O que é o temperamento colérico? Características, tipos e mais!

O que é o temperamento colérico? Características, tipos e mais!

O colérico é uma pessoa que almeja coisas grandes e batalha muito por isso. É ambicioso,dedicado e, muitas vezes, explosivo. Confira!


Considerações gerais sobre o temperamento colérico

temperamento colerico

A personalidade humana é classificada em 4 tipos de temperamentos, que são: o colérico, sanguíneo, o melancólico e o fleumático. Cada uma delas apresenta qualidades e defeitos bem diferentes. Falando exclusivamente sobre as pessoas que possuem temperamento colérico, elas são movidas pelo agir, pelo fazer, sendo dotadas de um grande senso de liderança.

Os coléricos são, na maior parte do tempo, motivados e obstinados quando querem algo. O elemento que os representa é o fogo, mas não é simplesmente o fogo que queima. É o fogo que aquece e que faz a evolução. O fogo que movimenta o mundo. Porém, graças a essa impulsividade, eles podem ser bastante explosivos e arrogantes, o que pode ser prejudicial para o caminho que almejam. Saiba mais, a seguir.

Temperamento colérico, na infância e em relacionamentos

temperamento colerico

Os traços de personalidade e temperamento se manifestam ainda na infância e é importante observar os sinais demonstrados pelos coléricos ainda nessa fase de aprendizado e desenvolvimento, principalmente porque pessoas com esse tipo de traço de personalidade costumam ser bem independentes.

Confira agora um pouco sobre a infância e desenvolvimento de pessoas coléricas e como eles se comportam em seus relacionamentos!

O colérico

Antes de mais nada, é importante entender que o colérico tem uma maneira muito sua de se relacionar e de encarar o mundo, podendo parecer bem egoísta e frio em algumas situações. Muitas pessoas confundem esse tipo de comportamento com o sanguíneo, principalmente por ambos serem extrovertidos.

A característica principal do colérico é a força e determinação em grande parte dos aspectos da vida. Ele quer, ele se esforça e faz. Não mede muito as consequências. É impulsivo e sua capacidade de comunicação é incrível, já que tem um raciocínio muito rápido e preciso.

O elemento representante do comportamento colérico

O elemento que representa os coléricos é o fogo. O fogo é um elemento capaz de construir e destruir o que toca. Graças ao fogo, todo o avanço tecnológico foi possível e, por um simples descuido, ele pode consumir tudo que está ao nosso redor também.

E é exatamente essa a energia que a pessoa com o temperamento colérico emana. Eles têm um poder de construção muito grande, são vivazes e audaciosos. Eles querem, eles constroem, não importa quanto tempo demore ou o quanto custe. E, assim como o fogo, são destrutivos da mesma forma.

Coléricos na infância

As crianças com esse tipo são emotivas e agitadas. Normalmente, brincam de forma mais ativa. Podem não ser muito fáceis de lidar, sendo um pouco birrentas e até mal disciplinadas. Eles amam desafiar a autoridade de seus pais e tutores. Costumam ser irritadiços e trazem as emoções à flor da pele.

Os pequenos coléricos gostam de ser tratados como adultos e não gostam muito de ser ajudados. “Deixa que eu faço sozinho” é uma das frases que mais dizem. São alegres e fazem amigos por todos os lugares que vão. São otimistas e, mesmo com sua pouca experiência, gostam de dar conselhos.

Coléricos e relacionamentos

O perfil mais assertivo de relacionamento para o colérico é o fleumático. O perfil de ambos é complementar, já que a brutalidade e impulsividade do colérico é relevada dentro da passividade e tranquilidade do fleumático.

Além disso, o fleumático costuma ser muito indeciso, o que é ótimo para o colérico, que sempre tem uma opinião sobre tudo. O colérico conduz a relação, mas a dinâmica precisa ser muito conversada, porque a tendência é que ele tome o controle e, para uma relação fluir de maneira saudável, deve ser conduzida por ambos.

Principais desafios ao desenvolvimento dos coléricos

A prepotência pode ser um fator limitante na concepção de mundo do colérico. Uma pessoa não pode aprender aquilo que acha que já sabe e isso pode fazer com que ele fique dando ‘murro em ponta de faca’. O orgulho também é algo latente na personalidade deles, um traço que pode ser lido como prejudicial.

Eles preferem fazer do que observar ser feito, então o processo de aprender de maneira visual pode ser muito difícil para eles. O colérico prefere saber que dá errado fazendo errado. Normalmente, se colocam em risco por conta dessa impaciência.

Características de quem possui o temperamento colérico

temperamento colerico

O comportamento da pessoa colérica não é uma regra, porque não se pode universalizar uma personalidade. Porém, há uma série de fatores que são identificáveis em grande parte das pessoas com esse tipo de temperamento, classificando-os assim como um tipo. Confira agora as características mais comuns entre as pessoas de personalidade colérica e como identificá-las!

