Chá de Hibisco com Canela: Benefícios, com limão, gengibre e mais!

Chá de Hibisco com Canela: Benefícios, com limão, gengibre e mais!

Os benefícios do chá de hibisco e canela são incríveis para preservar a sua saúde física e mental. Toque aqui e descubra!


Considerações gerais sobre o chá de hibisco com canela

hibisco com canela

O hibisco é uma linda flor que chama a atenção de todos que a veem. A canela é uma especiaria milenar, utilizada por diversas culturas na alimentação e nos chás. Você sabia que unir o hibisco e a canela pode trazer resultados incríveis para a sua saúde?

O chá de hibisco e canela tem ação diurética e auxilia no emagrecimento de forma saudável. Além disso, controla a pressão arterial e ajuda na digestão. Somado com outros ingredientes, o chá de hibisco e canela pode ser ainda mais benéfico.

Neste artigo traremos várias combinações para o chá de hibisco e canela, além das principais características desses dois ingredientes. Leia e saiba como adicionar esse maravilhoso chá na sua rotina!

Para que serve o chá de hibisco com canela

hibisco com canela

Apesar de ser mais conhecido pela sua ação no emagrecimento, o chá de hibisco e canela traz diversos benefícios. Afinal, ele une dois ingredientes poderosíssimos que são usados por várias culturas para ter uma vida mais saudável. Conheça agora seu uso como termogênico, diurético, antioxidante e muito mais!

Ação termogênica e diurética

O chá de hibisco com canela acelera o metabolismo através da sua ação termogênica e diurética. Eliminando a retenção de líquido e favorecendo a queima de calorias, esse chá é um importante aliado na perda de peso.

Além disso, também é rico em vitaminas B1 e B2, o que favorece ainda mais o metabolismo das células. Dessa forma, é ótimo para uso pré-treino para potencializar ainda mais a prática de atividade física.

Manutenção da saúde cerebral

As vitaminas do complexo B presentes no hibisco favorecem o metabolismo de oxigênio nos neurônios, auxiliando a atividade cerebral e evitando até mesmo doenças neurodegenerativas.

Ademais, ajuda a controlar a pressão alta e diminui o chamado colesterol ruim, o LDL, que em excesso pode acumular-se nas artérias causando problemas cardiovasculares.

Atuação das substâncias antioxidantes

O chá de hibisco e canela é rico em substâncias antioxidantes. Esses compostos protegem as células dos radicais livres, ou seja, aumenta a vida útil das células. Dessa forma, o chá de hibisco e canela protege o coração, aumenta a imunidade, evita doenças neurodegenerativas e até mesmo alguns tipos de câncer.

As substâncias antioxidantes evitam ainda, o envelhecimento precoce. Além do mais, o hibisco inibe a produção de amilase, a enzima que metaboliza o amido transformando-o em açúcares. Dessa forma, diminui o ganho de gordura.

Receitas de chá de hibisco com canela

hibisco com canela

Além do chá clássico de hibisco e canela, é possível potencializar os efeitos adicionando outros ingredientes. Essas misturas tornarão o chá ainda mais saboroso e você poderá variar os ingredientes ao longo dos dias. Continue lendo e saiba como fazer os chás de hibisco e canela com gengibre, limão, maçã e laranja!

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela

Para preparar o chá convencional de hibisco e canela basta separar os seguintes ingredientes:

- 2 colheres de sopa de hibisco;
- 2 paus de canela;
- ½ litro de água filtrada.

Aqueça a água e desligue o fogo quando ela começar a ferver. Em uma xícara coloque o hibisco, os paus de canela e a água quente. Tampe e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Depois é só tomar ou refrigerar para consumir ao longo do dia.

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela e gengibre

O gengibre é rico em gingerol, paradol e zingerona, substâncias que são antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, o gengibre age em dores de garganta, ajuda a digestão, previne a diabetes e ainda possui ação termogênica e diurética, favorecendo o emagrecimento. Somado ao hibisco e à canela esse é um poderoso chá para a saúde. Para fazer o chá de hibisco, canela e gengibre você precisará de:

- 2 colheres de chá de hibisco;
- 2 canelas em pau;
- 1 colher de sopa de gengibre em pó ou lascas de gengibre;
- ½ litro de água filtrada.

Aqueça a água até começar a fervura e desligue o fogo quando começar a fazer bolinhas do fundo da panela. Coloque numa xícara o hibisco, a canela e o gengibre e deixe infusionar com a água quente por cerca de 3 minutos. Depois coe e pode consumir.

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela e limão

O limão é rico em vitamina C e potássio, por isso favorece a imunidade e elimina toxinas do sangue. Além disso, também ajuda a diminuir a retenção de líquidos por ser diurético e evita a prisão de ventre devido às suas fibras solúveis. Para o chá de hibisco com canela e limão junte os seguintes ingredientes:

- 2 colheres de chá de hibisco;
- 2 canelas em pau;
- 1 limão;
- ½ litro de água filtrada.

