Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

O alho e do limão, quando combinados, trazem sabor e saúde para a sua vida. Saiba os benefícios dessa mistura nesse artigo!


Por que tomar chá de alho com limão?

Mistura de alho e limão.

Os chás são bebidas preparadas a partir de ervas, plantas, especiarias, folhas ou frutas. O alho é classificado como uma planta e traz para as infusões vários benefícios, sobretudo a capacidade antibacteriana, que age no combate de doenças cardiovasculares e ajuda na melhoria de inflamações no organismo.

Já o limão é uma fruta que, de várias maneiras, pode ser adicionada aos chás e ser útil para combater doenças e enfermidades relacionadas a infecções virais, tais como gripe ou resfriados. O intuído da combinação do alho com o limão é de potencializar as propriedades de ambos e aumentar as capacidades do sistema imunológico.

Além da presença da água, o chá de alho combinado com o limão traz a quem ingere os benefícios de propriedades naturais, calmantes, estimulantes, diuréticas e expectorantes. Nesse artigo, descubra mais sobre as propriedades destes dois alimentos e aprenda algumas receitas em que a combinação deles ajuda a melhorar a sua saúde e contribuir para o seu bem-estar!

Mais sobre o alho e o limão

Alho e limão.

Muitos não sabem, mas o alho é uma planta comumente utilizada para fins medicinais, além de sua aplicação na culinária como tempero, que é a mais conhecida. Com o limão, acontece o mesmo: é usado como tempero para saladas, peixes e outros alimentos, mas também aparece no desenvolvimento de diversas bebidas, entregando frescor e potencializando o aroma dos outros elementos.

A presença do alho e do limão, que são ingredientes comuns do nosso dia a dia, em uma infusão ajuda na melhoria da circulação sanguínea e traz diversos outros benefícios para o corpo. Conheça mais sobre esses dois alimentos e anote as sugestões de receitas a seguir!

Propriedades do alho

Embora não contenha calorias, o alho dispõe de compostos sulfurados, ou seja, próximos da cadeia de valores do enxofre. Isso significa que ele carrega, em sua composição, a alicina, substância que entrega o aroma característico que conhecemos na culinária. Esta substância é a grande responsável pelas propriedades nutritivas do alho.

Na planta, seu bulbo (conhecida como a cabeça de alho) possui a presença dos seguintes nutrientes: vitamina C, vitamina B6, selênio, manganês, potássio, cálcio e diversas fibras, que fazem com que este alimento também seja altamente recomendado para a melhoria do sistema digestivo. Suas capacidades anti-inflamatória e antibacteriana são provenientes destes ativos.

Propriedades do limão

O limão é uma fruta cítrica e, por isso, em sua concepção, há a presença da vitamina C em abundância, principalmente em sua casca. Seu suco é antioxidante, o que ajuda na prevenção de resfriados e gripes.

Já seus compostos bioativos, limonoídes e flavonoides entregam a capacidade de evitar inflamações que podem formar radicais livres. Estes são negativos para os organismos e contribuem para o aparecimento de células danificadas.

Conhecido também por ser uma ótima fonte de minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, o limão tem a função de regular a pressão arterial, ajudar na digestão e condicionar os níveis de colesterol do sangue e funções adstringentes. É um alimento versátil que, inclusive, é aproveitado no mercado estético.

Origem do alho

Não há informações muito certas sobre a origem do alho, mas algumas literaturas apontam que seu surgimento pode ter ocorrido a mais de 6 mil anos atrás, na Europa ou na Ásia. Dissipado em outros continentes através do comércio marítimo, acredita-se que o alimento chegou à Índia, ganhando força como tempero para várias preparações.

Segundo receitas antigas, o alho era aplicado tal como a presença do sal, com grande importância por conta de seu aroma forte e de suas propriedades medicinais. Mas, na nobreza, o aroma marcante não foi apreciado. Rapidamente, tornou-se um alimento da população plebeia que, além de utilizar na culinária, passou a incluí-lo em preparados medicinais.

