Conheça os benefícios da cenoura: para o corpo, espírito e mais!

Conheça os benefícios da cenoura: para o corpo, espírito e mais!

A cenoura traz benefícios para olhos, pele, cabelos e espiritualidade. Quer saber como utilizá-la? Leia nosso artigo para saber mais!


Quais são os benefícios da cenoura?

Cenouras cortadas.

A cenoura é uma raiz que traz muitos benefícios à saúde. Assim, desde a antiguidade, ela é considerada medicinal, de forma que era servida em sopas para que pessoas doentes pudessem ter uma recuperação mais acelerada.

De forma geral, a cenoura é uma presença regular nos lares brasileiros e bastante importante para a manutenção da saúde por ser uma fonte de sais minerais, vitaminas, potássio, entre outros. É possível afirmar que uma xícara diária de cenoura é capaz de fornecer a quantidade diária de vitaminas A que um ser humano adulto precisa.

Portanto, se você deseja saber mais sobre os diversos benefícios que o consumo da cenoura pode trazer para o corpo humano, continue a leitura do artigo!

Benefícios da cenoura para o corpo

Homem comendo cenoura.

A cenoura é capaz de auxiliar o sistema digestório e a saúde dentária e trazer vários benefícios para a pele devido aos seus nutrientes. Além disso, também tem um impacto positivo no sistema digestório devido à presença das fibras.

No que se refere às questões estéticas, os benefícios também se fazem notar através dos cabelos, da pele e das unhas. Quer saber mais detalhes sobre os benefícios da cenoura para o corpo? Veja a seguir!

Digestão

Devido à sua riqueza de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, a cenoura é capaz de ajudar na digestão. A presença da liginina, da pectina, da hemicelulose e da celulose, entre várias outras fibras, pode ajudar em questões como o combate à prisão de ventre. Isso acontece uma vez que os nutrientes em questão aumentam o volume das fezes.

Além disso, eles também atuam no sentido de diminuir os trânsitos intestinais de forma significativa. Outro fator impactado positivamente pelo consumo da cenoura é o estimulo à multiplicação das bactérias que ajudam no funcionamento correto do intestino.

Potássio

É possível destacar que as cenouras são uma ótima fonte de potássio, que é um nutriente muito importante para o bom funcionamento do corpo humano por atuar em vários órgãos diferentes. Assim, o potássio é responsável por, entre outras coisas, ajudar a manter níveis saudáveis de sódio no organismo.

Logo, devido à ampla presença desse nutriente nas cenouras, outro benefício do consumo da raiz é o seu auxílio no combate à pressão arterial elevada, algo que também faz parte da realidade de muitos brasileiros e que pode levar a complicações mais graves, como problemas cardíacos.

Saúde da pele

Em termos de saúde da pele, a cenoura pode ser considerada uma aliada. Isso acontece devido à presença dos betacarotenos e da luteína, capazes de estimular a pigmentação natural e favorecer o bronzeamento. Além disso, outro ponto que deve ser destacado é o fato de que o betacaroteno atua na proteção contra os raios UV.

Porém vale ressaltar que tudo isso está condicionado ao quanto uma determinada pessoa se expõe ao sol. Geralmente, a ingestão média de 100g de suco de cenoura conta com 9,2mg de betacaroteno, um número bastante expressivo.

Saúde dentária

Embora os impactos da cenoura na saúde dentária sejam pouco conhecidos, eles merecem ser destacados. O consumo dessa raiz na sua versão crua pode impactar positivamente devido ao fato de que é capaz de ajudar a matar alguns germes nocivos para a saúde, que podem ser encontrados na boca.

Além disso, outro aspecto que merece destaque nessa questão é o fato de que a cenoura atua na prevenção de cáries, um dos principais motivos para que as pessoas procurem por dentistas na atualidade.

Previne câncer do cólon

A cenoura é um alimento rico em antioxidantes, entre os quais destacam-se os polifenóis e a vitamina A. Portanto, ela é capaz de prevenir o câncer em várias partes do corpo, como o pulmão, a mama e o estômago. Entretanto, o seu consumo se mostra ainda mais benéfico na prevenção do câncer do cólon.

Isso acontece graças à substância chamada falcicarinol, que atua no sentido de prevenir a doença em questão e que está presente em abundância na composição da cenoura.

Regula o açúcar do sangue

Muitas pessoas falam a respeito da capacidade da cenoura de ajudar no processo de emagrecimento, e isso está diretamente ligado ao seu papel na regulagem do açúcar no sangue. Como o alimento na sua versão crua possui um baixo índice glicêmico, ele mantém a glicemia sob controle e favorece este processo.

Esses fatores também tornam a cenoura um alimento excelente para as dietas de pessoas diabéticas. Entretanto, é importante ressaltar que essas informações são relativas à forma crua, já que os índices glicêmicos dos purês e da versão cozida da raiz são maiores e não devem ser consumidos com frequência.