Esquente a água e desligue o fogo antes que levante a fervura. Numa xícara coloque o hibisco e a canela. Adicione a água e deixe em repouso por 3 minutos. Depois coe, esprema o limão e adicione algumas gotas do suco de limão a gosto.

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela e maçã

Adicionar maçã no seu chá de hibisco e canela deixará ele refrescante e ainda mais saboroso. Além disso, a maçã possui antioxidantes que favorecem o sistema imunológico, reduz o colesterol e ainda auxilia na digestão devido às suas fibras. Para fazê-lo basta juntar:

- 2 colheres de chá de hibisco;
- 2 canelas em pau;
- 1 maçã picada com casca;
- ½ litro de água filtrada.

Esquente a água até iniciar a fervura e desligue. Na xícara ou em outro recipiente junte os outros ingredientes e adicione a água quente. Deixe em repouso por cerca de 10 minutos e está pronto para o consumo. Você pode, ainda, refrigerá-lo para consumir ao longo do dia.

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela e laranja

A laranja é uma das principais fontes de vitamina C e polifenóis e adicioná-la ao seu chá de hibisco com canela trará ainda mais benefícios para o seu organismo. Você pode utilizar qualquer espécie de laranja, mas a lima e a pera costumam ser mais docinhas. Separe:

- 2 colheres de chá de hibisco;
- 2 canelas em pau;
- 1 laranja;
- ½ litro de água filtrada.

Lave bem a laranja e corte ela em rodelas, com a casca. Esquente a água só até começar a ferver e desligue. Coloque em um recipiente as rodelas de laranja, a canela e o hibisco. Deixe em infusão por 3 minutos, depois coe e já pode servir. É importante escolher laranjas orgânicas para evitar o consumo de agrotóxicos que geralmente ficam concentrados nas cascas.

Ingredientes e preparo do chá de hibisco com canela, limão e gengibre

Para potencializar ainda mais o seu chá você poderá adicionar tanto o limão quanto o gengibre, garantindo um sabor refrescante e revigorante. Junte os seguintes ingredientes:

- 2 colheres de chá de hibisco;
- 2 canelas em pau;
- 1 limão;
- 1 colher de sopa de gengibre em pó ou lascas de gengibre;
- ½ litro de água filtrada.

Basta esquentar a água até começar a ferver e colocá-la em um recipiente com o hibisco, a canela e o gengibre. Deixe em repouso por cerca de 3 minutos, coe e depois adicione o suco do limão a gosto.

Os benefícios do hibisco para a saúde

hibisco com canela

O hibisco é uma planta da África tropical que tem seu consumo difundido no mundo todo. Além de ser utilizado em alguns pratos, o seu chá é amplamente consumido. O principal benefício é a perda de peso, devido a sua ação diurética. Contudo, os chás terapêuticos de hibisco possuem ainda muitos outros benefícios que você precisa conhecer! Leia e descubra.

Atua no controle do colesterol

O hibisco é rico em flavonoides, substância que atua como antioxidante e que diminui o chamado colesterol ruim, o LDL, e aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL. Assim, ele ajuda a controlar os níveis de colesterol, protegendo o sistema circulatório e o coração.

Possui ação diurética

A principal ação do hibisco é a diurética. Ele auxilia na eliminação dos líquidos retidos, o que, além de emagrecer, previne o aparecimento de celulites. Sua ação diurética é causada pelo seu estímulo ao funcionamento dos rins.

Além disso, ele tem ação anti-inflamatória, que ajuda ainda mais na redução de inflamações e na diminuição de medidas. O hibisco é rico em vitaminas B1e B2 e as vitaminas do complexo B favorecem a captação de energia pelas células, aumentando o metabolismo do oxigênio e auxiliando nos processos chamados “detox”.

Auxilia na perda de peso saudável

O hibisco é fonte de antocianinas que possuem ação antioxidante e evita o acúmulo de gordura corporal. Além disso, é um termogênico que favorece o metabolismo, potencializando a queima de calorias, principalmente durante os exercícios.

Somada a sua ação diurética, esses benefícios tornam o hibisco uma poderosa ferramenta no emagrecimento saudável. Aliado a uma alimentação balanceada e aos exercícios físicos, você poderá ter efeitos mais rápidos e permanentes.

Reduz a pressão arterial

A ação diurética do hibisco leva também a um efeito anti-hipertensivo. Ou seja, através da eliminação de líquidos e alguns eletrólitos como magnésio, cálcio, potássio e sódio a pressão arterial acaba diminuindo.

