O chá de canela aborta? A canela e o ciclo menstrual, na gravidez e mais!

O chá de canela aborta? A canela e o ciclo menstrual, na gravidez e mais!

Conheça mais sobre o chá de canela e suas propriedades. Alívio de cólicas menstruais e ações antioxidantes são destaque. Veja mais!


Considerações gerais sobre o chá de canela e possíveis efeitos abortivos

Chá de canela.

A canela é uma das especiarias mais conhecidas e muito usada não somente pelo seu sabor, mas por conter diversas propriedades com fins medicinais. Sendo assim, o seu chá é muito utilizado com vários objetivos distintos, como o combate de resfriados e gripes. Mas devido a algumas propriedades da canela, ela acaba por estimulara menstruação, em especial quando está sofre com algum atraso.

Entretanto, não se tem evidências científicas claras a respeito dos motivos pela qual isso acontece de fato, mas alguns estudos indicam que este chá pode ser muito eficiente para combater as cólicas menstruais. Devido a estas ações, estudos preliminares apontam que há uma estimulação do endométrio por parte da canela, e por causa disso ela é considerada como abortiva. Mas é preciso conhecer mais para entender a respeito.

A seguir, entenda um pouco mais das ações da canela no organismo!

Canela, nutrientes da canela e como fazer o chá

Caneca com chá de canela.

Os estudos a respeito das propriedades de muitas ervas e especiarias em relação a medicina natural ainda seguem sendo feitos, e falta muito ainda para que tudo de fato seja descoberto e entendido. Entretanto, é inegável que a canela conta com propriedades medicinais, e algumas delas já são de conhecimento geral.

É importante conhecer estes benefícios e ações antes de consumir a canela, seja qual for a sua forma, para que não acabe cometendo erros e excessos, que podem acabar sendo mais prejudiciais do que benéficos para a saúde.

Conheça um pouco mais sobre a canela!

A canela

A canela é uma das especiarias mais queridas e valorizadas pelo seu sabor e pelo que proporciona em outros setores, como a saúde. Usada desde doces até remédios, xaropes e chás, ela conta com várias ações positivas para o organismo.

Ela tem a capacidade de combater úlceras estomacais, também conta com ações contra bactérias e fungos nocivos e age nos processos de desinflamação de tecidos. Há também outros benefícios em se consumir a canela, seja através de chás ou outros meios, pois ela é um termogênico excelente e facilita para que o metabolismo seja acelerado.

Nutrientes da canela

A composição da canela é riquíssima em diversos nutrientes, e por isso ela é considerada como uma especiaria tão importante e benéfica para a saúde. Entre os principais nutrientes que estão presentes na canela, está o cromo, que é encontrado em abundância nesta especiaria.

O cromo é responsável por melhorar a sensibilidade perante a insulina e também auxilia para que haja um controle glicêmico maior, portanto, pessoas com diabetes são muito beneficiadas com o uso da canela no dia a dia. Além disso, a canela também conta com o polifenol MHCP em sua composição, que auxilia a regular os níveis de glicose no sangue.

Canela verdadeira ou Canela Cássia

A canela verdadeira e a canela cássia são facilmente confundidas pelas pessoas, devido a aparência idêntica destas, mas do ponto de vista da saúde, a respeito de seus atributos, elas são bem diferentes e devem ser tratadas como tal.

Levando em consideração apenas o lado científico, existe somente uma canela que deve ser considerada como verdadeira de fato, que é a que leva o nome de canela-do-ceilão, originada da planta Cinnamomum zeylanicum. Este termo cássia não se refere à esta canela, mas outras espécies. Um fato principal que difere as duas plantas é a presença em excesso de cumarina na cássia, que é uma substância que se consumida em excesso pode trazer riscos à saúde.

Como fazer o chá de canela

Para preparar o chá de canela é bastante simples, é necessário apenas separar os seguintes ingredientes:
1 canela em pau
1 xícara de água

Esta medida pode ser adaptada de acordo com a necessidade. Entretanto, é sempre bom lembrar que o excesso de qualquer substância, mesmo que natural, pode causar problemas à saúde. Portanto, tome cuidado ao consumir esta bebida. Para preparar, deixe que o pau de canela ferva com a água por cerca de 5 minutos. Ao final deste tempo, desligue o fogo e deixe que o chá amorne antes de beber.

Canela, ciclo menstrual, consumo do chá na menstruação e efeitos abortivos

Feto humano.

Uma das maiores preocupações relativas ao chá de canela é o fato de que ele é considerado como abortivo pela maioria das pessoas, devido a uma crença popular a respeito de suas ações.

Mas é preciso antes de tudo desmistificar as ações desta especiaria neste setor, conhecendo a respeito de suas propriedades e forma de agir. Ela de fato, de acordo com alguns estudos, pode afetar a parte reprodutiva da mulher. Mas também existem algumas falácias a seu respeito que precisam ser combatidas.

