Chá caseiro para dor no estômago: boldo, erva doce, camomila e mais!

Chá caseiro para dor no estômago: boldo, erva doce, camomila e mais!

Existe uma grande variedade de chás caseiros para tratar a dor no estômago, como o de camomila, por exemplo. Conheça mais alguns, os ingredientes e como fazer!


Considerações gerais sobre o chá caseiro para dor no estômago

Homem com dor de estômago.

Existem alguns chás específicos que são utilizados para o tratamento de problemas como a dor no estômago, entre eles está o de hortelã-pimenta, malva e sementes de melão. Eles são capazes de trazer alívio para a dor no estômago ou sensação de queimação na parte superior dele.

Esses chás são eficazes por conta de suas propriedades calmantes que são capazes de atuar diretamente no sistema digestivo. A dor de estômago pode ser provocada por problemas como a gastrite, o refluxo gastroesofágico, entre outros problemas. Para resolver esse problema, você pode contar com o chá, contudo, ele não pode substituir o tratamento médico.

Quer saber mais sobre chás caseiros para dores no estômago? Confira nesse artigo!

Chá de hortelã-pimenta

Chá de hortelã-pimenta.

O chá de hortelã-pimenta possui propriedades que o fazem ser útil para o tratamento de dores no estômago. Esse chá pode ser feito de maneira muito simples e as suas propriedades e benefícios para o organismo são muitos. Confira com mais detalhes a seguir!

Características e propriedades da hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma folha rica em óleos voláteis, como o mentol e a mentona. Esses óleos possuem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, além de calmantes e analgésicas. Em sua composição, ela possui substâncias capazes de aliviar a dor no estômago e também combater outros sintomas de problemas gastrointestinais, como a náusea e os vômitos, por exemplo.

Essa folha tem a capacidade de minimizar as irritações no estômago, além de diminuir a sensação de inchaço, combater a má digestão e também produzir um efeito calmante no fígado.

Benefícios gerais do chá de hortelã-pimenta

Apesar de muitas pessoas não conhecerem os benefícios da hortelã-pimenta, eles são diversos. Entre eles, está o fato de que suas propriedades são capazes de tratar as dores estomacais. Essa planta tem a capacidade de diminuir as irritações no estômago, além de diminuir a sensação de inchaço.

Além disso, a hortelã-pimenta também é útil para casos de má digestão e até mesmo flatulência. Ela é capaz de produzir um efeito calmante no fígado, o que facilita ainda mais o processo de digestão dos alimentos.

Ingredientes e preparo do chá de hortelã-pimenta

Para fazer o chá de hortelã-pimenta, você só vai precisar de: 1 xícara de água e uma colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas. Para preparar esse chá, você vai precisar adicionar em uma xícara a água sobre as folhas picadas de hortelã-pimenta. Após isso, você deve tampar e deixar repousar por cerca de 5 a 7 minutos.

Depois de realizar esse processo, você deve coar, adoçar com mel, caso queira, e tomar de 3 a 4 xícaras desse chá diariamente, sempre após as refeições. Com isso, você já poderá desfrutar de todas as propriedades que esse chá pode oferecer.

Chá de Boldo

Chá de Boldo.

O boldo é considerado uma planta medicinal que é amplamente usada como remédio caseiro. Ele possui propriedades que ajudam especialmente o fígado, além de combater as inflamações e prevenir problemas como a gastrite e até mesmo o câncer. Saiba mais a seguir!

Característica e propriedades do boldo

O chá de boldo possui grandes quantidades de uma substância chamada boldina e também de ácido rosmarínico. Essas são substâncias que possuem propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e também adstringentes. Essas propriedades ajudam na redução da acidez gástrica, dando proteção ao estômago e aliviando dores.

Por conta dessas propriedades, o chá de boldo é utilizado para o combate a problemas como a azia e a má digestão. Por isso, se você possui algum dos problemas acima citados, pode recorrer ao uso do chá de boldo, contudo, jamais deixe de procurar um médico.

Benefícios gerais do chá de boldo

O boldo possui propriedades que auxiliam diversas funções do organismo. Ele ajuda a melhorar o funcionamento do fígado, através da ação de uma substância chamada boldina. Além disso, o boldo também é capaz de auxiliar pessoas que estão buscando perder peso, devido aos flavonoides glicosilados.

Os problemas na vesícula também são combatidos pelo chá de boldo, devido ao fato de que ele estimula a liberação de bile, que é um composto que ajuda na digestão dos alimentos. O boldo também possui propriedades capazes de melhorar a digestão e também diminuir a quantidade de gases.

