Chá para cólica menstrual: De gengibre, de camomila, alfavaca e mais!

Chá para cólica menstrual: De gengibre, de camomila, alfavaca e mais!

Aprenda neste artigo a fazer os melhores chás para aliviar a cólica menstrual, além de muitas dicas para pôr em prática durante a TPM. Clique aqui e saiba mais!


Considerações gerais sobre chás para cólica menstrual

Xícara de chá.

Os chás para cólica menstrual, de modo geral, são uma forma muito eficaz para combater esse mal que traz diversos transtornos para mulher. Neles contém componentes que aliviam a dor da cólica e também podem tratar outros sintomas comuns nesse período, geralmente são: dores de cabeça, na lombar, inchaço abdominal e nas mamas, enjoo e muitos outros.

Além disso, aliando a outras práticas, como, por exemplo, o uso de calor, com bolsa de água quente sobre o baixo ventre, fazer exercícios leves e, claro, manter uma dieta saudável faz com que a mulher possa passar por essa fase, sem que interfira de forma negativa a sua rotina. Logo, levar um estilo de vida com qualidade faz toda a diferença na saúde como um todo.

Por isso, neste artigo você verá os melhores chás, além de entender como acontecem a cólica e muitas dicas que te ajudarão a passar bem, o período menstrual todos os meses. Acompanhe.

Os melhores chás para aliviar a dor da cólica menstrual

Copos de chá.

Os chás para aliviar as cólicas são feitos com plantas medicinais que possuem propriedades analgésicas, antiespasmódica e anti-inflamatória. E isso faz delas, um remédio caseiro poderoso, não só para aliviar as dores, mas também para regular o ciclo menstrual, além de amenizar o estresse e a ansiedade que são muito comuns na TPM. Neste tópico selecionamos os melhores chás para aliviar a dor da cólica menstrual. Veja abaixo!

Chá de gengibre

O chá de gengibre possui ação anti-inflamatória e analgésica, que ajudam a diminuir a cólica menstrual. Além disso, ele auxilia outros sintomas, como a náusea, que pode surgir, em algumas mulheres nesse período.

Para fazer o chá é muito simples e leva poucos minutos, será preciso os seguintes ingredientes: 1 colher de chá de gengibre (picado ou ralado) e 250 ml de água. Em uma panela coloque a água e o gengibre e deixe ferver por 5 minutos. Tampe para continuar apurando, enquanto o chá fica em uma temperatura agradável para beber.

Chá de camomila

O chá de camomila contém propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias ideais para diminuir a cólica menstrual, pois ela atua na redução da prostaglandina, responsável por causar as dores uterinas. Outra função da camomila é da produção de um aminoácido chamado glicina, provocando um relaxamento no útero e assim, diminuindo a cólica.

O preparo do chá de camomila é fácil e rápido, você vai precisar de duas colheres de chá camomila (flores secas) e 250 ml de água. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a erva. Coloque uma tampa no recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

Chá de gengibre com camomila

O chá de gengibre com camomila faz uma combinação perfeita para minimizar a cólica menstrual, pois cada um deles possuem ativos analgésicos e antiespasmódicos que reduzem as dores, além de acalmar e ajudar a dormir melhor.

Para fazer o chá, será preciso poucos ingredientes: 1 colher de chá de gengibre (picado ou ralado), 1 colher de chá de camomila (flores secas) e 250 ml de água. Coloque a água, o gengibre e a camomila para ferver por 5 minutos. Aguarde ficar em uma temperatura agradável e está pronto.

Chá de calêndula

O chá de calêndula é outra boa alternativa natural para combater a cólica menstrual. Essa erva possui substâncias antiespasmódicas, analgésicas e relaxantes, que reduzem as dores provocadas pela cólica. Além disso, ela ajuda a regular o ciclo, algo comum para algumas mulheres.

Faça o chá de calêndula com os seguintes ingredientes: 1 punhado de flores secas de calêndula e 250 ml de água. Coloque a água para ferver, adicione a calêndula e desligue o fogo. Tampe e deixe apurar de 10 a 15 minutos. Aguarde esfriar e está pronto, se preferir adicione mel ou açúcar para adoçar e beba até duas vezes por dia.

Chá de orégano

Além de ser usado em receitas como uma erva aromática, o orégano possui na sua composição substâncias benéficas, que podem auxiliar muitas mulheres no período menstrual, pois além de amenizar a cólica, ele também regula o ciclo.

Ademais, o chá de orégano possui ação diurética e sudorífica, eliminando a retenção de líquido e reduzindo as dores cabeças, sintomas comuns, antes e durante a menstruação.

Para preparar o chá, comece fervendo 250 ml de água, desligue o fogo e em seguida acrescente uma colher de sopa de orégano desidratado. Tampe a panela e deixe descansar de 10 a 15 minutos e pode servir.

Chá de lavanda

Por ter propriedades anti-inflamatórias, calmantes e que estimulam a circulação periférica, o chá de lavanda é uma excelente opção para aliviar a cólica menstrual. Não só isso, ela também reduz o estresse e ansiedade, pois devido às alterações hormonais no período menstrual, muitas mulheres sofrem com mudanças de humor.

Faça o chá da seguinte forma: coloque para ferver 1 litro de água e acrescente 50g de folhas secas ou frescas de lavanda. Desligue o fogo e deixe em infusão, tampando a panela por cerca de 15 minutos. Coe e pode consumir. As folhas que sobrarem também podem ser colocadas sobre o abdômen 3 vezes ao dia ou até aliviar a dor.

Chá de folhas de mangueira

As folhas de mangueira são um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor causada pela cólica menstrual. Nelas possuem propriedades antiespasmódicas que ajudam no controle de espasmos e contrações involuntárias no útero. Além disso, o chá feito dessa planta auxilia nas dores de cabeça que podem surgir nos períodos que antecedem o início do ciclo menstrual.

O modo de preparo é bem simples e pode ser feito rapidamente. Em uma panela coloque 1 litro de água e 20g de folhas de mangueira. Ferva por cerca de 5 minutos e desligue o fogo. Enquanto esfria, tampe para continuar a infusão e assim, liberar mais propriedades da planta. Coe e consuma antes e durante a menstruação.

Chá de agnocasto

O chá de agnocasto ou vitex é uma planta medicinal rica em propriedades antiespasmódicas, antiestrogênicas, sedativas e anti-inflamatórias, que são benéficos para a saúde da mulher, regulando os hormônios. Logo, é possível regular o ciclo menstrual, melhorando os sintomas da TPM, como, espinhas, cólicas e o inchaço abdominal.

Para o preparo do chá, ferva 300 ml de água, adicione as flores de agnocasto e apague o fogo. Tampe o recipiente para apurar por cerca de 10 minutos. Coe e está pronto para beber. Evite ingerir esse chá em excesso, pois pode causar desarranjo intestinal.

Chá de alfavaca

O chá de alfavaca contém ação relaxante e antiespasmódica, propriedades eficazes na redução da cólica e em outras dores causadas antes e durante o período menstrual. Fazer o chá requer poucos ingredientes: 500 ml de água e 5 folhas de alfavaca.

Em uma chaleira coloque a água e a alfavaca, ferva por aproximadamente 5 minutos. Aguarde o chá ficar em uma temperatura agradável para consumo. Beba o chá, de preferência, sem adoçar, pois o açúcar tende aumentar a cólica, além disso consuma em intervalos de 6 em 6 horas.

Chá de artemísia

O chá de artemísia possui ativos que podem combater as cólicas menstruais, além de ajudar a menstruação a descer. Isso se deve graças a sua ação analgésica, antiespasmódica e anti-inflamatória.

Para preparar o chá, basta ferver 1 litro de água com 2 colheres de sopa de folhas de artemísia. Aguarde 5 minutos, apague o fogo e deixe o recipiente tampado para continuar apurando enquanto a esfria. Coe e consuma o chá, sem adição de açúcar de 2 a 3 vezes por dia.

O consumo de chás, porque ocorrem as cólicas e quando procurar um médico

Xícara de chá.

