Está perdendo peso sem motivo? Descubra os possíveis motivos!

Está perdendo peso sem motivo? Descubra os possíveis motivos!

A perda de peso pode estar associada a distúrbios hormonais e outras doenças. Veja quais sintomas devem ser considerados!


Estou perdendo peso sem motivo e agora?

Mulher que perdeu peso com uma balança na mão.

A perda de peso acelerada e sem motivo aparente pode causar muitas preocupações e dúvidas. Quando esta perda não ocorre de forma intencional, é preciso ser avaliada para que se comprove os motivos para esta situação. Entretanto, há de se considerar alguns pontos a respeito disso, como períodos de maior estresse, como mudanças, seja de casa, de trabalho ou até mesmo separações, podem de fato afetar o organismo neste sentido.

Mas se ainda assim a perda de peso que está sendo notada não tem ligação com estes fatores, pois não há ocorrência deles neste presente momento e nem mesmo a ação de uma dieta, é preciso ficar atento. Alguns distúrbios e doenças ligadas a tireoide, diabetes ou câncer podem causar uma perda de peso repentina e silenciosa, por isso vale a pena avaliar com um especialista.

A seguir, veja um pouco mais sobre o assunto!

Diagnósticos

Evolução de perda de peso.

Os diagnósticos para qualquer tipo de doença ou distúrbio devem ser realizados com o auxílio de um profissional adequado e que poderá avaliar claramente o eu está acontecendo, com exames, testes e outros métodos que poderão comprovar se há algo de errado acontecendo com seu organismo.

Portanto, é sempre muito importante que ao notar qualquer sintoma busque pela ajuda de um profissional adequado pois ele dará todas as orientações necessárias para que haja um diagnóstico completo e claro a respeito do seu estado de saúde.

Conheça um pouco mais sobre o processo de diagnóstico!

Feito primeiramente por um clínico geral

O primeiro passo para se ter um diagnóstico completo e seguro é buscando pela ajuda de um profissional. Neste primeiro momento um clínico geral poderá avaliar e constatar que há de fato uma mudança em seu peso levando em consideração as informações a respeito do peso anterior e o período percorrido para que houvesse um considerável perda de peso.

A exemplo, neste caso o clínico geral irá avaliar se em cerca de três meses o paciente acabou perdendo mais de 10kg, o que é um número bastante alto. Assim, ele poderá encaminhar o paciente para outros especialistas ao achar necessário ou notar que algo pode estar errado em alguma área do organismo, por questões hormonais ou outras.

Exames de sangue

Caso o profissional ache necessário, ele irá encaminhar o paciente para que este passe por alguns testes necessários que irão comprovar se há de fato algum problema. Os exames de sangue são os mais comuns a serem feitos, pois através deles é possível identificar se a perda de peso é em decorrência de algum distúrbio hormonal.

Um exemplo do que pode ser avaliado ao longo deste processo de diagnóstico é se há níveis elevados de TSH, um hormônio produzido através da hipófise, uma glândula presente no cérebro. Isso, pois este hormônio em questão pode causar de fato a perda de peso. Também nos exames de sangue há a possibilidade de se avaliar um possível hipertireoidismo, que eleva o gasto calórico do corpo e por consequência causa a perda de peso excessiva e rápida.

Exames de ressonância magnética ou raio-x

Em caso de suspeita de doenças mais graves, caso os primeiros exames, que são os de sangue não constatem nada de anormal, é preciso que o paciente faça outros testes. Neste caso, há a possibilidade de que a perda de peso seja causada por doenças como câncer, que somente poderão ser notados e identificados através destes exames mais aprofundados.

Portanto, também é comum que os médicos peçam por ressonâncias e raios-x para avaliar o paciente de uma forma mais completa para obter um diagnóstico claro do que se passa com a saúde deste para encontrar os motivos para a perda de peso.

Possíveis causas da perda de peso repentina

Evolução de perda de peso de um homem.

Existem algumas possíveis causas para a perda de peso repentina que devem ser consideradas, e ao longo do processo de diagnóstico elas serão levantadas e analisadas de forma profunda pelos médicos responsáveis.

Mas é preciso também conhecer um pouco mais desta assunto para se ter uma ideia do que questionar e como agir, pois alguns sintomas podem passar despercebidos ao longo do processo e eles poderão ajudar muito na busca de um diagnóstico completo e claro. Doenças que agem de forma silenciosa aparecem através de sintomas comuns, e é importante ficar atento a isso.

Leia a seguir algumas possíveis causas!

Hipertireoidismo

Existem muitos motivos para que haja uma perda de peso repentina e acelerada, e entre estas diversas opções está o hipertireoidismo. Os primeiros sintomas de que algo está errado com a glândula tireoide é a perda de peso. Neste caso, há uma produção excessiva de hormônios, e estes são os responsáveis por controlar e regular o metabolismo, para que ele ocorra da forma correta.

