O que são exercícios aeróbicos? Benefícios, impacto no treino e mais!

O que são exercícios aeróbicos? Benefícios, impacto no treino e mais!

Os exercícios aeróbicos podem melhorar o seu rendimento físico e cardiovascular de forma a garantir uma melhor longevidade e bem-estar. Toque aqui e saiba como!


Considerações gerais sobre exercícios aeróbicos

Mulher pulando corda em quadra

Cultivar o hábito de fazer atividades físicas é determinante para uma boa saúde. São diversas opções de esportes e práticas que trazem benefícios físicos e mentais. Dentre esses exercícios estão os aeróbicos. Eles se caracterizam pela utilização do oxigênio para fornecimento de energia para o corpo durante a prática da atividade.

Os exercícios aeróbicos melhoram o condicionamento físico, dão mais disposição, ajudam a emagrecer e muito mais. Há uma variedade enorme deles e você pode alterná-los, além de praticá-los em casa, na rua, ou na academia. Para descobrir mais sobre esse tipo de exercício tão maleável e vantajoso, continue a leitura!

Exercícios aeróbicos, anaeróbicos e suas diferenças

Mulher fazendo burpee na grama

Os exercícios aeróbicos se diferenciam dos anaeróbicos pela obtenção de energia para o corpo. Enquanto os aeróbicos utilizam o oxigênio, os anaeróbicos utilizam os hidratos de carbono presentes no corpo. Nesta seção você vai entender quais as características de cada tipo de exercícios e quais as vantagens de praticar cada um. Acompanhe!

O que são os exercícios aeróbicos?

Durante qualquer ação é necessário produzir energia para o cérebro, músculos e todo o corpo. No caso dos exercícios aeróbicos, essa energia é obtida por meio do oxigênio. Além disso, os exercícios aeróbicos se caracterizam pela sua intensidade baixa ou moderada e duração longa.

Nesse caso, não é a intensidade que trará os resultados, mas a consistência do treino. Então, além do fortalecimento de músculos, os exercícios aeróbicos estimulam a capacidade respiratória, visto que a respiração adequada e frequente é fundamental para oxigenar o corpo o suficiente.

Quais são os benefícios dos exercícios aeróbicos

São inúmeros os benefícios dos exercícios aeróbicos. Além de aumentar a capacidade pulmonar e cardíaca, esses exercícios estimulam o metabolismo. Isso gera a queima de calorias, perda de peso e eliminação de gordura.

O estímulo é tanto que até em momento de repouso as pessoas que praticam exercícios aeróbicos regularmente queimam calorias com mais facilidade. Outros benefícios que os praticantes de exercícios aeróbicos experimentam é a melhora da circulação sanguínea e controle das taxas de saúde.

O que são exercícios anaeróbicos

Já os exercícios anaeróbicos não utilizam o oxigênio como principal fonte de energia, mas sim o próprio tecido do corpo. Isso acontece porque esses exercícios são feitos com alta intensidade e curta duração, e o metabolismo utiliza os hidratos de carbono do corpo para fornecer rapidamente a energia.

Os exercícios anaeróbicos focam em uma região ou músculo específico através de movimentos rápidos e que, devido a reação com os hidratos de carbono, geram o ácido lático. São utilizados principalmente por quem deseja aumentar a massa muscular e emagrecer.

Quais são os benefícios dos exercícios anaeróbicos

Assim como os aeróbicos, os exercícios anaeróbicos também atuam no estímulo do metabolismo e melhoram a capacidade cardíaca e respiratória. Ademais, esses exercícios favorecem a produção de massa muscular, o emagrecimento e a resistência muscular. Aumentam ainda a força, melhoram a postura, fortalecem os ossos e melhoram a imunidade.

Quais as principais diferenças entre os exercícios anaeróbicos e os aeróbicos?

O planejamento ideal de atividades físicas apresenta os dois tipos de exercícios, os anaeróbicos e os aeróbicos, além de uma bateria de alongamentos para preservar e melhorar a sua flexibilidade muscular.

