Como dormir? Conheça os benefícios do sono e como dormir melhor!

Como dormir? Conheça os benefícios do sono e como dormir melhor!

Todo mundo ama dormir, mas muitos não sabem quais os processos envolvidos nessa ação. Confira aqui como dormir e todos os benefícios que o sono pode trazer!


Como dormir corretamente?

Mulher dormindo

Dormir é uma parte imprescindível na vida de qualquer pessoa. Com um sono correto, vários pontos positivos são gerados para a vida dos indivíduos, como a longevidade ou o fato de conseguir ser mais produtivo. Por isso, é importante saber como dormir corretamente para conseguir aproveitar todas as benesses que um sono traz.

Por essa razão, existem vários fatores que interferem na hora de dormir e há diversos meios de dormir de modo certo. Assim, dormir perfeitamente pode abranger o horário, a quantidade de horas que você fica no sono, a qualidade do sono e a posição que você se deita para pegar no sono. Todas essas questões interferem em como dormir.

Mas, falando em posição, a forma correta é dormir de lado ou de barriga para cima, de acordo com estudiosos. Ainda, a perna tem que está flexionada. Para ficar por dentro do assunto e saber de tudo sobre essa ação essencial para vida, acompanhe o restante do texto que se segue e tire suas conclusões com base no conteúdo. Aproveite a leitura!

Mais sobre o sono

Homem dormindo

O sono é envolvo em vários mistérios que nem mesmo os cientistas chegaram em um consenso. Mas, sabe-se que é nessa fase de descanso que o corpo renasce, pois há uma intensa atividade química na produção, transformação e eliminação de substâncias, além de ter uma produção de hormônios essenciais para o corpo

Portanto, o sono é uma fase que prepara a constituição física para o seu funcionamento no dia seguinte. Por ser um assunto inesgotável, permaneça na leitura e faça uma análise de modo pormenorizado, olhando todas as informações referentes ao tema. Veja e entenda tudo abaixo!

Por que precisamos dormir?

O corpo humano é uma obra perfeita, todavia não é uma máquina, mesmo as máquinas precisam recarregar suas energias para agirem novamente em ótimo estado. Com isso, o ser humano também necessita regenerar suas forças para seu corpo voltar outra vez ao funcionamento correto. Por isso, é importante que os indivíduos durmam, pois o seu corpo pede e precisa de um descanso.

Portanto, mesmo que a pessoa não queira e coloque meios que impeça o sono, ela sente o impacto do corpo pedindo essa pausa para renovar suas energias vitais e voltar para a ativa. E o simples fato de juntar ferramentas para impedir o sono mostra que o corpo está desligando, mas você está tentando deixar ele ligado.

O que acontece com o nosso corpo quando dormimos?

Há sempre uma interrogação em relação ao que acontece com o corpo quando ele se desliga para o sono. Obviamente, ele não se desliga, mas desempenha as atividades necessárias que só podem ser exercidas com o corpo na inércia.

Por isso, enquanto você dorme, o seu ritmo cardíaco diminui, pois você precisa repor suas energias, então, tudo vai ficando mais lento, como a própria respiração. Ainda, alguns órgãos têm o seu período de trabalho durante essa fase do sono, pois os resultados desse funcionamento são para quando o corpo estiver em movimento e acordo.

O que acontece se somos privados do sono?

A privação do sono de uma pessoa significa, basicamente, a privação da sua vida, pois o seu corpo e mente não aguentam essa isenção involuntária do sono. Logo, se o indivíduo for retirado do seu direito de dormir, suas funções cognitivas vão ser fortemente afetadas, especialmente se forem noites sem dormir seguidas.

Funções essas que são a memória, o raciocínio, capacidade de resolver impasses. Portanto, simplesmente, você vai acabar morrendo aos poucos. Primeiramente, vai perdendo suas habilidades, sua força, todo tipo de capacidade que você tenha e, dessa forma, seu período de vida vai se encurtando.

Benefícios de dormir

Mulher acordando feliz, desligando o relógio despertador

A ação de dormir produz muitos benefícios para a saúde do ser humano. Por causa dela, o corpo humano consegue se reerguer e outras funções do corpo vão ser afetadas de modo positivo. Por essa razão, você deve conferir como isso está ligado a melhora do humor, melhora do raciocínio, da imunidade e muito mais. Por isso, veja abaixo todas as informações sobre os benefícios de dormir!

