Como despertar o sexto sentido: meditação, sonhos, emoções e mais!

Como despertar o sexto sentido: meditação, sonhos, emoções e mais!

O sexto sentido é uma habilidade que faz parte da constituição sensorial das pessoas e que as permite captar impressões além do plano físico. Saiba mais aqui!


Como despertar o sexto sentido?

Pessoa meditação.

O sexto sentido é uma habilidade que muitos animais possuem de perceber algo que não está presente fisicamente ou que ainda não aconteceu. Por exemplo, você pode sentir que algo vai acontecer com alguém e ter esta experiência antes que ocorra.

Como qualquer habilidade, o sexto sentido pode ser treinado, despertado ou desenvolvido, para que você possa se beneficiar desta sensibilidade extrassensorial também chamada de intuição.

Para despertar seu sexto sentido, você precisará, inicialmente, abrir o canal que se expande além da percepção sensorial básica. Isso é feito para que possa perceber o que está por trás das lentes dos cinco sentidos básicos (olfato, tato, paladar, visão e audição).

Assim, para que você tenha um guia para apontar o caminho durante a sua caminhada, trouxemos neste artigo um guia rápido, com dicas essenciais para que você ponha suas habilidades em prática. Assim, poderá se tornar uma pessoa mais intuitiva e psíquica.

Além disso, o melhor de tudo é que não precisará comprar materiais. Tudo o que você precisa para alcançar este objetivo é a si mesmo. Prepare-se para descortinar o véu da sua intuição a seguir!

Muita atenção aos sonhos

Pessoa dormindo.

Os sonhos são expressões do inconsciente sobre sentimentos, pensamentos e ideias. Por isso, eles contêm informações extremamente importantes para compreender tudo aquilo que o seu consciente e os seus cinco sentidos não conseguem perceber.

Então, como primeiro passo na sua jornada para despertar seu sexto sentido, é preciso prestar muita atenção a eles. Entenda como a seguir!

O poder do sonho

O poder do sonho é bastante amplo. Além de fazer parte de um mecanismo natural do nosso cérebro para armazenar memórias e coisas que você aprendeu, ele ainda auxilia a processar sentimentos e pensamentos difíceis. Do ponto de vista espiritual, os sonhos podem ser considerados como mensagens do divino.

Por isso, é muito comum que entidades, guias espirituais e até divindades entrem em contato com as pessoas por meio dos sonhos. Assim, elas podem estar preparadas para o que está por vir (no caso de sonhos premonitórios) ou decifrar o que aconteceu ou está acontecendo (sonhos reveladores).

Devido a esta habilidade de estabelecer contato com aquilo que não captados pelos cinco sentidos, os sonhos são excelentes maneiras de se conectar com seu sexto sentido. Então, atente-se para eles.

Atenção aos detalhes

Para compreender as mensagens trazidas pelos sonhos, é necessário que você tome nota dos seus símbolos. Ademais, uma vez que o mesmo símbolo pode ser interpretado diferentemente de acordo com o contexto, é essencial que você preste atenção aos detalhes.

Por exemplo, se você sonhou com cobra, um tipo de sonho interpretado como indício de notícias ruins ou traição, qual a cor da cobra? O que aconteceu com ela em relação a você no sonho? Você só a viu ou a matou? Foi picado ou perseguido?

Tudo isso é importante para que compreenda a mensagem do seu sonho. Por exemplo, embora ser picado por cobra seja sinal de traição, matar uma é um excelente indício de superação. Portanto, cada detalhe do sonho é valioso, então, tome nota deles.

Mantenha um diário dos sonhos

Uma vez que os sonhos são capazes de apontar imagens e símbolos que podem ser interpretados com a carga intuitiva que trazem, é extremamente importante que você tome nota no que chamamos de diário dos sonhos.

O diário dos sonhos nada mais é que uma espécie de agenda na qual você anotará todos os detalhes dos seus sonhos. Isso inclui informações como o que você sonhou, quando sonhou, onde estava, se você teve contato com algum tema do sonho ao longo do dia, além de outras informações que julgar importante.

