O que é esgotamento mental? Sintomas, causas, como tratar e mais!

O que é esgotamento mental? Sintomas, causas, como tratar e mais!

Entenda as causas do esgotamento mental. As consequências podem causar dores no corpo, distúrbios do sono e irritabilidade. Clique e saiba o que fazer!


Considerações gerais sobre esgotamento mental

Ilustração do Esgotamento Mental

O esgotamento mental é uma sensação de exaustão extrema que muitas pessoas acabam por sentir e afeta tanto a saúde mental como a física. Esse tipo de situação ocorre por vários motivos, mas é comum que diante dos desafios do cotidiano, algumas pessoas acabem por ultrapassar barreiras e vão além de seus limites.

As consequências dessas ações acabam por guiá-las para este esgotamento, que afeta tanto seu corpo como sua mente. São diversos os efeitos, mas em geral, estas atitudes acabam em consequências muito negativas e perigosas que podem até mesmo colocar a saúde em risco. Veja mais detalhes a seguir!

Esgotamento mental, sintomas e a mudança de mentalidade

Mulher cansada no trabalho

Alguns sintomas e situações podem mostrar claramente que uma pessoa está passando por um esgotamento mental, e eles precisam ser observados atentamente e levados em consideração para que exista a chance de buscar por ajuda e possa se recuperar da melhor forma possível, sem que ocorram prejuízos à sua saúde física e mental que possam vir a ser irreparáveis no futuro.

Esses alertas que aparecem com os sintomas de esgotamento também são uma oportunidade para pensar mais a respeito de várias atitudes. Leia a seguir!

O que é o esgotamento mental

Muitas pessoas podem não reconhecer que estão passando por um esgotamento mental, pois há algum tempo as rotinas estão cada vez mais aceleradas e, diante desses cenários, muitos acabam se acostumando com o estresse do dia a dia.

Mas é preciso notar que alguns sinais de esgotamento vão muito além do que se pode comparar apenas com estresses e incômodos diários, pois com ele chegam também alguns sintomas físicos, como o cansaço extremo. O esgotamento, então, é uma sensação ruim, de estar exausto tanto de forma física como mental.

Sintomas gerais do esgotamento mental

Alguns sinais podem facilitar para que se entenda o esgotamento mental e consiga, assim, identificar essa situação para que ela seja reparada o quanto antes. Tanto o corpo quanto a mente irão expressar claramente que estão passando por este processo de esgotamento total.

Os primeiros sintomas, os mais leves, que aparecem logo no início do esgotamento, são: fadiga crônica, taquicardia, insônia, falhas de memória, oscilação de peso, problemas de concentração, dificuldade na digestão, imunidade baixa e outros vários. Todos estes mostram logo de início esse esgotamento, que precisa ser cuidado.

A necessidade de mudar a mentalidade

Ao passar por um período de esgotamento mental, é preciso, além de buscar uma forma de reparar essa situação, que o indivíduo também aproveite esse momento para entender um pouco mais de suas ações no mundo.

Isso, pois por muitas vezes as pessoas acabam por dedicar tempo demais de seus dias para atividades que só lhes dão como retorno estresse e desgaste. Esse é um momento importante também para gerar reflexão, para avaliar como está a sua vida atualmente, para que assim esse momento seja um catalisador, fazendo com que mudanças sejam executadas.

As consequências físicas e emocionais do esgotamento mental

Homem dormindo no trabalho

Como se trata de um processo muito difícil e doloroso de se encarar, o esgotamento mental precisa ser avaliado cuidadosamente, pois ele traz consigo diversas consequências tanto físicas como emocionais, que merecem e precisam de uma atenção especial.

É importante salientar esses pontos, pois tais cuidados devem ser feitos o quanto antes, para que o indivíduo não os cultive e venha a sofrer ainda mais prejuízos mentais e físicos. Ao notar os sinais que seu corpo emite, busque avaliar a situação e procure auxílio de um especialista. Veja quais são as consequências do esgotamento mental!

Dores no corpo

Um dos primeiros e principais sinais de que você está passando por um esgotamento mental são as dores no corpo. Elas se tornam mais constante e cada vez mais incômodas. Isso acontece, pois quando o corpo entende que se está vivendo uma situação de ameaça, de alguma forma, ele libera uma quantidade maior de adrenalina, e isso faz com que os músculos se contraiam.

Assim, também há a compressão dos nervos e as consequências destas respostas do corpo são as dores. Para que isso seja amenizado, é recomendado que busque por atividades que forneçam um relaxamento dos músculos e que possam aliviar estes desconfortos causados pelo estresse.

Dores de cabeça

O aparecimento de dores de cabeça constantes também são sinais claros de que o seu corpo está querendo te mostrar de que um processo de esgotamento mental pode estar se iniciando.