Ativos

A pessoa que tem o traço de personalidade conhecido como colérico ativo é alguém que definitivamente não precisa de muitos estímulos para começar a se movimentar. São pessoas que têm uma animação genuína e sempre estão se envolvendo ou criando projetos.

São naturalmente motivados e sempre buscam por melhorias na rotina. ‘Está tudo bem? Ótimo! Sinal que posso deixar melhor!’ é o dogma de pessoas com esse tipo de personalidade. Além disso, são lutadores natos e ótimos estrategistas.

Decisivos

Os coléricos decisivos são aqueles que gostam muito de tomar a frente de situações que as demais pessoas consideram arriscadas. Quando está de bem com a vida, ele ama estar nessa posição e sente-se confiante para decidir sobre tudo e todos.

É um líder nato e, com essa aptidão natural, eles sempre amparam pessoas mais ‘fracas’ naturalmente. Na infância, costuma cercar-se de amigos e os defende com unhas e dentes, pois sabe que é forte o suficiente para lidar com aquilo, haja o que houver.

Pouco emocionais

Esse traço costuma causar um pouco de dúvidas dentro do temperamento colérico, já que a frieza não é entendida popularmente por um traço de alguém com essa personalidade. De qualquer forma, os coléricos pouco emocionais são pessoas que têm uma frequência afetiva muito baixa, sendo muito seletiva em fazer amigos e também demonstrando um grande distanciamento emotivo.

Essas pessoas quase não demonstram compaixão, podendo ser até bem frios em relação às emoções dos outros. Normalmente, incomodam-se com o choro ou euforia alheia. Mas ainda são dotados de grande inteligência e ambição, além de uma capacidade comunicativa aumentada.

Práticos

Pessoas coléricas práticas são aquelas que estão sempre dispostas a pegar um atalho ou ajudar de alguma forma. Essas pessoas têm um raciocínio incrivelmente rápido e conseguem otimizar tempo e recursos como ninguém. São ótimos resolvendo problemas, desde os simples até os mais complexos.

A grande desvantagem dessa forma de organização é que, como são rápidos, não costumam avaliar muito bem as decisões, nem sempre acertando. São líderes natos e são muito espertos em algumas situações. Além disso, como pensam mais rápido que a maioria, têm fama de manipulador e de mandões.

Fortes e firmes

Uma pessoa que sabe o que quer, normalmente é muito incisiva em suas decisões e na maneira como se comporta. Esse é o caso dos coléricos. Sua força e certeza naquilo que acreditam e querem é uma das características mais marcantes do primeiro tipo de temperamento.

Eles são bons e eles sabem disso, fazendo com que se comportem de uma maneira que beira a arrogância. Eles são pessoas de uma personalidade muito singular. E quando desejam algo, eles ligam constantemente para conseguir.

Explosivos

Ser explosivo é um dos traços presentes na personalidade de pessoas coléricas. Esses picos de raiva são constantes, mas não são tão intensos quanto os de uma pessoa sanguínea. Isso porque, no meio do surto, o colérico faz uma pequena análise de danos e se policia.

Quando líderes, podem ser conflituosos e autoritários. Não gostam de ser desafiados e, principalmente, não gostam de que sua verdade seja colocada em dúvida. Porém, depois que estão mais calmos, normalmente voltam atrás e pedem desculpas, caso julguem necessário.

Intolerantes

Por serem dotados de uma personalidade forte e de uma capacidade de resolução muito grande, eles podem ser intolerantes e até insensíveis com as necessidades dos outros. Essa força descomunal que possuem podem deixar distantes de suas reais necessidades, sendo duros com os demais.

Mas essa intolerância se dá porque eles não enxergam as próprias dores. E, dessa forma, ignoram as dos demais. De qualquer forma, é uma característica que pode ser apontada e deve ser corrigida. As dores são dores, ainda que não nos doa.

Egocêntricos

É normal uma pessoa com um temperamento colérico priorizar mais suas necessidades, porque ela tem muito claro aonde quer chegar e, normalmente, ela não se importa muito com os meios que usará para isso. Pode se apresentar com um caráter duvidoso, principalmente quando estamos falando de seus interesses.

Essa pessoa tem uma dificuldade muito grande em ver a dor do outro, e seu mundo composto de 'eu' o distancia dessa empatia para lidar com o que o outro sente ou quer. 'Seja conduzido ou deixe-me' pode ser um pensamento comum na cabeça do colérico.

Impacientes

A velocidade e a dinâmica da vida são o que os move. Eles querem e querem para ontem! Sendo assim, os coléricos são extremamente impacientes quando se trata de suas necessidades e vontades.

