio e com as pessoas que estão ao redor. Além disso, ela garante que o indivíduo esteja em harmonia com a natureza, algo muito importante para uma vida mais leve.

Quer saber mais sobre a energia vital, os seus desequilíbrios e o que fazer para mantê-la funcionando bem? Continue a leitura do artigo e descubra maiores detalhes!

Energia vital desequilibrada

Homem na praia.

A energia vital desequilibrada pode causar uma série de problemas no organismo, visto que ela é responsável pela manutenção do equilíbrio nas suas partes. Assim, é importante aprender a reconhecer os sinais de que esta energia não está balanceada para procurar por formas de intervir e melhorar a situação, tornando a vida mais amena. Quer saber mais sobre o que causa os desequilíbrios da energia vital? Veja a seguir!

Pensamentos negativos

Os pensamentos negativos podem ser causas de problemas de saúde e representam desequilíbrios na energia vital. Embora eles possam acontecer vez ou outra, quando se tornam recorrentes, precisam de mais atenção.

Assim, questões emocionais mal trabalhadas podem ser a origem destes pensamentos e exigem ajuda profissional. Nesse ponto, é possível optar tanto por vias mais tradicionais, como a psicologia, quanto utilizar meios mais naturais, como a homeopatia. A questão fica a critério de cada pessoa.

Relacionamentos tóxicos

Quando um relacionamento é tóxico, ele pode desequilibrar a energia vital. Logo, se você ou o seu parceiro se sentem desconfortáveis na relação e estão adotando comportamentos que podem ser nocivos um para o outro, é chegado o momento de fazer uma revisão deste vínculo.

Isso acontece porque os relacionamentos desse tipo podem acabar colocando as pessoas em constante estado de ansiedade. Assim, ela não consegue se desprender dos problemas e fica em alerta, esperando que alguma coisa dê errado. Logo, a energia vital se altera.

Má qualidade do sono

A insônia ou a má qualidade do sono são problemas comuns e qualquer pessoa pode passar por isso em algum momento da vida. Entretanto, quando os padrões de sono se tornam irregulares e o indivíduo passa a sofrer com problemas mais prolongados nesse sentido, isso é um sinal de desequilíbrio na energia vital.

Logo, é preciso procurar por uma forma de tratar essas questões para conseguir restabelecer o equilíbrio. Isso pode ser feito tanto de meios naturais quanto consultando profissionais especializados.

Alimentação irregular

Uma alimentação irregular e de pouca qualidade também impacta a energia vital. Afinal, mais do que ser responsável por questões espirituais e emocionais, ela também repercute na saúde do corpo. Então, quando uma pessoa não come de forma adequada, essa energia passa por um desequilíbrio.

Assim, o rendimento durante as tarefas diárias pode apresentar uma queda, bem como as taxas do corpo, como as vitaminas, minerais e gorduras boas, podem contar com irregularidades. Desse modo, cuidar da alimentação é crucial para ter uma vida mais equilibrada.

Hipotireoidismo

Entre os sintomas gerais do hipotireoidismo é possível encontrar a queda de energia durante o período da tarde, algo que está diretamente ligado aos desequilíbrios da energia vital. Como a condição de saúde faz com que a pessoa se sinta menos disposta, isso é afetado por consequência.

Portanto, é preciso procurar por ajuda médica para fazer um tratamento adequado e que realmente mantenha o hipotireoidismo sob controle, evitando que outras áreas da vida sejam impactadas pela doença, que pode causar perda de vigor e nervosismo exacerbado.

Falta de atividades físicas

As atividades físicas ajudam a liberar substâncias que são positivas para a manutenção da saúde em um nível amplo. Assim, elas impactam em questões relativas ao humor. Diante disso, deixar de praticar exercícios é algo que pode minar a energia vital, causando desequilíbrio.

Então, é muito importante procurar por espaço na rotina para manter atividades físicas, ainda que este espaço seja pequeno. Alguns minutos podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida das pessoas e também na sua energia vital de forma geral.

Energia vital equilibrada

Homem olhando para o céu estrelado.

Existem algumas práticas que podem ajudar a reequilibrar a energia vital quando as situações de desequilíbrio já se apresentaram. Elas estão ligadas diretamente às causas desse desequilíbrio e, portanto, passam por questões como a alimentação, a rotina de exercícios e o comportamento do indivíduo.