Apesar de serem ervas seguras é preciso fazer o consumo do chá, de modo correto. Além disso, saber quando procurar um médico é importante, pois dependendo se há algum outro problema de saúde, a cólica tende a ser mais forte, deixando a mulher incapaz de fazer qualquer coisa. Sendo assim, aprenda a seguir, quando é hora de procurar por ajuda e o porquê as cólicas ocorrem. Continue a leitura.

Por quê as cólicas acontecem

As cólicas menstruais acontecem devido a descamação do útero, ou seja, todo o mês o órgão é preparado para ser fecundado criando várias camadas para proteger o embrião. Quando isso não acontece é liberado a prostaglandina, uma substância que provoca as contrações uterinas.

Por outro lado, a cólica também pode surgir em decorrência de inflamações no útero, como a endometriose e miomas, além da doença inflamatória pélvica, que pode afetar todos os órgãos reprodutores.

Em caso de dores muito fortes, consulte um médico

Em algumas mulheres, a cólica menstrual pode causar fortes dores, deixando-a incapaz de fazer suas atividades normalmente. Por isso, é muito importante consultar um médico, quando o chá ou alguma outra prática, como a bolsa de água quente, não resolver esse incômodo.

Devido a prostaglandina liberada durante o período menstrual, em algumas mulheres, as dores tendem a ser muito intensas, ainda mais se virem acompanhadas de enjoos, dores de cabeça, nas costas e prisão de ventre ou quando há algum outro problema na região do útero e da pélvis.

Como consumir os chás?

Os chás para aliviar a cólica podem ser consumidos no período pré-menstrual, pois nessa fase o útero começa a se preparar para eliminar o sangue, causando mudança de humor, dores uterinas, na cabeça e nas costas, entre outros sintomas.

Além disso, os chás podem ser ingeridos, pelo menos, 4 vezes ao dia e não devem ser adoçados com açúcar, pois pode agravar as cólicas menstruais. Opte por mel ou acrescente canela em pó para saborizar a bebida.

Outras dicas para aliviar as cólicas menstruais

Xícaras de chá.

Além dos chás para aliviar a cólica menstrual, existem outras dicas tão eficazes quanto, para amenizar não só as dores, mas também para regularizar o ciclo menstrual, melhorar o humor e equilibrar os hormônios que tendem a se alterar nesse período.

Veja a seguir como o calor, a alimentação e hábitos saudáveis podem trazer mais qualidade de vida para a mulher, antes e depois da TPM. Confira abaixo.

Calor no local

A vasodilatação é provocada pelo calor no local da dor. No caso das cólicas menstruais, a bolsa de água quente sobre o baixo ventre é uma alternativa para ativar o fluxo sanguíneo, minimizando a produção da prostaglandina, e assim, aliviando o desconforto.

Também pode ser usado um pano quente ou durante o banho, deixar a água quente do chuveiro cair sobre o abdome e a na região lombar.

O banho de assento também é uma opção eficaz e pode ser feito com as ervas: cavalinha, camomila, salsa e aroeira. Faça o chá e coloque em uma bacia para que possa sentar confortavelmente. Enquanto a água estiver quente permaneça sentado para ativar o fluxo sanguíneo. Assim que a água esfriar saia imediatamente, para não criar coágulos e intensificar a dor.

Escaldar os pés

Assim como o calor na região abdominal pode diminuir a dor, o escalda pés tem a mesma função, pois existem pontos e terminações nervosas nas plantas dos pés que ajudam a tratar dores e tensões no corpo todo.

Sendo assim, esquente a água em uma temperatura que fique em torno de 37º graus e coloque em uma bacia, cobrindo os tornozelos. Se preferir, faça um chá de erva-doce, cavalinha e hibisco, por exemplo. Além disso, pode ser adicionado sal ou óleo essencial. Cristais, bolinhas de gude também podem ser usados para massagear os pés.

Cuidados com a alimentação

Durante o período menstrual, alguns cuidados com a alimentação são importantes para amenizar as cólicas menstruais. Seguir uma dieta balanceada com pouco sal, gordura, refrigerantes, cafeína, como o café e o chocolate, podem diminuir a retenção de líquido, e assim, causar menos desconforto abdominal.

Os alimentos mais indicados para atenuar a cólica, são aqueles ricos em ômega 3 e triptofano, como, por exemplo, peixes e sementes. Além disso, consumir frutas, hortaliças e legumes podem melhorar as dores, pois nelas contém muita água e ação diurética, como a salsa e o espinafre, eliminando o excesso de líquido no organismo.

Os cereais integrais e as oleaginosas também não podem faltar. Devido a alta concentração de vitaminas, elas ajudam a transformar o triptofano em serotonina, um hormônio que provoca a sensação de bem-estar.

Prática de exercícios físicos

Outra dica importante para aliviar a cólica, é a prática de exercícios físicos. O recomendado é fazer, pelos menos, 45 minutos de atividade física, seja uma caminhada moderada ou pular corda, por exemplo.

Em casos de dores muito fortes, uma boa opção é o pilates e a yoga, que são atividades leves, mas que mantêm o corpo ativo, além de melhorar a sensação de estresse e ansiedade durante o ciclo menstrual.

Tempo de descanso

A sobrecarga emocional causada pelas tarefas do dia a dia, além da falta de hábitos saudáveis podem intensificar a cólica menstrual. Isso acontece, principalmente, devido ao estresse e a preocupação excessiva, que podem provocar uma resposta fisiológica, tensionando os músculos, sobretudo, o endométrio com fortes contrações.

Para restabelecer o corpo, dormir promove um equilíbrio no organismo, renovando as proteínas e as enzimas perdidas ao longo dia. Sendo assim, o descanso é primordial para evitar os transtornos de humor, além de melhorar as dores durante a menstruação.

Massagens

A massagem é uma ótima alternativa para diminuir a cólica menstrual, evitando assim, o uso de medicação para controlar a dor. Antes de começar, coloque uma bolsa de água quente em cima do abdome por cerca de 10 minutos para relaxar os músculos da região.

Depois, para facilitar, passe um óleo vegetal levemente aquecido sobre a região pélvica e vá massageando no sentido horário, em volta do umbigo para ativar a circulação. Comece de forma leve e aos poucos aumente a pressão.

Faça esse movimento, mais ou menos, por 2 minutos e em seguida, massageie do umbigo até o baixo ventre, por mais dois minutos, aumentando gradualmente a pressão no local.

Acupuntura e acupressão

A acupuntura é uma técnica chinesa que consiste na inserção de finas agulhas nos pontos, onde precisam ser tratados. Para aliviar as cólicas menstruais, são utilizadas na região pélvica, abdominal e lombar.

A acupressão também é uma técnica tradicional da medicina chinesa. Esse procedimento tem como objetivo usar os dedos para pressionar os pontos específicos localizados nas mãos, pés e braços. Segundo a técnica, esses pontos interligam energeticamente as artérias, veias, os nervos e os canais vitais do corpo.

Desse modo, para aliviar as dores abdominais e estimular liberação de hormônios que equilibram o corpo. Meça 4 dedos acima do maléolo medial, osso mais pontudo perto do tornozelo na parte interna da tíbia e pressione.

Evite fumar

O tabagismo pode piorar e muito a cólica menstrual, pois no tabaco estão presentes propriedades, como a nicotina que causa a vasoconstrição, ou seja, a insuficiência de oxigênio nos tecidos corpo, aumentando as contrações uterinas. Portanto, evite fumar para evitar esse desconforto.

Por que os chás para cólica menstrual são uma boa alternativa?

Copo de chá.

Os chás para cólica menstrual são uma boa alternativa, pois nelas estão presentes propriedades benéficas para aliviar as dores e todos os sintomas causados antes e durante a menstruação. Além disso, aliar a outras práticas saudáveis podem contribuir para equilibrar os hormônios e regularizar o ciclo menstrual.

Ademais, é uma maneira de evitar o uso em excesso de medicamentos, que podem não fazer o efeito desejado. No entanto, se a dor não puder ser controlada pelos chás ou outra terapia alternativa, o médico deve ser consultado para indicar a medicação correta.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!