Fibras

Um nutriente que se faz presente em abundância nas cenouras são as fibras. Embora muitas pessoas conheçam o seu papel fundamental no funcionamento correto do intestino, vale destacar que elas possuem uma atuação mais profunda no corpo humano como um todo.

Portanto, é interessante ressaltar que as fibras ajudam na redução dos níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”. Além disso, proporcionam um aumento dos níveis de colesterol HDL, o “colesterol bom”. Logo, reduzem expressivamente a formação de coágulos sanguíneos e ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Olhos, cabelos e unhas

Um dos benefícios mais populares da cenoura é a boa visão. Isso acontece devido à presença de substâncias percussoras da vitamina A, como a luteína, capaz de atuar no combate às cataratas e à degeneração macular. Entretanto, a cenoura também é positiva para os cabelos e as unhas.

Nesse sentido, vale destacar que o betacaroteno é responsável por promover uma desintoxicação do organismo. Portanto, ele constrói novas células, o que melhora a aparência dos cabelos e das unhas de forma geral.

Sistema imunológico

O sistema imunológico também é favorecido de forma substancial pelo consumo de cenoura. Isso acontece porque a vitamina A também é capaz de promover uma melhoria na resposta anti-inflamatória, graças ao seu efeito antioxidante.

Também é interessante destacar que as cenouras podem favorecer a integridade da mucosa intestinal, bem como conservar a morfologia das células. Devido ao fato de que o sistema gastrointestinal é fundamental para o sistema imune, os benefícios se fazem notar com clareza. Outro benefício que vale ser citado é a melhoria na mucosa oral.

Radicais livres

Os radicais livres são moléculas que sobrevivem por pouco tempo. Dessa forma, estão diretamente associados à questão do envelhecimento. Graças à presença dos antioxidantes da cenoura, este alimento ajuda bastante no combate a estes radicais, o que previne o envelhecimento precoce.

Além isso, o fato de que a cenoura conta com betacarotenos, que estimulam a pigmentação da pele e favorecem o seu bronzeamento natural, faz ela ser capaz de diminuir os danos causados pelo sol, o que consequentemente ajuda na questão do envelhecimento.

Benefícios da cenoura para o espírito

Homem comendo cenoura.

Os benefícios da cenoura para o espírito estão associados ao seu óleo essencial, que pode ser usado em uma série de contextos diferentes e que promove uma verdadeira limpeza energética. Assim, além de conhecer os impactos positivos da raiz na saúde, é muito importante conhecer também os seus benefícios para o espírito.

Quer saber mais sobre como a cenoura pode ser usada para melhorar a sua vida espiritual? Veja o conteúdo a seguir!

Prana

O prana é a energia vital que está espalhada por todo o Universo e também se faz presente nos seres humanos. Em sânscrito, a palavra em questão significa energia absoluta e está presente em todos os lugares, mas pode ser potencializada pelo óleo essencial de cenoura, que é extraído das sementes da raiz.

Isso acontece uma vez que tal óleo possui uma ação desintoxicante, em um sentido tanto físico quanto espiritual. Assim, quem utiliza o óleo com esses objetivos poderia ter um contato mais estreito com o prana.

Chakra do plexo solar

Em termos científicos, a cenoura é capaz de trazer inúmeros benefícios para o sistema digestivo devido à presença das fibras. Então, quando se pensa a respeito dos chakras de uma determinada pessoa, é natural que o mais impactado pelo uso do óleo essencial seja o do plexo solar, que está diretamente ligado ao sistema em questão.

Diante disso, além de beneficiar a forma como digerimos elementos, a cenoura também se mostra benéfica para a maneira como processamos informações, o que acontece através do chakra em questão, considerado a sede da personalidade humana.

Limpeza energética

Quando se pensa sobre a ciência, a cenoura possui um aspecto de renovação. Afinal de contas, ela ajuda na manutenção de uma boa aparência, não somente pelos benefícios que traz para a pele, para os cabelos e para as unhas, mas também pelo seu combate ao envelhecimento precoce, que acontece porque ela é capaz de inibir a ação dos radicais livres.

Portanto, em termos de limpeza energética, a sua atuação se dá de uma maneira similar. Ao realizar rituais dessa natureza com a presença do óleo de cenoura, uma pessoa se torna capaz de se purificar das energias negativas e restaurar o seu equilíbrio.

A cenoura ensina

É possível destacar que a cenoura possui algumas substâncias que favorecem a concentração. Dessa forma, até o senso comum considera que a raiz é benéfica para o aprendizado. Isso também acontece de um ponto de vista mais espiritual, já que ela é capaz de trazer benefícios para os chakras e favorecer a limpeza energética.