Desse modo, conhecer detalhadamente o que pode ser feito é essencial. Quer saber como reequilibrar a sua energia vital? Veja mais sobre isso a seguir!

Dieta

A dieta é um fator essencial para a manutenção da energia vital. Portanto, para conseguir restaurar o equilíbrio é preciso fazer algumas escolhas nesse sentido. A primeira delas está ligada aos alimentos selecionados, que precisam ser frescos, de forma que seja possível evitar conservantes e produtos industrializados.

Além disso, as frutas e os legumes são excelentes escolhas, visto que eles captam energia vital diretamente da terra. Então, além de serem ricos em nutrientes, eles ainda ajudam a colocar um pouco da natureza dentro das pessoas, restaurando o seu equilíbrio.

Exercícios

Os benefícios trazidos por uma boa rotina de exercícios são comprovados pela ciência. Assim, existem estudos destacando que as pessoas que encontram atividades para estas práticas nas suas rotinas conseguem se sentir mais dispostas e até mesmo mais felizes.

Como as reações químicas provocadas pelos exercícios mexem com o corpo todo, eles são ótimos para reequilibrar a energia vital. Então, mesmo que a sua rotina seja um pouco acelerada, procure encontrar alguns minutos diários para se dedicar a esta prática. Isso vai trazer benefícios tanto para a sua saúde física quanto mental, além de aumentar a autoestima.

Respiração

Quando se fala sobre a respiração, é possível destacar que ela é uma verdadeira porta de entrada para a energia vital no corpo. Desse modo, fazer exercícios para melhorar isso pode ajudar bastante a aumentar o equilíbrio.

Logo, sempre que alguém passar por uma situação negativa, tirar dez minutos diários para isso é algo positivo. Procure inspirar e respirar bem forte. Durante o exercício, direcione a sua mente para as coisas que te fazem bem e que devem ser uma prioridade na sua vida, deixando de lado a negatividade.

Comportamento

As atitudes que tomamos ao longo da vida têm influência direta na nossa energia vital. Portanto, as pessoas que desejam reequilibrá-la precisam prestar atenção aos seus comportamentos. Logo, quem leva uma vida marcada por excessos e por vícios em geral causa esse tipo de desequilíbrio na sua rotina e precisa encontrar uma maneira de se livrar das causas dessas questões.

É preciso adotar uma postura mais generosa com o próprio corpo e, quem sabe, se voltar mais para a espiritualidade e para atividades relaxantes. Uma prática positiva para ajudar neste sentido é a yoga.

Emoções

Por mais que esta afirmação seja um clichê, a verdade é que energias positivas tendem a atrair mais positividade. Portanto, quem nutre emoções boas consegue manter a sua energia vital mais elevada. Assim, a sua rotina consequentemente se torna mais fácil.

Então, encontrar uma maneira de ter controle emocional e de manter as emoções sempre o mais positivas possível é essencial para reequilibrar a energia vital. Procure encontrar formas de se renovar e de se cercar de positividade. Se algo na sua vida não estiver de acordo com isso, não pense duas vezes antes de mudar.

Natureza

É possível afirmar que a energia vital pode ser reposta através da natureza. Logo, tomar banhos de sol ou mesmo encontrar alguns momentos do cotidiano para passear ao ar livre podem ser formas eficientes de restaurá-la. Então, procure algo desse tipo que se encaixe na sua vida e procure seguir.

Lembre-se que é possível ser criativo. O importante mesmo é somente estar em contato com a mãe natureza, visto que ela é uma fonte inesgotável de energia vital é algo fundamental para manter o equilíbrio não só no âmbito individual, mas coletivo.

Energia vital pelos chakras

Mulher meditando no topo de uma montanha.

Os chakras do corpo humano também são fundamentais para a manutenção da energia vital. De acordo com a tradição hindu, eles são centros de absorção de energia, além de estarem ligados à forma como ela é exteriorizada e administrada na vida de uma determinada pessoa.

Logo, eles representam os diferentes corpos de uma pessoa: mental, energético, físico e emocional. Veja mais sobre como reequilibrar a energia vital pelos chakras a seguir!

Chakra raiz

Quando o chakra raiz está passando por um desequilíbrio, as pessoas se sentem mais inseguras do que normalmente. Além disso, outro sentimento bastante frequente é a raiva, que faz com que as pessoas se tornem mais controladoras e também pode torná-las deprimidas.