Melhora o humor

Dormir auxilia o organismo de muitas formas e deixa a mente descansada. Por essa razão, um dos benefícios de dormir é a melhora do humor, pois um cérebro cansado é um órgão infeliz, pessimista, estressado, observando que a produção de serotonina, que é o hormônio responsável pelo humor, é menor.

Portanto, pessoas que dormem bem são indivíduos mais felizes, mais dispostos, pois tem a serotonina ativa. Enfim, caso você tenha que melhorar o seu humor, não descarte a possibilidade de tirar uma ótima noite de sono, assim, aproveitar desse ponto positivo no seu estado de espírito.

Melhora o raciocínio

Com uma perfeita noite de sono, o grupo social pode se beneficiar na melhora do raciocínio, pois o órgão cerebral vai estar com as novas energias, logo, vai estar preparado para fazer melhores conexões na vida prática.

Quem não tiver um bom descanso durante o sono, possivelmente vai ter problemas de cognição, como não conseguir resolver problemas básicos de matemática. Por esse modo, é marcante o efeito que a atividade de dormir gera na produção de racionalidade do indivíduo nas tarefas básicas e nas mais complexas.

Melhora a imunidade

Quando o organismo tem o merecido descanso para voltar a atividade, o sistema imunológico é diretamente afetado de maneira positiva, pois quando o corpo está no processo do sono, a produção de elementos a mais para imunidade é constante, como a produção de proteínas. Por isso, sono adequado é um ótimo e eficaz remédio contra eventuais ataques ao sistema imunológico.

Ajuda a manter o peso

Mesmo em um estado de descanso, o corpo não para, pelo contrário, ele trabalha, mas de um modo adaptado ao estado que se encontra. Por causa desse trabalho, as gorduras são queimadas, pois é delas que o corpo vai procurar tirar sua energia para iniciar, completar e finalizar todo processo que tem que fazer no organismo durante o sono.

Reduz o estresse

O estresse tem diversas causas, mas a solução pode ser centrada em uma única ação: dormir. Por isso, como antídoto para redução do estresse, o sono é um caminho ideal para alcançar esse objetivo. Assim, enquanto o corpo e a mente descansam, a fabricação de substâncias, como o cortisol e adrenalina, são diminuídas, fazendo, portanto, que a sensação de estresse também diminua.

Caso você sofra de uma rotina ou vida estressante, não esqueça de dormir bem, pois esse fato vai te gerar uma redução nesse sentimento ultrajante.

Faz bem para a pele

A pele é o maior órgão do corpo e tudo a impacta, principalmente como a pessoa leva vida. Por isso, é notório que quem possui noites ótimas de sono ostenta peles impecáveis, brilhosas, com menos linhas de expressão e demonstra um aspecto mais saudável. Esse fato acontece, porque quando você está no momento do sono, as células se renovam.

Ainda, esse fato supracitado ocorre pela produção de melatonina, que é um hormônio produzido pelo corpo e tem como uma de suas responsabilidades a estimulação da produção de colágeno e impedem sua degradação.

Como dormir melhor?

Mulher ouvindo música relaxante com um fone de ouvido

Para colher os resultados positivos produzidos pelo sono, é necessário saber como dormir melhor e tudo fluir melhor na sua vida. Para tanto, há diversos meios que podem ser utilizados para conseguir alcançar esse objetivo, pois cada pessoa tem uma forma única de ser tocado subjetivamente com um efeito relaxante, mas fórmulas generalistas podem ajudar.

Por esse motivo, permaneça na leitura para conferir como alguns caminhos podem levar ao ato de dormir melhor, como a técnica 4-7-8, a prática de Yoga, meditação e afins. Então, leia, entenda e escolha qual é o melhor para o seu caso ou para alguém próximo!

Técnica 4-7-8

É sabido que várias técnicas são desenvolvidas voltadas para a produção de sono, assim, fazendo o descanso ser aproveitado. Dentre esses mecanismos citados, tem-se a técnica 4-7-8, que é uma técnica de respiração eficaz para dormir melhor. Assim, para fazer ela, você precisa posicionar sua língua no céu da boca, atrás dos dentes incisivos superiores.