Mas quando ocorre algum tipo de distúrbio nesta produção pode haver a aceleração ou diminuição deste. O hipertireoidismo fala sobe a aceleração. Se existe uma aceleração nesta ação metabólica, o corpo certamente irá queimar mais calorias e consequentemente haverá a perda de peso.

Diabetes

Em outro viés, também é importante se destacar que a perda de peso excessiva e rápida pode ser um sintoma muito claro de outra doença grave, que é a diabetes. Esta age até mesmo de forma silenciosa, e quando seus primeiros sintomas aparecem é preciso recorrer imediatamente a um médico para que ele auxilie no processo de controle da doença.

Os mais comuns tipos de diabete são o 1 e o 2, e também há a opção da gestacional. Ela ocorre devido uma falta ou deficiência da insulina, um hormônio importante para o corpo pois leva energia para as células, sem isso as células passam a usar da gordura corporal para seus processos, como fonte de energia, e por isso há a perda de peso.

Câncer

O câncer é uma doença bastante silenciosa, que somente é detectada após alguns sintomas bem aparentes surgirem. E a perda de peso pode ser um deles, caso ela ocorra de uma forma inesperada e sem motivos aparentes. Mas vale destacar que é mais comum que haja esta perda de peso muito grande quando o câncer já se encontra em estágio mais avançado ou metastático.

Tumores localizados em locais como pulmão, pescoço, cabeça e trato gastrointestinal acabam facilitando mais para a perda de peso. Isso ocorre pois há um gasto energético muito alto do corpo para combater a doença, que é causado pela presença de uma substância chamada citocina.

Depressão e outras doenças psicológicas

A depressão e outras doenças de fundo psicológico também podem ser causadoras de uma perda de peso inesperada, constante e muito rápida. Isso, pois é muito comum que pacientes que enfrentam doenças psicológicas acabem por perder o apetite, e isso afetará todo o sistema.
Os sentimentos provenientes dos distúrbios psicológicos, como impotência, culpa e outros até mais graves podem fazer com que os pacientes parem de se alimentar e percam totalmente o apetite. Para se diagnosticar a depressão, entretanto, não é necessário que sejam feitos exames, pois tudo é feito de forma clínica avaliando os sintomas e sinais que o paciente apresenta.

Verminoses

As verminoses também podem ser a causa de problemas de perda de peso. Neste caso, é interessante se atentar que estes são problemas cada vez menos comuns, pois surgem por falta de saneamento básico e outras questões deste tipo, como alimentos que carregam estes agentes. Mas mesmo assim, muitas pessoas ainda podem ser atingidas por estas verminoses.

A perda de peso neste caso se dá pelo fato de que os vermes acabam por absorver a maioria dos nutrientes consumidos através da alimentação, sobrando pouco ou quase nada para que o corpo se mantenha e realize seus processos. Por isso muitas das vezes estas verminoses causam também sonolência, cansaço e falta de energia.

Problemas intestinais

Os problemas nas regiões gastrointestinais também são muito comuns de acontecerem por vários fatores e eles podem acarretar na perda de peso, pois podem dificultar a absorção de nutrientes que irão beneficiar o organismo. Doenças inflamatórias comuns, como síndrome do cólon ou então intestino irritável são as mais comuns de se acontecer.

Outra doença que também pode prejudicar o funcionamento do intestino e causar emagrecimento é a doença de Crohn. Alguns destes problemas causam diarreias constantes, que faz com que o corpo não consiga absorver os nutrientes necessários levando a um déficit de energia muito grande e consequentemente a perda de peso.

Perda de peso em diversas situações

Mulher que perdeu peso segurando a calça.

A perda de peso pode ser um problema comum para todas as idades, mas apesar disso, os motivos podem ser bem diferentes e devem ser avaliados por um especialista de acordo com a realidade do paciente, seja ele idoso, bebês ou até mesmo grávidas.

Isso, pois cada situação é diferente e ode levar a problemas distintos, além do fato de que os tratamentos também deverão ser diferentes para cada tipo de paciente. Portanto, este é um problema que pode ocorrer em todas as idades, mas existem tratamentos que podem ajudar.

Veja a seguir!

Perda de peso em bebês

A perda de peso para os bebês é algo que preocupa muito as mães, mas é comum que os recém-nascidos acabem perdendo cerca de até 10% do peso em seus primeiros 15 dias de vida. Isso acontece pois há uma expulsão de líquidos que ocorre de forma gradativa, através das fezes e urina.

Mas é esperado que passado este período o bebê consiga aumentar cerca de 250gr por semana até os seus seis meses de vida. Mas caso não aconteça desta forma, é preciso que haja a intervenção de um médico pediatra para uma avaliação a respeito do desenvolvimento da criança.

Perda de peso na gestação

Muitas mulheres ao contrário do que se imagina acabam por perder peso ao longo da gravidez, mesmo com o crescimento da barriga. Esta é uma situação normal, por mais curiosa que seja. Neste caso, a justificativa para esta perda de peso das grávidas vem da falta de uma alimentação adequada devido aos enjoos e falta de apetite durante este período.

