Chá de Maçã: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de Maçã: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Conheça os benefícios do chá de maçã para a saúde. Previne doenças como câncer, problemas cardiovasculares e auxilia no controle da diabetes!


Por que tomar chá de maçã?

chá de macã

A maçã além de ser uma excelente fruta, muito saudável e acessível para a maioria das pessoas por ser comum em diversas regiões, também conta com propriedades importantes que podem favorecer a saúde de outras formas, não somente através da alimentação de fato.

Isso, pois ela pode ser usada também através do preparo de um chá, que conta com diversos benefícios e pode ser usado para finalidades distintas. Este é um dos chás mais comuns ao redor do mundo todo, e é bastante simples quanto ao seu preparo, além de auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. Conheça um pouco mais sobre o chá de maçã!

Mais sobre o chá de maçã

chá de macã

O chá de maçã é muito conhecido no mundo todo, e pode ser feito de formas distintas. Mas além de ser uma bebida saborosa e refrescante, ele também conta com alguns propriedades importantes que podem favorecer a saúde de seus consumidores.

É interessante destacar que, diferente de algumas substâncias, esse chá pode ser usado tanto em sua forma gelada quanto quente, sem que perca nada de suas propriedades e nutrientes, o que acontece com alguns alimentos. A seguir, aprenda um pouco mais sobre esse poderoso chá!

Propriedades do chá de maçã

O chá de maçã conta com diversas propriedades incríveis e que podem ser adquiridas através do seu consumo sem maiores esforços, pois trata-se de uma bebida com um sabor muito agradável ao paladar.

Algumas das funções positivas desse chá para a saúde são quanto a prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui as chances de problemas nesse setor. Também é excelente para prevenir quanto a alguns tipos de câncer e tratamento de algumas doenças, como asma e diabetes. Além disso, também pode ser um excelente auxiliar no emagrecimento.

Origem da maçã

A maçã é uma das frutas mais conhecidas ao redor do mundo todo, pois é usada para diversas finalidades. Consumida "in natura", para doces e bolos e também, neste caso, para chás. Além disso, existem vários simbolismos por trás dessa deliciosa fruta, que destacam ela como uma fruta que expõe bondade e saúde.

Sua origem, entretanto, é atribuída à Ásia e hoje nestas localidades podem ser encontradas florestas imensas e inteira totalmente dominadas por macieiras. Há também algumas descobertas mais recentes que apontam que a origem das macieiras selvagens, conhecidas como Malus Sylbestris se deu no Cazaquistão.

Efeitos colaterais

Por mais que conte com diversos atributos positivos, o chá de maçã pode causar alguns pequenos efeitos colaterais se usado de forma incorreta. Isso, pois é preciso ter muito cuidado com as quantidades de chá a ser consumido no dia a dia.

Altas doses do chá podem causar alguns problemas hormonais, pois fazem com que haja um certo descontrole do sistema endócrino, o que, com o tempo, traz muitas consequências ruins parra a saúde. Ao sentir qualquer sintoma que possa indicar esses problemas, pare imediatamente de consumir o chá e procure pela ajuda de um especialista.

Contraindicações

O chá de maçã somente é contraindicado em casos de alergias aos componentes da fruta. Há também um alerta importantíssimo a ser feito, pois é preciso ter cuidado com as sementes da maçã, visto que elas contam com cianeto em sua composição e esse componente pode provocar mal-estar ao ser ingerido.

Em casos de alergias, a maçã também não deve ser consumida de forma alguma. Algumas pessoas possuem reações alérgicas em relação as frutas da espécie Rosácea, como pêssego, ameixa e damasco e também neste caso, a maçã.

Benefícios do chá de maçã

chá de macã

Se bem utilizado, em níveis corretos e quantidades controladas, o chá da maçã traz muitos benefícios para a vida das pessoas. Isso, pois suas propriedades são vastas e abrangem vários aspetos da saúde.

Essa poderosa fruta, ao ser usada em forma de chá, pode auxiliar a combater doenças como diabetes, protege as artérias e também é muito benéfico para o funcionamento do sistema nervoso. São várias as formas de consumir e as aplicações dessa fruta e seu chá. Veja mais a seguir!

Antioxidante

São muitas propriedades encontradas na maçã e, a depender da forma como ela é utilizada, isso pode ser amplificado.

Neste caso do chá, ele pode ser usado como antioxidante, pois na sua polpa é encontrada a quercetina, que é um poderoso antioxidante que faz parte da classe dos flavonoides. Desta forma, esse é um excelente componente para garantir que o seu corpo estará livre de impurezas que podem causar malefícios à saúde de modo geral.

Anti-inflamatório

As qualidades anti-inflamatórias do chá de maçã são muito importantes, pois elas podem ser usadas para auxiliar em processo de cicatrização. Inclusive, como a maçã também pode ser usada para a produção de vinagre, neste sentido esse é um excelente produto para ser usado com essa finalidade anti-inflamatória.

Há também a possibilidade de que seja usada para quadros como de gastrite e outras doenças do estômago, aliviado essas inflamações que podem ser muito incômodas.

Aumenta a imunidade

Por possuir muitas vitaminas, como a C que está presente em abundância em sua composição, a maçã é poderosa para a imunidade e o seu chá inclusive pode ser usado em momentos onde se sente a necessidade de maior consumo dessa vitamina, como gripes e resfriados.

Não somente por isso, a vitamina C também é excelente para a prevenção de outras doenças, até mesmo como o câncer. Há um enorme potencial também no uso desse chá para aumentar a proteção do sistema respiratório e pulmão.

Ajuda a emagrecer

Para os que estão em um processo de emagrecimento e precisam de um aliado poderoso e que ao mesmo tempo seja saudável, o chá de maçã pode ser usado sem medo para esses momentos.

Por se tratar de uma bebida totalmente natural, não há perigos em sua utilização para ajudar no emagrecimento, principalmente porque a maçã conta com muitas fibras, como a pectina, que dá uma sensação maior de saciedade. Mas é preciso ressaltar que o excesso do uso de chá pode ser prejudicial, portanto, tome cuidado e use de forma sábia.

Previne o câncer

Com uma grande quantidade de antioxidantes em sua composição, além da vitamina e C e fibras, a maçã é uma aliada incrível para prevenir o câncer.

Por mais que seja uma doença agressiva em muitos casos, é importante consumir certos tipos de alimento que podem favorecer o seu sistema imunológico e assim garantir mais saúde para a sua vida de um modo geral, afastando doenças oportunistas. Neste caso, o uso do chá de maçã e o consumo dessa fruta pode auxiliar muito no afastamento de cânceres como de mama, próstata e cólon.

Melhora o sistema gastrointestinal

A quantidade de fibras presente na composição da maçã é muito grande e como é de conhecimento geral, esses elementos são de grande importância para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, pois elas favorecem o trânsito dos alimentos para que sejam digeridos da forma correta facilitando para que as pessoas se sintam melhores.

Portanto, o uso do chá de maçã ao notar problemas intestinais como prisão de ventre, por exemplo, pode ser um excelente auxiliar.

Bom para o coração

A presença de compostos conhecidos como flavonoides na maçã faz com que ela seja um excelente alimento, independente da forma como será usada, para a proteção da saúde cardiovascular.

Esses elementos que estão em abundância na composição da maçã são muito importantes para o bom funcionamento do coração, de um modo geral e do sistema cardiovascular. Portanto, o uso desses chás e o consumo de maçã pode favorecer muito para que esses tipos de doenças fiquem afastados por mais tempo da sua vida.

Protege o fígado

A ingestão do chá de maçã também favorece para que o fígado fique mais saudável e protegido devido aos seus componentes. Isso, pois nessa fruta são encontradas poderosas enzimas que são ativadas no corpo e agem diretamente na proteção deste órgão.

Como também conta com propriedades antioxidantes, esse chá também pode ser muito usado para realizar uma limpeza do fígado, para eliminar substâncias que podem ser prejudicais para a saúde deste órgão, como gorduras acumuladas e outros.

Ajuda a controlar o colesterol

O chá de maçã ajuda a diminuir o chamado colesterol ruim, pois como é rico em pectina, essa poderosa fibra solúvel, ela facilita para que haja esta diminuição do colesterol ruim na corrente sanguínea.

E nesse processo também faz com que a pressão arterial seja reduzida, neste caso, devido à presença abundante do potássio. Portanto, o consumo constante desse chá pode ser muito positivo para auxiliar na diminuição do colesterol e garantia de uma vida mais saudável sem riscos de potenciais problemas de pressão e outros.

Chá de maçã

chá de macã

O chá de maçã puro, sem nenhum outro componente, já é extremamente poderoso e traz muitos benefícios para a saúde. Além, é claro, de ser muito fácil de ser preparado, pois a maçã é um ingrediente muito acessível e que pode ser consumido pela maioria das pessoas.

É preciso só ter cuidado com questões como alergias. Caso não tenha esse conhecimento, primeiro faça um teste antes de consumir essa bebida ou fruta. A seguir, veja como preparar um bom chá de maçã e algumas dicas!

Indicações

O chá de maçã sem outros componentes é indicado para todos que possam consumir essa fruta e não contem com nenhum tipo de alergia aos componentes desse alimento. Assim, ele será indicado para várias necessidades, desde os que enfrentam problemas circulatórios e cardiovasculares até para os que buscam um poderoso auxiliar no processo de emagrecimento.

Todos podem fazer uso desse chá, de forma regulada e sem exageros, lembrando que o excesso pode causar descontroles hormonais.

Ingredientes

Para o preparo do chá de maçã mais básico, não é necessário que se use vários ingredientes, é bastante simples e acessível para todos que desejam usufruir dos benefícios desse chá.

- Meio litro de água;
- cascas de uma maçã inteira.

Qualquer tipo de maçã pode ser utilizada nesse processo, sem exceção.

Como fazer

Para fazer o chá, primeiro descasque uma maçã completamente e pegue toda essa casca para a preparação. Em seguida, coloque em um recipiente que pode ir ao fogo meio litro de água, deixe que ela ferva.

No momento em que a água estiver em ponto de fervura, pegue as cascas e coloque dentro do recipiente em questão e deixe que essa mistura fique descansando por um tempo, cerca de 15 minutos é o suficiente para que o processo seja finalizado. Em seguida, basta retirar as cascas e beber o chá como achar melhor, visto que pode ser ingerido tanto quente como frio.

Chá de maçã com gengibre

chá de macã

Além da maçã ser uma fruta cheia de propriedades e seu chá ser considerado poderoso para combater diversas doenças, ela também combina com diversos outros ingredientes que também contam com propriedades incríveis e que podem agregar muito valor à composição do chá.

Neste caso, o gengibre é uma raiz muito importante para a culinária e para a medicina natural, pois ele pode beneficiar muito a saúde com suas propriedades, e ao ser combinada com a maçã, traz ainda mais sabor para o chá além de todos os benefícios para a saúde. Veja como preparar!

Indicações

O chá de maçã com gengibre pode ser usado para os processos de emagrecimento, como auxiliar para os que estão lutando contra a balança, mas querem realizar esse procedimento de uma forma muito mais saudável fazendo uso de alimentos e produtos naturais e eficientes.

Neste caso, ambos os ingredientes possuem propriedades que favorecem o emagrecimento. A maçã por contar com muitas fibras, o gengibre por ser um termogênico poderoso que facilita o processo metabólico.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo do chá de maçã e gengibre serão também muito simples e fáceis, isso pois ambos são encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais de forma muito simples.

- Maçã;
- gengibre;
- água fervente.

Com esses simples ingredientes o chá fica muito saboroso além de trazer muitos benefícios para a sua saúde de modo geral.

Como fazer

Para o preparo do chá de maçã com gengibre, é preciso somente que retire toda a casca da fruta, e separe ela. Em seguida, pegue alguns pequenos pedaços de gengibre, não é necessário descascar a raiz, pois ela conta com diversas propriedades nela que irão acrescentar ainda mais no chá tornando ele muito mais eficiente.

Em seguida, coloque a água em um recipiente que pode ser levado ao fogo e deixe que ela atinja a fervura. Assim que a água estiver fervendo, pegue a casca e os pedaços de gengibre, coloque dentro e desligue. Deixe que essa infusão aconteça por pelo menos uns 10 minutos. Em seguida, retire os pedaços de cascas e gengibre e tome o chá.

Chá de maçã com limão

chá de macã

Ao ser associada com outras ervas, frutas e raízes, a maçã consegue potencializar ainda mais suas propriedades naturais que favorecem tanto a saúde das pessoas. Um fruta igualmente poderosa e que conta com várias propriedades positivas para a saúde é o limão, que pode ser parte do seu chá de maçã dando um sabor a mais e trazendo mais benefícios para a sua saúde.

Um ponto positivo dessa bebida é que ela fica incrível para os dias mais quentes, pois são frutas muito refrescantes e saborosas. Saiba como preparar!

Indicações

O chá de maçã com limão é uma excelente combinação de sabores e de propriedades. Assim como a maçã, o limão é uma fruta que conta com muitas vitaminas, em especial a C. Mas esse não é o único benefício que ele divide com a maçã, pois ambos são positivos para prevenir o câncer, proteger os vasos sanguíneos e pressão arterial.

Desta forma, a associação dessas duas frutas no mesmo chá potencializa todos os seus efeitos. Algo que o limão pode acrescentar nesta composição é o fato de que ele é um excelente auxiliar no combate ao envelhecimento.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo deste chá são bem simples, mas o diferencial está na forma como são usados. Portanto, atente-se a seguir e separe os ingredientes para preparar este delicioso e poderoso chá.

- Rodelas e casca de limão;
- maçã em cubos;
- água.

Mesmo que o chá seja bebido gelado, é necessário que ele passe pelo processo de aquecimento da água, portanto, pode se adiantar deixando a água ferver para dar continuidade.

Como fazer

O primeiro passo para o preparo deste chá é picar as maçãs em cubos. Diferente de outros chás, este levará a fruta inteira e não somente a sua casca no preparo. Em seguida, retire a casca do limão e também algumas rodelas, que poderão ser colocadas no copo posteriormente. Coloque as maçãs no recipiente com água e em seguida as cascas de limão.

Deixe que tudo fique fervendo por pelo menos 5 minutos para que soltem suas propriedades na água. Em seguida, desligue e deixe por mais 5 minutos em repouso. Retire os pedaços de maçã e as cascas de limão e se desejar, pode adoçar o chá, que pode ser bebido tanto quente quanto gelado. No caso de gelado, opte por colocar algumas rodelas de limão no copo para servir.

Chá de maçã com canela

chá de macã

A combinação de maçã com canela é muito conhecida em vários setores alimentícios, pois essa fruta e essa especiaria se complementam quanto ao sabor. Por isso é comum se encontrar pães, tortas, bolos e outros tantos alimentos que contam com esses dois alimentos incríveis e saborosos.

Mas para a medicina natural elas são também muito úteis, devido às suas propriedades, e a associação da maçã e da canela culmina em um chá delicioso e cheio de benefícios para a saúde. Confira como preparar, a seguir!

Indicações

A indicação para o chá de maçã e canela é, principalmente, para as pessoas que possuem diabetes ou então a tendência para sofrer com a doença. Isso, pois tanto a maçã como a canela contam com propriedades que são capazes de controlar a diabetes e trazer mais qualidade de vida para as pessoas.

Essa ação acontece principalmente levando em consideração a canela, pois ela facilita para que seja melhor direcionada a utilização do açúcar no corpo. Sendo assim, a combinação entre dois elementos que favorecem nesse quesito é excelente para os que enfrentam essa doença diariamente em suas vidas.

Ingredientes

O preparo do chá de maçã com canela é bem simples e pode trazer muitos benefícios para a vida dos que utilizam ele. Vale lembrar, que por mais que a água seja quente neste processo ao final, a bebida pode ser consumida também gelada.

- Cascas de maçã;
- canela em pau;
- água.

Como fazer

Para preparar o delicioso chá de maçã e canela, primeiramente é preciso ferver a água, mesmo que ao final a bebida seja consumida gelada. Isso ocorre pois as propriedades dos ingredientes acabam sendo liberadas na água somente com esta estando quente. Portanto, faça esse processo e em seguida coloque dentro da água fervente as cascas da maçã e a canela em pau.

Vale ressaltar, é preferível que seja a canela em pau, pois caso seja preparado com a em forma de pó, podem ficar resquícios mesmo após coar o chá. Deixe que ferva por cerca de 5 minutos e coloque para descansar por mais cerca de 10 minutos. Em seguida, retire a canela em pau e a casca de maçã e está pronto para consumir. Caso deseje beber gelado, coloque algumas pedras de gelo em um copo e aproveite.

Chá de maçã com laranja e canela

chá de macã

A combinação entre a maçã e canela já é muito conhecida e, além disso poderosa e eficiente para o combate de várias doenças. Ao serem associadas com a laranja trazem ainda mais benefícios para saúde, pois tanto a maçã como a laranja contam com muita vitamina C e fibras em suas composições, e podem ser usados para diversas finalidades.

Além do sabor delicioso que esse chá tem, ele ainda favorece e muito a sua saúde e sistema imunológico. Aprenda como é feito o preparo e algumas dicas. Leia a seguir!

Indicações

As principais indicações para o consumo deste chá são dedicadas às pessoas estão em busca de fortalecer o sistema imunológico. Inclusive, por contar com maçã e laranja, que são cheias de vitamina C, esses chás também podem ajudar a combater resfriados e gripes, por isso.

Sem esquecer da canela, que tem propriedades infinitas, inclusive termogênicas. Assim, esse é um chá muito válido para se utilizar para melhorar o sistema imunológico e trazer mais saúde para o seu dia a dia.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo deste chá são simples, além de incrivelmente acessíveis e podem ser encontrados em qualquer supermercado e lojas de produtos naturais.

- Casca de uma laranja;
- maçãs picadas;
- água fervente.

Para esse chá, pode ser usada a qualidade de maçã e laranja desejada. Algumas possuem sabor mais acentuado e forte do que outras, mas isso fica a critério de quem estiver preparando.

Como fazer

Primeiro, corte as maçãs ao meio, retire todas as sementes e descarte. Logo em seguida, corte ela novamente ao meio e mais uma vez, para que sejam formadas 4 partes. Faça isso com todas as maçãs que forem ser usadas no processo. Coloque os ingredientes em uma panela com água, neste caso as maçãs picadas e a casca de uma laranja inteira, e deixe que fique fervendo.

Mantenha dessa forma por 5 minutos e em seguida avalie se as maçãs já estão macias. Desligue o fogo, caso estejam e deixe que fique tampado por mais 5 minutos desta forma. Caso queira, coe os pedaços de maçã e retire também a casca da laranja. Pode ser servido tanto quanto gelado, neste segundo passo, algumas pedras de gelo podem deixar tudo ainda mais gostoso.

Com que frequência posso tomar o chá de maçã?

chá de macã

Apesar de ser uma fruta cheia de benefícios e propriedades importantes para a saúde, o chá de maçã não deve ser usado de forma excessiva. Pode ser tomado frequentemente, mas em doses mais baixas. Isso, pois existem alguns casos relatados de que o excesso do consumo da maçã pode causar alguns problemas hormonais e gera um certo desequilíbrio para o sistema endócrino.

Por isso, é importante que haja um controle maior, mas isso somente se aplica se o uso estiver sendo extremamente frequente e várias vezes ao dia. Se controlado, o uso pode ser diário em pequenas quantidades.

Autor deste artigo

Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.