Os benefícios do mel: Propriedades, para o coração, resfriados e mais!

Os benefícios do mel: Propriedades, para o coração, resfriados e mais!

O mel possui várias propriedades benéficas para a saúde devido aos seus antioxidantes. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Considerações gerais sobre os benefícios do mel

mel

O mel possui várias propriedades terapêuticas e nutritivas capazes de trazer benefícios para a saúde. Rico em antioxidantes, ele atua como um protetor das células, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, também ajuda a regular o colesterol e os triglicerídeos.

Além disso, a presença de antioxidantes no mel também ajuda no sentido de reduzir a pressão sanguínea e contar propriedades antimicrobianas. Desse modo, ele combate infecções que são causadas por bactérias, fungos e vírus. Logo, um uso bastante comum é no tratamento para as dores de garganta.

Ao longo do artigo, mais detalhes sobre as propriedades e os benefícios do mel serão comentados. Se você deseja saber mais a respeito disso, basta continuar a leitura.

Mel, como escolher, propriedades e quantidade recomendada

mel

Produzido a partir do néctar das flores, o mel é processado pelas enzimas digestivas da abelha. Assim, é usado desde a Antiguidade tanto como adoçante quanto pelas suas propriedades medicinais. Entretanto, atualmente é preciso seguir alguns critérios para fazer uma boa escolha de mel e realmente aproveitar os seus benefícios.

A seguir, comentaremos mais a respeito disso. Quer saber como escolher um mel de qualidade e como consumir? Veja mais sobre isso na próxima seção!

O mel

O mel é um alimento natural produzido através do néctar das flores e posteriormente processado pelas enzimas digestivas das abelhas. Desde a Antiguidade ele possui diversos usos, que vão desde a culinária até a medicina.

Devido à alta presença de açúcares na sua composição, atualmente ele é utilizado como um adoçante natural, visto que possui frutose e glicose. Além disso, é uma ótima fonte de carboidratos, o que faz com que também seja uma boa fonte de energia de forma geral.

Como escolher o mel

Para escolher um mel de qualidade é preciso ter atenção a alguns detalhes. O primeiro deles é o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), visto que ele representa a verificação do Ministério da Agricultura e, portanto, fornece a garantia de qualidade. Além disso, existe a possibilidade de comprar o produto diretamente de um apicultor.

Entretanto, existem formas de reconhecer a qualidade através das propriedades físicas do mel, como a sua textura. Por exemplo, por mais que algumas pessoas pensem que a cristalização é um sinal negativo, na verdade, ela representa pureza e atesta a qualidade do produto.

Como consumir o mel

Os benefícios do mel na saúde somente serão sentidos caso o seu consumo seja regular. Portanto, uma forma de fazer isso é usar o mel como adoçante para bebidas, visto que ele possui uma capacidade duas vezes maior do que o açúcar tradicional. Além disso, ele também pode ser incorporado em receitas e consumido nas saladas de frutas.

Outras formas de inserir o mel em uma dieta é associá-lo com o iogurte durante o café da manhã. Porém, é importante observar as quantidades indicadas para que a substituição seja realmente efetiva e benéfica para saúde.

As propriedades do mel

O mel possui várias propriedades nutritivas e benéficas para o organismo. Entre elas, é possível destacar a presença dos antioxidantes, que atuam no combate ao envelhecimento precoce. Entretanto, o alimento ainda conta com vários minerais, como fósforo, potássio e zinco, e com vitamina C.

Diante disso, o mel tem a capacidade de reduzir a pressão arterial. Assim, ele atua no combate de condições como a hipertensão por ajudar a repor os minerais. Quando estes estão ausentes do corpo, o sódio se acumula em excesso no sangue.

Quantidade recomendada

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que qualquer tipo de açúcar seja ingerido na proporção de 50g/dia. Entretanto, pode ser ainda mais interessante reduzir esse consumo pela metade e aderir uma dieta com somente 25g/dia.

Dessa forma, o mel se encaixa nessas quantidades mesmo sendo uma forma menos processada do que os açúcares cristal e refinado. Então, o seu consumo deve ser bastante moderado para realmente trazer benefícios para a saúde e o ideal é que seja ingerida somente uma colher de sopa por dia.

Os benefícios do mel

mel

O mel pode trazer diversos benefícios para a saúde, atuando desde o combate a obesidade até a prevenção do envelhecimento precoce. Atualmente, alguns dos seus usos, especialmente no tratamento de infecções do dia-a-dia, como as dores de garganta, são bastante difundidos.