Mesmo sem estar presente na mesa da burguesia, o alho era moeda de troca em todas as regiões. Em alguns relatos, conta-se que, com sete quilos de alho, era possível realizar a compra de um escrevo e que, até o século dezoito, na Sibéria, os impostos eram pagos com este alimento.

No Brasil, a entrada do alimento começou a ser comentada através da chegada das caravelas do descobrimento de Pedro Alvares Cabral. Nas embarcações, o alimento fazia parte do cardápio consumido pela tripulação. Embora presente, demorou para que o alho entrasse no circuito de grandes produtores de larga escala e se consolidar como produto capaz de trazer riquezas para a economia.

Origem do limão

O limão é proveniente de uma árvore, no estilo arbusto, chamada limoeiro. Sua reprodução é através de estacas dos galhos retirados de uma primeira árvore, ou através de sementes que precisam de um solo leve, bem arejado e arado. Na história, o limão foi trazido da Pérsia por árabes, ganhando presença na Europa.

Relatos contam que houve a utilização de limões pela marinha britânica para combater a enfermidade escorbuto já como uso medicinal. No Brasil, ficou popular durante o surgimento da gripe espanhola, em 1918. Nesta ocasião, foi usado para aliviar os sintomas da doença, começou a ser bastante consumido e teve seus preços elevados devido à procura.

Mas, como sua produção acontece de forma contínua durante o ano, o limão começou a ser utilizado na culinária e na fabricação de bebidas com a adição de açúcar. São diversas variedades da fruta encontradas no Brasil e no mundo: taiti, cravo, galego, siciliano, entre outras.

Assim, todas as partes são aproveitadas, desde a casca até as sementes. Hoje, a Índia é o maior produtor de limões do mundo, seguido pelo México e a China. O Brasil é o quinto maior produtor da fruta.

Efeitos colaterais

A utilização constante do alho, seja em infusões ou na alimentação do dia a dia, pode ter como efeito colateral o mau hálito. Problemas digestivos também tendem a acontecer mediante uso em excesso. Da mesma forma, o limão, por ser uma fruta ácida, se consumido em excesso, pode contribuir para o escurecimento dos dentes e causar desconfortos intestinais.

Contraindicações

O alho é estritamente não recomendado para recém-nascidos. Em adultos, não deve ser usado durante o período de cicatrização de grandes cirurgias ou em casos em que a pessoa passou por quadros de pressão baixa, dores de estômago ou fez uso de medicações que alteram a consistência do sangue.

Além disso, pessoas que possuem sensibilidade ao ácido cítrico também não devem consumir o limão. Como, no organismo, o ácido se torna um ativo alcalino, pode causar dores de cabeça constantes. Antes de combinar o uso destes dois alimentos ou iniciar o consumo de alguma forma medicinal, consulte um especialista ou nutricionista e obtenha mais informações.

Benefícios do chá de alho com limão

Chá de alho e limão.

A combinação de alho com limão em um chá cria uma bebida capaz de unir um grande volume de ativos medicinais e vitaminas. Quando consumido, o metabolismo responde renovando o sistema imunológico e melhorando as condições dos sistemas digestivo, cardiovascular e respiratório.

Observando as propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias presentes neste chá, entendemos as características que tornam esta uma opção valiosa no combate de enfermidades como gripes e resfriados. Siga lendo e entenda, com detalhes, os motivos para esse chá ser diferenciado!

Rico em vitamina C e antioxidantes

O consumo da vitamina C presente no limão é um condutor de melhoria de fadiga e cansaço, que contribuem para aumentar a pressão arterial. Esta é a pressão empregada pelo sangue contra a parede das artérias. O limão tem ativos que auxiliam na regulação desta pressão.

Devido à presença de flavonoides na concepção do limão, este também possui o efeito de aliviar as artérias e relaxar os vasos por onde o fluxo sanguíneo passa.

Além disso, tanto o alho quanto o limão possuem, em sua constituição, substancias antioxidantes. Por conta disso, a bebida se torna também antioxidante e ajuda na prevenção de resfriados e gripes. É possível também combater pequenas inflamações que eventualmente ocorram nas vias áreas.