Além disso, você pode desenhar o que vê nos seus sonhos, caso deseje um diário mais ilustrado. Para fazê-lo, escolha um caderno que seja utilizado somente para este propósito. Na falta de cadernos, crie uma pasta no bloco de notas no seu celular especialmente para anotar seus sonhos.

Anote os pensamentos cotidianos

Homem pensando.

Tomar nota de seus pensamentos ao longo do dia é uma excelente estratégia para desenvolver o seu sexto sentido. Além desta prática ser ideal como desenvolver a autorreflexão, ela pode também demonstrar como estão os seus padrões de pensamentos e quais impressões psíquicas ou sentimentos você consegue captar e reproduzir em palavras enquanto escreve. Entenda o porquê a seguir!

Dê importância ao “aleatório”

Ao tomar nota do que se passa ao seu redor, tente escrever de maneira livre e deixe que o fluxo de consciência siga e escreva até o que você julga como aleatório. Estas pequenas aleatoriedades podem ser mensagens do seu subconsciente ou impressões psíquicas que estão sendo captadas naquele momento.

Além disso, é possível que você passe a ouvir mensagens de entidade ou de seres de outros planos durante o processo, numa prática conhecida como psicografia. Por isso, esta é uma técnica essencial para que você alinhe parte do seu consciente com algo além deste plano, que aparece de maneira aleatória, antes que a parte racional da sua mente interceda no processo.

Não busque sentido até concluir a linha de raciocínio

Quando for escrever, sente-se num local calmo em que não será distraído. De preferência, tenha um papel sem pautas, para que seu pensamento possa fluir sem o auxílio de um molde ou linearidade. Então, deixe que o processo de escrita automática comece e escreva até se sentir exausto com seus próprios pensamentos.

Para começar a escrever, pense em perguntas como: o que esteve pensando ultimamente? Durante o processo, lembre-se de não procurar por coisas que têm sentido. Simplesmente deixe que sua escrita flua até você concluir o que seria a sua linha de raciocínio.

Sinceridade nos detalhes

Enquanto escreve, seja sincero nos detalhes. Não oculte algo só porque você acha que não faz sentido ou por ser algo muito pessoal. Este processo de filtragem de conteúdo é só uma maneira de sua mente racional tentar manter o controle sobre o processo de retomada da sua intuição.

O seu sexto sentido opera de uma maneira diferente do mundo da lógica e da razão. Por isso, inclua sentimentos e tudo aquilo que você julga ser sem noção. No fim do processo, terá peças de um quebra-cabeça que, quando analisadas e postas em conjunto, farão com que consiga enxergar um quadro com muitas nuances, detalhes e nitidez.

Não despreze as emoções

Mulher triste.

As emoções podem ser uma porta de entrada para acessar o seu sexto sentido. Portanto, não as despreze. Como mostraremos, não importa como elas se manifestem, é importante que você esteja ciente de seus surgimentos. Confira!

O que você sente importa

Provavelmente, já aconteceu de você ficar triste do nada, sentir raiva por uma coisa boba ou simplesmente esbanjar felicidade e se encontrar rindo sozinho. Estes sinais podem indicar que você captou energias e impressões psíquicas de um local ou pessoa e, por isso, o que está sentindo é muito importante, já que isso revela mensagens.

Sempre que conhecer uma pessoa ou ir a um lugar pela primeira vez, tente captar as emoções que eles causam em você. Aquele ditado, “a primeira impressão é que fica”, muitas vezes, está certo. Mantenha-se receptível às mensagens e não ignore o que você sente.

Dê ouvidos ao coração

O coração não é somente um órgão responsável pela distribuição de sangue no organismo. É próximo a ele que o chakra cardíaco se encontra. Consequentemente, ele tem muito o que falar sobre o que se passa em sua volta.

Assim, ouça sua voz anterior sempre que puder, mesmo que as outras pessoas digam que você deve ouvir apenas a sua razão. Muitas vezes, é o coração que tem realmente a capacidade de distinguir o que é bom e o que é mal para você.

Faça um teste

Mesmo que você não se sinta seguro para ouvir seu coração e receber as mensagens que ele tem para você e ao seu sexto sentido, experimente, pelo menos uma vez, fazer o seguinte teste.