Ingredientes e preparo do chá de boldo

Os ingredientes são muito simples e o modo de preparo também. Você só vai precisar de: 1 colher de chá de folhas de boldo picado e 150 ml de água. Adicionar as folhas de boldo picado em 150 ml de água fervente é o primeiro passo para preparar o chá. Depois, você deve deixar a mistura descansar por 5 a 10 minutos. Logo após, você deve coar e tomar morno logo em seguida.

Esse chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia, antes ou depois das refeições. Outra opção que também é viável, é tomar esse chá antes de dormir, para ajudar na digestão após o jantar. É importante ficar atento pois o chá de boldo pode causar efeitos colaterais e é contraindicado para alguns grupos de pessoas.

Chá de funcho

Chá de funcho.

O funcho é uma planta medicinal que possui uma grande quantidade de substâncias como os taninos, alcalóides, saponinas, flavonóides e também ácidos graxos essenciais. Essa planta é amplamente utilizada como remédio caseiro, principalmente para melhorar a digestão, combater gases e também as cólicas. Saiba mais a seguir!

Características e propriedades do funcho

O chá de funcho é rico em substâncias como o anetol, o estragol e também a alcânfora. Sua composição permite que ele tenha uma ação anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica e também digestiva. Essas propriedades permitem que o chá de funcho atue em problemas como a inflamação no estômago.

Além disso, ele também é eficaz para lidar com a sensação de inchaço, pois ajuda a esvaziar o estômago, o que faz com que ele seja um excelente chá para o alívio de dores estomacais e também no combate às crises de azia.

Benefícios gerais do chá de funcho

Entre os benefícios do chá de funcho, é possível mencionar o fato de que ele é um grande aliado da digestão, auxilia no alívio de dores menstruais, ajuda na hidratação do indivíduo, ajuda as pessoas a dormirem melhor, é uma rica fonte de antioxidantes, ajuda a reduzir o mau hálito, entre outros benefícios.

Com toda essa lista de benefícios, você com certeza não pode deixar de consumir esse chá. Contudo, antes de consumir, procure consultar um especialista e fique atento às contraindicações desse chá. Existem alguns grupos específicos que não devem consumir.

Ingredientes e preparo do chá de funcho

Você só vai precisar de dois ingredientes para preparar esse chá, são eles: 1 colher de sopa de sementes de funcho e 1 xícara de água fervente. Primeiro, você deve adicionar as sementes de funcho em uma xícara de água fervente. Após isso, você deve tampar e deixar amornar por cerca de 10 a 15 minutos.

Após isso, é necessário coar e beber. É recomendável consumir de 2 a 3 xícaras por dia desse chá, sempre 20 minutos antes da refeição. Você também pode preparar esse chá usando um saquinho de funcho. Ele não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Chá de Alteia

Chá de Alteia.

A Alteia é uma planta medicinal que também é conhecida por outros nomes, como Malva-branca ou Malvaísco. Ela é amplamente usada para o tratamento de doenças respiratórias, pois possui propriedades expectorantes. Saiba mais sobre o chá de alteia a seguir!

Características e propriedades da Alteia

O chá de Alteia, que também é conhecida como malva-branca ou malvaísco, possui propriedades que fazem com que esse chá tenha efeitos anti-inflamatórios, suavizantes e também calmantes. Essa planta também possui propriedades que ajudam a proteger o estômago.

Ela é extremamente útil para aliviar a dor ou a queimação do estômago. Contudo, é importante que esse chá não seja utilizado de forma imprudente, tendo em vista que é contraindicado para crianças e mulheres que estão grávidas ou amamentando. Pessoas com diabetes também só devem consumir esse chá sob prescrição médica.

Benefícios gerais do chá de Alteia

A Alteia possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, pelo fato de conter flavonoides, antitussígena, ou seja, que aliviam a tosse, antibiótica, que combate as infecções, além de fortalecer o sistema imunológico e possuir uma ação hipoglicemiante, que reduz os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Essa planta também é usada para auxiliar na cicatrização de feridas na região da boca, nos dentes, tratar furúnculos, acnes e também queimaduras. Com a orientação de um médico, o consumo do chá de Alteia trará diversos benefícios.

Ingredientes e preparo do chá de Alteia

Para que você possa sentir os benefícios da Alteia, a melhor alternativa é preparar um chá com ela. Esse chá é muito fácil de fazer, você só vai precisar de: 200 ml de água e 2 a 5 gramas de raiz seca ou folhas de Alteia. Para preparar o chá, primeiro você deve ferver a água e adicionar a raiz da planta.