Melhora a circulação

Naturalmente, o limão auxilia a limpeza do organismo, a digestão e, como consequência, as ações diuréticas do corpo. O alho também contempla substâncias anti-inflamatórias. Unidos, ambos conseguem atuar na melhoria do fluxo sanguíneo e na circulação deste por todo o corpo.

Melhora o sistema respiratório

Além de aliviar as vias aéreas quando já estamos gripados ou resfriados, o consumo continuo do chá de alho incluindo o limão auxilia no fortalecimento de todo o sistema respiratório. Isso acontece porque os microrganismos presentes no corpo e que dão origem às enfermidades ligadas à respiração são eliminados na transpiração e a imunidade do sistema respiratório aumenta.

Auxilia no sistema digestivo

Por suas características anti-inflamatórias, o limão e o alho são grandes amigos do sistema digestivo, também por ajudarem a evitar inflamações de estômago. Também conseguem, devido à substância alicina do alho, causar sensação de alivio em enfermidades onde hajam bactérias, causando a queimação ou a azia no estômago.

Alcalizante

Uma vez ingerido, tanto o limão quanto o alho, entregam ao sangue propriedades conhecidas como alcalinizantes. Isso quer dizer o chá destes dois alimentos se torna um estabilizador de acidez no sangue. Essa função é carregada por todo corpo e entregue aos nossos diversos sistemas internos.

Desintoxicante

Para a proteção da saúde do fígado, o chá de alho preparado com limão, por suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes, pode ser ingerido com a função de desintoxicar e ajudar na eliminação de moléculas conhecidas como radicais livres, que agem como toxinas no fígado e devem ser removidas com o intuito de garantir o correto funcionamento.

Anti-inflamatório

Em muitas dietas, o limão é usado em sucos e bebidas, com a ação de limpar o organismo de inflamações. No chá, seu uso é bem parecido, pois tem o intuito de limpar o estômago e auxiliar no processo de digestão. Já o alho, por suas propriedades, tem efeitos anti-inflamatórios, entregando ao chá a capacidade de atuar no corpo para desinchar e melhorar o metabolismo.

Ajuda a controlar o colesterol e é bom para o coração

Pessoas que estão com alta quantidade de triglicérides e que precisam baixar os índices de colesterol no sangue podem fazer uso das infusões em que o alho e o limão estejam presentes. Assim, esses ingredientes contribuem para a correta circulação do sangue, liberando possíveis barreiras para o fluxo convencional (como gordura e outros).

Chá de alho com limão

Chá de limão.

Para muitos, o chá de limão com alho é usado apenas em ocasiões em que se está acometido de doenças respiratórias, como gripes e resfriados - ou no inverno, quando se procura esquentar o corpo em temperaturas baixas.

Mas o consumo dessa infusão pode ser realizado em qualquer época do ano, em sua versão quente ou morna. Deve-se levar em consideração que é uma bebida capaz de prevenir o surgimento de enfermidades. Confira as indicações de uso e saboreie um aromático chá de alho com limão a seguir!

Indicações

O consumo de chá de alho com limão é indicado para quadros de tosses constantes (do tipo seca), em que há a irritação da garganta proveniente da presença de bactérias. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias da infusão ajudam no alívio de inflamações estomacais, tais como a azia e a má digestão. O chá é também recomendado para tratar enfermidades respiratórias e aliviar o pulmão.

Ingredientes

Para fazer o chá de alho com limão, vamos utilizar o bulbo do alho, mais conhecido como cabeça de alho. Pegue uma cabeça de alho e extraia 4 dentes. Separe, também, 1 limão inteiro e 250 ml de água. Recomenda-se que o chá seja feito apenas próximo ao consumo, para evitar que amargue.

Como fazer

Para preparar o seu chá, inicie cortando o limão em quatro partes e não retire a casca. Em uma panela com tampa, coloque o limão já cortado e o alho com casca, e leve ao fogo em temperatura média. Assim que levantar fervura, tampe e deixe por mais dois minutos cozinhando. Desligue o fogo e, com uma colher, amasse o limão, coe e consuma na sequência.

Chá de alho com limão e mel

Chá de limão.

