Tristeza profunda: conheça a duração, os sinais, como lidar e mais!

Tristeza profunda: conheça a duração, os sinais, como lidar e mais!

Sabia que seguir algumas dicas pode amenizar o sentimento da tristeza profunda? Para saber mais, confira este artigo!


O que é tristeza profunda?

Mulher triste e chorando.

De forma geral, pode-se dizer que a tristeza profunda é marcada pela presença de sentimentos que expressam cansaço emocional, dor, angústia e culpa. Por consequência, esse estado impossibilita a capacidade de lidar com clareza diante das situações que acontecem no dia a dia, além de resultar em pensamentos associados à falta de autoestima e à autocobrança.

Todavia, mesmo a tristeza profunda sendo algo prejudicial e duradouro, ela costuma ter seus efeitos minimizados com o tempo, não podendo ser considerada como um transtorno mental.

Situações desagradáveis ​​como a morte daqueles que ama, a perda de alguma posição profissional ou o término de relacionamentos ainda podem intensificar a tristeza profunda. Com o objetivo de entender mais sobre isso, confira as informações contidas neste artigo!

Tristeza profunda e depressão

Homem sozinho e triste.

Tendo em mente que a tristeza profunda costuma ser um dos principais sintomas da depressão, entender as relações entre essas duas condições emocionais pode ser de suma importância. Com base nisso, acompanhe mais a seguir!

Tristeza profunda ou depressão

Para identificar se há a presença da tristeza profunda em si ou como uma aliada da depressão, é preciso estar atento a alguns aspectos. Assim, tem-se que a tristeza profunda costuma durar horas ou dias e pode ter origem em alguma situação específica negativa.

Em contraponto, a depressão pode perdurar por meses ou anos, tendo raízes em fatores que podem colaborar para o desenvolvimento da doença, como deficiência para produzir alguma substância ou traumas. Tais diferenças podem auxiliar o reconhecimento de uma possível depressão. Logo, fique atento a todos os sinais para que, caso seja necessário, o tratamento seja realizado o mais rápido possível.

Tristeza profunda como sintoma de depressão

Vale ponderar que a tristeza profunda é um dos principais sintomas relacionados à depressão. Desse modo, essa tristeza costuma estar atrelada à perda de interesse pelas coisas cotidianas e pelo prazer de viver.

Com isso, a tristeza da depressão também pode vir à tona por conta do pessimismo, da baixa autoestima e do sentimento de inutilidade advindo da depressão. Isso faz com que a pessoa esteja em infelicidade por conta do estado emocional em que se encontra.

Duração da tristeza e da depressão

Sabe-se que a duração da tristeza e da depressão são diferentes, fator que auxilia no reconhecimento daquilo que alguém vem sentindo. Nesse sentido, a tristeza costuma ocorrer em decorrência de algumas situações desagradáveis, como a perda de pessoas queridas ou as decepções em âmbito profissional, tendo duração de algumas horas ou dias.

Com relação à depressão, caso não seja devidamente tratada, pode ter duração de meses ou anos. Em geral, quando a tristeza extrapola 15 dias, pode ser considerada como depressão.

Intensidade da tristeza e da depressão

De forma geral, a intensidade da tristeza não costuma afetar a produtividade, mantendo a realização das atividades rotineiras e obrigações conforme o esperado. Logo, mesmo emocionalmente abalado, o indivíduo consegue prosseguir com tarefas simples e se mantém consciente de suas responsabilidades, empenhando esforços para atendê-las.

No caso da depressão, é frequente que as pendências fiquem em segundo plano por conta do estado emocional em que a pessoa se encontra. A perda de energia e a falta de interesse em compromissos e deveres se torna nítida por sua intensidade, prejudicando o rendimento.

Sinais de tristeza profunda

O principal sinal da tristeza profunda está relacionado a um motivo, que o qual pode ser o término de um relacionamento ou um emprego, a morte de alguém querido ou as decepções em algum âmbito de sua vida. Tal causa poderá ser a responsável pelos sentimentos de infelicidade.

Sinais no corpo também podem ser notados, como choro, semblante abatido, aperto no coração e aumento na frequência cardíaca. Ao falar, é possível notar que a maioria dos assuntos gira em torno da causa pela tristeza, uma vez que a maioria dos pensamentos são tomados pela situação negativa que está sendo processada pelo lado emocional.

Como lidar com a tristeza profunda

Homem triste.

Ter em mente algumas dicas para aliviar a presença da tristeza profunda e conseguir lidar melhor com a causa responsável por ela é essencial. Sabendo disso, não deixe de acompanhar as informações listadas nos próximos tópicos!

Aceitação e compreensão

A aceitação é uma das melhores formas de aliviar a dor sentida com relação a alguma situação, uma vez que trará conforto e aliviará o sentimento de ansiedade e culpa advindos da tristeza.

