Pedra Hume: origem, para que serve, preço, como usar, cuidados e mais!

Pedra Hume: origem, para que serve, preço, como usar, cuidados e mais!

A pedra Hume possui propriedades estéticas eficientes para o tratamento dos cravos e espinhas. Saiba como aproveitar os seus benefícios tocando aqui!


Você conhece as propriedades da pedra Hume?

Pessoa segurando cristal de hume.

A pedra hume é feita de alúmen de potássio e é amplamente utilizada em todo o mundo em cosméticos. Ela tem efeito adstringente, bactericida e cicatrizante e pode ser ajuda para diminuir estrias e espinhas.

Devido aos seus benefícios, cada vez mais pessoas têm substituído cosméticos com substâncias que prejudicam a saúde pela pedra hume. Mas saiba que utilizar a pedra hume é uma prática milenar em muitas culturas.

Neste artigo, vamos revelar a composição da pedra hume, sua história e principais usos. Acompanhe para descobrir quais benefícios você terá com a utilização da pedra hume e também os cuidados!

Características da pedra Hume

Pedra hume em pó.

A pedra hume tem aparência esbranquiçada e semi-transparente. É vendida na sua forma polida e tem aplicações para saúde e beleza. Nesta seção, vamos tratar dos seus usos, sua origem, sua composição e suas contraindicações. Leia e entenda!

Para que serve?

Um dos principais usos modernos da pedra hume é como antitranspirante natural. Contudo, esse mineral é utilizado há anos para tratar aftas, espinhas, estrias, pequenos sangramentos e bactérias.

Nas peles oleosas, a pedra hume atua no fechamento dos poros, evitando o surgimento de cravos e espinhas. Pode-se utilizar após a depilação ou o barbear para estancar sangramentos e facilitar a cicatrização da pele.

Origem e história

O alúmen de potássio tem origem vulcânica e é encontrado principalmente na Ásia e no Oriente Médio. O seu uso é milenar, tanto para saúde quanto para beleza. Na África, o seu uso é largamente difundido e, inclusive, atrelado a crenças e costumes.

Em Camarões, por exemplo, a pedra hume é utilizada por mulheres antes do casamento, a fim de criar uma contração na vagina. O objetivo é garantir para o marido que elas eram virgens antes da consumação do casamento.

Contudo, o uso da pedra hume em regiões íntimas é desaconselhado. Apesar de ela possuir efeitos bactericidas, a região íntima é muito sensível e pode ser afetada por esse uso.

Para quem é indicada a pedra Hume?

A pedra hume é indicada para todos os que desejam utilizar um composto mais natural na sua rotina de saúde e beleza. Seu efeito antitranspirante é o mais conhecido e o que leva as pessoas a utilizarem a pedra hume.

Após a depilação e o barbear, a pedra hume age com suas propriedades antissépticas e cicatrizantes, fechando os poros e eliminando possíveis sangramentos. A pedra hume também age com efeito anti-inflamatório nas peles sensíveis, diminuindo inflamações, vermelhidões e irritações.

Além disso, é possível encontrar a pedra hume em várias formas, como pedra, spray ou pó. Depois do seu uso, é recomendado passar um hidratante para finalizar o cuidado com a pele.

Composição química

Em sua composição química, a pedra hume é feita de alúmen de potássio, que é um sulfato duplo de alumínio e potássio extraído de um mineral chamado alunita. Ele possui diversos usos e ações, como adstringente, antibacteriana, antisséptica e cicatrizante.

Outras utilizações do alúmen de potássio

O principal uso do alúmen de potássio é na indústria da beleza, principalmente em produtos pós-barba e desodorantes. Contudo, também é utilizado na área da fotografia, para endurecer emulsões reveladoras, e é comumente utilizado na purificação da água e na clarificação de líquido, agindo como floculante.

Além disso, o alúmen de potássio pode ser utilizado no curtimento de couro e até na produção de tecidos à prova de fogo.

Cuidados e contraindicações da pedra Hume

Assim como todo o produto ou componente, é preciso moderação para usar a pedra hume. Apesar de ser natural, o alúmen de potássio em excesso pode irritar a pele ou até causar alergias. Por isso, antes de utilizá-lo, faça um teste aplicando uma quantidade em uma pequena região do corpo.

