Terapeuta: saiba a diferença entre psicólogo, psiquiatra e mais!

Terapeuta: saiba a diferença entre psicólogo, psiquiatra e mais!

A diferença entre terapeuta, psicólogo, psicanalista e psiquiatra está primeiramente na formação destes profissionais. Quer saber mais? Leia o nosso artigo.


Existe diferença entre terapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicanalista?

Homem sentado com a mão na cabeça.

As diferenças entre terapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicanalista ainda são confusas para muitas pessoas. Assim, uma boa forma de começar a fazer essa diferenciação é considerar a formação dos profissionais que atuam em cada uma das áreas citadas.

Quando se fala sobre o psicólogo e o psicanalista, é possível destacar que os dois têm a mesma formação acadêmica, a Psicologia. Entretanto, o psicanalista se volta para a psicanálise, que se volta para “desvendar mistérios” ocultos no inconsciente.

O psiquiatra, por sua vez, possui formação em medicina e atua no diagnóstico de doenças como a depressão e a ansiedade. Por fim, o terapeuta é o indivíduo formado em uma ou mais áreas voltadas para a saúde humana, tanto física quanto mental. Quer saber mais sobre a atuação destes profissionais? Continue a leitura do artigo!

Diferenças do terapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicanalista

Mulher falando na terapia.

A principal diferença entre terapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicanalista está na formação, o que vai refletir diretamente no seu método de atuação ou no que cada um dos profissionais efetivamente trata. Portanto, caso você esteja interessado em saber mais a respeito disso, basta continuar a leitura do artigo para conferir em maiores detalhes as diferenças.

Como atua o terapeuta

Todo profissional que possui formação em uma área de saúde, independente de ser física ou mental, pode ser chamado de terapeuta. Desse modo, mesmo aqueles que possuem formação técnica, como no caso da terapia holística, podem receber este título.

Ao todo, o Brasil reconhece 29 práticas terapêuticas distintas e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para várias delas. A lei não chega a restringir o tratamento com terapias alternativas aos profissionais da saúde, mas eles tendem a ser mais interessados nelas por uma questão de afinidade e conhecimentos técnicos.

Como atua o psicólogo

Quando se fala sobre a atuação do psicólogo é possível destacar que estes profissionais têm formação de bacharelado no curso de Psicologia. Entretanto, no caso dos que atuam na área clínica e trabalham com psicoterapia, eles também podem ser chamados de terapeutas. Porém, nesse contexto o termo é uma abreviação de psicoterapeuta.

Portanto, os psicólogos não são considerados terapeutas e a confusão se deve a questão linguística citada. A sua atuação se dá no sentido de ajudar as pessoas a superarem entraves de ordem emocional e a forma como isso é feito depende da especialização de cada um.

Como atua o psiquiatra

Os psiquiatras possuem formação em medicina e uma especialização em psiquiatria, processo que leva cerca de 10 anos para ser concluído. Após o término da sua formação, o profissional atua no sentido de identificar e diagnosticar doenças como a ansiedade, a depressão e vários outros transtornos.

Além disso, vale citar que o psiquiatra é o profissional responsável por prescrever medicamentos quando estes são necessários no tratamento de um determinado paciente. Por vezes, o trabalho destes profissionais acontece em paralelo ao dos psicólogos.

Como atua o psicanalista

Um profissional da Psicologia que adota a psicanálise como linha de trabalho é chamado de psicanalista. A análise feita por estes profissionais tende a ser mais longa, visto que eles investigam a mente do paciente em busca de memórias e de sofrimentos passados que foram reprimidos.

Isso acontece porque para a psicanálise os padrões de comportamento negativos podem estar associados a algo que já foi esquecido, de modo que é preciso redescobrir o passado para identificar as causas. Nesse sentido, são analisados também a linguagem não verbal, os esquecimentos e também os assuntos desconfortáveis para o paciente.

Quando procurar um terapeuta

Homem sentado chorando.

Existem alguns sinais que indicam quando uma pessoa precisa procurar por um terapeuta. Devido à correria do dia-a-dia, eles podem acabar passando batidos e ser encarados somente como sinais de cansaço ou associados aos estresses cotidianos.