Confira a seguir um pouco mais sobre a canela e suas ações!

Como a canela afeta o ciclo menstrual

Muito se fala a respeito das ações da canela em relação ao sistema reprodutivo feminino e o que ela pode causar de fato. Mas o que se sabe até o presente momento é que ela conta com algumas propriedades de fato que são capazes de auxiliar no processo para normalizar a menstruação, quando esta se encontra descontrolada ou até mesmo atrasada.

Não existem evidências científicas claras, mas estudos constantemente estão sendo realizados para compreender o verdadeiro impacto da canela no ciclo menstrual.

O consumo do chá de canela durante a gravidez

Por mais que existam muitos comentários a respeito dos problemas em se consumir o chá de canela durante a gravidez, ainda não foi comprovado de fato o que ele pode ou não causar. Mas a realidade é que até o momento tudo que se tem de fato confirmado é que não existem contraindicações para se consumir este chá durante a gravidez de fato, se este for preparado com a Cinnamomum zeylanicum.

Entretanto, quando preparado com a Cinnamomum camphora, é possível que ocorram sangramentos e até mesmo alterações uterinas. Isso, pois o óleo essencial de canela foi avaliado em pesquisas realizadas com ratos e foi destacado que este conta de fato com efeitos abortivos. Mas em relação a humanos, ainda não se tem nenhuma confirmação se este se comportaria da mesma forma.

O chá de canela aborta?

Até o presente momento não existe nenhuma comprovação de fato confirmando esta teoria de que o chá de canela é abortivo. Existem alguns estudos que demonstram a capacidade de incentivar sangramentos uterinos, de fato. Entretanto, estas pesquisas ainda não foram direcionadas a humanos, e por isso não se tem uma confirmação de fato de o comportamento do chá de canela no organismo humano reagiria da mesma forma.

O que se sabe até o momento é que ele não oferece riscos para as grávidas de fato. Mas diante das possíveis consequências e pela falta de comprovações claras, é indicado que as grávidas não façam o consumo deste chá durante a gravidez.

O consumo em excesso do chá de canela

Assim como várias ervas e outras especiarias, mesmo que sejam naturais e contem com propriedades incríveis para melhorar o funcionamento do organismo, é importante destacar que o uso excesso de substâncias sempre contará com um prejuízo de alguma forma. Neste caso, consumir o chá de canela em excesso pode causar diarreia e também intoxicação.

Outros efeitos negativos que o consumo desenfreado deste chá pode deixar é o fato de que ele tem a capacidade de causar câimbras musculares e hipoglicemia. Portanto, é sempre muito importante controlar o uso destas substâncias, por mais naturais que sejam.

Os benefícios da canela

Canela de pau.

Existem diversas espécies dentro da Cinnamomum, que agrupa os tipos de canela que foram registrados até o presente momento. Mas todas elas possuem benefícios e ações em comum que são muito positivas para o organismo humano.

Além de ser uma especiaria aromática muito interessante, ela também é usada como condimento, e traz mais sabor para os preparos, sejam eles doces ou salgados. São muitos os motivos pela qual a canela é excelente para a saúde humana, pois ela é rica em flavonoides, conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e auxilia na prevenção de várias doenças.

Leia a seguir sobre as propriedades da canela!

Acelera o metabolismo

A canela é um excelente termogênico, e muitas pessoas quando se encontram em processos de emagrecimento, seja por dietas ou exercícios físicos fazem uso desta especiaria para esta finalidade.

Isso, pois ela conta com uma quantidade muito alta de cinamaldeído em sua composição, que é justamente um composto que favorece para que haja um aumento no metabolismo. Este mesmo composto também favorece a concentração. E devido a estas propriedades, a canela garante mais disposição tanto física e mental para quem a consome.

Ação antioxidante

A ação antioxidante da canela é muito positiva por vários motivos, isso, pois ela auxilia na proteção das células, principalmente do pâncreas. Além disso, ela também conta com polifenois, que estão presentes de forma abundante em sua composição.

Esta ação antioxidante da canela faz com que ela seja usada até mesmo como um conservante natural para os alimentos. Desta forma, não é somente benéfica para o corpo, mas também conta com outras ações muito positivas a aplicações diversas.

Propriedades anti-inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias da canela também são um ponto a se destacar. Ela conta com uma ação muito positiva para combater infecções e também facilita o processo de regeneração e recuperação de tecidos que foram danificados por isso.

Portanto, o consumo do chá ou da canela de diversas formas pode beneficiar o seu organismo a longo prazo, pois ela estará agindo contra qualquer tipo de alteração neste sentido e favorecendo para que não haja problemas maiores, se mostrando assim uma excelente aliada à sua saúde.

Redução do risco de doenças cardíacas

O consumo do chá de canela ou somente a inserção desta especiaria em seu dia a dia através de alimentos ou então outras aplicações diversas, faz com que os riscos de doenças cardiovasculares seja consideravelmente diminuído. Isso, pois ela conta com alguns atributos que favorecem neste sentido.