Para fazê-lo, você precisa se expor a uma situação nova, fora da sua zona de conforto, para que possa sentir a mensagem que seu corpo tem a dizer antes de agir no automático. Tome nota de tudo o que acontece e veja como seu corpo reage durante o processo.

Busque a harmonia

Lembre-se de que tudo é uma questão de harmonia. Mesmo buscando a sua intuição e esperando pelas mensagens enviadas pelo seu coração, a vida na sociedade atual requer que você também utilize a sua racionalidade par agir em seu dia a dia.

Assim, a questão não se trata, portanto, de deixar a sua mente racional dominar ou ignorá-la completamente para utilizar apenas a intuição. É justamente o contrário: você deve alternar entre estas duas partes da sua mente, sempre que a situação exigir uma delas. O equilíbrio sempre será a chave do sexto sentido.

Pratique meditação

Mulher meditando.

A meditação é, sem dúvida, uma das maiores aliadas das pessoas que buscam desenvolver o seu sexto sentido. Através dela, é possível acalmar a sua própria mente, para que você possa, a partir deste silêncio interior, observar de maneira serena o mundo que existe fora de si.

Além disso, meditar é uma maneira de escapar do modo frenético do mundo e se alinhar com a sua voz interior para alcançar o autoconhecimento, como mostramos a seguir!

Silencie os ruídos de fora

Quando começar a praticar a meditação, é essencial que você passe a silenciar sua mente, para silenciar o que vem de fora. Para isso, busque por um local calmo, no qual você não será perturbado pelos ruídos externos. Remova toda e qualquer distração deste ambiente para fechar os olhos e começar a prestar atenção nos sons, nos cheiros, e nas sensações físicas do seu corpo.

Respire profundamente e de maneira regular, focando no ar que entra e sai do seu corpo. No início, comece com apenas alguns minutos e, com o passar do tempo, estenda a sua prática diária, aumentando 5 minutos progressivamente.

A caminho do autoconhecimento

Ao praticar meditação, você conseguirá se alinhar com o seu propósito de vida e, consequentemente, obter mais autoconhecimento. Meditar é um processo de tomada de consciência e direcionamento da atenção.

A partir deste processo, você poderá ouvir a sua voz interior e está mais alinhado com a sua intuição. Desta maneira, as mensagens serão ouvidas com mais clareza e precisão.

Sensibilidade aos sexto sentido

Uma vez mais ciente de sua mente e pronto para perceber, de maneira plena, o que se passa dentro e fora de você, desenvolverá uma sensibilidade do seu sexto sentido. Inicialmente, você obterá respostas para suas indagações durante os processos meditativos.

Mas, com o passar do tempo, as suas intuições virão até enquanto você caminha por um parque, por exemplo. Por isso, é importante dar início às suas práticas meditativas o quanto antes, pois existem inúmeros benefícios para corpo, mente e espírito.

Observando o mundo

Homem observando a natureza.

Observar o mundo é uma técnica bastante importante para o desenvolvimento da intuição. Como já falamos, a intuição alinha as pessoas para aquilo que está além dos filtros dos 5 sentidos. Portanto, você pode explorar a sua própria intuição ao esgotar as possibilidades das lentes do seu corpo. Confira mais abaixo!

Identificando ladrões de energia

Observar o mundo é extremamente importante para que você possa compreender como o que está externo ao seu corpo pode influenciar nas suas ações. Muitas vezes, o corpo funciona como uma espécie de esponja e acaba absorvendo problemas que se manifestam de maneiras diversas.

Assim, ao praticar a observação do mundo, esteja tento aos conhecidos ladrões de energias. Também conhecidas como vampiras energéticas, estas pessoas sugam a energia vital, provocando sensações como esgotamento físico e mental.

Por isso, preste atenção às pessoas ao seu redor e tome nota daquelas que te fazem bem. Quando notar alguém que te faz mal energeticamente, tente se afastar dessa pessoa sempre que puder.

Descubra seu ponto fraco

Em sua busca pelo sexto sentido, é importante que você siga a sua jornada de autoconhecimento para que encontre os seus pontos fracos. Em sua meditação, busque por sua voz interior e tente encontrar o que te deixa vulnerável.