Ao notar que estas dores estão acontecendo com maior frequência, e que sua rotina estressante está cada vez mais difícil de ser encarada, atente-se e busque o quanto antes tomar uma medida para que o esgotamento não cause danos ainda maiores. As dores de cabeça, causadas por essa situação, costumam ser pulsantes e causam uma pressão na cabeça, e, muitas vezes, podem até mesmo causar náuseas.

Distúrbios do sono

Entre os sinais de esgotamento mental estão os distúrbios do sono. Em situações nas quais o indivíduo se encontra vivendo momentos de cansaço extremo, é comum que ele passe por dificuldades para dormir. Isso, pois há tanto problemas para pegar no sono como também inquietude nesses momentos.

Dessa forma, ao acordar há um sentimento de que não dormiu o suficiente, pois o sono pode ser conturbado e não consegue satisfazer, de fato. Essa situação ocorre, pois em meio a essa confusão causada pelo esgotamento, o cérebro não consegue agir da forma como deveria para que o sono, de fato, forneça descanso.

Problemas de concentração

Em meio aos vários problemas causados pelo esgotamento mental, pode-se também notar que os problemas de concentração crescem cada vez mais.

Nesse caso, esse sintoma pode ser uma soma de outros, pois os problemas para dormir acabam dificultando para que o indivíduo consiga executar suas tarefas ao acordar, pois não consegue se concentrar e, às vezes, não entende o que está acontecendo ao seu redor. Logo, a distração em meio as suas tarefas diárias é um claro sinal de que algo não está certo e precisa ser notado.

Aumento da irritabilidade

Diante de tantas situações de estresse, cansaço extremo e dificuldades, esse é um sintoma comum de ser vivenciado pelas pessoas que estão passando por um esgotamento mental, pois tudo acaba tendo um peso muito maior do que teria em outras situações.

Portanto, a irritabilidade faz com que o indivíduo afetado por essa situação perca a paciência muito mais rapidamente, pois este acaba vivendo sempre em seu limite, algo que em circunstâncias favoráveis não aconteceria, de modo algum.

Causas do esgotamento mental

Mulher estressada

Os motivos pela qual as pessoas acabam por sofrer com um esgotamento mental são vastos. Muitas situações diárias de suas vidas, tanto no lado pessoal como profissional, podem desencadear esse difícil processo.

Mas há de notar que algumas pessoas acabam por chegar nessa situação devido às questões emocionais, enquanto outras são afetadas por fatores externos, como trabalho, família e relações pessoais. É importante que se analise a raiz do problema para entender a melhor forma de lidar com ele. A seguir, confira algumas das causas do esgotamento mental!

Estresse

O estresse é algo, infelizmente, muito comum para a maioria das pessoas nos tempos atuais. Isso, pois tudo tem se tornado cada vez mais acelerado, passageiro e instantâneo. Essa é uma reação natural dos seres humanos, e é comum que aconteça.

O grande problema, entretanto, está na constância destes acontecimentos estressantes. Isso, pois quanto mais comuns estas situações se tornam na vida das pessoas, mais os problemas podem se agravar. O estresse pode ser desencadeado de várias formas, com rotinas apertadas, muitas obrigações a serem cumpridas e, até mesmo, pelo ambiente familiar ou amizades nocivas.

Ausência de momentos de relaxamento e lazer

Com rotinas cada vez mais cheias e tarefas a serem cumpridas em seus dias, os indivíduos abrem mão de algumas ações importantes para o bom funcionamento de sua mente e corpo. Isso, pois as pessoas precisam viver momentos de felicidade e satisfação, que são fornecidos pelas experiências de lazer.

Dessa forma, ao abrir mão destes momentos, as pessoas acabam ficando imersas somente em seus problemas e situações que lhes causa descontrole e estresse no dia a dia. Por isso, é importante que se encontre um espaço para viver estes momentos de lazer.

Voltar a atenção apenas para os aspectos negativos

Quando as situações se agravam, e muitos períodos de estresse acontecem na vida dos indivíduos, estes acabam por se acostumar apenas com situações ruins e negativas. Assim, colocam o seu foco apenas no que pode dar errado, esquecendo que existe também uma outra opção na equação.

Esse foco dedicado somente a pensar no lado negativo de todas as situações faz com que os níveis de estresse aumentem, e assim, mais uma vez, poderá cair em um esgotamento mental cheio de momentos de irritação, cansaço e falta de esperança.

Convívio com pessoas tóxicas

As amizades e as pessoas que fazem parte do seu convívio diário são extremamente importantes. Exceto se estas são a causa do seu estresse e desgaste emocional. Pessoas tóxicas são prejudiciais para a saúde mental, e, assim, as suas formas de agir negativamente passam para os indivíduos que estão em busca de um pouco mais de esperança em suas vidas.