Assim, tente ver o lado positivo daquilo que te abala. Por exemplo, caso tenha perdido o emprego, veja isso como uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio ou de conquistar uma vaga em algo que possa se identificar, pois, dessa forma, conseguirá tomar uma postura melhor diante do ocorrido.

Busque compreender o porquê de algo ter acontecido, em vez de se culpar, e tente se reconstruir, mesmo após ter passado por tudo o que passou.

Deixe a tristeza se manifestar

Por vezes, é comum que, ao experimentar a sensação da tristeza profunda, haja vergonha desse sentimento, fazendo com que ele seja reprimido com frequência. Caso haja necessidade, não deixe de permitir que sua tristeza se manifeste, mesmo que na presença de amigos, uma vez que eles compreenderão sua situação.

Saiba que você é uma pessoa forte, mas, às vezes, também precisará aliviar a sua dor de alguma forma, fazendo necessário a manifestação da tristeza por meio do desabafo com aqueles que confia ou pelo choro. Saiba que sentimentos reprimidos acabam tomando grandes proporções e podem se manifestar em problemas físicos, estresse e abalo mental. Dê espaço para a tristeza, mas saiba se levantar depois.

Aceitação da condição de vida

A aceitação de sua condição de vida é um fator que pode melhorar a forma como você vem lidando com a tristeza. Assim, respeite e valorize tudo aquilo que conquistou, reconhecendo todos os esforços que fez para adquirir o conhecimento e o conforto que possui.

Não prossiga com pensamentos que diminuem suas conquistas. Saiba aonde deseja chegar e trabalhe ativamente para isso. Contudo, aceite sua condição de vida e seja grato por ela.

A lembrança do seu valor

Tenha sempre em mente o seu valor e nunca se esqueça do seu potencial e da força que emprega para conquistar aquilo que almeja. Saiba que é uma pessoa de valor, levando em conta o carinho que os outros mantêm por você e a sua capacidade de contornar as situações.

Esteja ciente de que é forte e que já adquiriu grandes aprendizados pelas experiências que vivenciou, fazendo com que tenha propriedade para tomar suas decisões e encarar novos cenários. Sua dedicação pode ser alvo de reconhecimento e aplausos se souber se utilizar de suas habilidades. Logo, não tenha vergonha de exibir seu conhecimento e de ter orgulho de si.

Positividade

A positividade é uma das melhores formas de controlar o seu nível de tristeza e encontrar um equilíbrio entre seus sentimentos. Preze por se manter otimista, dando ênfase a todas as bênçãos que chegam até você e sendo grato pelas consequências boas que podem ser acrescentadas por suas ações.

Além disso, cerque seus pensamentos com ideias positivas e que exprimam agradecimento. Ao se abrir mais à positividade, em pouco tempo, perceberá que será tomado por emoções mais calmas e tranquilas, notando mudanças significativas em seu comportamento e na forma como encara sua própria realidade.

Mente ocupada

Ocupar a mente é uma ótima saída para a ocorrência frequente da tristeza profunda. Com base nisso, empenhar mais atenção naquilo que pode representar uma ocupação para seus pensamentos é de suma importância.

Assim, tente se concentrar mais nas pequenas coisas que faz em seu dia a dia e valorize a vida em pequenas atitudes. Busque prazer em meio à preparação de pratos na cozinha ou durante as atividades domésticas, por exemplo.

Além disso, dar atenção às questões associadas ao trabalho ou iniciar os estudos em algo que goste também pode ser de grande ajuda para que haja uma ocupação positiva de sua mente.

Distrações e prazer

Encontrar distrações e a prática de atividades prazerosas é uma alternativa para desviar sua atenção para o motivo da tristeza profunda. Com isso, direcionar mais foco para a realização daquilo que gosta pode colaborar em consequências positivas, uma vez que estará concentrado em algo que te traz prazer.

Portanto, permita-se mais e se entregue a novas experiências, pois elas farão com que se conecte mais consigo e esteja atento a questões que melhoram a sua saúde mental.

O sol como remédio

O sol é um ótimo remédio para combater a frequência da tristeza profunda, pois contribui para a produção de serotonina. Tal substância ajuda na sensação de satisfação, tranquilidade, calma e atenção, sendo possível visualizar melhoras em seu estado mental após o contato com a luz solar.

Além disso, a ausência da luz solar colabora para a ocorrência de sintomas que intensificariam a tristeza, como a insônia e minimização da vitamina D, fatores que dificultariam a manutenção dos aspectos emocionais. Então, a fim de garantir uma boa produção de serotonina e vitamina D, bem como combater a insônia, priorize estar em contato com o sol entre 10h da manhã e 15h da tarde.

A natureza também ajuda

O contato com a natureza é de grande ajuda para minimizar os sintomas da tristeza profunda. Nesse sentido, saiba que a proximidade semanal de duas horas com a natureza já garante mudanças significativas em seu bem-estar, exercendo melhoras em seu humor e aliviando o estresse.