O mel é usado no chá de limão em sua versão líquida, para potencializar seus efeitos antioxidantes e trazer mais ações antibacterianas. Ambos os ingredientes possuem esses ativos e fazem com que o chá se torne uma ótima opção também para o tratamento da fadiga e do cansaço. Saiba mais sobre este chá a seguir!

Indicações

O dulçor do mel é comumente utilizado para temperar bebidas à base de limão. Por isso, com o chá de alho e limão, não podia ser diferente. A infusão destes três ingredientes em conjunto, além de saborosa e aromática, auxilia no fortalecimento do metabolismo, melhorando o sistema imunológico e evitando enfermidades como resfriados e constipações.

Ingredientes

Para preparar o chá de alho com limão e incluir o mel, você vai precisar de:

- 1 limão, optando pela variedade taiti, já lavado e descascado;
- Dois dentes de alho;
- Duas medidas (colheres de sopa) de mel líquido;
- Meio litro de água já fervida e ainda quente.

Como fazer

Prepare seu chá da seguinte maneira: corte o limão, separando-o em 4 partes. Retire o sumo do limão de apenas uma das partes e misture o mel. Na sequência, coloque esta mistura no fogo alto, inclua o alho e o meio litro de água, e junte também as demais partes do limão.

Aguarde a fervura e a mantenha por 10 minutos. Logo após, remova as partes da fruta e do alho e esprema o resto do sumo. Deixe no fogo por mais 2 minutos, adoce com mais um pouco de mel e sirva quente.

Chá de alho com limão e gengibre

Chá de limão e gengibre.

O gengibre possui um gosto marcante e, por vezes, picante na boca. Assim como o alho e o limão, tem uma presença forte quando ingerido. O aroma do gengibre também é inconfundível quando presente em infusões. Além disso, a junção destes três ingredientes traz grandes benefícios à saúde. Quer saber mais sobre os benefícios do chá de alho com limão e gengibre? Confira a seguir!

Indicações

A raiz gengibre já é usada em muitas infusões e combinada com diversos ingredientes para potencializar o aroma e a ação de bebidas. Mas, quando combinada ao alho e ao limão, o gengibre se torna um componente chave para auxiliar na desobstrução das vias áreas, nas irritações de garganta e até na diminuição de calafrios ligados à baixa imunidade.

Ingredientes

Fazer o chá de alho e limão, com a inclusão de gengibre, é muito fácil. Você vai precisar de:

- 3 medidas (colheres de chá) de gengibre em raiz. Esta deve estar fresca e de preferência, ralada;
- Meio litro de água filtrada;
- 2 medidas (colheres de sopa) de suco de 1 limão;
- 2 dentes de alho;
- 1 medida (colher de sopa) de mel ao seu gosto.

Como fazer

Procure preparar a infusão do chá de alho com limão apenas próximo ao horário em que irá consumir. Para começar, ferva o gengibre e o alho em uma panela tampada por 10 minutos. Após isso, retire as cascas, que devem estar soltas, coe e adicione o suco de 1 limão. Por último, coloque o mel. Consuma imediatamente, ainda quente.

Com que frequência posso tomar o chá de alho com limão?

Chá de limão e gengibre.

Por ser uma fruta com alto teor ácido, o uso do limão regularmente deve estar alinhado a uma dieta balanceada e ser consumido, sempre que possível, em sua versão natural e fresca. O mesmo serve para o alho. Ainda assim, é preciso observar qualquer ação adversa de seu organismo, pois pequenas contraindicações existem, assim como para qualquer outro alimento consumido em excesso.

Se você é propenso a ter problemas de estômago, gastrites ou quadro de úlceras, é preciso entender, junto com um especialista, como empregar corretamente o uso do alho e do limão em sua dieta. Além disso, deve saber se pode ou não manter essas utilizações.

Se, após o consumo destes alimentos, você sentir desconfortos ou dores de cabeça, é preciso checar se há sensibilidade ao ácido cítrico presente no limão ou às propriedades alcalinas do alho. Você precisa conhecer o seu organismo para entender quais alimentos se adequam ao seu perfil e com que frequência pode ingerir. Se tiver dúvidas, não hesite: consulte um especialista e esteja cada vez mais saudável!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.