A canela é conhecida por ter a capacidade de reduzir os níveis do colesterol total, o conhecido LDL. Também é benéfica para a diminuição do triglicérides e mantém o índice de colesterol HDL muito mais estável.

Melhora a sensibilidade à insulina

Muitas pessoas sofrem com problemas relacionados aos níveis de açúcar no sangue, e a canela também pode ser um excelente auxiliar neste processo. A insulina é um dos hormônios mais importantes do corpo, e para que seja positivo de fato é preciso ser regulado pois age diretamente no metabolismo e também auxilia no uso de energia.

Algumas pessoas acabam sendo resistentes a isso, o que pode levar à doenças como diabetes. A canela então age favorecendo este processo, para diminuir esta resistência que algumas pessoas tem para que de fato a insulina haja da forma como deveria.

Reduz o açúcar no sangue

Como a canela tem ações diretas relacionadas à insulina, é notável que ela também beneficia muito a redução de açúcar no sangue. Isso, pois além da redução a resistência ao hormônio em questão ela realiza este processo no sangue, diminuindo os níveis de açúcar presente neste após as refeições.

Isso acontece pois na canela existe uma substância que age de forma semelhante à insulina, e ela então aumenta absorção do sangue pelas células impedindo que haja este acumulo prejudicial para a saúde.

Previne doenças neurodegenerativas

As propriedades da canela são tão diversas que ela também age em outras áreas do corpo que podem até mesmo ser inesperadas. Neste caso, ela auxilia na inibição de doenças neurodegenerativas.

Doenças como Alzheimer e Parkinson, por exemplo, são exemplos claros do que a canela pode favorecer neste processo, isso pois ela pode ajudar que haja uma inibição relativa a proteína que é considerada como sendo um dos marcos do Alzheimer. E já no caso do Parkinson, a ação desta especiaria é de proteção, pois ela garante que os neurônios fiquem resguardados para que possa haver uma normalização dos neurotransmissores beneficiando a função motora dos pacientes.

Previne o câncer

Além de combater doenças, auxiliar na nos sintomas e outros tantos pontos importantes a serem citados a respeito da canela, ela também pode ajudar na prevenção e no tratamento de canceres. Existem poucas evidências e comprovações científicas, de fato, mas estudos estão constantemente sendo feitos para que haja esta melhor avaliação das propriedades da canela diante destas doenças.

Mas alguns testes feitos com animais comprovaram este tipo de ação favorável, e neste caso foi possível notar que o crescimento das células cancerígenas diminuíram diante da ação da canela, pois ela auxiliou para que houvesse uma redução da formação de vasos sanguíneos nos tumores apresentados.

Combate fungos e bactérias

A ação antibacteriana da canela é algo a se destacar, pois ela auxilia em vários tratamentos de infecções que foram causadas por fungos e bactérias, principalmente relacionadas ao trato respiratório. Isso ocorre devido a presença de cinnamaldehyde na composiçaço desta planta, que é um de seus componentes ativos.

Outro ponto também a ser destacado é o óleo proveniente da canela, que ajuda a inibir o desenvolvimento de algumas bactérias, como a Listeria e Salmonella, que podem causar consequências muito drásticas para os seres humanos.

Alivia sintomas da menstruação

Este ainda é um ponto muito discutido, pois há diversas visões a respeito dos efeitos da canela no sistema reprodutor feminino que precisam ser avaliadas de forma mais profunda, em especial a respeito da sua ação abortiva. Mas até o momento já foram notados efeitos positivos em relação a menstruação.

Isso, pois a canela favorece para que haja um controle melhor desta, e também em casos onde a menstruação está atrasada, o uso do chá de canela fez com que houvesse um incentivo para que o processo ocorresse normalmente. Outro ponto a respeito desta ação é que a canela também pode auxiliar durante a menstruação em casos de cólicas fortes, pois ela pode aliviar este que é um dos efeitos mais negativos da menstruação.

Além do chá de canela, existem outros chás capazes de provocar aborto?

Imagem que simboliza um aborto.

O ideal é que durante a gravidez se tome muito cuidado com substâncias e medicamentos, mesmo naturais, por isso sempre é muito importante consultar um médio e conversar a respeito destas questões antes de se consumir algo. Isso, pois existem algumas substâncias que não podem ser de forma alguma ingeridas pelas grávidas, pois elas podem causar problemas para o bebê e também para a mãe.

Outros chás são considerados como muito negativos para estes períodos, apesar de terem suas propriedades positivas. Existem algumas plantas que devem ser evitadas ao longo da gravidez, como carqueja, alecrim, alfafa, hibisco, cavalinha e sene. Por mais que os estudos ainda sejam muito preliminares a respeito das plantas neste sentido, há algumas dúvidas se eles podem de fato causar problemas e até mesmo serem abortivos, por isso o ideal é que se evite neste período.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado chás

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.