Chás para digestão: Erva-doce, capim-limão, boldo, chá branco e mais!

Chás para digestão: Erva-doce, capim-limão, boldo, chá branco e mais!

Tomar chá ajuda na digestão de alimentos? Descubra tudo nesse artigo sobre essa bebida e todos os seus benefícios!


Considerações gerais sobre os chás para digestão

Tipos diferentes de chá.

Desde os séculos passados o chá sempre foi visto como uma deliciosa bebida para se esquentar e relaxar. Contudo, ele também possui poderosas propriedades medicinais que podem ajudar o nosso corpo a ter um maior bem estar. Lembrando que cada tipo de planta possui uma propriedade distinta, nesse caso falaremos sobre os chás que trazem benefícios para a digestão.

Essa categoria abrange chás que podem ajudar a diminuir a sensação de inchaço, gases, e arrotos contínuos por conta dos exageros na alimentação. Não somente isso, há chás que possuem propriedades de emagrecimento, laxantes naturais, e também protegem contra doenças gastrointestinais como a prisão de ventre, úlcera e câncer de intestino.

Nesse artigo falaremos mais detalhadamente sobre cada uma dessas bebidas deliciosas e como prepará-las sem gastar muito.

Os principais chás para a digestão

Xícara de chá.

Há diversos chás que são ideais para melhorar a digestão, principalmente quando você tem exagerado em uma festa, por exemplo. São opções caseiras muito fáceis de fazer, contudo devem ser preparados e bebidos imediatamente para que o efeito e a melhora da digestão ocorram com maior rapidez.

Chá de boldo

Esse chá é ótimo para a digestão de refeições muito grandes ou alimentos muito gordurosos. O boldo é capaz de estimular o fígado a metabolizar as gorduras, diminuindo de tamanho e facilitando muito mais a digestão.

Para preparar esse chá serão necessárias 10 gramas de folhas de boldo, e 500 ml de água fervente. Bote as folhas de boldo na água quente por 10 minutos e em seguida coe. Quando surgirem os sintomas da indigestão ou em 10 minutos após a refeição beba o chá para evitar aparecer os sintomas.

Chá de erva-doce

A erva doce consegue estimular o estômago a produzir os ácidos gástricos facilitando com que a digestão ocorra mais rapidamente e assim evitando os sintomas mais comuns de uma indigestão, como sentir o estômago estufado, e arrotos frequentes.

Para se preparar esse chá será necessário uma colher de sobremesa de erva doce, e uma xícara de água fervente. Coloque as folhas na água fervente e deixe-as por 10 minutos. Beba o chá após terminar sua refeição ou quando sentir os sintomas da indigestão.

Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é considerado um anti-espasmódico, ou seja ele consegue relaxar os órgãos intestinais evitando espasmos na região estomacal consequentemente causando dores por conta dos acúmulos de gases intestinais.

Para se prepará-lo você precisa de uma colher de sobremesa de hortelã-pimenta e 100 ml de água fervente. Bote as folhas de hortelã-pimenta na água fervente por 10 minutos e em seguida coe o líquido. O ideal é beber antes das refeições para evitar ou tratar de seus sintomas.

Pode-se observar melhorias na digestão logo após tomar o chá, mas caso após três dias não tenha melhora, contrate um médico gastroenterologista para se verificar algum problema no trato digestivo.

Chá de tomilho

O chá de tomilho com poejo é um ótimo remédio caseiro para má digestão, devido às suas propriedades que fazem com que a sua digestão em excesso seja feita com maior facilidade e rapidez. Para seu preparo você precisará de uma xícara de água fervente, uma colher de chá de tomilho, uma colher de chá de poejo e meia colher de chá de mel.

Coloque o tomilho e o poejo na água fervente por 3 a 5 minutos, logo depois coe e insira o mel. Beba assim que os sintomas de má digestão comecem a aparecer.

Chá de macela

O chá de macela possui propriedades calmantes e digestivas, portanto ele é um ótimo chá para ajudar na digestão. Além de ser ótima para tratar de doenças como a azia, gastrite, úlcera e cólicas intestinais. Você precisa de 10 gramas de flor de macela, uma colher de sopa de erva-doce, e uma xícara de água fervente.

Coloque as flores de macela na água quente, tampe a mistura e deixe ali por cinco minutos. Filtre bem e beba o chá. É recomendado tomar o chá de 3 a 4 vezes ao dia para uma maior melhora.

Chá verde

O chá verde acompanhado com hortelã pode ser uma boa pedida para tratar da indigestão. Ele estimula a produção dos ácidos estomacais fazendo com que a digestão flua com maior facilidade e rapidez. Evitando problemas como arrotos muito frequentes e estômago estufado.

Para se fazer um chá verde é necessário uma colher de chá de folhas secas de hortelã, uma xícara de água fervente, e uma colher de chá de folhas de chá verde. Coloque a hortelã e o chá verde na água quente e deixe repousando durante cinco minutos. Após o tempo coe o chá e beba. Evite adoçar com açúcar, pois ele dificulta a digestão.