Assim, é muito importante saber identificar estes sinais para evitar procurar ajuda profissional somente quando a situação já está mais agravada. Quer saber quando procurar um terapeuta? Veja mais sobre isso a seguir!

Emoções intensas

Sentir tristeza ou raiva diante de algumas situações é algo normal no comportamento humano. Entretanto, é preciso ter atenção à intensidade com que isso acontece e também à frequência das emoções dessa natureza.

Além disso, se os sentimentos de alguém se tornam paralisantes ou trazem danos à sua rotina, eles precisam ser olhados com mais atenção. Deixar de procurar apoio pode acabar levando a quadros piores, com a ansiedade ou o pânico, decorrentes de uma percepção equivocada do indivíduo em relação a algo nas suas vidas.

Pensamento fixo

As pessoas que estão com o pensamento fixo em traumas do passado precisam procurar por um terapeuta. Em geral, o recomendado é que o tratamento seja iniciado logo que o trauma aconteça para que a terapia, independente do tipo, sirva como amparo e ajude o paciente a lidar com o problema, amenizando o sofrimento.

Logo, quando um evento como um acidente ou uma separação, por exemplo, acontecem na vida de alguém, o mais indicado é não esperar para começar o processo porque ele tende a dissipar os problemas mais rapidamente.

Estar desmotivado

Se sentir desmotivado é algo que pode acontecer, especialmente em períodos de maior cansaço físico e mental. Entretanto, quando isso te faz sentir cada vez mais triste e desconectado das coisas na sua vida, é preciso procurar a ajuda de um terapeuta para lidar com essas questões.

Alguns sinais de que a desmotivação está se tornando prejudicial são a perda de interesse pelas pessoas e pelas atividades que antes traziam prazer. Inclusive, estes sintomas não podem ser negligenciados porque podem indicar um princípio de depressão.

Variação de humor

Quem passa por muitas variações de humor, especialmente quando elas são extremas, indo da felicidade à tristeza muito rapidamente, deve procurar por ajuda profissional. Quando esse processo se torna frequente, essa ajuda se torna ainda mais urgente porque é preciso que alguém examine as suas causas.

Vale destacar que em muitos casos o paciente pode ser diagnosticado com algum tipo de transtorno e, portanto, essas emoções não são algo corriqueiro na sua vida. Porém, somente um profissional capacitado poderá descobrir as causas e determinar uma linha de tratamento.

Baixo rendimento

É praticamente impossível deixar os problemas fora da vida profissional e eles acabam intervindo de um modo ou de outro. Portanto, o indivíduo passa por períodos de falta de concentração e sente grandes dificuldades para realizar as suas tarefas, o que pode acabar gerando problemas na carreira.

Se essa situação estiver se agravando a ponto de fazer com que o rendimento profissional caia significativamente, é preciso procurar por um terapeuta para encontrar uma maneira de mudar este cenário, visto que as questões emocionais podem acabar causando até mesmo a perda do emprego se não forem cuidadas.

Dificuldade nas relações

Outro sinal de que uma pessoa precisa procurar ajuda de um terapeuta pode ser percebido nas suas relações. Quando alguém sente dificuldades para lidar com o seu parceiro ou parceira, não consegue se comunicar com os amigos e familiares ou perde a paciência com muita facilidade, isso significa que existe algum problema de cunho emocional.

Por vezes, pode ser difícil compreender sozinho o que gera este comportamento. Então, a ajuda profissional se faz válida para ajudar a mudar este comportamento e para ampliar as percepções das pessoas.

Quando procurar o psicólogo

Mulher fazendo terapia.

Para procurar a ajuda de um psicólogo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter alguma condição pré-existente de saúde mental.

Isso acontece porque a psicoterapia pode ser benéfica para qualquer pessoa, visto que ajuda a compreender os motivos para as suas dificuldades, seja nos relacionamentos ou mesmo na sua vida familiar. Logo, é uma forma de autoconhecimento e também de trazer melhorias para a saúde mental. Quer saber mais sobre quando procurar um psicólogo? Leia a próxima seção do artigo para descobrir.

Sobrecarga

Quando o indivíduo se sente sobrecarregado, seja do ponto de vista emocional ou mesmo em termo de carga de trabalho, isso pode ser um sinal de que ele precisa procurar por ajuda psicológica. A sobrecarga pode levar a outras condições mais graves de saúde mental e, portanto, nos primeiros sinais é preciso que ela seja encarada com seriedade.

Através da psicoterapia o paciente poderá descobrir porque ele se sente constantemente sobrecarregado e, então, procurar formas de mudar essa realidade, tornando a sua vida mais amena.

Fadiga

Aqueles que se sentem constantemente cansados estão recebendo um sinal físico do seu corpo de que precisam de ajuda psicológica. Se esse sentimento de fadiga se repete mesmo em momentos nos quais o indivíduo não tem tantas tarefas, mas tem a sensação de que não possui energia para fazer nada, isso precisa receber atenção.

A fadiga constante pode ser um sintoma de doenças psicossomáticas mais graves, como a depressão. Portanto, quem se sente dessa forma de modo constante deve procurar por um psicólogo o quanto antes.

Raiva demasiada ou ressentimento

O sentimento de raiva constante ou de ressentimento pode acabar fazendo com que uma pessoa se afaste do convívio social. Esse isolamento defensivo é algo bastante perigoso e que pode acabar prejudicando os seus relacionamentos, tanto amorosos quanto familiares. Além disso, pode estar ligada à sensação de não pertencimento.

Embora muitas pessoas pensem que este sentimento é algo incomum e que as torna estranhas, na verdade, ele se faz presente na vida de muitos e é um sinal de que as coisas não estão bem no âmbito da saúde mental.

Agorafobia

A agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo de sair dos espaços considerados seguros. Em geral, quem convive com esta condição tem medo de sair da sua casa. Portanto, a situações nas quais isso se faz necessário causam um medo extremo e podem chegar a gerar ataques de pânico.

As causas para a agorafobia não são totalmente conhecidas, mas quando estes sintomas se manifestam, é chegado o momento de procurar por ajuda psicológica porque trata-se de uma condição que precisa de tratamento para ser superada.

Pensamentos ansiosos

É possível afirmar que a ansiedade é uma resposta natural do organismo a algumas situações, como se fosse um mecanismo de sobrevivência. Portanto, ela funciona no sentido de fazer com que as pessoas entendam que estão vivendo uma situação de perigo e, dessa forma, criem expectativas com o que está por vir.

Entretanto, existem diferenças entre ter pensamentos ansiosos constantes e a ansiedade natural. Nesse sentido, o primeiro caso deve ser tratado como um transtorno caracterizado pela desordem mental, que atrapalha a vida do indivíduo.

Apatia

A apatia pode ser caracterizada como um sentimento de desinteresse generalizado pela vida. Esse estado de insensibilidade, especialmente do ponto de vista emocional, causa a estagnação e, portanto, as pessoas que possuem este sintoma não conseguem aproveitar as coisas positivas que a vida tem para oferecer.

Então, quando a indiferença se torna crônica é preciso procurar por ajuda profissional para contornar essa situação, visto que a pessoa apática não consegue enxergar graça em nada e nem mesmo eventos mais trágicos mexem com as suas emoções.

Desesperança

É preciso ter muita atenção à desesperança, visto que ela pode ser um dos fatores de risco para o suicídio. Trata-se de um estado em que o indivíduo não consegue ter confiança de que algo positivo pode acontecer com ele. Então, à medida que ele perde essa capacidade, perde também a capacidade de ter expectativas sobre o seu futuro.

Em geral, o sentimento de desesperança acontece quando existe uma descontinuidade entre ser e estar. Logo, a pessoa que experiencia essa ruptura não consegue pensar que vale a pena viver e precisa procurar por ajuda psicológica.

Retração social

Existem muitos fatores que podem levar uma pessoa a um cenário de retração social. Assim, isso pode acontecer devido aos seus pensamentos negativos e à sua visão pessimista da vida de uma forma geral. Logo, essa pessoa passa a acreditar que ela não é boa o bastante para ter qualquer tipo de vínculo, seja de amizade ou afetivo.

Então, tudo isso faz com que ela fuja de situações sociais para evitar se sentir inadequada. Quando precisar estar no meio de pessoas, o seu desconforto é evidente, assim como o seu nervosismo. Diante disso, deve-se procurar ajuda de um psicólogo.

Quando procurar o psiquiatra

Adolescente fazendo terapia.