Esse efeito ajuda no tratamento da pressão alta. Contudo, o uso deve ser feito com o acompanhamento de um médico, principalmente caso a pessoa já faça uso de medicamentos para controlar a pressão. Isso porque os medicamentos já atuam na diminuição da pressão e, somado ao efeito do hibisco, poderá causar uma hipotensão.

Reduz o estresse e a ansiedade

O chá de hibisco tem efeito tranquilizante, por isso, pode ser utilizado para amenizar a ansiedade, insônia e os estresses do dia a dia. Para uma ação ainda mais efetiva você pode misturar outras ervas calmantes como a camomila e o capim-limão.

Os benefícios da canela para a saúde

hibisco com canela

A canela é derivada de uma árvore nativa do Sri Lanka, e seu uso em alimentos e bebidas é comum há milhares de anos. O nome científico da canela é Cinnamomum e ela é consumida em todo o mundo. Essa especiaria é riquíssima em sabor e rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linalool. Assim, ela tem efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Além disso, por ser uma fonte de cinamaldeído, estimula o metabolismo, melhora a concentração e atua como termogênico. Quer saber mais sobre essa especiaria milenar? Acompanhe!

Controle do diabetes

Devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, a canela protege o pâncreas, controlando a produção da insulina. Isso auxilia o corpo a evitar a resistência à insulina e previne a diabetes do tipo 2.

Apesar de não substituir os medicamentos para diabetes, a canela pode ser usada como tratamento complementar com acompanhamento médico. Segundo estudos, pacientes que fizeram uso diário de canela apresentaram melhoras nos níveis de hemoglobina glicada, glicemia em jejum e na disponibilidade da insulina no sangue.

Auxílio no emagrecimento

O cinamaldeído é um dos principais componentes da canela, que, inclusive, inspirou o seu nome científico - Cinnamomum. Ele é um termogênico que estimula o metabolismo das células, favorecendo a queima de calorias e de gordura corporal.

Além disso, a canela possui um sabor levemente adocicado e por isso é utilizada para adoçar algumas bebidas, como café. Dessa forma, a canela auxilia no emagrecimento de forma saudável.

Melhora da saúde bucal

O cinamaldeído somando ao eugenol, outro componente da canela, possuem propriedades bactericidas. Assim, a canela atua ainda na proteção da saúde bucal, evitando cáries, gengivites e mau hálito.

Para fazer um bochecho que elimina as bactérias da boca e diminui o mau hálito, ferva um copo de água e coloque uma colher de chá de canela em pó. Depois coe e faça o bochecho.

Melhora da saúde mental

Os efeitos antioxidantes da canela também ajudam a reduzir os danos causados aos neurônios pelos radicais livres. Evitando o envelhecimento dessas células, a canela previne doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, demência e Mal de Parkinson.

Além disso, o seu aroma e substâncias afrodisíacas estimulam os sentidos e acalmam, aumentando também o prazer e o desejo sexual. Alguns estudos apontam ainda que a canela auxilia no processo de aprendizagem devido ao seu estímulo da atividade cerebral. Previne também a perda de memória e aumenta o estado de concentração.

Prevenção de doenças cardiovasculares

São vários os compostos da canela que previnem as doenças cardiovasculares. Os antioxidantes protegem as células do sistema cardiovascular e regulam os níveis de colesterol.

O cinamaldeído e o ácido cinâmico relaxam as artérias e controlam a pressão arterial devido a sua ação anti-inflamatória. Já a presença de cálcio e fibras tonifica as artérias e reduz o nível de gordura no sangue.

Além disso, a canela age como estimulante, mas sem prejudicar o coração. Alguns estimulantes como a cafeína, a taurina e a metilxantina têm como efeito colateral o aumento da frequência cardíaca, causando arritmia em pessoas pré-dispostas. Por isso, a canela surge como alternativa que estimula e não traz esses malefícios.

Há contraindicações no consumo do chá de hibisco com canela?

hibisco com canela

Como vimos, o chá de hibisco e canela une os benefícios desses dois compostos extremamente vantajosos para a saúde. A canela é uma especiaria milenar que é rica em antioxidantes e várias outras substâncias que protegem as células cerebrais, cardiovasculares e muito mais. Já o hibisco atua como um potente diurético, favorecendo a perda de peso.

Contudo, como qualquer outro ingrediente, é preciso moderação no consumo do chá de hibisco e canela. Sua ação diurética pode levar à eliminação de minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Por isso, consuma no máximo uma xícara por dia para aproveitar os benefícios desse chá.

Além disso, não é recomendado que grávidas ou mulheres que estão amamentando façam o consumo desse chá, pois pode trazer efeitos adversos. Além disso, pessoas com problemas de pressão devem fazer o uso do chá de hibisco e canela apenas com acompanhamento médico, para que o chá possa ter efeito benéfico e não altere o funcionamento das medicações.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado chás

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.