Devido a isso, ao estar próximo à natureza, a sua saúde mental estará mais calma, podendo lidar de forma mais saudável com aquilo que te causa tristeza. Ao intensificar esse contato, poderá perceber maior relaxamento e tranquilidade para lidar com algumas questões.

Exercícios físicos

A prática constante de exercícios físicos proporciona a sensação de bem-estar e garante o aumento de sua autoestima, fazendo com que se dedique mais a si e preze pelo seu conforto. Atitudes voltadas ao amor próprio poderão ser ocasionadas em consequência, o que farão com que seu foco seja desviado daquilo que te traz tristeza.

As atividades físicas também estimulam a produção de neurotransmissores, entre os quais está a serotonina, promovendo o aumento no número de sinapses, as quais previnem a atrofia do hipocampo, que pode estar ligado à tristeza.

Amigos e familiares

O apoio de amigos e familiares é fundamental para que os efeitos da tristeza não tomem proporções maiores. Dessa forma, evitar o afastamento daqueles que ama é a melhor alternativa, já que eles podem te auxiliar a enfrentar o processo de recuperação da melhor forma.

Os amigos e familiares ainda podem estar ao seu lado em meio a atividades voltadas ao lazer, colaborando para que evite pensamentos relacionados àquilo que é responsável pela tristeza profunda. Portanto, não descarte a possibilidade de realizar mais interações saudáveis com aqueles que estão ao seu redor, uma vez que isso poderá ter impacto positivo na forma como você lida com a tristeza.

Alimentação adequada

Um problema frequente associado àqueles que mantêm quadros de tristeza profunda é o aumento ou a perda do apetite. Sendo assim, há aqueles que tendem a buscar alívio da situação na comida, fazendo com que a alimentação ocorra exageradamente e, por vezes, com a ausência de alimentos saudáveis.

Há também quem tende a perder o apetite, não conseguindo manter a rotina das refeições e podendo haver o esquecimento das mesmas. Isso se dá por conta da ligação do lado emocional com o estômago. Sendo assim, é preciso haver mais atenção quanto às questões alimentares, estabelecendo mais controle a si e definindo momentos para a alimentação, pois ela contribui para o seu bem-estar.

Autoconhecimento

O autoconhecimento se caracteriza pela capacidade de conhecer a si, entendendo seus verdadeiros sentimentos e desejos. No entanto, conhecer a si, ao estar passando por um momento de tristeza profunda, pode ser algo confuso, uma vez que suas emoções costumam se modificar e girar em torno do motivo que originou o estado triste.

De tal forma, tente olhar para dentro de si e entender o porquê de alguma situação te abalar tanto, buscando compreender o impacto que ela terá em sua vida e maneiras de enfrentar possíveis dificuldades. Lembre-se das suas capacidades e coloque em você o desejo de se recuperar e vivenciar um período de renovação e mudanças.

Ajuda psicológica

A ajuda psicológica é algo de grande relevância para que se possa ter progressos com relação ao seu estado emocional. Nesse sentido, procurar o apoio psicológico poderá fazer com que entenda melhor a situação que você vem vivenciando, podendo haver mais nitidez para identificar o que fazer.

Tal ajuda também é essencial para que a tristeza profunda não acabe evoluindo negativamente para a depressão, já que a persistência do sentimento de tristeza poderá colaborar para o desenvolvimento do transtorno mental.

Assim, buscar ajuda é de suma importância, pois você poderá garantir mais qualidade de vida e permitirá que os sintomas que vem sentindo sejam amenizados.

A tristeza profunda é perigosa?

Homem com tristeza.

A tristeza profunda é algo que, até certo ponto, não é alvo de sérias preocupações, uma vez que tende a durar algumas horas ou poucos dias.

Isso se dá por conta de alguma situação desagradável que tenha acontecido, podendo ser o rompimento de alguma parceria ou projeto, perda de alguém querido, prejuízos em algum âmbito e outros cenários que poderão ser compreendidos e contornados.

Assim, é natural que, com todo o apoio dos amigos e familiares, bem como o desejo de superação, o estado de tristeza profunda comesse a tomar dimensões menores e, aos poucos, as mudanças passem a ser aceitas e compreendidas.

No entanto, o perigo pode estar no fato de a tristeza profunda poder evoluir para a depressão, sobretudo, quando não é possível ver melhoras no estado de tristeza após 15 dias. Por conta disso, é essencial o apoio psicológico, para que não haja o desenvolvimento da tristeza para quadros mais graves!

Autor deste artigo

Olá! Sou Daniela Marques, paulista apaixonada, sagitariana e redatora.
Escrever, para mim, é estar em constante aprendizado e espalhar conhecimento! Fazer parte da equipe Sonho Astral está sendo algo incrível, visto que entender melhor acerca de nossos sonhos é de suma importância para visualizarmos nossas qualidades e pontos que devem ser melhorados!

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.