Chá de alface: Benefícios, emagrecimento, sono, ansiedade e mais!

Chá de alface: Benefícios, emagrecimento, sono, ansiedade e mais!

Conhece os benefícios do chá de alface? Venha saber o que ele tem de melhor e no que pode te ajudar em sua saúde. Clique e confira no artigo!


Considerações gerais sobre o chá de alface

chá de alface

A alface é uma das verduras mais consumidas pelos brasileiros. Frescas, nutritivas e que deixam os pratos de saladas mais vivos e intensos, suas folhas contêm nutrientes que poucas pessoas conhecem. Mesmo sendo uma verdura que, para muitos não tem gosto de nada, a alface contém substâncias que acalmam, relaxam e deixam os alimentos mais completos.

Uma verdura que pode ser encontrada em qualquer supermercado ou feira livre, a alface tem preço acessível e sempre está nos carrinhos de compras dos consumidores. Além disso, suas folhas, além de serem proteicas, desintoxicam o corpo e tem funções pouco conhecidas.

A alface na salada é muito comum, mas você já tomou o chá da alface? Ele é rico em substâncias que dão muito vigor e liberam toxinas do corpo. Por isso, convidamos você a ler o artigo e descobrir as maravilhas que o chá pode proporcionar a seu dia a dia. Experimente e note diferenças. Vamos lá?

Benefícios e para que serve o chá de alface

chá de alface

O chá de alface é um calmante natural. Suas folhas contém propriedades que atuam no sistema neurológico e são benéficas ao relaxamento. Como dica, pode ser consumido antes de dormir para regular o sono.

Seus princípios fortalecedores agem nos ossos e músculos do corpo. Defensor natural do sistema imunológico, é potente regulador do trânsito intestinal. Prossiga na leitura e descubra as características a seguir.

Regula o sono

Calmante natural, o chá de alface pode te ajudar a dormir melhor. Se tem problemas de insônia, o chazinho regula o sono e proporciona noites melhores. As folhas de alface contêm lactupirina e lactucina, dois elementos relaxantes.

Se está com dificuldades de pegar no sono, experimente tomar uma xícara antes de deitar. Benéfico, o chá agira diretamente no sistema nervoso e trará calma e paz. No mais, ao notar diferenças, tome diariamente e faça do chá um hábito. Importante afirmar que, caso já esteja em tratamento para essa situação, mantenha sua medicação e faça uso complementar do chá de alface.

Boa para ansiedade

O chá de alface é uma excelente opção se você tem constantes crises de ansiedade. Ele age com eficácia no sistema nervoso central e acalma a mente e o corpo. Suas folhas contêm relaxantes naturais e agem em conjunto contra momentos de transtornos e ansiedade.

Importante informar que para casos extremos de ansiedade e semelhantes, mantenha acompanhamento médico e não deixe de usar medicações prescritas. O chá age como paliativo e pode ser ótimo complemento.

Fortalece os ossos

Para manter seus ossos fortes e saudáveis, o chá de alface é excelente dica. Consumido diariamente, o chá promove maior resistência aos ossos e pode evitar possíveis casos de fraturas ou osteoporose. Por conter minerais como zinco, ferro, magnésio e cálcio, o chá age diretamente na estrutura óssea, proporcionando mais vitalidade ao corpo.

Bastante indicado a quem apresenta problemas ósseos, o chá deve ser usado como um paliativo. Se estiver em tratamento para essa patologia, não deixe de seguir a medicação prescrita e converse com seu especialista para mais informações sobre o chá.

Fortalece a imunidade

O chá de alface é um excelente soldado para o sistema imunológico. De todas as suas propriedades, a vitamina C é a que se destaca. E como aliado, a alface também previne inflamações devido seu efeito antioxidante.

Combatendo os radicais livres, sua ação previne inflamações naturais a órgãos e evitam danos maiores a outros órgãos e pele. Devido aos efeitos naturais, a antioxidação pode ajudar a proteger o corpo contra doenças degenerativas e até a certos tipos de tumores.

É boa para o estômago

Excelente regulador de acidez, o chá beneficia diretamente no estômago e é ótimo para quem problemas como gastrites ou úlceras. Por ser anti-inflamatório, o chá elimina bactérias e contribui para a cicatrização natural de lesões internas.

Em outro aspecto, o chá também alivia os sintomas de incômodos estomacais após fartas refeições. Contra azias ou má digestão, uma xícara é a indicação para aliviar os sintomas. Mantenha o chá sempre à mão e faça hábito do consumo.

Benefícios adicionais da alface

chá de alface

Até aqui, você percebeu como o chá de alface pode ajudar em casos de necessidades físicas. Porém, sabia que o chá também ajuda e previne outros males como anemia, prisão de ventre e ajuda a emagrecer? Se você está passando por essas situações, conheça mais detalhes sobre como o chá de alface pode ser tão benéfico na solução eficaz de certas coisas. Continue lendo e descubra.

