O que é bloqueio emocional: o que é, sintomas, como lidar e mais!

O que é bloqueio emocional: o que é, sintomas, como lidar e mais!

Como um travamento, o bloqueio emocional também pode ser compreendido como um obstáculo que impede determinados sentimentos. Saiba mais!


O que é bloqueio emocional?

Fotografia representando o bloqueio emocional, mulher escondendo o rosto com a mão. Acima da mão, um X indicando traumas e bloqueios

Agindo como uma defesa do inconsciente humano, o bloqueio emocional trabalha para evitar uma frustração ou sofrimento. Por mais que algumas pessoas passem por esse processo, elas tentam ignorar e seguir com os seus percursos. Não evitando o incômodo, não assumem diretamente uma postura para tentar lidar.

Compreendendo as dificuldades para encarar situações como essas, elas não podem se agarrar ao processo emocional sólido. Criando uma ilusão confortável, também passam a ideia de que elas estão sabendo conduzir. Fugindo elas tentam amenizar, mas acabam prolongando o desconforto. Leia o artigo para compreender as consequências do bloqueio emocional!

Causas e agravantes do bloqueio emocional

Fotografia ilustrativa da baixa autoestima. Mulher de cabeça baixa. Atrás dela, um painel que mostra a força, representada por músculos dos braços em um desenho

Existem algumas causas e agravantes que desenvolvem o bloqueio emocional, além de contribuírem negativamente para o crescimento. Com a baixa autoestima, também indica traumas, ambientes, relacionamentos e rejeições. Sendo assim, todos esses sentimentos crescem constantemente, causando desconforto e mesmo com as tentativas para ignorá-los.

Mais do que isso, ambos os processos falam sobre um equilíbrio que é difícil de encontrar, principalmente com coisas que aconteceram no passado, como experiências, momentos e até situações que fizeram uma pessoa nutrir este desconforto interno. Continue lendo o artigo para entender as questões que podem desenvolver o bloqueio emocional!

Baixa autoestima

Constituída pela falta de segurança, a baixa autoestima está ligada ao bloqueio emocional e faz com que uma pessoa crie barreiras internas. Começando pela desconfiança, que pode causar julgamentos, ela fica com medo de se apresentar e combatendo algumas de suas capacidades.

Não acreditar no próprio potencial faz com que sejam nutridos sentimentos negativos como esses, além de ir agravando cada vez mais a situação, sem saber lidar. Por mais que seja difícil, é necessário se colocar numa posição com a finalidade de prioridade, além do alcance pleno e cheio de autoestima.

Traumas

Os traumas agem no desenvolvimento de uma pessoa, além do bloqueio emocional causado por experiências desconfortáveis. Existindo a possibilidade de não saber lidar com eles, estimula o medo e o sofrimento. Mais do que isso, pode criar uma barreira específica e para se proteger de outros sentimentos.

Com o pessimismo também evidenciado, algumas outras situações podem ser encontradas no caminho e a tornando cada vez mais covarde com as experiências. Logo, o medo de sentir aquela dor novamente faz com que se apresente na defensiva, além do incômodo que pode ter.

Rejeição

A pessoa que passou por alguma situação traumática se sente amedrontada e com o receio de tentar novamente por uma possível rejeição. Com o medo do julgamento, se priva de algumas coisas, fazendo com que se crie uma barreira específica para não sentir a dor novamente.

Dessa forma, isso pode se tornar uma preocupação constante, já que não se sente confortável em determinados lugares, evitando, até mesmo, sair de casa. Pela não superação de uma situação, projeta uma realidade onde ela poderá ser vista como uma piada e motivo do deboche alheio.

Relacionamentos

Independentemente do relacionamento e podendo ser amoroso ou familiar, um indivíduo pode ter vivenciado algo complicado, estimulando o bloqueio emocional. A mente pode ser afetada, influenciada, fazendo com que comece a se comportar de uma maneira um tanto quanto incomum.

Sempre com a desconfiança ressaltada, não consegue se sentir seguro e nem confia mais como antes. Por mais que ainda tenha um certo sentimento por alguém, se sente barrado neste sentido e não consegue acreditar mais. Também com o medo de se machucar novamente, ele evita e não consegue desenvolver algo saudável.

Ambientes

Os lugares que uma pessoa já passou ou, até mesmo, aquele que ela vive pode ter uma influência negativa, além do modo como ela enxerga o mundo. Assim, o bloqueio emocional pode ter sido criado e desenvolvido no trabalho, em casa ou em outro ambiente. Se um funcionário se sentir pressionado, isso pode fazer com que ele estimule um desconforto e ansiedade, por exemplo.

A cobrança fora desse âmbito também pode ser incluída com alguém avaliando constantemente as atitudes. Isso pode fazer com que se crie esse processo desconfortável, além da insegurança que pode ser constituída desnecessariamente e com um único propósito.

Sintomas de bloqueio emocional

Mulher isolada, sentada em uma cadeira, triste

É possível identificar alguns sintomas que causam o bloqueio emocional, além do que eles podem constituir internamente em uma pessoa. Criando um certo bloqueio, ela se enxerga em situações que podem se alavancar de forma negativa, com algumas especificações neste campo.