Ao realizar treinos com ambos os tipos você estará atuando no fortalecimento dos músculos, na sua resistência cardiorrespiratória, irá desacelerar a perda da massa muscular e evitará a perda de massa óssea.

A principal diferença está durante os exercícios, enquanto nos aeróbicos o músculo utiliza o oxigênio como combustível para a queima de gordura para gerar a energia necessária para a prática de suas atividades. Já os exercícios anaeróbicos utilizam carboidratos que estão presentes na célula para a produção de energia.

Por isso, as atividades aeróbicas costumam ser associadas às de longa duração como a caminhada, corrida, natação, ciclismo e dança. Já as atividades associadas aos exercícios anaeróbicos mais comuns por serem de curta duração são a musculação, flexões, ginástica e levantamento de peso.

Elementos fundamentais para um bom treino

Mulher fazendo polichinelo

Para ter os resultados esperados nos treinos é importante seguir algumas dicas, além de ter acompanhamento especializado. Afinal, o treino feito de forma incorreta pode até mesmo causar lesões, além de não trazer os resultados esperados. Aprenda agora como melhorar o seu treino e alcançar suas metas!

Frequência

A frequência do praticante poderá variar de acordo com a atividade, o objetivo e a disponibilidade de quem fará as atividades físicas. Muitos estudos indicam que a frequência ideal para a prática de qualquer atividade seria de no mínimo de 3 vezes a 5 por semana.

Duração

Os treinos aeróbicos costumam se prolongar entre 20 minutos até 1 hora e 30 minutos aproximadamente. O mais recomendável para aqueles que estão iniciando é que não ultrapasse uma hora.

Intensidade

Algumas pesquisas relatam que o mínimo necessário para se destacar nas atividades aeróbicas é de 60%, e no máximo de 90%, da sua frequência cardíaca. Só assim você será capaz de adquirir um ganho muscular e haverá uma melhora do seu sistema cardiovascular.

Os principais exercícios aeróbicos e seus benefícios

Mulher fazendo burpee na academia

São vários os exercícios aeróbicos. Eles podem ser feitos em casa, na rua, em parque e também nas academias. Alguns deles utilizam apenas o corpo, já outros dependem de instrumentos. Acompanhe para conhecer os exercícios mais famosos e como praticá-los.

Pular corda e seus benefícios

Apesar de muitas pessoas acharem que pular corda é apenas uma brincadeira de criança, saiba que esse é um dos melhores exercícios aeróbicos. Além de simples de praticar, não exige um espaço muito grande e pode ser feito em diversos ambientes.

Os únicos equipamentos necessários serão a própria corda, um par de tênis e uma roupa confortável. Pular corda favorece o gasto calórico, mas não é só isso. A atividade também exige equilíbrio, coordenação motora, concentração e boa atividade cardíaca.

Por isso, comece com treinos leves, com algumas seções de 30 segundos de pulos e 30 segundos de descanso. Vá aumentando progressivamente a dificuldade dos treinos na medida em que sentir a sua evolução.

Burpee e seus benefícios

O burpee é um treino completo para braços, pernas e abdômen. Além de fortalecer os músculos envolvidos, ele também melhora a capacidade cardiorrespiratória. Basicamente, para fazer o burpee você deve estar de pé, depois, siga os passos a seguir:

- agache apoiando os braços no chão numa largura um pouco maior que a distância dos ombros;
- posicione as pernas esticadas lado a lado, como na prancha;
- faça uma flexão completa;
- pule de volta para a posição inicial, de pé, e depois agache;
- salte o mais alto que puder estendendo as mãos para cima.

Faça séries curtas no começo, com cerca de 30 segundos, durante 3 minutos. Aos poucos você poderá aumentar as seções e até mesmo adicionar outros exercícios aeróbicos na série com a orientação de um profissional.

Corrida estacionária e seus benefícios

A corrida estacionária é uma alternativa perfeita para você que não tem muito espaço para treinar e que não pode sair de casa para realizar os treinos. Durante a pandemia, por exemplo, essa foi a alternativa encontrada por muitas pessoas para não ficar parado.

