Vida sedentária: sintomas, doenças, como combater e mais!

Vida sedentária: sintomas, doenças, como combater e mais!

Saiba neste artigo mais sobre o que é uma vida sedentária, as principais doenças que esse estilo de vida acarreta e como combater. Clique e viva melhor!


O que é uma vida sedentária?

sedentarismo

O sedentarismo é caracterizado por uma condição em que a pessoa não pratica nenhum tipo de atividade física de maneira regular, o que acaba influenciando na falta de disposição para que ela pratique certas atividades no seu dia a dia.

Essa falta de movimentos acarreta em uma série de doenças muitíssimo prejudiciais para o corpo e favorece o ganho de peso - porque o consumo de alimentos acaba aumentando com a rotina sedentária.

Neste artigo, você vai entender como a vida sedentária impacta na vida de uma pessoa, as doenças que ela pode desenvolver ao longo do tempo com esse estilo de vida e algumas dicas preciosas de como sair desse ciclo vicioso e seguir uma rotina e hábitos mais saudáveis. Boa leitura!

Sintomas físicos do sedentarismo

sedentarismo

O sedentarismo, ou seja, a falta de atividades físicas regulares atrelada aos hábitos alimentares ruins, começa a dar alguns sinais de alerta no corpo humano ao longo do tempo, que podem ser facilmente notados. Confira quais são esses sintomas físicos nos próximos tópicos.

Cansaço excessivo

O cansaço em excesso é causado pela falta de atividades físicas. Em geral, a prática de movimentos e ações durante o dia a dia é o responsável pelo aumento do metabolismo.

Quando não há essa prática, o metabolismo acaba diminuindo e a pessoa vai se sentindo cansada com mais frequência e de maneira mais rápida quando resolve fazer alguma atividade doméstica, por exemplo, ou qualquer outra que seja comum para ela.

Além disso, a alimentação inadequada e desregrada também pode ser uma grande vilã para o cansaço excessivo.

Falta de força muscular

Movimentar o corpo é extremamente importante para a saúde humana. Repare que pessoas que estão de cama ou sem movimentos começam a ter membros inteiros se atrofiando pouco a pouco pela falta de movimentação.

Com a pessoa que não pratica nenhuma atividade física e não tem o costume de se movimentar, os músculos também podem acabar se enfraquecendo e atrofiando. Também é importante lembrar que não basta mexer o corpo - mas, sim, movimentá-lo da forma correta. Caso contrário, poderá ter alguma lesão ou problema no longo prazo.

Dor nas articulações

O peso é um fator que influencia muito nas dores articulares que as pessoas têm. O ganho de peso e o peso excessivo podem fazer com que o corpo acabe não suportando alguns movimentos somados ao peso que está carregando. Neste caso, começam as dores.

Um outro ponto que também pode ser levado em consideração é a dor causada pela falta de movimentação das articulações. Ficar muito tempo parado também pode acarretar em dores articulares.

Acúmulo de gordura

Esse acúmulo de gordura acontece no abdômen e no interior das artérias, isso porque a energia que é fornecida (de acordo com os alimentos que você consome) não é gasta, porque não o corpo não está realizando atividades.

Isso faz com que essa gordura fique depositada como forma de gordura no corpo - e isso implica, também, no aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Aumento excessivo do peso

O aumento excessivo de peso em pessoas que são sedentárias ocorre, principalmente, porque não há o gasto de calorias. Então, isso faz com que ocorra um aumento de gordura abdominal e também no dentro das artérias, causando um aumento tanto no nível de colesterol quanto de triglicerídeos.

Roncos durante o sono e apneia do sono

Roncos e apneia do sono têm se mostrado cada vez mais frequentes em algumas pessoas. Muitos não sabem, mas a obesidade e o sedentarismo também podem ser um dos fatores que causam esses sintomas físicos.

Isso acontece porque o ar pode começar a passar com muita dificuldade pelas vias aéreas, causando distúrbios durante o sono.