Eles funcionam de maneira rápida e entendem que o mundo deve funcionar na mesma velocidade. Porém, quando você precisa de um favor, eles agem com a mesma rapidez, sendo o temperamento mais rápido e comprometido entre os 4.

Temperamentos coléricos primários

temperamento colerico

Nossa personalidade não é construída de uma maneira sólida, mas sim de uma forma complementar. Dessa forma, podemos ter mais de um traço de um tipo de temperamento em nossa personalidade. Esses cruzamentos podem ser feitos de forma primária ou secundária. Confira mais sobre essas personalidades cruzadas e como elas se manifestam durante a vida!

O que são

Os temperamentos coléricos primários são cruzamentos entre o temperamento colérico e os outros 3 temperamentos. São chamados de primários, pois trazem o temperamento colérico como base da personalidade, sendo apenas influenciado pelo temperamento complementar.

Vale dizer que essas personalidades são complexas, então os traços complementares podem variar entre as pessoas, porque personalidades não são unidades. De qualquer forma, o temperamento primário atua como uma espécie de signo e o secundário, um ascendente ou lua.

Colérico-sanguíneo

Quando o temperamento colérico se une ao temperamento sanguíneo, a pessoa é realmente inesquecível. Tanto positivamente quanto negativamente. Extremamente emotivo e explosivo, essa pessoa é uma bomba relógio. Costuma sem violento quando confrontado, embora seja persuasivo e tenha uma ótima oratória.

A prepotência é um traço muito presente em sua personalidade e justifica toda e qualquer ofensa como sendo 'sua opinião'. É determinado e muito focado em suas metas pessoais e profissionais. E, para conseguir o que quer, pode apelar para a chantagem emocional.

Colérico-melancólico

O colérico-melancólico se destaca por ser bem frio e calculista quando toma suas decisões práticas. Assim como o temperamento colérico conduz, são pessoas práticas e perspicazes na hora de traçar metas e conseguir as coisas que almejam. Ele não mede esforços para algo que realmente quer.

Porém, podem ser extremamente frios e insensíveis com os sentimentos e situações dos demais. Nem sempre é um bom líder, porque a baixa frequência afetiva o inibe de um senso empático, que compromete qualquer liderança saudável, agindo de maneira quase ditatorial.

Colérico-fleumático

Essa é uma combinação bem menos ácida quando falamos sobre alguém colérico, mas ainda sim sabe se defender muito bem, principalmente usando-se da ironia e do sarcasmo. Costuma ser bem frio nas relações interpessoais, mas nada próximo de um colérico-melancólico.

Além disso, são pessoas rancorosas e extremamente teimosas, como grande parte dos coléricos. O orgulho também é uma das qualidades mais difíceis de lidar em pessoas com esse tipo de comportamento. Quando erram, eles seguem até o fim afirmando que estão certos.

Temperamentos coléricos secundários

temperamento colerico

Assim como existem os coléricos que mesclam-se com algum outro temperamento, existem pessoas que têm os outros temperamentos que são mesclados com o colérico. E, por mais parecidos que sejam, não são a mesma coisa, já que o temperamento predominante é outro.

Confira agora os temperamentos melancólico, fleumático e sanguíneo combinados com o colérico e como isso afeta a vida de quem os tem!

O que são

Quando entendemos que a nossa personalidade é composta de várias partes desiguais, é mais fácil de ver que podemos ter características múltiplas, ainda que uma se sobressaia. Quando os outros temperamentos mesclam-se com o colérico, características desse tipo de organização são incorporadas na personalidade dessas pessoas.

Porém, em um nível bem inferior ao que seria se o temperamento predominante fosse o colérico. Normalmente, esses temperamentos exteriorizam as características mais marcantes de cada tipo, sendo fácil definir, por exemplo, a diferença entre alguém fleumático-colérico de alguém colérico-fleumático.

Sanguíneo-colérico

As pessoas que têm esse tipo de personalidade são rodeadas de amigos e pessoas que os querem bem. São conhecidos por falar muito e alto. Se expressam bem e normalmente trazem uma impaciência colérica em grande parte das situações do dia a dia.

Além disso, não voltam atrás quando têm uma ideia na cabeça, embasando suas opiniões até o quanto conseguem. São irônicos, por vezes até debochados. Têm uma facilidade muito grande em arrumar briga, mas são em grande parte superficiais. Quando é assim, eles retomam a relação, como se nada tivesse acontecido.

Melancólico-colérico

Um melancólico-colérico é irritadiço e está quase sempre com a cara fechada. São absurdamente exigentes e não apenas com os outros, mas com as próprias competências. Por viver nessa eterna cobrança da perfeição, são críticos e podem até ser um pouco agressivos.