Evitando o convívio social, desenvolve a ansiedade, se desinteressa pelas coisas, vive apenas com sentimentos e ações negativas, conta com as dificuldades para tomar algumas decisões, quando passa a sentir tudo isso como sintoma físico. Mais do que isso, só mesmo a barreira que se cria para evitar alguns sentimentos. Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre os sintomas do bloqueio emocional!

Evitar experiências sociais

A falta do convívio social pode se resultar diante de experiências traumáticas construídas, fazendo com que se estimule o bloqueio emocional. Logo, uma pessoa pode criar efeitos preocupantes, sem o auxílio de alguém, podendo desenvolver sentimentos não prósperos.

Além disso, há uma tentativa de se adequar em um sistema que evita certas situações, pois a vida não se desenvolve nos aspectos necessários. Dessa forma, vive se mantendo em uma bolha pessoal. Então, por mais que tenha receio de se mostrar ao mundo, é importante se esforçar para tentar levar uma vida saudável e confortável.

Ansiedade diante das situações

Situações desconfortáveis podem gerar a ansiedade, além do bloqueio emocional constituído diante de uma experiência não favorável. Nutrindo cada vez mais esse desconforto, quem tem esse bloqueio não conta com a segurança que precisa para construir um percurso saudável e, muitas vezes, não busca o apoio que precisa. 

Indo além desta questão específica, um indivíduo evita desenvolver a ansiedade ao não conseguir fugir dela, sofrendo antecipadamente. Situações que o colocaram sob a parede também podem desenvolver uma bolha de proteção e alimentando este processo negativo.

Total desinteresse

O desinteresse pode ser alimentado diante do bloqueio emocional, porque além desse sentido construído e desenvolvido, o indivíduo faz por fazer. Dessa forma, para cumprir apenas com suas obrigações, se mantém naquilo por necessidade, sem estímulo. Mais do que isso, ele não consegue se desprender desses sentimentos.

Além disso, podendo sufocar, tenta se estabelecer e sem tanto sucesso. Desinteressado por outras questões, precisa de algo que o coloque para cima e o tire do sofrimento. Portanto, se torna complicado chamar a atenção dele e desenvolver aquele processo que cria a ambição pelo crescimento.

Emoções negativas constantes

As emoções negativas podem se tornar constantes na vida de uma pessoa, além delas serem estimuladas pelo bloqueio emocional. Alguma experiência, situação ou constrangimento pode ter feito com que ela tenha uma perspectiva incomum da vida, além de construir pensamentos não prósperos.

Se mantendo numa crescente de emoções neste sentido, não enxerga uma luz no fim túnel e só vê tudo por uma amplitude negativa das coisas. Por mais que seja uma situação complicada, precisa criar lentamente dentro de si uma postura que irá refletir por fora e tirar desta situação desfavorável.

Dificuldade com decisões

Ter dificuldade para tomar alguma decisão pode causar um sentimento impotente. Além de ter sido criado pelo bloqueio emocional, esses sentimentos causam desconforto, pois a pessoa não consegue se mexer para mudar uma situação, por exemplo. Se mantendo estagnada, também tenta ignorar a situação, fazendo com que não saia deste processo.

Portanto, uma iniciativa deve ser tomada, tendo em vista que não irá saber o que vai acontecer depois e se segurando dentro desta perspectiva sufocante. Uma hora ou outra precisará se mexer, não conseguindo evitar uma frustração. Então, o primeiro passo é sair da zona de conforto e se arriscar.

Sintomas físicos

Diante de todos os outros processos que causam o bloqueio emocional, o físico também pode sofrer algumas alterações. O que vem de dentro reflete por fora, podendo causar sintomas graves, criando uma necessidade importante em ter o auxílio de um profissional. Por mais que esses sentimentos sejam complicados de controlar, sem o equilíbrio as coisas podem piorar. 

Enxaquecas e desgastes se intensificam, transformando em algo que mais cedo ou mais tarde iria se transformar. Sendo assim, um profissional qualificado poderá ter noção daquilo que ela está enfrentando, indicando processos saudáveis para uma conduta que a ajudará a ter uma vida próspera.

Como lidar com bloqueio emocional

Pessoa pensativa, com as mãos sobre a cabeça

Para conseguir lidar com o bloqueio emocional é preciso assumir que ele está presente na vida, além de compreender os efeitos que ele causa nesse percurso. A partir desses princípios, é possível seguir, passando por cima de algumas cicatrizes que ele deixou.

Trabalhar esse sentimento é importante para a resolução, conseguindo colocar nos eixos os processos que causaram ele e deixando tudo no passado. Por mais que exista uma certa dificuldade, é importante entrar em contato com um profissional e para ter o auxílio necessário.

Dê continuidade na leitura do artigo para entender as coisas que precisam ser feitas para que esse impasse seja solucionado!

Admita que tem um problema

Sendo comum uma pessoa depositar na outra um problema para fugir dele, o bloqueio emocional precisa ser compreendido e aceito, além de se colocar numa situação para a resolução. Logo, não evitar essa atitude, fará com que se tenha percepção daquilo que atinge, podendo entrar em ação e se livrar.