Além disso, usar o óleo de cenoura durante situações de meditação pode ajudar a ampliar essa concentração, mas focando-a no plano superior, de modo que o contato do usuário com a sua espiritualidade será fortalecido pela cenoura.

Tipos de cenoura

Cenouras roxas.

Embora a cenoura mais comum e encontrada com facilidade nos supermercados brasileiros seja a alaranjada, ela não é a única espécie disponível na natureza. Também é possível encontrar cenouras roxas, vermelhas, amarelas e até brancas.

Todas elas possuem propriedades distintas e podem oferecer benefícios próprios para a saúde. Desse modo, todas as questões destacadas serão comentadas em maior profundidade na próxima seção do artigo, para tentar ampliar os conhecimentos sobre os benefícios da cenoura. Veja a seguir!

Cenoura roxa

Apesar de ser pouco conhecida pelas pessoas, a cenoura roxa é uma grande aliada contra a diabetes e também faz bem para o coração. Isso acontece devido à presença da antocianina, uma substância antioxidante que garante a sua coloração roxa e que também atua favorecendo a saúde em diversas frentes distintas.

Além dos aspectos citados, a antocianina ajuda no fluxo sanguíneo e na redução do colesterol ruim e também diminui os níveis de açúcar presentes no sangue. Outro aspecto da raiz que merece ser pontuado é o fato de que ela costuma ser bastante usada por pessoas que visam a perda de peso e procuram por uma alimentação mais saudável.

Cenoura vermelha

Em termos de benefícios para a saúde, a cenoura vermelha se destaca por ser excelente no combate ao câncer e aos problemas do sistema imunológico. Ela conta com duas substâncias antioxidantes distintas, a antocianina, também presente na cenoura roxa, e os carotenoides, que garantem a cor vermelha.

Assim, a presença desses dois componentes faz com que os principais benefícios do consumo da cenoura vermelha estejam ligados à prevenção de doenças, em especial aquelas que são provocadas devido à ação dos radicais livres – como é o caso do câncer. Portanto, o alimento favorece a regulação do sistema imunológico como um todo.

Cenoura laranja

A cenoura laranja pode ser considerada a mais popular e consumida no Brasil. Entre as várias substâncias presentes na sua composição, destaca-se o betacaroteno, que é responsável pela sua coloração e também possui propriedades antioxidantes, o que faz com que a cenoura seja uma excelente fonte de vitamina A após a ingestão.

Além disso, também vale destacar que o betacaroteno faz com que a cenoura seja um alimento de qualidade para a pele, o que também acontece devido aos antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento. Por fim, merece destaque o papel fundamental que a cenoura laranja possui no combate a várias doenças.

Cenoura amarela

Benéfica para a pele e para a visão, a cenoura amarela é bastante diferente dos demais tipos de raiz, no que se refere ao seu sabor. Assim, vale ressaltar que o seu gosto é um pouco adocicado, o que pode ser estranho para o paladar em um primeiro momento.

Entretanto, quando se busca alimentos benéficos para a saúde, ela se destaca bastante pela presença de luteína e zexatina, que atuam beneficiando a pele e os olhos. Nesse sentido, a cenoura amarela favorece a manutenção da mácula ocular, assim como evita doenças mais sérias, como é o caso da catarata.

Cenoura branca

A cenoura branca é considerada a forma mais rara da raiz pelos pesquisadores. Em termos de benefícios, é possível afirmar que ela promove a melhoria da saúde das artérias. Isso acontece porque a sua composição conta com a presença dos flavonoides, voltados para combater o envelhecimento precoce das células.

Além disso, também vale citar que o alimento possui uma ação anti-inflamatória potente, bem como anticancerígena. Portanto, é recomendado para o combate a essas doenças e também para a melhoria da saúde das artérias, nas quais os compostos citados também atuam com eficiência.

A cenoura tem apenas benefícios físicos?

Cenouras roxas cortadas.

Embora a cenoura seja um alimento que possui benefícios físicos bastante amplos, independentemente da versão que se fala, estes não são os seus únicos impactos positivos na vida humana. Logo, além de favorecer questões estéticas e de manutenção da saúde física, ela também ajuda em questões espirituais.

Em geral, o óleo de cenoura costuma ser usado para alguns pequenos rituais, com o objetivo de proporcionar maior contato com a energia universal do prana, que está presente em todas as coisas do universo. No entanto, também ajuda em questões relativas ao chakra do plexo solar.

Além disso, outros aspectos interessantes da cenoura no âmbito espiritual estão ligados à forma como ela favorece a concentração em contextos de meditação e, portanto, é capaz de ampliar o contato dos adeptos dessa prática com este plano. Diante disso, incluir a cenoura na vida não é somente uma questão de melhorar a alimentação e a saúde física, mas de ter mais qualidade de vida em todos os âmbitos possíveis.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!