Previne a anemia

Rico em ferro e cálcio, o chá de alface é excelente indicação para quem sofre de anemia. Através de suas propriedades e elementos complementares como magnésio e zinco, o chá age diretamente na circulação sanguínea e trabalhando de forma eficaz nos glóbulos brancos e vermelhos.

Lembrando mais uma vez, sua ação antioxidante previne os órgãos, filtra o sangue e age como um anti-inflamatório natural. Porém, não deixe de seguir as recomendações médicas, caso esteja em tratamento. E mantenha alimentação controlada para essa patologia.

Possui ação antioxidante

Como já mencionado, a ação antioxidante do chá de alface combate os radicais livres que agem contra a defesa natural do corpo. Suas propriedades limpam o corpo e eliminam naturalmente as toxinas que causam inflamações e acumulam bactérias ruins.

No mais, os efeitos de limpeza garantirão mais densidade corporal e vitalidade. É importante manter sua alimentação equilibrada e não deixar o uso de medicações quando necessário.

Favorece a perda de peso

Se está pensando em entrar em dieta, o chá de alface pode ter ajudar. Diurético, ajuda na eliminação de gorduras favorecendo o colesterol e triglicerídios. Antioxidante, auxilia em feridas e lesões internas. Calmante natural, proporciona um sono melhor.

E devido a não permitir a retenção de líquidos, contribui com agilidade no emagrecimento natural. Porém e como dica importante, vale a pena você consultar um nutricionista para obter informações sobre alimentações adequadas. Não deixe se seguir sua dieta e obtenha os resultados desejados.

Mantém a saúde dos olhos

Dentre suas propriedades, o chá de alface te ajuda a enxergar mais longe. Seus benefícios, como a vitamina A, incentivam a uma visão melhor e evitam esforços visuais. E também pode prevenir doenças como a catarata e outros deficiências.

Com o passar dos anos, a visão enfraquece e por isso é bom, desde cedo, manter o hábito de consumo do chá. Tome a bebida regularmente e perceba diferenças no cotidiano.

Combate a prisão de ventre

Aliado no combate à prisão de ventre, o chá de alface é rico em fibras que regulam o trânsito intestinal. Por conter efeito laxativo natural, o chá ajuda no processo de evacuação e elimina dores, gases e outros incômodos estomacais.

Consumido diariamente para esta indicação, o chá alivia sintomas de prisão de ventre e suas consequências. Entretanto, é bom informar que caso persistam sintomas, deve-se procurar o especialistas para mais informações e seguir medicações prescritas. O chá ajuda no problema, mas não é remédio contra a situação.

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Devido a seus efeitos diuréticos e trabalhando no sangue, o chá é indicado para quem possui taxas elevadas de glicemia. Por conter fibras, o chá ajuda na eliminação de toxinas do corpo e mantém o controle dos níveis de açúcar.

Aos diabéticos, é excelente opção fazer o uso diário do chá com as folhas. Poderá notar diferenças satisfatórias no sangue ao conferir resultados de exames. Como dica, continue o uso de medicações e tome o chá apenas para complementar seu tratamento.

Evita o envelhecimento precoce da pele

Contendo vitaminas A, C e E, o chá de alface age sobre a pele e evita envelhecimento precoce. Para quem toma sol em excesso, ele ajuda a regular o PH natural da pele e deixa sua aparência mais natural. Como possui colágeno e antioxidantes, o chá beneficia amplamente os resultados e evitam o surgimento de rugas precoces.

E por ter muita água, a alface ajuda a manter a pele hidratada e evita ressecamento em períodos mais quentes ou frios do ano.

Receita de chá de alface simples, com hortelã, maçã e mais

alface

Para fazer seu chazinho de alface, há maneiras incrementadas para deixá-lo bem saboroso e mais nutritivo. Acrescentando diversos ingredientes, você dobra ou triplica as ações do chá e surtirá mais efeito em seus benefícios. Que tal um chá de alface com hortelã ou casca de maçã? Prossiga na leitura e conheça as receitas a seguir. Lápis e papel na mão, é hora de fazer seu chá.

Chá de alface simples

Preparando um chá de alface simples, não há trabalho e é bem fácil de fazer. Fica em pronto em um instante e você poderá usufruir de suas propriedades. Veja como preparar.

- Três folhas de alface higienizadas;
- Proporcional de água para uma ou mais xícaras.

Pique as folhas em tiras. Ferva a água e adicione as folhas. Deixe ferver por três a cinco minutos. Desligue o fogo e deixe agir por mais cinco minutos. Coe e sirva-se. Ótima indicação para tomar à noite e combater a insônia.

Chá de talo de alface

Nesta receita sem calorias excessivas, a forma de fazer é bem rápida. Separe os ingredientes e veja como preparar.

- 6 talos de alface;
- 1 xícara de água.

Ferva água sem acrescentar nada. Despeje a fervura diretamente na xícara. Não coe. Deixe agir por cerca de cinco minutos. Misture bem e se preferir, pode adoçar. Tome o chá sem retirar ou ingerir os talos.