Eles têm padrões altos que almejam e, caso fique muito distante do que esperava, podem se tornar insuportáveis de se conviver, tornando-se hostis, rebeldes e até vingativos. Eles não gostam de que não se contraponham ao que planejaram e não medem esforços para fazer com que paguem pelo erro. São implacáveis e extremamente inteligentes.

Fleumático-colérico

Quando uma pessoa é entendida com esse tipo de temperamento misto, ela demonstra uma paciência muito grande para lidar com tudo e todos ao seu redor, como é característico dos fleumáticos. É calmo, mas também não se pode abusar, já que quando chega em seu limite, pode fazer um espetáculo digno de um colérico.

Trabalha com pontos determinantes em sua vida, seu senso de empatia é aguçado e ele quer ajudar todos a chegar junto com ele. É teimoso, não gosta de ser confrontado e quando magoado, diferente de todos os outros temperamentos, usa o silêncio como sua arma mortal. É preocupado, prestativo, esforçado e, quase sempre, está pensando em como melhorar.

Diferentes temperamentos e personalidade

temperamento colerico

O colérico é apenas o primeiro dos 4 tipos de temperamentos que já foram classificados. Entender sobre os outros três é importante para saber diferenciar quais características se tem de cada um e como classificar a sua personalidade e a dos demais. Confira agora as principais características de cada temperamento e como elas se diferem entre si!

Os diferentes temperamentos

Quando falamos de temperamentos, falamos sobre as organizações individuais de personalidade, humor e emocionais que compõem uma pessoa. Essa é a maneira mais básica de classificar um grupo de comportamentos similares. Dessa forma, as classificações em comum sempre trazem visões parecidas de mundo e suas interações dentro dele.

E, quando, mesmo que de forma lúdica, as padronizamos, conseguimos fazer um contato melhor com as pessoas e seus comportamentos próximos, fazendo com que a relação interpessoal seja mais próxima e clara, além de serem ótimas para o autoconhecimento, já que todos temos algum dos quatro temperamentos.

Melancólicos, fleumáticos e sanguíneos

Melancólicos são pessoas bem sensíveis, que normalmente se sentem sozinhas e isoladas, além de serem bem pessimistas. A timidez é uma parte expressiva do comportamento dos melancólicos e ela faz com que retraiam seus sentimentos, lidando com tudo sozinhos. Dessa forma, sentem-se solitários e pessimistas, criando um looping infinito.

Em contrapartida, uma pessoa com um temperamento sanguíneo é alguém que você sempre vai notar. São falantes, alegres e vivazes. Além disso, sentem tudo de maneira intensa. Odeiam muito, amam muito, não existe gostar no mundo deles. São expressivos e a oratória é impecável. São exagerados e se adaptam muito fácil aos lugares.

E, por fim, temos o temperamento fleumático, diferente dos outros dois, é doce, paciente e sempre analisa a situação toda antes de agir. Normalmente são calmos e demoram muito até estarem realmente incomodados com algo. São prestativos e simpáticos, mas não são bobos não. A maneira de se comportar os deixa em vantagem para observar e conhecer todos ao redor.

Temperamento e personalidade

Os temperamentos e personalidades entre os quatro tipos são muito discrepantes entre si. A ideia é que cada um deles apresente um extremo e, combinado com alguns traços de outra personalidade, deixe a pessoa com uma personalidade mais sóbria, sensata. Se analisarmos friamente e tentarmos colocar as quatro em uma sala, elas jamais se dariam bem.

Um melancólico é alguém absurdamente pessimista, que jamais se daria bem com a efusão constante de alegria que o sanguíneo apresenta. Uma pessoa ativa e inquieta como o colérico perderia a paciência com a passividade do fleumático. Elas são contrapostas e complementares, o que faz muito sentido quando analisamos como um todo.

Como aproveitar melhor o temperamento colérico no ambiente de trabalho?

temperamento colerico

Uma pessoa que tem como personalidade o temperamento colérico é uma ótima aliada no ambiente corporativo. Sua força de vontade e determinação são o atrativo que toda empresa busca. Elas pensam rápido, são dinâmicas e práticas, usando tudo isso para buscar soluções para os mais diversos problemas e circunstâncias diárias.

Um bom aproveitamento dessa personalidade seria buscar espaços para ouvir. Pode parecer difícil no começo, principalmente porque são muito inquietos, mas parar para ouvir os colegas pode ser um grande trampolim para o cargo dos sonhos. Quando somos ouvintes, nos tornamos confidentes. Como confidentes, ganhamos confiança e, com essa confiança, somos mais próximos e ganhamos aliados.

Além disso, ouvindo é que aprendemos e conquistamos a simpatia, que é bem importante quando queremos liderar. Lembre-se, nem sempre é mais seguro ser temido do que amado.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias relacionamentos

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.