Portanto, é importante se cercar de pessoas que podem trazer mais positividade para a sua vida, e que te façam bem de alguma forma. Assim, se desvencilhar de amizades tóxicas é essencial para conseguir superar estes momentos de esgotamento mental.

Baixa autoestima

A baixa autoestima é algo que pode potencializar ainda mais o esgotamento mental. As pessoas que são afetadas por ela acabam por acreditar que não possuem capacidade para realizar nada em suas vidas.

E para além disso, também deixam que as pessoas ao seu redor acabem abusando de sua boa vontade. Muitas das vezes as pessoas notam essa facilidade e tiram proveito das situações, pois estas elas não se valorizam o suficiente, e acabam acatando pedidos que não gostariam de aceitar de fato.

Como tratar o esgotamento mental

Mulher meditando

Após identificar os sintomas e entender que a situação pela qual está passando é de fato um esgotamento mental, existem algumas formas de resolver este problema para que ele não se torne ainda pior e prejudique várias áreas de sua vida ao mesmo tempo.

Alguns hábitos, cuidados e práticas podem facilitar este processo e dar uma nova perspectiva para a vida dos indivíduos que vivem esta experiência negativa. Para combater o esgotamento mental, é preciso se ter em mente a necessidade de transformar não somente a si mesmo, como o ambiente onde está inserido. Continue lendo para entender!

Autocuidado

O autocuidado é uma excelente ferramenta para combater o esgotamento mental. Isso, pois existem várias práticas dentro desse termo que podem favorecer nestes momentos de descontentamento geral com a vida. Busque relembrar hábitos que gostava de cultivar, como leitura, filmes e outros tipos de entretenimento.

Também é importante praticar algum tipo de atividade física, pois elas são essenciais para liberar estresses diários e, assim, estes não irão se acumular e o prejudicar a longo prazo. Logo, se conectar consigo mesmo e entender suas necessidades nesse processo é primordial para que se encontre livre deste esgotamento.

Hábitos novos e mais saudáveis

Cultivar hábitos novos e mais saudáveis é essencial para sair do processo de esgotamento mental. Para buscar por uma vida mais equilibrada, é importante que abandone os hábitos negativos que estão te causando mal neste momento de sua vida.

Assim, a alimentação saudável é um dos hábitos que podem favorecer muito nesta nova fase da vida. Além disso, buscar por formas de melhorar a qualidade do seu sono também é algo que vale muito, pois algumas pessoas acabam por dormir muito tarde e perdem horas valiosas de sono.

Atividades de lazer e hobbies

Para não se dedicar às atividades obrigatórias apenas, como tarefas domésticas e trabalho, é preciso também achar um espaço em sua rotina para aprender e desenvolver novas atividades de lazer e hobbies.

Busque por algo que te faça se sentir animado e feliz de estar sendo realizado. Para isso, pense no que você gostaria de fazer em sua vida que até o momento ainda não foi realizado, como aprender a desenhar, a pintar, a tocar algum instrumento ou qualquer outro hobby que te encha os olhos.

Prática de exercícios físicos

Os exercícios físicos não são somente positivos para o corpo, mas também para a mente. Muitas pessoas que praticam exercício se sentem mais saudáveis de modo geral, pois assim contam com a oportunidade de liberar seus estresses diários. Portanto, se você tem interesse em algum tipo de esporte, aproveite este momento para modificar totalmente seus hábitos, e invista em uma nova atividade física.

Relaxamento, meditação e mindfulness

Algumas práticas podem ser muito positivas para fazer com que a mente descanse, como a meditação. O mindfulness, por exemplo, também é uma boa prática para se adotar pois ela um tipo de exercício que visa a concentração total no momento que está sendo vivido agora.

Portanto, faz com que o indivíduo se conecte com seus sentimentos, emoções, desconfortos e desejos mais profundos. É importante ter este tipo de conexão consigo mesmo para se olhar com mais atenção e cuidado, que é exatamente o que se deve fazer após passar por um processo de esgotamento mental.

Em qual momento do esgotamento mental devo procurar por apoio profissional?

Homem consultando uma psicóloga

A ajuda profissional pode ser essencial a compreensão de que existem formas de lidar com o esgotamento mental e superar estes momentos ruins. A forma mais fácil de entender o momento de procurar pela ajuda de um profissional é ao notar que todas as medidas que foram tentadas para lidar com a situação falharam ou não foram totalmente eficientes.

Nesse caso, é preciso buscar por esta ajuda para que se tenha um apoio maior de um profissional que saberá, com certeza, o que fazer diante desta situação. Com essa ajuda, ficará mais fácil para que o indivíduo entenda e processe suas emoções e consiga sair da situação que, para muitos, acaba sendo desesperadora.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!