Entretanto, outros permanecem distantes do conhecimento do público em geral. Quer saber mais sobre as vantagens de consumir esse alimento? Veja a seguir mais informações sobre os benefícios do mel!

Combate a obesidade

Como o mel ajuda no sentido de controlar os índices de açúcar no sangue, além de ser usado para substituir o açúcar refinado, ele é capaz de ajudar no controle da obesidade. Além disso, o alimento também atua no sentido de combater o acúmulo de gordura no sangue eliminando o “colesterol ruim” e incentivando a produção do “colesterol bom”.

Devido aos fatos destacados, os processos inflamatórios são reduzidos de forma significativa e isso ajuda na manutenção do peso.

Contém antioxidantes

A presença de antioxidantes no mel é um dos principais motivos para incorporá-lo à sua dieta. Os compostos fenólicos no alimento ajudam a proteger o corpo dos danos celulares, que são causados pelos radicais livres e têm como consequência o envelhecimento. Entretanto, não é somente nesse sentido que os antioxidantes auxiliam o corpo.

De encontro a isso, vale ressaltar que eles também previnem o surgimento de doenças crônicas, como os problemas cardíacos e alguns tipos de câncer. Porém, é válido lembrar que o consumo precisa ser associado a outros hábitos saudáveis para ser efetivo.

Redução da pressão arterial

Diretamente associada às doenças cardíacas, a pressão arterial também pode ser reduzida a partir do consumo do mel e isso também acontece graças aos antioxidantes. Assim, ingerir uma colher de sopa rasa de mel diariamente é um bom caminho para isso, visto que essa quantidade possui cerca de 18g de potássio.

O mineral em questão ajuda na manutenção do equilíbrio da água nas células. Então, a sua atuação acontece no sentido de minimizar os efeitos do consumo diário de sódio. Além disso, o potássio também contribui para que o sódio seja eliminado por meio da urina.

Melhora a saúde do coração

Como o mel é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a possibilidade de formação de coágulos, ele é benéfico para a manutenção da saúde do coração. O processo descrito é capaz de ajudar a diminuir a pressão arterial, que está diretamente associada a várias condições cardíacas.

Portanto, através do consumo desse alimento é possível reduzir os riscos de infartos e também de uma série de outras condições que estão diretamente ligadas ao sistema circulatório, ao qual o coração se conecta.

Alivia sintomas de resfriados

O mel também é um excelente aliado no combate aos resfriados. Inclusive, esse é um dos seus usos mais populares no Brasil. De acordo com alguns pesquisadores da Universidade de Oxford, o alimento é capaz de aliviar as infecções que acontecem na parte superior do trato respiratório.

Vale ressaltar ainda que o mel alivia os desconfortos relacionados às informações da garganta. Isso acontece graças à presença dos seus açúcares, como a sacarose e a frutose, que fornecem alívio para esses desconfortos por estimular a produção de saliva e, por consequência, hidratar a garganta.

Melhora a saúde gastrointestinal

De acordo com alguns estudos, o consumo do mel é capaz de ajudar na proteção e na recuperação da mucosa gástrica. Isso acontece graças à ação anti-inflamatória e também à ação antioxidante do alimento. Além disso, o mel é capaz de contribuir para manter as bactérias boas no sistema digestivo.

Desse modo, ele costuma ser bastante eficiente no tratamento de problemas digestivos e também nos problemas intestinais mais leves. Vale observar que condições mais graves precisam ser observadas por médicos por apresentarem um alto risco à saúde.

Auxilia nas defesas imunológicas

As defesas imunológicas também são beneficiadas pelo consumo do mel. Devido às atividades antimicrobianas presentes no alimento, ele pode ser usado quando alguma infecção respiratória se apresenta e ajuda a aumentar as defesas do organismo. Existem várias bactérias que são sensíveis ou pouco resistentes às propriedades do mel.

Entretanto, é importante ressaltar que condições como infecções, especialmente persistentes, demandam tratamento médico porque podem se agravar e desencadear quadros mais sérios. O recomendado é que o mel seja um aliado desse tratamento.

Ajuda na memória e na ansiedade

Alguns estudos recentes têm feito uma associação entre a substituição do açúcar por mel e a melhoria da memória. Além disso, as pesquisas também apontam que o alimento tem um papel importante no controle da ansiedade. Dessa forma, o consumo tem se tornado popular também nesse sentido.