Ao encontrá-lo, trabalhe para fornecer a solução para esta vulnerabilidade por meio de sua intuição, num processo íntimo de escuta e autoconhecimento através do reconhecimento de quem você realmente é.

Você está amparado

Após o encontro com suas vulnerabilidades em potencial, você pode se sentir mais frágil, mas não há nada a temer ou se preocupar. Tudo isso faz parte do seu processo de desenvolvimento espiritual, ao longo do qual terá a oportunidade única de desenvolver o seu sexto sentido e obter autoconhecimento por meio dele.

Além disso, tenha em mente que você não estará só ao longo de sua jornada, pois aprenderá a contar e a ouvir com a voz que vem de dentro de si, encontrando inspiração nela. Portanto, sinta-se acompanhado espiritual e emocionalmente, pois você contará também com o amparo dos guias espirituais e da sua própria essência.

Aproveite a solidão

Homem sozinho na natureza.

Embora muitas pessoas vejam a solidão como algo extremamente negativo, ela é, na verdade, uma excelente oportunidade. Ao estar sozinho, você pode olhar para dentro de si, numa jornada pela busca por sua voz interior. Entenda mais sobre esta oportunidade valiosa a seguir!

Faça algo por você

Quando estiver sozinho, busque ouvir o seu coração. Na busca pelo sexto sentido, pergunte a ele o que deve fazer e, sem pensar duas vezes, simplesmente aja para fazer algo por você. Escolha um tempo para cuidar do seu corpo, fazer sua rotina de cuidados pessoais e tudo aquilo que te faz bem como ouvir uma música que você gosta e comer seu prato favorito. Neste processo de autocuidado, a sua intuição poderá falar mais alto. Então, esteja disposto a ouvi-la.

Sem autojulgamentos

Durante a busca pelo seu sexto sentido, quando ouvir a sua voz interior, não julgue, simplesmente aja. Veja nessa situação uma oportunidade para você ser quem é e se conectar com o seu Eu superior, bem como se alinhar com o seu propósito na sua vida.

Muito pode ser alcançado durante o treino do seu sexto sentido. Portanto, desnude-se de seus julgamentos e esteja pronto para se aceitar e deixar ser inspirado por aquilo que é genuinamente seu e vem do seu âmago.

Respeite a voz interna, respeite a si

Ao se conectar com sua voz interior, é possível que você não escute o que queria ouvir, mas aquilo que precisa ouvir. Em vez de negar aquilo que está sendo dado para você, faça a seguinte pergunta para si mesmo: “Por que não?”.

Neste processo, você não somente será capaz de se compreender melhor, mas também estará mais receptivo para as mensagens que tem a receber. Desrespeitar a sua voz interior é um ato de desrespeito por si mesmo.

Por isso, ouvir sua voz e respeitá-la é uma maneira de exercer o respeito por você mesmo e pelo seu propósito, honrando a sua jornada no processo evolutivo da encarnação. Além disso, é uma maneira importante de cultivar e respeitar o seu sexto sentido.

Quem pode despertar o sexto sentido?

Meditação.

Por ser uma habilidade, qualquer pessoa pode despertar o seu sexto sentido, uma vez que toda a habilidade pode ser aprendida ou desenvolvida. Isso inclui você.

No entanto, assim como acontece com qualquer habilidade no mundo, como nadar, cantar ou aprender uma língua estrangeira, existem pessoas que possuem naturalmente mais facilidade para desenvolver o sexto sentido, conhecidas como psíquicas ou médiuns.

Mesmo se você não for alguém considerado “psiquicamente dotado”, não precisa se desanimar. Pelo contrário, você deve simplesmente tomar consciência sobre a sua atual condição e se dedicar ao máximo para poder desenvolver o seu sexto sentido. Lembre-se de que nada acontece da noite para o dia.

Portanto, é importante que você planeje e dedique parte do seu tempo para desenvolver o seu sexto sentido de maneira plena. Crie uma rotina de práticas diárias e siga as dicas apresentadas neste artigo.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza