Positividade tóxica: significado, prejuízos, como lidar e mais!

Positividade tóxica: significado, prejuízos, como lidar e mais!

A positividade tóxica se constituí em sentimentos favoráveis e exagerados, além de reprimir emoções não aceitas. ​Leia o artigo para saber mais!


O que é positividade tóxica?

Homem vestido de palhaço segurando duas máscaras.

Podendo esconder aquilo que as pessoas estão realmente sentindo, a positividade tóxica é muito debatida. Encobrir as emoções para fingir que está tudo bem é uma forma de não tentar resolver ou colocar para fora. Nas possibilidades das redes sociais muitos tentam mostrar que tudo está em perfeita ordem, sem estar.

Se tornando um sentimento sufocante, também pode chegar em um processo complicado de negatividade. Sendo assim, faz com que muitos escondam este sentimento. Se for nutrido, desgasta e consome. A positividade deve ser moderada, no sentido de se manter em um sistema progressivo e próspero. 

Saiba quais são os processos da positividade tóxica, lendo o artigo!

Significado de Positividade Tóxica

Palhaço refletido no espelho.

Construindo uma situação que obriga forçadamente uma pessoa a manter um sentimento de positividade, o tóxico também entra neste contexto para construir uma gratidão por tudo o que está acontecendo, por exemplo. Não precisando necessariamente partir do princípio positivo por algo que está dando errado, isso pode não ser saudável.

A única forma de combater é não reprimindo aquilo que está sentindo, além de dar a possibilidade para a resolução. Podendo afetar drasticamente a saúde, as atitudes se tornam desnecessárias e como se age no dia a dia vai se transformando em possibilidades que precisam ser evitadas.

Continue lendo o artigo para compreender as definições e os exemplos da positividade tóxica!

Definição de “Positividade”

Definida como uma característica que transmite a prosperidade e a verdade, a positividade sai do coração. Sendo assim, uma pessoa consegue se manter centrada naquilo que ela quer e fazendo o uso dessa emoção. Enfrentar as coisas neste processo faz com que tudo fique mais fácil de se consumir.

A psicologia e a ciência já falaram sobre este sentimento, mostrando a força que vai sendo nutrida por dentro, além de conseguir transparecer e colocar para fora. Não manuseado de forma equilibrada pode destruir e fazer com que uma pessoa se torne refém de algo que pode adoecer.

Definição de “Tóxica”

Aquilo que é tóxico pode ser descrito como algo que causa efeitos nocivos, além de estar atrelado com o que pode entorpecer. Neste sentido o sentimento transmite aquilo que pode ser prejudicial, causando efeitos irreversíveis sem mesmo a pessoa se dar conta.

Mais do que tudo isso, se manter em algo assim pode consumir sem que se perceba e não enxergando nada além daquilo que está na frente. A percepção deve ser trabalhada, fazendo com que se tenha uma noção apurada daquilo que vai sendo nutrido de maneira a prejudicar.

Positividade Tóxica e Psicologia Positiva

Quando a psicologia positiva entra em contato com a positividade tóxica é possível que ambas as características sejam confundidas. Para entender a diferença que existe, o psicólogo Antonio Rodellar já falou que as pessoas não nascem sendo pessimistas. Todo esse sentimento vai sendo construído com o tempo e pelas experiências da vida.

O tratamento desta psicologia tenta modificar os pensamentos negativos em positivos. Pode ser que se encontre um problema nesta transposição e quando as emoções estão em excesso. Podendo tirar a percepção, deixa uma pessoa sem enxergar aquilo que é verdadeiro e com ela focando apenas em sentimentos positivos para esconder momentos tristes.

Exemplos de Positividade Tóxica

Existem algumas frases que as pessoas usam para dar aquela sensação de ânimo em alguém, sendo que pode existir um problema nesta questão se ela for feita em excesso. A positividade tóxica se transforma em palavras que podem ter um efeito negativo, não ajudando em nada.

Sempre tentando ver o lado bom das coisas, usar frases como: "pare de ser negativa", "não desista facilmente" e "seja apenas feliz", são exemplos.  Ignorando aquilo que pode ser difícil, se convencer e esconder não são ótimas opções. As pessoas precisam lidar com sentimentos desfavoráveis para crescer e evoluir.

A importância do pensamento negativo

Neste contexto específico pensar pelo lado negativo pode ser algo desenvolvedor, tendo em vista que é preciso chegar num processo de autoconhecimento. A positividade tóxica interfere no bem-estar, necessitando de uma percepção negativa da vida. Nem todas as coisas acontecem como o planejado e é necessário saber lidar com isso.

Passar uma imagem positiva aos outros pode criar aquele sentimento imediatista. Tendo pressa e querendo tudo para ontem, ambas as emoções podem prejudicar. É preciso entender que nem tudo vai ser possível de se lidar e procurar ajuda não fará como que se enfraqueça. Portanto, a psicoterapia pode colaborar. 

Positividade Tóxica e as redes sociais

Fazendo uma junção daquilo que é a positividade tóxica nas redes sociais, é possível que se encontre facilmente conteúdos voltados para este contexto. Pessoas que mostram seus desafios no dia a dia podem utilizar comentários positivos para elas conseguirem enfrentar, sendo que pode ser totalmente o oposto do que elas estão realmente vivendo.

Idealizar uma vida nos conforme das emoções positivas de acordo com aquilo que se consome na internet pode ser perigoso, porque a certeza não é identificada. Podendo até mesmo desenvolver doenças psicológicas, este segmento passa por um processo de se exigir diante da percepção de outra pessoa.

Prejuízos da Positividade Tóxica

Homem maquiado.

Assim como outros sentimentos, a positividade tóxica pode fazer como que se construa uma série de prejuízos relacionados e tentando esconder a realidade, por exemplo. Mais do que isso, esses problemas podem se intensificar e prejudicando cada vez mais.

O estresse também pode ser atrelado, além das emoções como a insegurança, repressão dos sentimentos, imaturidade, somatização, o abandono e outros. Tentando esconder estas ações o indivíduo só se prejudica, além do não consentimento que é outro processo que adoece.

Leia os tópicos a seguir para entender os prejuízos da positividade tóxica!

Esconder a realidade

Tentar esconder a realidade é uma maneira de ignorar o atual momento, mas no processo da positividade tóxica fazer isso só piora a situação. Nas normalidades os imprevistos também entram em contexto, porque nem sempre as pessoas vão ter controle sobre os problemas da vida.

Jogar alguns impasses para debaixo do tapete pode intensificar a questão que precisa ser trabalhada e antes mesmo de enfrentá-la. Encarar de uma vez por todas pode não trazer o resultado positivo, mas provavelmente trará uma lição. Reagir com insatisfação diante de um problema é normal, mas não agir e fingir que não existe é pior.

Autoabandono

O autoabandono vai se construindo quando se tira de si a responsabilidade do cuidado. A positividade tóxica também faz parte deste processo e cultivando algo só para tentar confortar. Além disso, o isolamento emocional pode ser constituído através dessas ações e fazendo com que se afaste das pessoas.

Estabelecer esse sentimento pode ser perigoso e o vício vai sendo nutrido conforme o processo. A atenção que se mantém neste ato de se sabotar torna uma pessoa complicada de se lidar, passando todas essas emoções aos outros e tirando o convívio social de circulação.

Evitar conversas difíceis

Diante das possibilidades da positividade tóxica alguns sinais que se desenvolvem são aqueles que as pessoas fazem de tudo para fugir de conversas difíceis. Mesmo que não tenha um desfecho positivo, o melhor a se fazer é encarar e tentar solucionar. Ignorar não confortará.

Nem todas as coisas vão sair como o planejado e tudo isso é normal. É importante não esconder esses sentimentos, porque só com a exposição deles que o impasse poderá ser solucionado e resolvido. Com o tempo essas conversas desconfortáveis vão se tornando processos mais amenos e o indivíduo conseguirá enfrentar.

Estresse

Com o estresse e a positividade tóxica lado a lado, o ser humano vai nutrindo processos desgastantes e prejudiciais. Mais do que isso, eles não permitem que uma pessoa invente desculpas para não ser motivada o tempo todo. A perfeição exigida dentro deste contexto adoece e se transforma em um nervosismo constante.

Diante das coisas que podem ser vistas sempre pelo lado o bom, o negativo pode ser algo mais saudável e se manter dentro deste processo pode estimular um sentimento sufocante. Sentimentos não prósperos devem ser avaliados diante dessas ações, tentando visar situações positivas e sem exageros.

Repreensão de sentimentos

Reprimir alguns sentimentos pode piorar uma situação no contexto da positividade tóxica, porque ambos podem se intensificar e causar danos psicológicos irreversíveis. Como nem tudo na vida funciona de forma alegre e entusiasta, ser levada pela tristeza é uma forma de ir tentando moldar esta questão prejudicial.

Evitar certos sentimentos por medo não será saudável, tendo em vista todo o progresso para se avaliar. Os altos e baixos fazem parte da vida de muitas pessoas, mas algumas sabem lidar com mais facilidade para não ignorar e jogar para debaixo do tapete.

Insegurança

A insegurança é determinante para o não processo evolutivo, sendo que a positividade tóxica também entra em ação. Ambas são consideradas emoções complicadas, mas existe algo que pode tentar frear este processo. Tentar encarar situações e não ter medo disso pode ser uma forma de se livrar da insegurança, além de não ignorar uma situação por medo do resultado.

O indivíduo precisa estimular um processo para ir tentando acalmar e confortar, tendo em vista a dificuldade. Se acomodar dentro desta positividade tóxica fará com que se perca a percepção e clareza das coisas, além do sentimento inseguro que se nutrirá para o não progresso da maturação.

Somatização

Quando uma pessoa não encontra uma forma de se expressar e colocar para fora os sentimentos, eles vão se acumulando e com a positividade tóxica isso pode piorar. Sendo assim, alguns danos podem ser vistos com esse acúmulo e causando alguns problemas na pele. Além disso, a acne e o intestino irritável podem se desenvolver.

Rodellar falou sobre a existência de algo que vai além dessas consequências, dizendo o seguinte:

Quando nos concentramos apenas nas emoções positivas, obtemos uma versão mais ingênua ou infantil das situações que podem nos acontecer na vida, de modo que nos tornamos mais vulneráveis ​​aos momentos difíceis".

Imaturidade

Se uma pessoa age com imaturidade diante de uma situação semelhante ao processo da positividade tóxica, ela vai construindo uma personalidade que não é vista com bons olhos pelas pessoas. Por mais que não exista a necessidade de agradar, a maturação uma hora ou outra terá que ser estabelecida.

Agir como uma pessoa que ainda está passando pelo processo de crescimento e compreensão pode ser vergonhoso, sendo que a vida irá exigir. Portanto, ambas as emoções devem ser controladas e estudas, visando uma melhor ação e percepção. Se agarrar sempre nisso não será vantajoso.

Saúde mental

Algumas pessoas encontram dificuldades para manter uma saúde mental equilibrada. Sendo um processo que precisa de calma, a positividade tóxica pode piorar ainda mais uma situação e se ela não for controlada. Diante de experiências o desgaste emocional pode prevalecer, sendo que a mente precisa de descanso para se nutrir.

Não sendo fácil manter a calmaria diante desta ação, a saúde mental precisa ser colocada como prioridade. Podendo refletir muitas coisas fisicamente, destrói com facilidade e a recuperação fica cada vez mais complicada. É necessário se colocar como prioridade e pedir ajuda, visando o bem-estar.

Como lidar com a Positividade Tóxica

Boca de um palhaço.

O otimismo é um sentimento que faz muito bem, mas quando usado de forma excessiva pode prejudicar. A partir deste processo uma pressão pode começar a se estabelecer, fazendo com que a positividade tóxica seja construída. Também existe uma grande diferença entre essa emoção e o lado constante dele. É preciso ficar atento, além de tentar equilibrar e manter nos conformes.

Quando se nega processos negativos, os sentimentos podem ser reprimidos e jogados para debaixo do tapete. Se existe uma bolha em que tudo se torna maravilhoso, ela deve ser estourada e mostrando como se lida com momentos de tristeza. A ansiedade também pode se desenvolver, agravando cada vez mais o problema.

Dê continuidade na leitura do artigo para saber como lidar com a positividade tóxica!

Não negar o desconfortável

Um dos primeiros passos para conseguir lidar com a positividade tóxica é não negando a existência dela. Os sentimentos desconfortáveis podem aparecer, mas eles precisam de resolução. Colocando a maturidade neste sentido é possível ter mais consciência do que está enfrentando e procurando maneiras para lidar com isso.

Tentar falar sobre esses sentimentos pode colaborar para uma solução, sendo que discutir ele com uma pessoa próxima e de confiança pode ajudar. É impossível tentar evitar situações difíceis, porque elas são necessárias para o crescimento de todos. Os momentos bons não vão durar para sempre, assim como os complicados também não.

Falar sobre o que incomoda

Ser franco consigo mesmo e dizer aquilo que sente é importante, sendo que a resolução pode ser até mais fácil. A positividade tóxica pode prejudicar muito, tendo em vista a necessidade do equilíbrio. Se existe uma pessoa em que se pode colocar toda a confiança, conversar com ela para aliviar pode ajudar.

Agora se esta não for a solução, procurar por um profissional qualificado trará um melhor resultado. A vergonha não pode existir neste processo, assim como ela também não pode ser evitada forçadamente. Uma conversa natural pode fluir de ambos os lados, além de confortar.

Validar seus sentimentos

Além de validar os sentimentos, ressaltar eles também é importante. A positividade tóxica vai se constituindo de palavras que podem confortar, mas em exagero podem prejudicar. Sendo assim, expressar os sentimentos pode ser uma forma de começar a lidar com tal dificuldade.

Mais do que isso, eles precisam ser expostos e colocados para fora. Tendo uma visão favorável daquilo que se transmite, é possível apresentar e reforçar. A resolução só se edificará com a nutrição destes sentimentos e com a exposição para as validações. Portanto, não pode ter medo de mostrar o que sente e aquilo que é.

Buscar rede de apoio

Para conseguir passar por cima deste problema que é a positividade tóxica, o indicado é criar laços com pessoas que podem fortalecer esta causa. Se elas fazem bem para o conforto e a saúde, se agarrar a elas pode ser uma solução. Mais do que isso, as tristezas serão compreendidas e com as transformações se resultando em alegrias.

Todo mundo precisa de um ombro amigo para receber apoio e conselho, sendo que nesta questão não é diferente e com o auxílio tudo pode ficar mais fácil. Não existe a necessidade de guardar tudo, quando a oportunidade está batendo na porta e pedindo por espaço.

Cuidado com o vitimismo

Tudo aquilo que se está sentindo é justo e compreensível, sendo que a positividade tóxica pode se fortalecer sem os cuidados necessários. Tentando se apoiar em algo ou alguém, é possível aprender a lidar com esta situação e melhorar ela. As pessoas precisam exatamente daquilo que é possível para se viver e dentro das necessidades delas.

É preciso ficar atento com o vitimismo que se pode criar dentro deste contexto, sempre se colocando com o mais prejudicado da situação. Reconhecer não fará mal e só irá construir uma nova percepção daquilo que pode ser trabalhado constantemente. Palavras motivadoras podem confortar, mas ignorar elas para solucionar um impasse é melhor ainda.

Fazer terapia

Demostrar autocuidado e amor-próprio pode se transferir em uma terapia. Procurar ajuda profissional fará com que se trabalhe questões como a da positividade tóxica, evitando que este processo se espalhe e complique ainda mais as coisas. Se atentar também para essas emoções não afetarem as pessoas é importante, porque elas não são as verdadeiras responsáveis.

Ignorar esses sentimentos pode fazer com que se deixe de lado tudo aquilo que se é, sendo que um profissional especializado poderá ajudar a solucionar e enfrentar tais problemas. Precisando de um constante tratamento, não existe necessariamente uma fórmula que eliminará e o acompanhamento do percurso fará com que se encontre o equilíbrio. 

Qual é o limite em que a positividade fica tóxica?

Bicho de pelúcia vestido de palhaço.

Existem limites que precisam ser estabelecidos para a positividade tóxica não consumir um indivíduo por inteiro. Motivar a si e aos outros com palavras prósperas é uma boa alternativa, mas elas precisam ser bem manuseadas. O apoio pode ser transmitido para se manter um equilíbrio, mas sem as exceções que prejudicam.

Quando uma pessoa fica fissurada por isso, ela pode nem se dar contar do desgaste que vai sendo construído e afetando drasticamente ela. Ignorar uma situação complicada não fará com que ela seja solucionada sozinha, assim como colocar para debaixo do tapete. Portanto, o enfrentamento deve ser transformado em soluções e mesmo que elas não venham dar um resultado positivo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!