Você pode fazer a corrida estacionária de duas formas: levantando o joelho em direção ao abdômen ou como uma corrida normal, levantando os calcanhares em direção ao glúteo. Na primeira opção você trabalhará intensamente os quadríceps, glúteos, panturrilhas e abdômen.

Na segunda opção utilizará mais os músculos posteriores da coxa. Além disso, essa atividade aeróbica melhora o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e a agilidade. Ademais, ainda auxilia na queima de gorduras e aumenta a capacidade cardíaca.

Esteira e seus benefícios

A esteira é outra opção para quem não pode ou não gosta de realizar exercícios aeróbicos ao ar livre. Alguns possuem até mesmo o equipamento em casa, e podem obter os resultados sem sair de casa.

A caminhada ou corrida na esteira reproduz com bastante similaridade a corrida na rua e, da mesma forma, fortalece os músculos, ossos e articulações, aumenta a resistência corporal como um todo e auxilia na queima de gorduras.

Sprint e seus benefícios

O sprint é basicamente uma corrida na máxima velocidade que o indivíduo consegue alcançar. Além de melhorar o sistema circulatório e trabalhar bastante os músculos inferiores, o sprint também aumentará a sua velocidade e ajuda no controle da glicemia no sangue.

Antes de praticar esse exercício é fundamental se alongar e aquecer. Depois, posicione um cone ou algum outro alvo a 6 metros da sua posição inicial e outro a 20 passos do primeiro. Ao iniciar o exercício você deverá correr para o primeiro cone, retornar para a posição inicial, correr até o segundo cone, retornar para a posição inicial e continuar até terminar a série.

São indicadas 4 séries de 40 segundos cada no início da prática. Esse número poderá ser aumentado conforme a sua evolução.

Bicicleta ergométrica e seus benefícios

Bicicleta ergométrica é um ótimo equipamento para aqueles que desejam preservar o condicionamento físico de forma leve e prazerosa. Ela não costuma ocupar muito espaço e é capaz de reproduzir diversos treinos aeróbicos, sendo muito útil para aqueles que não gostam de ir à academia.

Por possuírem diferentes níveis de carga, ela se torna capaz de trabalhar os músculos inferiores, preservar a postura e desenvolver uma resistência física e muscular com excelência. Além de oferecer uma melhora física e cardiovascular similar a atletas de alto rendimento.

Afundo com salto e seus benefícios

Para realizar o afundo com salto você precisará estender a perna direita atrás de você com a ponta do seu pé tocando no chão. Mantenha o seu peito ereto e dobre os dois joelhos abaixando os quadris até que as suas pernas formem um ângulo de 90 graus. Em seguida, salte do chão mantendo as pernas eretas e desça suavemente voltando à posição inicial.

Ao realizar o mesmo movimento com a outra perna estendida você estará realizando uma repetição, sendo recomendado realizar 12 repetições por série e até 4 séries por dia de exercícios. Este exercício irá ajudá-lo a ter uma melhor estabilidade no movimento como também a fortalecer as suas pernas.

Afundo com braços sobre a cabeça e seus benefícios

Primeiro segure elástico de resistência, ou alguma corda, com as duas mãos e os braços estendidos acima da sua cabeça. Lembre-se de manter os seus ombros estendidos deixando os cotovelos afastados das orelhas. Agora pise com seu pé direito para frente dobrando os joelhos e depois retorne para a posição anterior.

Realize o mesmo movimento com a outra perna e você terá concluído uma repetição. É recomendado que você faça 4 séries desse movimento e no máximo 12 repetições por série.

Polichinelo e seus benefícios

Polichinelo é um exercício simples e muito praticado em atividades físicas nas escolas. A pessoa deve estar inicialmente em pé, a postura ereta e suas pernas devem estar juntas, enquanto isso as mãos devem estar tocando nas coxas.

Depois você deve saltar abrindo as pernas e levantando os braços acima da cabeça encostando uma mão na outra de forma sincronizada. Ao retornar ao chão, a pessoa deve manter a mesma posição que estava anteriormente.