Outro aspecto que merece destaque é o fato de que os pesquisadores têm comentado sobe o impacto positivo que o mel pode ter na memória, especialmente as mulheres e durante o período da menopausa e do pós-menopausa.

Alivia dor de garganta, asma e tosse

Como o mel possui propriedades anti-inflamatórias, ele é capaz de ajudar nas dores de garganta e também em outras condições associadas aos pulmões, como a asma e a tosse. Assim, é eficiente em casos de gripe e resfriado e pode ajudar a melhorar até mesmo o sono das pessoas que sofrem com essas condições.

De acordo com as indicações de especialistas, quando a finalidade do uso do mel é esse tipo de combate, deve-se consumir 2 colheres de chá próximo da hora de dormir. Os açúcares presentes no mel incentivam a produção de saliva e protegem a garganta.

Combate bactérias e fungos em feridas

Um estudo ainda em andamento está verificando as propriedades cicatrizantes do mel, bem como a sua capacidade de combater bactérias e fungos presentes em feridas. De acordo com as considerações preliminares da pesquisa, as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do alimento podem ajudar nesse sentido.

Entretanto, é importante destacar que esse efeito não está associado exatamente ao consumo do mel. Para que essas propriedades sejam ativadas é preciso que ele seja aplicado diretamente na ferida. O estudo em questão fez esse tipo de uso em pacientes com queimaduras e com feridas não cicatrizadas.

Melhora os níveis de colesterol e diminui triglicerídeos

A melhoria nos níveis de colesterol é um dos impactos positivos do mel na saúde. Ele é capaz de reduzir o “colesterol ruim” (LDL) e aumentar o “colesterol bom (HDL)”. De acordo com as informações de um estudo, quando comparado ao açúcar, o mel apresentou uma redução de 5,8% do LDL e um aumento de 3,3% do HDL.

Também vale ressaltar que o consumo regular deste alimento diminui os triglicerídeos. Isso é potencializado quando o mel é usado para substituir o açúcar refinado, uma presença regular nas cozinhas brasileiras.

Os riscos e contraindicações do mel

mel

Apesar de todos os seus benefícios para a saúde, o mel apresenta alguns riscos e algumas contraindicações que não podem ser ignoradas. Nesse sentido, o mais óbvio é destacar o consumo por pessoas diabéticas, que precisam ter acompanhamento médico para poder consumir esse alimento com segurança.

Entretanto, existem outros grupos que são afetados negativamente. Quer saber mais sobre os riscos e as contraindicações do mel? Veja na próxima seção do artigo!

Crianças menores de 1 ano

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, o mel não é indicado para as crianças com menos de um ano de idade. Além disso, o mais recomendado é que se evite o alimento até que os bebês completem dois anos. Isso está ligado aos esporos de uma bactéria, o Clostridium botulinum, que pode estar presente no mel.

Esses esporos podem acabar causando uma doença grave, o botulismo, que consiste em uma infecção. Nessa faixa etária a maior preocupação é a forma do botulismo que ataca o intestino e pode causar sequelas graves nas crianças.

Para diabéticos

O mel deve ser evitado por pessoas diabéticas devido à presença dos açúcares simples, que atuam aumentando a glicemia do sangue. Ainda que o seu índice glicêmico seja menor do que o do açúcar cristal, ele ainda pode causar alterações significativas e afetar o controle da doença como um todo.

Portanto, as pessoas diabéticas precisam consultar um médico antes de inserir qualquer tipo de açúcar na sua dieta. Somente assim as quantidades podem ser estabelecidas com segurança e de forma que os benefícios possam ser sentidos.

Para alérgicos

No caso das pessoas alérgicas, é possível destacar que isso acontece principalmente com as pessoas que têm também alergia às picadas de abelha ou ao pólen. Assim, o mel desperta uma reação forte no sistema imunológico, que pode causar sintomas como vermelhidão na pele, lábios inchados e olhos lacrimejando.

Então, quando se fala sobre os alérgicos, a única forma de evitar os sintomas destacados é não consumir o mel. Além disso, qualquer tipo de produto que conte com ele na sua composição deve ser cortado da dieta. Portanto, procure ter atenção aos rótulos de produtos naturais.

Para intolerantes à frutose

Os quadros de intolerância à frutose acontecem quando o intestino não consegue digerir esse tipo de açúcar de forma eficiente. Como ele está presente no mel e em alimentos como as frutas e os legumes, além de em outros produtos industrializados, é preciso excluir o consumo da dieta.