Chá de ervas

Esse chá que envolve essa mistura de ervas, entre elas a erva-doce, a espinheira santa e o boldo ajudam o estômago a digerir melhor os alimentos e limpar o fígado. Pode ser um remédio caseiro bem eficaz para exageros em festas ou banquetes.

Para seu preparo você precisa de um litro de água, 10 gramas de folha de boldo, 10 gramas de espinheira santa, e 10 gramas de semente de erva doce.

Seu preparo é bem simples, basta ferver bem a água e depois de tirar do fogo acrescentar as ervas, deixando-as em repouso até a água parar de evaporar. Beba uma xícara de chá de ervas por quatro vezes ao dia.

Chá de verônica

O chá de verônica, também conhecido como erva-dos-leprosos ou chá-da-europa, é nativa do continente europeu e em lugares frios. Essa erva ajuda a diminuir a sensação de inchaço pós-refeições e também auxilia na má digestão. É uma poderosa aliada na prevenção da prisão de ventre.

O preparo de seu chá deve ser feito com 500 ml de água, e 15g de folhas de verônica. Insira todos ingredientes em um canecão e deixe ferver por 10 minutos. Tampe e deixe esfriando. Em seguida coe o líquido e beba uma xícara antes de fazer suas refeições, tomando entre 3 a 4 xícaras por dia.

Chá de cálamo

O cálamo, vulgo cálamo-aromático ou cana-cheirosa, devido ao seu efeito calmante, é uma planta muito utilizada para tratar problemas digestivos como a indigestão, falta de apetite, flatulências, gastrite e vermes no intestino.

Seu preparo é feito com duas colheres de sopa de chá de cálamo e um litro de água. Em uma panela coloque o chá de cálamo junto com a água e deixe no fogo até ferver. Em seguida retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, coe a mistura e beba.

Chá de capim-limão

O capim-limão é uma planta que possui propriedades antiespasmódicas, nas quais previnem a má digestão além de serem calmantes e analgésicas, aliviando o estufamento e desconforto intestinal.

Seus ingredientes são uma colher de chá de folhas picadas de capim-limão, e uma xícara de água. Insira os ingredientes em um canecão e deixe fervendo a mistura. Coe e beba o chá imediatamente. Beba pequenas quantidades desse chá a cada 15 e 20 minutos evitando consumir outros alimentos até que os efeitos da má digestão se cessem.

Evite tomar o chá de capim-limão durante a gravidez, pois ele pode prejudicar a formação do feto. Invés disso substitua por frutas como a pera e a maçã para a má digestão.

Chá de cúrcuma

A cúrcuma ajuda tanto na digestão quanto no apetite. O seu aroma ativa as glândulas salivares na boca o que consequentemente faz ativar os ácidos estomacais, começando a digestão de maneira quase imediata.

Ela também possui um composto denominado de timol na qual estimula as glândulas que secretam os ácidos e enzimas estomacais para a realização da digestão, facilitando de ocorrer de maneira mais rápida.

Para se preparar esse chá você precisa de 1,5g de cúrcuma, e 150 ml de água. Junte a cúrcuma para ferver junto da água, deixando por alguns minutos. Depois de fervido, coe o chá e então consuma entre duas a três vezes ao dia.

Chá branco

O chá branco além de ajudar na digestão ele também serve como desintoxicante, e também ajuda a emagrecer, e também acelera o metabolismo graças à sua cafeína. Para fazer esse chá é necessário duas colheres de chá branco para cada xícara de água.

Ferva a água até que ela comece a borbulhar e então desligue o fogo. Insira o chá e tampe o recipiente que usou por cerca de cinco minutos. Seu consumo deve ser feito uma hora antes das refeições, ou depois de se fazê-las.

Outras bebidas boas para a digestão

Mulher segurando xícara de chá.

Além dos chás existem outras bebidas que possuem propriedades que facilitam a digestão alimentar. Podem ser o suco de maçã, de abacaxi com mamão ou o suco de limão, essas bebidas além de refrescantes podem lhe ajudar a aliviar os sintomas da indigestão. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um deles.

Suco de maçã

O suco de maçã é uma ótima pedida contra gases e má digestão. Seu consumo deve ser feito junto com a água com gás, pois a maçã possui uma substância denominada de pectina que ao entrar com a água gaseificada ela forma uma espécie de gel ao redor do estômago, aliviando os sintomas da má digestão. É uma bebida que funciona muito bem na digestão de comidas gordurosas ou condimentadas.

Você precisará de duas maçãs, e 50 ml de água com gás. Bata no liquidificador as duas maçãs sem adicionar água, e coe. Depois adicione a água gaseificada. Beba o suco após as refeições.

