Cigana Esmeralda do Oriente: história, na Umbanda, oferendas e mais!

Cigana Esmeralda do Oriente: história, na Umbanda, oferendas e mais!

Ela cuida dos casos de amor verdadeiro e traz prosperidade para sua vida. Conheça a cigana Esmeralda e aprenda a fazer sua magia para atrair dinheiro.


Você conhece a cigana Esmeralda do Oriente?

Cigana dançando com saia colorida

Conhecida por ajudar nos casos de amor ou em situações que parecem impossíveis, a cigana Esmeralda do Oriente é pura bondade. Delicada, ela usa a magia da culinária para resolver problemas do coração e levar prosperidade para a sua vida.

Famosa por sua história intensa de amor e uma morte trágica, a cigana Esmeralda está nas preces de muitos devotos. Parte da linha dos ciganos na Umbanda, ela protege a quem sofre e atrai a abundância para a vida de quem realmente tem fé. Conheça mais sobre essa belíssima cigana.

A lenda de amor da cigana Esmeralda

Cigana fazendo coração com as mãos

Esmeralda nasceu em uma família cigana em Évora, Portugal, numa época em que a ignorância ainda segregava pessoas por sua etnia, de forma direta e clara. Ela cresceu feliz em sua aldeia, vivendo com uma grande família, com a qual aprendeu a dançar.

Talentosa, já quando moça, ela começou a visitar a cidade para conseguir dinheiro com sua dança. Com olhos muito verdes e uma dança envolvente e cheia de energia, ela conquistava corações por onde passava. Contudo, não queria viver um amor, pelo menos até conhecer um certo fidalgo.

Esmeralda encontra seu amor

Foi em Évora que ela encontrou esse fidalgo, filho de família abastada, que se encantou imediatamente com Esmeralda. A cigana então permitiu que ele entrasse em sua vida e seu coração, entregando seu amor para ele.

O jovem fidalgo também dizia amá-la, e sempre fazia promessas de uma vida a dois, porém só quando ele conseguisse contar para sua família. Infelizmente, o preconceito contra ciganos era muito forte, o que fez daquele um romance proibido.

Um romance proibido

O fidalgo e a cigana Esmeralda continuaram se encontrando e se amando, escondidos de ambas as famílias. Isso porque a família dela também era contra o relacionamento, afinal, o fidalgo o mantinha em segredo.

Foi então que, sem esperar, ela descobriu que esperava um filho dele e foi correndo lhe contar. Para sua profunda decepção, ele não apenas a rejeitou como renegou o filho.

A separação e o ódio de Esmeralda

Esmeralda continuava tentando encontrar formas de trazer seu amor para perto de si e chegou a falar com os pais do fidalgo, que a trataram como lixo. Ao invés de defendê-la, ele se calou, para poder manter o legado da família.

Foi então que o ódio cresceu no coração da cigana e ela pediu para que dois rapazes o matassem. Não demorou muito para que se arrependesse, correndo para o local da emboscada.

O arrependimento e a morte de Esmeralda

A cigana Esmeralda sentiu profunda tristeza por ter feito aquele pedido e foi correndo para tentar salvar a vida do seu amado. Quando chegou, viu um dos rapazes segurando o fidalgo e outro levantando o punhal.

Imediatamente, Esmeralda se jogou em frente ao corpo dele, recebendo a apunhalada no coração. Nesse momento, ele chorou e se arrependeu de perder a coisa mais importante que poderia acontecer em sua vida, o verdadeiro amor.

A cigana Esmeralda na atualidade

Estátua de cigana na Umbanda

Atualmente, a cigana Esmeralda faz parte da linha dos ciganos na Umbanda, acompanhando sua família e ajudando a quem precisa. Porém, muitas vezes ela trabalha sozinha, pois é um espírito livre e segue seu próprio caminho. O foco da sua atuação é aliviar a dor das pessoas, evitando que passem por tanto sofrimento.

A caridade é a principal marca dessa cigana e ela só atua do lado direito da Umbanda. Em sua essência, ferve a alegria de viver, fatura, prosperidade e muito amor fraternal. Quando incorpora, ela encanta a todos com suas palavras e sua dança, onde os ventos da sua saia rendada carregam uma energia poderosa.

A linha dos ciganos na Umbanda

A linha dos ciganos é composta por trabalhadores espirituais que, quando encarnados, pertenciam a esse povo. Eles trabalham com a caridade e fazem o bem, sempre com alegria e muita festa.

O foco de atuação da linha dos ciganos é o bem-estar da humanidade, seja ela de caráter social, mental ou espiritual. Dessa forma, atua no aspecto financeiro, na saúde, amor outras áreas correlatas.

A cigana Esmeralda na Umbanda

Dentro da Umbanda, a cigana Esmeralda é aquela que cuida, traz prosperidade e alivia as dores da alma. Ela é quem aparece para ajudar quem está em situações de desespero, dor, solidão e é claro, para aqueles que sofrem por amor.

Ela é delicada no trato com seu médium, sendo caridosa e cuidadosa com seu aparelho. Pode aparecer em mesas de Umbanda ou Terreiros, a depender da sua sintonia com quem está trabalhando.

A imagem da cigana Esmeralda

Saia colorida de cigana esmeralda

Se você quiser retratar a cigana Esmeralda, precisa refletir sua alegria e é claro, sua dança. A barra da sua saia rendada gira e espalha ao seu redor, energias de cura, paz e amor.

Dessa forma, a imagem da Esmeralda deve refletir sua personalidade bondosa, sensual, alegre e justa. Ela gosta de usar uma tiara de pedras verdes e um pandeiro com fitas coloridas, além de lenços e sempre um lindo sorriso no rosto.

A aparência da cigana Esmeralda

Com olhos verdes como a esmeralda – de onde veio seu nome – ela possui cabelos muito longos, ondulados e cheios. Seus fios são mais claros que o normal para sua aldeia, e sua dança simplesmente hipnotizava a todos que assistiam. Muito linda e sedutora, ela emana vontade de viver.

As roupas da cigana Esmeralda

Ela gosta de usar roupas verdes brilhantes, com saias muito rodadas e rendas. Pode ser vestido ou apenas a saia rodada e blusa verde, porém, não dispensa seus lenços e é claro, um pandeiro de fitas, para acompanhar as batidas durante a dança.

A personalidade da cigana Esmeralda

Cigana Esmeralda com vestes verdes

Dona de um carisma único, ela ama cozinhar e fazer magias em sua cozinha, com ervas e grãos. Também não aceita injustiças e luta ao lado de quem foi enganado ou sofre por amor. Alegre e festeira, não nega uma boa música e ama dançar. Conheça mais um pouco sobre a cigana Esmeralda.

Bondade

Seu coração é puro e ela só pode ser chamada para fazer o bem, pois é só o que tem para oferecer. Normalmente trabalha com caridade, ajudando os que são oprimidos ou excluídos. Inclusive, o médium que a incorporar deve atender ao mesmo padrão vibratório, focado na caridade e bondade.

Sedução

Através da sedução, ela manipula as energias a seu favor e instaura a ordem natural das coisas. Esmeralda faz isso através da sua dança, ao rodar sua saia de verde brilhante, com seus lenços e seu sorriso. Claro que não se pode deixar de lado seu andar doce e sedutor, bem como olhos que tocam sua alma.

Honestidade e justiça

Por ter sido enganada e sofrido tanto por amor – além de claro, quase matar o amor da sua vida – ela não pode ver ninguém sofrer. As piores ofensas para a cigana Esmeralda são a falta de honestidade, mentiras, e é claro, a falta de justiça nas relações.

Principais características da cigana Esmeralda

Cristais verdes para a Cigana Esmeralda

A cigana Esmeralda, da linha dos ciganos da Umbanda, possui algumas características importantes. Saiba quais são os seus domínios, poderes, melhore oferendas, velas, ervas e pedras para agradar a essa entidade.

Domínios da cigana Esmeralda

As áreas de domínio da cigana Esmeralda são a magia natural, através da culinária, banhos, chás e ervas em geral. Cristais e aromas também estão relacionados a ela. Ela também está relacionada aos trabalhos com a natureza e elementos naturais.

Poderes da cigana Esmeralda

Como o domínio da cigana Esmeralda é a magia, através da culinária, banhos e dança, esse é também o seu principal poder. Ela pode orientar a fazer um banquete especial, com apenas o que tem em casa e fazer crescer um jardim, apenas para atrair um amor verdadeiro.

Oferendas para a cigana Esmeralda

Se você quiser agradar a cigana Esmeralda, ofereça frutos doces e na cor verde, como peras, uvas ou maçãs. Às vezes, basta um simples copo com água ou vinho e uma vela para firmar sua gratidão ou intenção.

Ela também gosta muito de colheres de pau, mas prefere ver sua prática na caridade. Moedas, lenços, pandeiros e tiaras também agradam a Esmeralda, assim como uma boa fogueira em noite de lua cheia e muita música.

Velas, ervas e pedras para cigana Esmeralda

Acenda uma vela verde para a cigana Esmeralda, se estiver banhada em azeite (passando o mesmo desde a base até o topo) e ervas aromáticas, ainda melhor. Pode ser desde alecrim, manjericão ou até mesmo folhas de lavanda ou camomila.

Suas pedras favoritas são todas as de tom verde, não necessariamente só a esmeralda, ainda melhor se estiverem presas a uma tiara. Cristais de quartzo também reforçam seu laço com a natureza e o imaterial, ajudando a transmutar as energias.

Um pouco mais sobre a cigana Esmeralda

Velas verdes para Cigana Esmeralda

Agora que você já sabe quem é a cigana Esmeralda, conheça mais a fundo o seu trabalho e aprenda sua poderosa oração. Assim, pode contar com sua força e bondade para abrir os caminhos da prosperidade e do amor para você e sua família.

O trabalho altruísta do médium com a cigana Esmeralda

O médium que venha incorporar a cigana Esmeralda deve estar envolvido com a prática da caridade. Aliás, Esmeralda só se aproxima energeticamente de pessoas assim, pois é como ela vibra. Desde o momento em que ocorre o vínculo, eles passam a trabalhar juntos, seja em uma mesa ou no terreiro.

A cigana Esmeralda é muito cuidadosa com o aparelho do seu médium, dessa forma, evita a incorporação total. Muitas vezes, compartilha o campo vibratório e apenas utiliza as palavras para se expressar, mas isso não impede a incorporação com a manifestação da sua linda dança e alegria de viver.

Magia da cigana Esmeralda para prosperidade

Se você está em uma fase que a prosperidade parece ter abandonado os seus dias, pode pedir para que a cigana Esmeralda abra as portas para você. Como toda a linha dos ciganos, em vida, sua família tinha a tradição de plantar e colher enquanto estivesse em um local, ou seja, a fartura faz parte da sua magia.

Para se ligar a essa energia de prosperidade, abundância e fartura, você pode utilizar a magia cigana. Para isso, pegue um pote de vidro pequeno com tampa e limpe com incenso de guiné, arruda ou sálvia. Aliás, faça isso com todo o material utilizado nessa magia.

Em seguida, reserve uma porção de arroz, lentilha seca, grão de bico e ramos de trigo seco. Separe também três moedas lavadas com água e sal e defumadas com incenso. Para finalizar, uma turmalina verde (ou citrino, ou pirita) pequena e uma vela verde, banhada em azeite e orégano.

Reserve um momento tranquilo para preparar a magia. Foque na intenção da prosperidade, visualizando da forma que você a concebe, durante todo o tempo em que estiver preparando. Coloque em camadas os grãos, finalizando com o trigo, as moedas e a pedra. Tampe bem e acenda a vela sobre a tampa do frasco, deixando que a cera escorra por ela – se acontecer.

Oração para cigana Esmeralda

Para reforçar sua magia ou apenas para agradecer e pedir a presença da cigana Esmeralda, você pode usar a sua oração. Aprenda a fazer:

Espírito de luz,
Santa Sara, minha protetora, cubra-nos com seu manto celestial, nós filhos do vento, das estrelas, da lua cheia e do pai sol, pela força da cigana Esmeralda, abençoe a todos nós que somos filhos do mesmo Deus.
Minha cigana Esmeralda, sempre que um aflito te invocar, dê-lhe consolo, harmonia e a energia de sua paz.
Que ao olhar a chama de uma vela, possamos sentir a tua presença. Cigana, cubra-nos com sua saia colorida de todos os perigos e dos invejosos.
Cigana encantada, pela sua força, abra os caminhos da prosperidade e da fartura. Cigana cura os males do espírito, da alma e da matéria.
Cubra-nos com sua alegria. Que possamos sentir em cada leve brisa seu perfume de amor…
Linda Esmeralda, que nossos pedidos sejam atendidos. Cigana, que nesta hora possamos sentir segurança, paz e felicidade!
Optcha cigana Esmeralda!

A magia da cigana Esmeralda pode me ajudar na vida financeira?

Dinheiro atraído com a ajuda da Cigana Esmeralda

O que a magia da cigana Esmeralda faz por você é abrir as portas e emanar a energia da prosperidade, facilitando suas conquistas e ajudando a encontrar novos caminhos para o sucesso financeiro. Dessa forma, sim, pode te ajudar a ganhar mais dinheiro.

Porém, ajudar não significa fazer milagres. Você precisa se preparar, buscar novas formas de investir na sua carreira e estar sempre se aperfeiçoando, aprendendo algo novo. Invista também nos seus relacionamentos e escute a sua intuição, ela pode estar te mostrando um caminho novo para a entrada da fartura.

Em outras palavras, ela ajuda, mas só você pode determinar o futuro da sua situação financeira. Tenha fé, continue lutando que a cigana Esmeralda sempre ampara a quem precisa e merece, faça sua magia acontecer e se lembre de acender uma vela para ela durante a oração.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões bem-estar

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.