Portanto, as pessoas que são intolerantes à frutose devem cortar o mel e todos os produtos que contem com ele na sua alimentação para evitar problemas nesse sentido.

Diferentes usos e formas de consumo do mel

mel

Existem vários tipos de usos e também formas de consumo do mel. Além disso, como ele pode trazer benefícios para algumas partes do corpo quando aplicado diretamente nelas, tais usos vão além da culinária e da dieta.

Dessa forma, a próxima seção do artigo vai apresentar algumas das formas mais comuns e benéficas de usar ou consumir este alimento. Quer saber mais sobre as diferentes formas de fazer uso do mel? Veja a seguir em maiores detalhes!

O mel para o cabelo

O mel ajuda bastante no cuidado com os cabelos, especialmente com os fios cacheados e danificados pela química. Isso acontece porque o óleo natural encontrado no couro cabeludo tem dificuldade para descer até as pontas do fio, de forma que ele pode adquirir um aspecto mais ressecado. Assim, o mel ajuda a evitar que isso ocorra.

Portanto, quando se fala sobre o cuidado com o cabelo, o mel possui propriedades nutritivas e que ajudam também a prevenir os danos causados por fatores externos, como os raios solares e a poluição das cidades.

O mel para a pele

Quando se fala sobre os benefícios do mel para a pele, as propriedades cicatrizantes são as primeiras que surgem na mente. Entretanto, ele também pode ajudar bastante no tratamento das acnes devido ao seu efeito anti-inflamatório. Logo, é capaz de conseguir uma resposta do organismo mais eficiente do que alguns cremes voltados para essa finalidade.

Além disso, no caso das peles secas, o mel atua como um poderoso hidratante e garante um efeito iluminado, restaurando o viço, algo que está associado às suas propriedades antioxidantes, capazes de reduzir os efeitos do envelhecimento precoce.

Mel com leite

Em associação com o leite e levemente aquecido, o mel tem os seus efeitos potencializados. Assim, a bebida em questão é capaz de ajudar na melhoria da digestão devido às suas propriedades probióticas, que estimulam o desenvolvimento das bactérias boas para o funcionamento do sistema digestivo como um todo. Essas bactérias também contribuem para o funcionamento do intestino.

Além disso, mel com leite também auxilia no combate à insônia, visto que é capaz de estimular o organismo a produzir o hormônio do sono. Desse modo, quem sofre com esse distúrbio consegue ter noites mais tranquilas.

Mel com limão

A combinação do mel com o limão é normalmente usada para tratamentos de gripe. Devido à presença dos fitonutrientes, da vitamina A e da vitamina C, o sistema imunológico é fortalecido. Além disso, as propriedades antioxidantes também são positivas para este tipo de combate. Entretanto, tudo isso tem mais relação com a prevenção do que com o combate.

O que acontece quando se consome mel com limão é que as terminações nervosas são anestesiadas por um período curto. Portanto, quando se fala em tratamento propriamente dito o mel com limão somente funciona nos estágios iniciais da tosse.

Mel com canela

O uso do mel associado com a canela traz vários benefícios para a saúde. Assim, a combinação é capaz de controlar a diabetes, ajudar na cicatrização de feridas, reduzir os riscos de doenças cardíacas e também de aumentar os níveis de antioxidantes presentes no corpo.

Quando se fala sobre o controle da diabetes, vale ressaltar que um estudo de 2020 destacou que a canela é capaz de reduzir os índices de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. Logo, isso anula os malefícios que o mel poderia trazer, fazendo com que ele possa ser usado como adoçante. Porém, é preciso consultar um médico.

Há benefícios em substituir o mel por açúcar refinado?

mel

A substituição açúcar refinado pelo mel é considerada uma alternativa saudável. Isso acontece porque evita o uso de produtos industrializados, mas mantem-se a qualidade em termos de adoçante. Desse modo, a alimentação se torna mais nutritiva devido às propriedades benéficas do mel.

Portanto, o simples ato de fazer essa troca ajuda em questões como o aumento da imunidade, visto que o mel possui antioxidantes poderosos, além de minerais e vitaminas importantes para o funcionamento do corpo humano. Logo, deixa o organismo protegido contra uma série de enfermidades.

Vale citar, porém, que pessoas com alergias, intolerâncias ou diabetes devem consultar um médico para ter uma opinião profissional a respeito do consumo de mel, que nesses casos pode apresentar riscos para a saúde.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!