Chá de alface com hortelã

Que tal dar um sabor extra a seu chá de alface? Como dica, não é nada mal acrescentar a refrescância e força do hortelã. Fica muito saboroso e mais nutritivo. Para fazer, não leva mais que dez minutos. Pronto para aprender?

- 200 ml de água;
- 3 folhas de hortelã;
- 2 folhas de alface.

Ferva a água e acrescente os ingredientes. Tampe a panela e deixe na infusão por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, coe e sirva-se. Adoce se preferir.

Chá de alface com casca de maçã

O chá de alface com casca de maçã agrega mais sabor e leveza a seu chá. Veja como preparar essa deliciosa bebida.

- 200 ml de água;
- Cascas picadas de uma maçã;
- 2 folhas de alface.

Ferva a água e acrescente os ingredientes. Tampe a panela e deixe na infusão entre 15 a 20 minutos. Coe e sirva-se. Adoce a seu gosto, preferencialmente com o mel.

O chá de alface e dúvidas comuns sobre a bebida

chá de alface

Por mais nutritivo e benéfico que seja, o chá gera dúvidas quanto a seus efeitos no corpo. Não sendo uma bebida tão antiga, convém informar-se antes de seu consumo. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar em suas questões. Leia a seguir com atenção e certifique-se que não terá intolerância ao tomar.

O chá de alface

O chá de alface deve ser consumido frequentemente, porém de forma moderada. Cada pessoa possui necessidades diferentes e por isso, deve adequar particularmente o uso. Para dietas, é bastante recomendado, mas tenha orientações de um nutricionista.

Como fortalecedor do sistema imunológico, o chá deve ser mantido como um auxílio no tratamento de muitos males. Rica em muitas vitaminas e minerais, a bebida auxilia no dia a dia e traz mais disposição. Mas há algumas contra indicações que você precisa observar para que possa usufruir melhor dos benefícios.

Quais os efeitos colaterais do chá de alface?

A alface é rica em manganês e seu consumo exacerbado pode causar problemas na tireoide. Por isso, é necessário não exagerar no consumo do chá. É indicado, ao menos, uma xícara ao dia. Como dica, tente optar pela alface orgânica, que não contém agrotóxicos.

Outro ponto negativo que o chá pode provocar são enjoos ou náuseas. Em último caso, vômitos. E por ser calmante e relaxante natural, há casos de efeitos sedativos após o consumo em altas doses.

Por que não devemos dar chá de alface a bebês?

Mesmo com tantas indicações, o chá de alface não deve ser dado a bebês. Primeiramente, eles devem ser alimentados com leite materno até seis meses de vida. E como o chá possui efeitos relaxantes, pode provocar intolerância nos bebês.

Mantenha a alimentação comum às crianças e bebês com mais de seis meses. Não tente reverter o ciclo comum das refeições, para não haver alterações metabólicas nos baixinhos. Como o organismo das crianças é mais sensível e podem provocar rejeições e efeitos como enjoos ou náuseas, vale a pena consultar o pediatra para tirar dúvidas e obter mais informações.

O chá de alface emagrece?

Por conter fibras e causar mais efeitos de saciedade, o chá de alface pode impedir o consumo exagerado de outros alimentos. Para casos de ansiedade, uma das características é comer compulsivamente. Por outro lado, o chá de alface possui efeito diurético que ajuda na eliminação de toxinas e alto teor de gorduras e açúcares do sangue.

Contudo, se você está de dieta, mantenha sua alimentação equilibrada e busque sempre obter orientações de especialistas indicados no assunto. Não opte por dietas que prometem fazer milagres. Alimentação adequada é importante para obter os resultados que espera.

Quais cuidados devem ser tomados ao consumir o chá de alface?

chá de alface

Como você percebeu na leitura, o chá de alface traz muito vigor à saúde. Seu consumo deve ser adequado para cada tipo de pessoa e suas necessidades. Rico em vitaminas e minerais, ajuda a equilibrar o organismo de forma natural e age como excelente soldado para o sistema imunológico.

Dentre seus benefícios, auxilia em dietas, previne doenças, fortalece o estômago, ajuda na visão, é antioxidante e age com eficiência como anti-inflamatório. Mas, seu consumo exagerado pode trazer problemas. Rico em cálcio e manganês, podem causar efeitos negativos na tireoide e rins. Por isso, mantenha as doses padronizadas e sem excesso.

Calmante e relaxante natural, o chá de alface contribui em tratamentos contra a ansiedade e problemas de tensões. Se está com transtornos emocionais, tente fazer uso do chá e sinta-se mais tranquilo.

E frisando outra vez, qualquer dica de produtos naturais para a saúde deve ser visto apenas como um apoio ou complemento e não substitui medicamentos e ou tratamentos aplicados. Avalie as necessidades reais antes de iniciar com o chá. Experimente o chá e sinta mais produtividade no dia a dia.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.