Sendo assim é importante consultar um nutricionista para avaliar o que pode ser feito para que estas questões não prejudique nem a mãe e nem o bebê em seu desenvolvimento. Isso, pois é esperado que a gestante normal adquira cerca de 10 a 15kg ao longo de toda a gestação.

Perda de peso em idosos

Com o envelhecimento é inevitável que muitos idosos passem por mudanças significativas em seus organismos. Sendo assim, levando em consideração que este é um processo comum de se acontecer, a princípio não é motivo para preocupação. Isso, pois com a idade muitos passam por mudanças quanto ao paladar, que pode vir também pelo uso de medicamentos comuns com o avançar da idade.

Um outro motivo pela qual os idosos podem ser afetados pela perda de peso é que muitos podem adquirir demência, que faz com que se esqueçam das refeições. Estes são cuidados necessários a se ter, e observar o comportamento dos idosos para avaliar se esta é uma perda de peso comum ou pode estar sendo causada por outros agentes.

Quando não é normal

Homem e mulher que perderam peso.

A perda de peso em alguns casos, como citado, pode ser considerada como normal. Mas é preciso avaliar como está acontecendo este processo, se está sendo constante e avançando a níveis alarmantes ou se tudo está ocorrendo como esperado levando em consideração a idade ou até período como a gravidez.

Mas também existem outros momentos que esta perda de peso constante e acelerada deve ser considerada como um problema. E a seguir você pode conferir em mais detalhes as situações que valem a pena prestar mais atenção e tomar cuidado!

Perder 5% do peso em 3 meses

A preocupação deve começar a surgir quando este período de perda de peso se estende. Neste caso, o emagrecimento se torna algo a ser considerado como um risco à saúde quando se perde mais de 5% do peso corporal em um período de 1 a 3 meses.

Levando este aspecto em consideração, é essencial que se procure por uma ajuda médica pois esta constância na perda de peso pode ser alguma doença ou distúrbio de fato. Por isso é importante acompanhar as mudanças em seu corpo e estas questões para que consiga detectar os problemas, por menores que sejam, logo no início.

Cansaço

Alguns sinais são essenciais para perceber que a perda de peso está passando por níveis mais alarmantes e é necessário buscar por uma ajuda médica para evitar que problemas ainda maiores acabem surgindo e prejudicando a sua saúde. Cansaços extremos e a qualquer momento do dia são sinais claros de que há algo de errado de fato.

Portanto, se associado a perda de peso constante e acelerada você notar que o cansaço está cada vez maior no seu dia a dia, mesmo sem que tenha exercido tarefas complicadas e intensas, é hora de buscar por um profissional para que este possa realizar um diagnóstico a respeito do que está acontecendo.

Falta de apetite

Por mais óbvio que pareça, a falta de apetite é um sinal claro de que o seu corpo não está trabalhando da forma correta. Se alinhado a isso a perda de peso estiver acontecendo em um ritmo muito acelerado e a medida que isso aumenta a sua falta de apetite também cresce, é preciso tomar uma atitude.

Este é um sinal claro de que o seu corpo está reagindo a algum problema, não necessariamente mais grave, mas pode algum distúrbio hormonal facilmente resolvido com medicamentos e outras práticas. Mas também pode revelar algo mais grave, por isso o diagnóstico prematura é tão importante.

Intestino desregulado

Os sinais são mostrados pelo corpo a todo momento e o intestino desregulado, podendo falhar vários dias sem ir ao banheiro de forma adequada ou também indo durante vários períodos do dia, no caso de diarreias, pode indicar que algo não está certo.

Se você tem notado que há uma perda de peso muito grande e tem passado por problemas intestinais constantemente, este é um sinal de seu corpo não está absorvendo os nutrientes necessários, em caso de diarreias constantes, e isso pode levar a uma desidratação, além do problema causador desta situação, que precisa ser investigado o quanto antes.

Frequência de infecções

É comum que as pessoas que se encontram enfrentando problemas quanto ao peso também acabem apresentando vários problemas causados por infecções.

Assim como as gripes. Se além da perda de passo você tem notado que resfriados e gripes tem sido uma constante em sua vida, cabe também avaliar com um especialista o que está se passando, pois estes sintomas trazem sinais importantes de que outros aspectos da sua saúde não estão indo muito bem e precisam dos devidos cuidados.

Perda de peso sem motivo pode ser fatal?

Pessoa na balança.

As perdas de peso sem motivos aparentes podem causar problemas muito graves se não forem avaliadas da forma correta, com especialistas que poderão encontrar o verdadeiro problema para esta situação. Isso, pois como várias doenças mostram seus sintomas através da perda de peso, como foi citado o câncer e outros distúrbios hormonais, a falta de acompanhamento de descuido com estas questões pode sim de fato ser fatal.

Por isso é tão importante que ao notar estes sintomas que podem se agravar com o tempo que procure um médico para avaliar, pois os problemas podem ser facilmente resolvidos e assim se evita uma série de outros sintomas ruins que podem levar a prejuízos irreparáveis à saúde.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!