Além disso, é importantíssimo não ingerir o alúmen de potássio ou colocá-lo em contato com mucosas como o nariz e as regiões íntimas. Caso aconteça a ingestão do alúmen de potássio, o melhor é buscar atendimento médico.

Apesar da utilização histórica para estreitar o canal vaginal, esse uso é desaconselhado. O alúmen de potássio pode alterar o pH vaginal, causar ressecamento das paredes vaginais, irritações e alteração da flora vaginal, atraindo infecções.

Por último, é essencial adquirir pedras humes de boa qualidade e naturais. Algumas são feitas sinteticamente com alúmen de amônia e podem causar irritação. Observe a cor da pedra, pois a pedra hume natural possui cor cristalina, enquanto as artificiais são opacas.

Benefícios da pedra Hume

Mulher passando hume nas axilas.

A lista de benefícios da pedra hume é extensa e engloba tanto a área da saúde quanto da beleza. Suas principais características que trazem benefícios é que ela é hemostática, cicatrizante, adstringente, antitranspirante e antibacteriana. Quer saber quais os efeitos dessas características? Leia e entenda!

Reduzir a transpiração

O principal uso da pedra hume é para combater a transpiração. O alúmen de potássio fecha os poros da pele, regulando a quantidade de água que sai através da transpiração. Além disso, sua ação antibacteriana elimina as bactérias do local, impedindo o mau cheiro.

Afinal de contas, o odor que surge em regiões como a axilas e os pés não advém do suor, mas da proliferação de bactérias. Para obter esse benefício, basta molhar a pedra e passar nos locais em que deseja reduzir a transpiração.

Há também a opção de utilizar o pó da pedra no local, ou ainda os desodorantes, que são feitos utilizando o alúmen de potássio.

Alternativa a produtos que causam danos à saúde

É comprovado que muitos dos compostos utilizados nos desodorantes antitranspirantes causam efeitos negativos para a saúde. O triclosan, propilenoglicol, parabenos e até algumas fragrâncias irritam a pele, retardam o funcionamento dos músculos do corpo humano e desregulam o sistema endócrino.

Devido a esses efeitos, muitos cientistas atribuem o surgimento de câncer de mama, em alguns casos, à utilização desses componentes. Além disso, podem causar também problemas hormonais e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado alternativas mais naturais para cuidar do corpo. A pedra hume surge como alternativa para desodorantes antitranspirantes convencionais, evitando danos para a saúde.

Cicatrizar feridas

Um bom uso da pedra hume é na cicatrização de feridas. Devido ao seu efeito hemostático, ou seja, que impede hemorragias, a pedra hume é utilizada após depilações, barbear e até por manicures. Pode ser também usado para estancar pequenos sangramentos.

Ademais, sua ação antibacteriana auxilia na cicatrização, evitando infecções. Para aproveitar desses benefícios, basta molhar a pedra e aplicar no local do corte.

Curar aftas

As aftas são pequenas úlceras na boca, principalmente nas bochechas, língua e garganta. Elas podem surgir por vários motivos, e a pedra hume auxilia na sua cicatrização. Devido à sua ação hemostática e bactericida, a pedra hume estimula o fechamento da ferida e a sua cicatrização.

A melhor forma de aplicar a pedra hume em aftas é através dos sprays feitos com alúmen de potássio. Porém também é possível aplicar o pó de pedra hume diretamente na afta, ou bochechar com uma solução de 2 colheres de sopa de pó para uma xícara de água.

Eliminar espinhas

A ação da pedra hume nas espinhas assemelha-se à sua ação nas aftas. O efeito antisséptico elimina as bactérias da pele amenizando as infecções. Afinal de contas, a acne é uma inflamação causada pela infecção das glândulas secretoras de óleo da pele.

Ao manter a pele desinfetada, evita-se cravos e espinhas. Além disso, a pedra hume ainda mantém os poros fechados, evitando o acúmulo de sujeira e gordura. Também tonifica a pele e dá um aspecto limpo e saudável.

Para utilizar a pedra hume para espinhas, basta passar suavemente a pedra hume no rosto e, depois, enxaguar. Também é possível diluir 2 colheres de pó de pedra hume com um pouco de água, passar no rosto e enxaguar em seguida.