Portanto, uma forma de restaurar o equilíbrio da energia vital através deste chakra é usar a turmalina negra em práticas como a meditação. Além disso, também pode ajudar bastante a caminhar descalço em locais de terra ou grama para ter contato direto com a natureza.

Chakra sacral

Em desequilíbrio, o chakra sacral afeta significativamente os homens e pode causar problemas relativos à ereção. Quando se fala sobre as mulheres, ele também impacta questões sexuais e faz com que elas tenham dificuldades para atingir o orgasmo. Além disso, a culpa pelo ato sexual pode aparecer em alguns casos.

Algumas formas de conseguir equilibrar este chakra é a energia vital é através da exploração da criatividade, especialmente voltada para a arte. Também é interessante encontrar formas de trabalhar a autoestima.

Chakra umbilical

O chakra umbilical se localiza 4 dedos abaixo do umbigo, na área do baixo ventre, e é responsável por reger as gônadas, sejam os ovários ou os testículos. Assim, tem relação direta com questões relativas à sexualidade, tanto em homens quanto em mulheres, e o seu desequilíbrio causa problemas de relacionamento.

Portanto, uma forma de combater esse desequilíbrio é a desconstrução de papéis sexuais que possam ser limitantes. Diante disso, é preciso que as pessoas encontrem uma forma de viver a sua sexualidade da forma que desejam. A pedra olho de tigre também pode ajudar no reequilíbrio da energia vital.

Chakra cardíaco

Quando o chakra cardíaco está passando por um desequilíbrio da energia vital, as pessoas se sentem com a autoestima afetada. Assim, é possível que situações nas quais elas se mostram indiferentes em relação aos demais surjam com mais frequência no cotidiano. Isso gera impactos significativos na vida afetiva e pode acabar desencadeando carência e possessividade.

Para conseguir restaurar o equilíbrio é preciso usar um cristal de quartzo verde. Além disso, uma prática que pode ajudar a resolver essas questões é o autoelogio, que consiste em encontrar características positivas e focar nelas.

Chakra laríngeo

De acordo com as pessoas que estudam a espiritualidade, o chakra laríngeo, quando desequilibrado, pode causar dificuldades de comunicação. Assim, existe a tendência a permanecer calado em situações que causam desconforto. Além disso, existe a possibilidade de dores de garganta mais frequentes.

Logo, uma maneira de restaurar o equilíbrio da energia vital nesse chakra é encontrar formas de se hidratar bastante e fazer gargarejos constantes para evitar as dores de garganta. Um cristal de água pode ser um bom aliado neste momento.

Chakra frontal

O chakra frontal está associado à cabeça e, portanto, o primeiro sinal de desequilíbrio das suas energias são as dores frequentes nesta parte do corpo. Mas as pessoas que passam por isso também podem ter problemas com a concentração e o foco, que são causados pela hiperatividade. Outras possibilidades de sintoma são as dores nos olhos.

Diante disso, para preservar o equilíbrio e restaurar a energia vital é preciso colocar uma ametista nessa região do corpo. Também é interessante procurar formas de reestruturar a rotina considerando o que deve ser uma prioridade e o que não deve.

Chakra coronário

O chakra coronário se localiza no topo da cabeça e rege a glândula pineal. Ele regula os níveis de sono, ansiedade e estresse, sendo extremamente importante para o bom funcionamento do corpo. Também vale destacar que ele tem conexão direta com a espiritualidade.

Para conseguir reequilibrar este chakra é possível usar um quartzo branco, que deve estar sempre próximo da pessoa que está passando pelo desequilíbrio. Além disso, outra forma é apostar na meditação, que vai ajudar a ter uma conexão maior com a espiritualidade.

Qual é a importância da manutenção da energia vital?

Mulher se espreguiçando na cama.

A energia vital possui um impacto significativo em todas as áreas da vida. Embora algumas pessoas associem-na somente com a espiritualidade ou com as emoções, ela também afeta aspectos físicos e pode causar uma série de desequilíbrios nesse sentido, visto que tem ligação com os chakras e cada um deles rege uma parte distinta do corpo humano.

Portanto, a manutenção do equilíbrio pode ajudar a ter uma vida mais tranquila e mais saudável. Isso acontece porque as práticas voltadas para a preservação dessa energia são guiadas por dietas mais saudáveis, rotina de exercícios e também por um contato mais profundo com a espiritualidade.

Logo, é importante ter atenção aos sinais de desequilíbrio da energia vital para tomar medidas que ajudem a restaurá-la.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!