Depois disso, você deve tampar e esperar por pelo menos 10 minutos. Depois desse período, a água deve ser filtrada e você deve beber o chá morno, sendo que a quantidade indicada para consumo é de duas ou três xícaras por dia.

Chá de Gengibre

Chá de gengibre.

O gengibre é considerado uma raiz comestível que é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde das pessoas. Essa raiz pode fazer o indivíduo emagrecer, tratar a má digestão, a azia, o enjoo, a gastrite, entre outros problemas de saúde. Saiba mais a seguir!

Características e propriedades do gengibre

O gengibre é uma raiz que possui em sua composição substâncias como o gingerol, que é um composto bioativo que é capaz de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento. Além disso, o gengibre também é um poderoso antiespasmódico, que ajuda a relaxar os músculos e combater a má digestão, vômitos e náuseas.

O gengibre também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que fazem com que ele previna e até mesmo trate doenças como a hipertensão arterial, o refluxo gastroesofágico e também a artrite.

Benefícios gerais do chá de gengibre

O chá de gengibre possui substâncias como o gingerol e a zingerona, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação na região do esófago e também a diminuir a acidez do estômago. Com isso, a dor reduz consideravelmente e a sensação de queimação no estômago também.

Além dos benefícios citados acima, o chá de gengibre também possui propriedades capazes de aliviar náuseas e vômitos, que podem ser causados por conta das dores no estômago. No mais, antes de consumir, verifique as contraindicações.

Ingredientes e preparo do chá de gengibre

Para preparar o chá de gengibre é muito simples. Você só vai precisar de: 1 centímetro da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada e 1 litro de água fervente. Comece colocando a água para ferver e adicionando o gengibre. Deixe fervendo por cerca de 5 a 10 minutos. Tire o gengibre da xícara e beba o chá de 3 a 4 vezes ao longo do seu dia, sempre 20 minutos antes da refeição.

É importante ficar atento ao fato de que o chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que tem um sangramento ativo no estômago, por conta de uma úlcera, por exemplo, ou que estejam usando medicamentos anticoagulantes, pois as propriedades do gengibre fariam com que o sangramento piorasse.

Chá de Dente de Leão

Chá de dente de leão.

O chá de dente de leão é uma excelente opção para quem deseja combater as dores no estômago, porque ele possui propriedades anti-inflamatórias, além de melhorar a digestão, prevenindo a ocorrência de gases e a distensão abdominal. Saiba mais a seguir!

Características e propriedades do dente de leão

O dente de leão é uma planta medicinal que possui propriedades capazes de auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado e no pâncreas, além de afecções na pele. Essa planta possui uma ação antioxidante e também anti-inflamatória. Ela também é eficaz para lidar com a falta de apetite, transtornos biliares, hemorroidas, entre outros problemas.

O dente de leão também é capaz de aumentar a insulina do indivíduo, sendo eficaz no tratamento da diabetes, além de possuir propriedades diuréticas. Isso faz com que ele possa ser usado como um complemento no tratamento de infecções urinárias.

Benefícios gerais do chá de dente de leão

O fígado certamente é o órgão mais beneficiado pelo chá de dente de leão, já que ele possui propriedades capazes de eliminar toxinas do sangue, bem como desobstruir os canais biliares. O dente de leão também é rico em fibra dietética, o que faz com que diversos problemas gastrointestinais sejam evitados.

As dores, a azia e os gases são combatidos pelo chá de dente de leão. Além disso, essa planta também possui ácidos graxos essenciais, além de antioxidantes, vitaminas C e D, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

Ingredientes e preparo do chá de dente de leão

Para preparar o chá de dente de leão é muito fácil, você só vai precisar de: 1 colher de sopa de folhas secas e raiz de dente de leão e 200 ml de água. Para preparar esse chá, você deve pôr os ingredientes em uma xícara com água fervente e deixar descansando por 10 minutos.

Após isso, você deve esperar amornar, depois coar e beber até 3 vezes durante o dia, sempre antes das refeições. Antes de tomar o chá de dente de leão, fique atento às contraindicações, pois mulheres grávidas e pessoas com hipersensibilidade a essa planta, não devem consumir esse chá.

Chá de Erva Doce

Chá de erva doce.

A erva-doce é uma planta que possui folhas longas e flores amareladas, que produzem as sementes de erva-doce, amplamente conhecidas. Ela, assim como outras plantas, pode ser consumida de diversas formas, inclusive por meio de um chá. Saiba mais sobre as propriedades e benefícios a seguir!

Características e propriedades da Erva Doce

A erva-doce é uma planta medicinal que é usada para o tratamento da gastrite, do inchaço abdominal, da má digestão, dos gases e também da dor de cabeça, devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispépticas. A erva-doce também é amplamente utilizada na fabricação de cosméticos.

A erva-doce pode ser consumida de diversas formas, mas a maneira mais indicada de consumir é por meio de um chá. Quando estão secas, elas são capazes de combater a azia, a sensação de inchaço, a pressão alta e até mesmo as cólicas em bebês. Ela também é útil para quem quer emagrecer, pois auxilia na redução do apetite.

Benefícios gerais do chá de erva doce

Entre os benefícios do chá de erva doce, é possível citar o fato de que esse chá é uma rica fonte de vitamina A e C. Devido a isso, esse chá fortalece a imunidade, fazendo com que doenças como a gripe não causem um mal-estar ao organismo. Além disso, o chá de erva doce é usado para combater as dores.

O chá de erva doce também é utilizado como uma espécie de antisséptico bucal, além de diminuir as dores de garganta. Outra característica marcante desse chá é que ele facilita o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação, o inchaço e também a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.

Ingredientes e preparo do chá de erva doce

Para fazer o chá de erva doce, é muito simples. Você só vai precisar de: 1 colher de chá de erva doce seca e 1 xícara de água. Primeiro, você deve ferver a água, depois, coloque ela em uma xícara junto com a erva doce. Logo após isso, é necessário tampar e deixar descansar por 3 a 5 minutos.

Depois disso, você deve coar e beber logo em seguida. A erva doce também pode ser utilizada em diversas outras receitas, como bolos e biscoitos, por exemplo. Ela deve sempre ser utilizada conforme a recomendação de especialistas.

Chá de Camomila

Chá de camomila.

A camomila, assim como as outras plantas mostradas nesse artigo, serve para fins medicinais. Ela é rica em compostos fenólicos, glicosídeos e também em óleos essenciais. Isso faz com que ela possua propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias e também antimicrobianas. Saiba mais a seguir!

Características e propriedades da Camomila

A camomila é uma das plantas mais populares quando se fala de chá. A maior área de cultivo dessa planta se localiza na América do Norte. Essa planta se espalhou de forma extensa no Brasil, e é amplamente utilizada para alimentar, perfumar e tratar de diversos problemas de saúde, como as dores estomacais, por exemplo.

Além de possuir propriedades que combatem a má digestão, a camomila também é uma planta excelente para lidar com problemas de saúde como a diabetes, a insônia, o estresse, a conjuntivite e também os problemas de infecção urinária e desarranjos intestinais.

Benefícios gerais do chá de camomila

Entre os benefícios do chá de camomila estão o auxílio contra a má digestão, a redução dos níveis de ansiedade, as propriedades antibacterianas, antiespasmódicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Além disso, o chá de camomila também possui propriedades calmantes, o que garante diversos benefícios para a saúde.

Além dos benefícios que foram mencionados acima, o chá de camomila ainda proporciona: a diminuição da hiperatividade, o alívio do estresse, do enjoo e também das cólicas menstruais, a cicatrização de feridas e também a remoção de impurezas presentes na pele.

Ingredientes e preparo do chá de Camomila

Para fazer o chá de camomila, você só vai precisar de: 2 colheres de chá de flores secas de camomila e 250 ml de água fervente. Primeiro, comece adicionando as flores secas de camomila em uma xícara com água fervente. Depois disso, tampe e deixe repousando por cerca de 5 a 10 minutos. Logo após, você deve coar e depois beber.

O recomendável é que esse chá seja ingerido 3 vezes ao dia e conforme a necessidade, adoçado com uma colher de chá de mel. O chá de camomila também pode ser preparado com a adição de outros ingredientes, como a erva doce, a hortelã-pimenta, entre outros ingredientes.

Além do chá caseiro para dor de estômago, o que comer em momentos de crise?

Mulher com dor de estômago.

A dor e a queimação no estômago podem ser consequência de uma situação estressante no dia a dia, da má alimentação, e de outros problemas. Por isso, descobrir qual a real causa da dor estomacal é importante para a resolução do problema. Quem está com dor no estômago deve evitar consumir açúcares, gorduras e alimentos como a laranja, o limão, o morango, fast food, entre outros.

A prioridade de pessoas com dor no estômago, são os legumes, de preferência cozidos, como o chuchu e a cenoura. Além disso, os chás aqui mencionados nesse artigo, como o de camomila, o de hortelã-pimenta e o de gengibre, também são aliados no combate às dores no estômago.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.