Na próxima etapa, você vai expirar o ar pela boca com ela na posição anterior, de modo que faça um ruído de brisa. Depois, feche a sua boca, mas mantendo toda questão anterior da língua, e inspire de maneira calma e conte mentalmente até quatro. Em seguida, prenda a respiração e conte até sete, depois solte o ar pela boca durante um tempo de oito minutos.

Ainda, para que o procedimento citado dê certo e tenha seus resultados concretizados, você deve fazer os passos supracitados da técnica, no mínimo, três vezes. Depois de um tempo, o processo fica mais automático.

Pratique yoga, meditação e atividades relaxantes

Os movimentos suaves e relaxantes deixam o corpo mais suscetível para ter um descanso mais adequado. Dentre esses movimentos, destacam-se o Yoga, a meditação e as atividades relaxantes. Isso porque, elas conseguem gerar uma paz interior, o que ajuda no aliviamento das tensões e preocupações que, muitas vezes, tiram o sono e impedem da pessoa desenvolver um repouso ideal.

Portanto, pratique essas ações supracitadas, pois você vai ver a diferença do seu sono com a implementação delas. Enfim, elas vão gerar um relaxamento profundo, o que é importante para o corpo antes de se deitar.

Pratique exercícios durante o dia

Mexer o corpo sempre esteve associado com a melhora da saúde como um todo, incluindo o sono. Por esse modo, quem pratica qualquer atividade física tem um sono melhor e chega nele mais rápido que os que não o fazem. Ainda, os exercícios são vistos como uma forma não-farmacológica para melhoria do descanso noturno.

Por essa razão, se quiser dormir de maneira sadia e rápida, pratique exercícios físicos durante o dia. Também, lembre-se que essas práticas físicas devem ser feitas horas antes de dormir, pois no momento em que são feitas, elas te deixam desperto e o cansaço só vai aparecer depois de um tempo do ato praticado.

Defina seus horários

O corpo reconhece o momento que está inserido e de que modo ele deve agir. Por essa razão, definir seus horários é relevante para manter uma rotina equilibrada e que o corpo saiba o momento certo de descansar. Portanto, delimite os tempos para cada coisa, principalmente não fazer nada de diferente no período noturno, como começar a trabalhar, estudar ou fazer qualquer coisa.

Sem essa delimitação, a constituição física humana não sabe ao certo quando é para descansar, acordar, e isso gera uma confusão, o que certamente prejudica totalmente a condição que o sono vai se manifestar.

Não durma durante o dia

Para a melhora do sono, é preciso que você não durma durante o dia, mesmo que esteja cansado. Isso não é recomendado, porque o corpo descansa no horário errado, assim, ele vai trocar o dia pela noite e vai desregular todo relógio biológico do ser humano.

Então, se você descansa no período matutino, quando chegar o período noturno, você não vai sentir a necessidade desse repouso e vira um ciclo. Então, essa troca afeta diretamente de modo negativo a capacidade de dormir de uma maneira plena e, com isso, não tem uma ótima sensação de descanso posteriormente.

Reduza os carboidratos

Os carboidratos são macronutrientes necessários para geração de energia, ou seja, o seu consumo faz a pessoa querer se movimentar. Logo, a sua redução é muito necessária para que o corpo não seja obrigado a queimar essa energia gerada e não descanse.

Assim, principalmente à noite, faça uma alimentação pobre nesse nutriente, pois vai facilitar que o seu corpo não tenha energia para gastar, e, sim, para repor, gerando um maior pedido de repouso.

Evite o celular e os demais eletrônicos

Os eletrônicos são aliados nessa sociedade atual, mas existem momentos ideias para usar eles e momentos que não devem ser usados. Isso acontece porque o celular e demais eletrônicos possuem a luz branca, e essa, por sua vez, impede que a melatonina seja liberada.

Isso é prejudicial, pois esse hormônio alerta quando dormir. Enfim, é importante que esses objetos não sejam utilizados à noite, principalmente, no mínimo, duas horas antes de você se preparar para dormir.