Os diversos exercícios com polichinelos irão aprimorar a sua resistência física, além de trabalhar os seus músculos das coxas e os seus glúteos.

Polichinelo vertical com faixa de resistência e seus benefícios

Para realizar esse exercício será necessário uma faixa de resistência. Agora, posicione a faixa acima do tornozelo, olhe para frente e pule intercalando as pernas as movimentando para frente e para trás. Ao mesmo tempo, você deve mover os seus braços para cima e para baixo.

É muito importante que você mantenha a coluna reta e a faixa de resistência sobre o seu tornozelo sempre esticado. É recomendado que você repita esta série em 4 a 5 vezes e realize no máximo 10 repetições.

Prancha tocando os ombros e seus benefícios

Inicie esse exercício se posicionando como se fosse fazer uma prancha, lembrando de manter os joelhos um pouco dobrados, e o seu peso deve sempre permanecer na parte superior do seu corpo. Agora é só levantar uma mão do chão até tocar o seu ombro oposto e depois retomar a posição inicial.

Repita o mesmo movimento com o outro braço. Para que se conclua o exercício com um bom rendimento, realize de 6 a 8 séries fazendo pelo menos 8 repetições com os dois braços. Este exercício irá ajudá-lo a ter uma melhor estabilidade no core como também irá fortalecer os seus ombros.

Flexão mountain climber e seus benefícios

Para realizar esse exercício você deverá se posicionar de maneira similar ao exercício de prancha, posicionando as mãos na direção dos ombros e mantendo os quadris dobrados alinhados ao umbigo e as suas costelas. Depois é só elevar o joelho direito em direção ao seu peito e retornar para a posição. Repita o mesmo movimento com o outro joelho.

Alterne esse movimento oito vezes, em seguida, faça duas flexões, mantendo os seus ombros para frente e levando os seus cotovelos até a altura das costelas. O recomendado é realizar de 6 a 8 séries em torno de 20 segundos por série. ​​Esse é o tipo de movimento ideal para melhorar a sua força e o seu condicionamento físico.

Agachamento com haltere e seus benefícios

Primeiro você deverá ficar em pé e manter as pernas afastadas seguindo a linha do seu quadril, em seguida, pegue os halteres e o levante até a altura dos ombros. Após se posicionar, faça o agachamento posicionando o seu quadril para trás e depois suba até os joelhos ficarem estendidos.

Lembre-se de acompanhar esse movimento com os halteres, segurando na altura do seu ombro e o levantando para cima quando realizar a subida. Esse movimento deve ser feito sem pausa por até 30 segundos e repetidos por três séries.

Esse exercício movimenta diversas articulações, o que aumentará a sua força, principalmente em partes como: nos ombros, nos quadris e na sua lombar.

Como se organizar para realizar exercícios aeróbicos?

Pessoa correndo em rua

Inserir um hábito na rotina nem sempre é fácil. Principalmente na correria do dia a dia, muitas pessoas têm dificuldade de começar a praticar exercícios físicos e, quando começam, não conseguem manter uma rotina.

O primeiro passo para começar a fazer exercícios aeróbicos é fazer seus exames de rotina. É preciso se está tudo bem com seu corpo e se você poderá fazer esses exercícios com segurança. Depois, consulte um profissional para saber quais os exercícios mais adequados para você e seus objetivos.

Depois, comece aos poucos. Seu corpo estará se acostumando com os exercícios e começar com metas muito grandes pode acabar se frustrando. Busque variar as atividades e os ambientes que você irá praticá-las. Assim, sempre será uma novidade e você se sentirá mais disposto para continuar.

Aos poucos você começará a sentir todos os benefícios da prática dos exercícios aeróbicos, sejam físicos ou mentais. Isso te incentivará a continuar, assim como se tornará um hábito. Não deixe de praticar atividades físicas. Agora que você já conhece os exercícios aeróbicos, se organize e mantenha o foco para praticá-los!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.