Diminuir estrias

As estrias são faixas avermelhadas ou esbranquiçadas causadas devido ao rompimento do colágeno da pele. São, na verdade, cicatrizes causadas principalmente pela distensão da pele por conta da alteração do peso.

As mulheres são mais propensas a desenvolver estrias, mas todos podem ser afetados. Uma das formas de tratar as estrias é através de esfoliações, principalmente quando elas ainda estão avermelhadas.

Assim, a esfoliação com pedra hume, devido aos seus cristais, estimula a renovação da pele. Assim, a superfície fica firme e produz mais colágeno, amenizando as estrias. Basta esfregar a pedra hume ou um punhado do pó de pedra hume durante o banho. É importante hidratar abundantemente a pele após a esfoliação para finalizar o tratamento.

Outras informações sobre a pedra Hume

Pedra hume em fundo branco.

Há, ainda, outras curiosidades e informações importantes sobre o uso da pedra hume que você precisa conhecer. Continue a leitura e descubra a forma correta de limpar e armazenar a sua pedra hume, onde comprar, o preço e os impactos socioambientais da extração da pedra hume!

A pedra hume tem efeitos no corpo espiritual e emocional?

Apesar de não serem relatados usos espirituais ou emocionais para a pedra hume, o fato de ela ser usada para cuidar da saúde e da estética já destaca sua importância nesses setores. Afinal de contas, a pedra hume atua na saúde da pele, favorecendo o bem-estar e a autoestima.

Além disso, todo o momento de cuidado que temos conosco é um ritual de autoconhecimento, favorecendo o equilíbrio espiritual e emocional.

Limpeza e armazenamento da pedra Hume

A pedra hume, geralmente, é molhada antes do seu uso e, depois, aplicada diretamente na área desejada. Por isso, é fundamental que ela esteja sempre limpa e bem conservada. Antes do uso, lave-a apenas com água.

Depois de utilizá-la, é essencial lavá-la de novo para retirar qualquer resíduo de pele. Por fim, deixe secar em um local seco e arejado. Armazene em um pote em que a pedra hume esteja ventilada e longe do sol.

No caso da pedra hume em forma de pó, também é preciso ter cuidado. Mantenha a embalagem sempre fechada e evite pegar o pó com as mãos. Utilize uma colher ou espátula, de preferência única para esse fim e que esteja sempre limpa. Guarde fora do alcance de crianças e animais, pois o consumo pode trazer sérios problemas para a saúde.

Preço e onde comprar a pedra Hume

A pedra hume é fácil de adquirir e tem um preço acessível. É possível encontrar a pedra hume em barra ou pó por menos de R$ 10,00, tanto na internet quanto em farmácias, lojas de cosméticos e até alguns mercados.

É possível também encontrar a sua versão em spray, creme e gel por cerca de R$ 15,00. Os produtos pós-barba e pós-depilação podem custar um pouco mais, mas costumam ser feitos com uma junção de ingredientes, incluindo a pedra hume, o que potencializa os efeitos.

Impactos da mineração e extração da pedra Hume

A pedra hume é feita de alúmen de potássio, um composto extraído de um mineral chamado alunita. Dessa forma, a sua extração, assim como qualquer outra, causa impactos socioambientais que devem ser discutidos.

A mineração da alunita causa a destruição da vegetação e a poluição dos corpos hídricos do local. Geralmente, é feita com mão de obra em condições precárias. São pagos baixos salários e não são fornecidos os equipamentos necessários, além de, muitas vezes, utilizarem crianças no processo.

Ademais, o processo também pode contaminar o solo e afetar a fauna e a flora da região. Por isso, se possível, adquira a pedra hume de produtores que garantam a sua procedência e o respeito às normas ambientais durante o processo de extração de alúmen.

A pedra Hume apresenta grandes benefícios!

Pedaços de pedra hume.

A pedra hume é extremamente versátil e fácil de usar. Ela tem ação adstringente, antisséptica, cicatrizante, hemostática e antitranspirante. Além dos usos estéticos, como a redução de cravos, espinhas e estrias e tonificação da pele, atua também na área da saúde.

Esse produto feito de alúmen de potássio pode ser usado para estancar pequenos sangramentos e cicatrizar feridas. Além disso, é um produto barato e facilmente encontrado. Então, não deixe de ter sempre em casa a pedra hume em forma de barra, pó, ou até spray!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


pedras autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.