Suco de abacaxi com mamão

Essa mistura de frutas é uma ótima combinação contra a má digestão. O abacaxi possui uma enzima chamada de bromelina a qual melhora o funcionamento do aparelho digestivo, enquanto o mamão tem a papaína, uma substância que faz com que os órgãos intestinais sejam melhor estimulados, ou seja a digestão e evacuação ocorrem com maior facilidade.

Seus ingredientes são três fatias de abacaxi, duas fatias de mamão, um copo de água, e uma colher de levedo de cerveja. Insira todos ingredientes dentro do liquidificador e bata bem até formar uma mistura homogênea, em seguida coe o suco e beba-o imediatamente.

Suco de limão

O suco de limão pode ser usado como um remédio natural para os problemas estomacais, controlando a acidez do estômago, dispersando além da má digestão, a diarreia e a azia.

Para preparar seu chá serão necessários meio limão, 200 ml de água, e meia colher de sopa de mel.
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e os bata bem. Terminando de misturar tudo o suco estará pronto para ser bebido.

Benefícios adicionais comprados por alguns dos chás

Xícara de chá.

Alguns dos chás usados para a má digestão também podem ser utilizados com outras finalidades medicinais. Nos tópicos abaixo falaremos mais sobre alguns chás e seus usos como um remédio caseiro e barato para ser utilizado no dia-a-dia.

Chá de hortelã no alívio das dores em geral

A hortelã pelo seu efeito calmante e relaxante graças aos seus componentes o mentol e a mentona a qual relaxam os músculos lisos do trato intestinal, sendo um grande alívio às cólicas. Ele serve também como um analgésico, diminuindo os sintomas da dor de cabeça, e aumentando o fluxo sanguíneo dando uma sensação de resfriamento ao corpo, diminuindo as dores.

Chá de boldo e suas propriedades medicinais

O chá de boldo pode servir de grande ajuda para combater os sintomas da ressaca, por meio de um de seus compostos, a boldina na qual protege as células sobrecarregadas do fígado. Ele também favorece a digestão e protege e elimina as toxinas do fígado, diminui as flatulências, ajuda na constipação intestinal devido às suas propriedades laxantes e por fim melhora a resposta imunológica de nosso organismo.

Chá de hibisco como fonte de vitamina C

O chá de hibisco é uma excelente fonte de vitaminas, dentre elas a C, A, D, B1 e B2 e também de minerais como o cálcio, manganês, potássio e o ferro. Em especial o hibisco possui uma grande quantidade de vitamina C, a qual chega a superar vinte vezes na laranja, tomate ou pimentão.

Além disso, a flor também possui uma vasta fonte de ácidos orgânicos como cítrico, málico e tartárico que em contato com a vitamina C dão um sabor levemente azedo para o chá. A vitamina C presente no hibisco estimula o sistema imunológico, além de ser um anti-inflamatório e antibacteriano, protegendo contra gripes e resfriados.

Ele também ajuda a tratar os sintomas da febre graças ao seu efeito de resfriamento pelo corpo todo. É responsável também pela regulação da flora intestinal, e é um poderoso antioxidante, nos protegendo dos radicais livres que causam o câncer e entre outras doenças.

Chá de gengibre por recomendação da OMS

O chá de gengibre possui diversos benefícios, o que faz dele ser altamente recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu preparo consiste em cortar a raiz em vários pedaços, incluindo a casca, e fervê-los em água. O ideal é consumir o chá após as refeições devido à boa digestão que ele proporciona.

Além disso, esse chá ajuda a diminuir os sintomas mais comuns das grávidas como náuseas e cólicas, combate gripes e resfriados graças à grande presença de vitamina C, acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

Por fim também é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, também prevenindo contra diversos cânceres como o cólon-retal e as úlceras estomacais.

Chá de erva doce e o fator desintoxicante

O chá de erva doce possui propriedades desintoxicantes, nas quais possui propriedades diuréticas, sendo considerado um ótimo acompanhamento para dietas detox.

A erva doce possui o selênio, um mineral muito presente nas nossas frutas e verduras, e que funciona como uma das enzimas do fígado, filtrando o órgão e desintoxicando-o de diversos compostos que causam o câncer e tumores.

Por quê consumir os chás para a digestão e dar atenção ao sistema digestivo?

Xícara de chá.

Com o passar dos anos, por mais que a tecnologia e a medicina venha trazer grandes renovações para a humanidade, é sempre bom recorrer aos métodos caseiros. Afinal, nada melhor do que recorrer ao útil e agradável por meio de um delicioso e quentinho chá pós-almoço ou jantar.

Ao invés de procurar por remédios para má digestão ou azia, podemos utilizar de opções que podem ser facilmente encontradas em casa ou mesmo na hortinha dos avós.

Contudo lembre-se que por mais que esses métodos sejam caseiros e muito mais econômicos, podem ocorrer efeitos colaterais caso você os use de maneira exagerada ou desenfreada. Também esteja ciente em tomar cuidado com os exageros na mesa, e ter controle naquilo que você consome.

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.