Como o psiquiatra é o profissional responsável por identificar transtornos mentais, ele deve ser procurado sempre que sintomas destes forem identificados. Desse modo, ele poderá avaliar se existe a necessidade de medicação e qual seria o tratamento adequado para tal.

A seguir, os cenários nos quais procurar um psiquiatra se faz necessário serão comentados em maiores detalhes. Continue a leitura para saber mais sobre isso.

Incapacidade de controlar emoções

Quando as pessoas apresentam incapacidade de controlar as suas emoções em diversas situações, como no trabalho ou mesmo nas suas amizades, é preciso procurar por um psiquiatra. Entretanto, é preciso ter atenção se as reações foram desproporcionais aos eventos, visto que se chatear com um feedback negativo é algo normal.

Mas se a pessoa apresenta dificuldades para controlar a raiva que sente ou se ela fica frustrada com muita facilidade, isso pode ser um sintoma de algo maior e destacar a presença de transtornos de humor.

Alteração de sono

Os problemas para dormir são bastante comuns e quase todas as pessoas passam por essa situação eventualmente. Porém, se a insônia é algo frequente na sua vida e chega a prejudicar o desempenho das atividades de rotina, é preciso procurar por um psiquiatra para examinar a questão com mais cuidado.

Existem vários transtornos mentais, como alguns tipos de ansiedade, que estão ligados aos distúrbios do sono. Portanto, eles precisam ser investigados para que um diagnóstico preciso possa ser feito e o tratamento adequado tenha início.

Abuso de substâncias lícitas e ilícitas

As pessoas que passam por dificuldades com questões relativas aos abusos de substâncias, sejam elas ilícitas ou não, precisam ter atenção a essa questão. Especialmente quando fazem tentativas de abandonar o consumo, mas não conseguem fazer isso. Assim, tais substâncias acabam por atrapalhar o seu dia-a-dia.

Quando este cenário se apresenta, é necessário procurar ajuda de um psiquiatra. Em geral, o abuso é usado como uma forma de escapismo para outros problemas e eles somente poderão ser superados com a ajuda psiquiátrica adequada.

Alterações abruptas no desempenho

Quem passa por alterações abruptas de desempenho, quer se fale sobre o trabalho ou sobre os estudos, precisa procurar por um psiquiatra o quanto antes. Isso pode ser um sintoma da depressão, que prejudica o desenvolvimento de atividades cotidianas.

Entretanto, é importante ter atenção a alguns aspectos, visto que ter pequenas falhas no trabalho é algo comum. Essas alterações de desempenho precisam ser persistentes e mais substanciais para se tornar um ponto de atenção e algo que exige ajuda profissional.

Doenças físicas sem explicação

As pessoas que apresentam doenças físicas sem explicação, na verdade, estão sofrendo com condições psicossomáticas. Trata-se de um transtorno que acaba prejudicando o funcionamento do corpo, visto que gera diversos incômodos físicos na vida do indivíduo.

Ainda que as causas para as doenças dessa natureza não sejam totalmente compreendidas atualmente, em geral, elas estão ligadas ao estresse provocado pelas emoções do indivíduo, que faz com o funcionamento do seu cérebro seja afetado, o que gera a liberação de substâncias importantes.

Ansiedade, preocupação ou tristeza excessiva

Os transtornos de ansiedade têm como sintomas mais marcantes a preocupação excessiva e também a tristeza. Assim, as pessoas podem apresentar sinais físicos, como alterações na frequência cardíaca e um medo persistente.

Desse modo, quando os primeiros alertas sobre a ansiedade aparecem, é chegado o momento de procurar a ajuda de um psicólogo. Vale ressaltar, porém, que os sintomas são variáveis de indivíduo para indivíduo e a ansiedade pode causar alterações distintas em cada pessoa. Além disso, ela é mais comum do que muitas pessoas imaginam.

Quando procurar o psicanalista

Mulher fazendo terapia.

A psicanálise é indicada para todos os tipos de pessoas que querem aprender mais sobre si mesmas e sobre os seus padrões de comportamento. Portanto, não existe qualquer tipo de restrição quanto a quem pode ou não procurar por ela.

Diante disso, também existem alguns aspectos que devem ser observados porque um psicanalista seria mais adequado para tratá-los. Quer saber mais sobre quando você deveria procurar um psicanalista? Veja a seguir.

Repetição de padrões

Quando uma determinada pessoa repete que ela está repetindo padrões na sua vida, é interessante procurar por um psicanalista para conseguir identificar o que causa essa repetição, visto que o indivíduo pode não se lembrar do evento que originou essa questão na sua vida.

Esse tipo de sintoma pode ser observado, por exemplo, através da vida amorosa. Então, caso você esteja se envolvendo sempre com pessoas que seguem um determinado padrão, isso pode ser um sinal de repetição de comportamento. Outro sinal é quando você faz algo para sabotar o próprio sucesso sempre que ele se aproxima.

Melancolia

Quem se sente constantemente melancólico pode estar precisando da ajuda de um psicanalista. Isso acontece porque essas pessoas não conseguem se adaptar ao ideal de felicidade e, por vezes, têm dificuldade para sentir prazer nas atividades que desempenham, mesmo as que deveriam se voltar para o entretenimento.

Além disso, o indivíduo se sente deslocado e sempre se volta para questionamentos de cunho filosófico a respeito da vida e da morte. Quando ele não encontra companhia para pensar sobre aquilo que o deixa angustiado, acaba se isolando e se tornando mais melancólico.

Ações destrutivas

Os comportamentos de risco costumam se manifestar nos indivíduos que precisam procurar por um psicanalista. Assim, eles adotam ações destrutivas, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas. Também podem adotar uma conduta sexual perigosa.

Nessas situações, a pessoa se sente como se algo a obrigasse a se engajar com esse tipo de ação. Dessa forma, é quase como se ela estivesse possuída por outra pessoa que é muito diferente dela mesma. Quando este sintoma é observado, é a hora de procurar por ajuda.

Profundo apego

Quem é muito apegado às pessoas da sua vida precisa ter atenção a essa questão, visto que ela pode estar associada à dependência. Logo, aquilo que a pessoa pensa ser amor, na verdade, é algo bastante perigoso. Aqueles que possuem este sintoma, em geral, têm medo de ficar sozinhos e quando vislumbram essa possibilidade, entram em pânico.

Assim, é comum que tenham um sentimento de vazio e de tédio diante da perspectiva de serem deixados de lado pelas pessoas que fazem parte da sua vida. Isso precisa ser olhado com atenção antes que se transforme em uma dependência emocional mais grave.

Falta de prazer na vida

As pessoas que precisam procurar ajuda de um psicanalista têm muita dificuldade para sentir prazer na vida. Isso acontece em um sentido bastante amplo e pode afetar todas as áreas da vida dessa pessoa. Assim, ela se sente entediada no seu trabalho e também nas suas relações de forma geral.

Então, é preciso procurar por ajuda para compreender as raízes dessa insatisfação e se ela realmente está ligada a fatores externos ou se acontece no interior da pessoa que manifesta este sintoma.

Frequência de brigas

Em geral, as pessoas que precisam da ajuda de um psicanalista se envolvem com frequência em brigas. Independente do espaço, quer se fale sobre o trabalho ou sobre o lar, elas estão sempre no centro de algum conflito e sentem dificuldade para se libertar deste impulso.

Isso acontece porque essas pessoas têm a sensação constante de que aqueles que estão à sua volta estão o tempo todo tramando para prejudicá-las. Portanto, se tornam vigilantes e podem acabar comprando brigas por motivos que nem existem de verdade. Logo, quem percebe este sintoma deve procurar por um psiquiatra.

O terapeuta tem o poder de curar alguém?

Pessoa na terapia.

O psicoterapeuta, por si só, não tem o poder de curar alguém. O que ele oferece é uma escuta qualificada e capaz de identificar padrões de comportamento, de forma que o indivíduo consegue perceber os motivos pelos quais age da maneira que age e, então, consiga contornar essas questões.

Além disso, ele também tem um papel importante para ajudar a identificar questões relativas a possíveis transtornos de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Entretanto, para um diagnóstico e a devida medicação será preciso consultar um psiquiatra.

Vale ressaltar que os dois tratamentos podem ser feitos de forma conjunta e, inclusive, isso é bastante recomendado pelos profissionais. Portanto, esteja atento aos seus sintomas e não hesite em procurar ajuda quando isso se mostrar necessário.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.