Logo, ficar ciente deste desconforto é uma forma de conseguir eliminá-lo, além de se desamarrar das complicações emocionais que ele causou. Assim, é preciso usar o individualismo e propriedade, porque apenas uma pessoa pode conduzir esta situação, pois sem se agarrar aos outros, conseguirá fugir desse problema.

Assuma a responsabilidade

Chamar a responsabilidade é uma forma de se livrar do bloqueio emocional, tendo em vista que apenas a pessoa conseguirá sair desta situação. Podendo ter o auxílio e a ajuda de outras pessoas, precisa agir com a própria maturidade e enfrentar o que tiver que enfrentar.

Mais do que isso, a solução e o conforto só virão com a responsabilidade ativada. Por isso, tomar partido daquilo que aflige é a forma mais eficaz e certeira, além conseguir conduzir. Tendo calma e se preparando, o problema será solucionado e trará a paz que tanto almejou.

Aceite as emoções

Quando uma pessoa reconhece aquilo que ela sente e passa, o processo para se livrar do bloqueio emocional acontece. Logo, compreender tudo aquilo que vem de dentro também é uma forma de conseguir conduzir, além de ter mais clareza sobre as coisas que estão disponíveis para se viver.

Dessa forma, dar este passo é essencial, além de entender a funcionalidade. Algumas pessoas se acostumam dentro de uma exigência para esconder aquilo que elas sentem, mas essa não é a maneira correta de lidar com tudo isso, pois com o risco de pagar muito caro, sentirá os efeitos lá na frente.

Entenda a origem

Compreender o funcionamento é necessário, mas também é preciso saber de onde o bloqueio emocional está se constituindo, tendo em vista que o autoconhecimento é algo que todos devem adquirir, além de compreenderem como as histórias foram sendo desenvolvidas e identificadas.

Os traumas que elas carregam são as coisas que foram se formulando em feridas, além de estarem no inconsciente. Portanto, existem maneiras para encontrar o propósito, conseguindo repaginá-los e permitindo dar outro sentido para o percurso da vida. As atitudes destrutivas estão por aí, mas quem decide enraizá-las são os próprios indivíduos.

Desenvolver inteligência emocional

Desmitificar um bloqueio emocional pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, mas essa ação é necessária para conseguir criar essa barreira. Logo, na tentativa de solucionar os impasses, terá uma experiência nova e conseguindo conduzir estas necessidades. Encontrar um novo sentido fará com que a dor seja amenizada.

Sendo assim, a consciência só virá com a inteligência emocional desenvolvida, dando aquela profundidade e conhecimento sobre o que vem de dentro. A história de uma vida poderá contar com as emoções envolvidas, além de um percurso extremamente saudável. Os traumas também poderão ser dissolvidos e eliminando aquilo que não serve.

A positividade pode ajudar

É compreensível que algumas pessoas não consigam conduzir o bloqueio emocional. Por mais que exista aquela vontade de seguir, algo as puxa para trás. Tendo um impasse para um movimento progressista, a positividade pode ser uma forma dela conseguir ir se livrando.

Logo, com as emoções e ações sendo travadas, este auxílio do que é positivo pode fazer com que se sinta confortável. Para impulsionar, é preciso utilizar estas possibilidades, além de se adequar em comportamentos que possibilitam o processo em busca de uma estabilidade. Portanto, precisa deste aspecto necessário para conseguir se desamarrar.

Procure a terapia

Para conseguir estabilizar e, até mesmo, se livrar do bloqueio emocional, a terapia é uma forma de tratar aquilo que incomoda. Assim, um profissional altamente qualificado consegue colaborar para o desenvolvimento desse aspecto, além de indicar fórmulas capazes de eliminar este desconforto.

Assim, conseguindo trabalhar a confiança, coragem e responsabilidade, terá ótimos resultados. Com a finalidade de se manter longe daquilo que aflige, o indivíduo terá mais liberdade. Então, nada exclui a necessidade de buscar por terapia, sendo que ela também é indicada para outros processos que deixam as pessoas estagnadas e sem ação.

Como identificar o bloqueio emocional?

Imagem ilustrativa. Caixinhas de madeira com emojis simbolizando o bom humor, a decepção e a tristeza

Diante da insegurança, baixa autoestima e desconfiança, o bloqueio emocional se transforma. Limitando as pessoas que passam por esse processo incômodo, alguns costumes e elementos se tornam difíceis, fazendo com que se comprometam diante deste desconforto. Logo, é possível visualizá-lo perante os sintomas do medo.

Ao invalidar também as ações de uma pessoa, ela não consegue se recuperar e se entrega facilmente para este bloqueio. Portanto, quando conseguir entender a raiz deste impasse, a pessoa poderá começar a desenvolver a coragem e condução. Sendo complicado, muitos se tornam reféns das negatividades e destruições internas. Ser visionário faz com que se tenha uma nova percepção da vida, além de compreendê-la por sua totalidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado relacionamentos

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.