Ouça música relaxante

O corpo precisa relaxar para ter sono, por isso, ouvir música relaxante pode ajudar a ter uma noite de sono melhor e de qualidade. A música tem um poder de mexer nas sensações dos indivíduos, então, da mesma forma que você fica triste e feliz com uma canção, você pode sentir o relaxamento por meio da melodia.

Portanto, procure músicas que não te despertem e busque as que te façam ficar mais introspectivo, mais calmo, mais recluso, pois isso vai atraindo o sono, pois a mente vai ficando mais relaxada, menos agitada e o refúgio dela será o desligamento para voltar a funcionar novamente depois.

E se nada disso melhorar?

Mulher dormindo

Diante de tantas possibilidades e ferramentas para a produção de sono de qualidade, é possível que algumas ou todas não deem certo, pois o ser humano é plural e não tem como saber o que cada um, com sua especificidade, se adapta. Mas, essa parcela é minoritária, porém importante.

Desse modo, há alguns pontos a serem revelados caso você esteja dentro dessa parcela ou algum familiar. Por essa razão, você deve conferir as opções viáveis em face dessa situação exposta, pois vai poder te ajudar com outros mecanismos e que podem chegar a ótimos resultados. Veja, a seguir!

Procure um médico do sono

Para muitos casos, a medicina do sono é um caminho viável, pois há um estudo aprofundado voltado para cada especificidade que a pessoa carrega quando não consegue dormir ou ter um sono proveitoso. Por essa razão, caso seja o seu caso, procure um médico do sono, ele vai ser um médico com um treinamento adicional na seara do sono, mas normalmente são neurologistas com essa formação a mais.

Enfim, o médico voltado para essa área vai cuidar de você e vai fazer um diagnóstico das queixas que você tem em relação a melhoria do seu sono. Assim, ele pode identificar distúrbios e doenças antes desconhecidas por você, mas que tenham a possibilidade de serem tratáveis ou não. Mas, mesmo que seja detectado algo ruim, a orientação médica vai te guiar de uma forma correta.

Faça o exame do sono

A polissonografia, também conhecida como exame do sono, é uma forma de detecção mais profunda das possíveis causas que podem estar te atrapalhando no desenvolvimento de uma melhoria do ato de dormir. Para esse exame, são usadas diversas bases centradas no seu corpo para medir o seu descanso.

Por isso, é uma ótima intervenção médica para detectar com profundidade quais as causas da má qualidade do sono. Desse modo, faça o exame do sono para ficar por dentro da saúde do seu sono e quais os mecanismos que você vai ter que conseguir para melhorar o seu repouso com base no estudo desse exame.

Alguns distúrbios do sono

É muito comum que a noite de sono seja interrompida por causa de alguns distúrbios do sono, o que requer um tratamento mais profundo, ou seja, um acompanhamento profissional. Mas, mesmo com tratamento, alguns são frutos da própria mente, o que fica difícil de controlar. Dessa maneira, os mais comuns de se manifestarem são: paralisia do sono, sonambulismo, bruxismo e insônia.

Também, eles podem surgir de maneiras diversas e ter sua contínua repetição por essa causa não ter sido encontrada e tratada devidamente. Podem ser desencadeadas por maus hábitos noturno, ansiedade, estresse e até possíveis doenças psíquicas.

Outras doenças podem estar afetando meu sono?

Criança dormindo

É muito possível que doenças podem estar afetando o seu sono, principalmente se você tentou corrigir ele com técnicas generalistas e sem saber da sua condição de saúde atual. Por isso, muitas enfermidades interferem na condição que o sono se manifesta ou se ele não se manifesta, como obesidade que causa apneia do sono.

Ainda, se você sofre com algum transtorno de ansiedade, vai desencadear problemas relacionados à qualidade do seu sono, pois ele é a base para o desenvolvimento de distúrbios, como a insônia. Ademais, estresses traumáticos podem ser geradores do incômodo no seu sono.

Além disso, outras doenças marcantes no impasse trabalhado são: cancro, os tipos de diabetes, asma, Alzheimer, problemas relacionados ao coração, entre outras. Elas podem estar por trás do seu problema para melhorar o seu sono. Todavia, ainda, é possível que, mesmo que de maneira indireta, as doenças interfiram no seu sono, mas não a partir dos seus sintomas, e, sim, dos seus medicamentos.

Autor deste artigo

Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.