Doenças relacionadas ao sedentarismo

sedentarismo

O sedentarismo, em longo prazo, pode levar a algumas doenças, de acordo com a frequência com que a pessoa para de se movimentar e mantém seus hábitos alimentares bem ruins. Confira, abaixo, quais são essas doenças e suas principais características.

Doenças cardiovasculares

Existe uma série de doenças cardiovasculares e elas são caracterizadas por problemas que atingem o coração e os seus vasos sanguíneos. Elas podem surgir depois de uma certa idade - e, normalmente, são relacionadas a hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, no caso do sedentarismo.

Como exemplo de doenças cardiovasculares, podemos citar a hipertensão, o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, endocardite, arritmias cardíacas, angina, miocardite, e valvulopatias.

É fundamental que as doenças cardiovasculares sejam devidamente tratadas, pois, além de provocarem sintomas desconfortáveis e muito ruins para o organismo, como falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, também são a principal causa de morte no mundo.

Diabetes

Diabetes é uma doença decorrente da produção insuficiente ou da má absorção de insulina pelo organismo. A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as taxas elevadas podem levar a sérias complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos, podendo até levar à morte.

A causa da diabetes ainda é desconhecida, mas a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis, como a alimentação saudável e exercícios regulares. O sedentarismo, neste caso, é um fator determinante para a condição de saúde ou não.

Osteoporose

A osteoporose e o sedentarismo estão diretamente ligados. Quem é sedentário tem mais chances de ter osteoporose, isso porque, na inatividade, os músculos não são muito utilizados e a tração sobre os ossos é quem determina e dá o balanço em remodelação e reabsorção.

Esse é o caso, também, de quem fica acamado por muito tempo em decorrência de alguma doença. Quando a pessoa volta a se movimentar, os ossos ficam mais fracos por conta da falta de movimento. No caso da pessoa que faz qualquer tipo de atividade física, isso já não acontece, pois os músculos dela (que estão inseridos nos ossos) provocam uma força de tração que os deixam mais resistentes.

Obesidade

A obesidade é considerada um dos males da vida moderna, além de ser vista como uma epidemia a nível mundial. No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde constatou que um em cada cinco brasileiros está acima do peso. Esse número, infelizmente, tem uma relação direta com o sedentarismo e os maus hábitos que ele traz consigo.

A obesidade pode causar a incapacidade funcional, a redução da expectativa de vida e até a morte. Entre as anormalidades mais comuns encontradas em obesos, estão as doenças renais, a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e apneia do sono.

Consequências do sedentarismo na saúde mental

sedentarismo

A saúde física não é a única impactada pelo sedentarismo. A saúde mental também pode ser igualmente prejudicada pelos efeitos da falta de movimento, causando reações devastadoras. Confira quais são essas consequências e suas principais características.

Estresse

Existem pesquisas que comprovam que pessoas sedentárias possuem um maior nível de estresse em relação às pessoas que praticam exercícios físicos. Isso, muitas vezes, é decorrente de uma vida mais corrida, agitada, acelerada e turbulenta - pois em uma vida que a pessoa não tem tempo, a alimentação é um ponto que, geralmente, é deixado de lado.

Pessoas que têm rotinas conturbadas, trocam a alimentação saudável por lanches, fast foods e comidas mais rápidas de preparar - e sabemos bem que esse tipo de alimentação não é nada saudável para o corpo humano.

Além disso, a correria do dia a dia pode ser um motivo para que uma pessoa não pratique atividade física, mesmo sabendo que isso pode ser muito importante para a sua saúde.

Depressão

A depressão é uma doença que cada vez mais está presente na sociedade e pode aparecer em pessoas de todas as idades. Nunca se falou tanto em depressão como tem se falado agora. Em suma, a depressão é a presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima.

A atividade física, o sedentarismo e a depressão estão diretamente associadas de acordo com pesquisas. Pessoas que não praticam nenhuma atividade física têm muito mais chances de desenvolver a doença, pois a falta de movimento impacta diretamente na saúde, na qualidade de vida e na autoestima do ser humano.

Ansiedade

Já está claro que o sedentarismo afeta muito e de várias formas a saúde mental. E também foi comprovado que a falta de movimentação também pode causar ansiedade.

Ansiedade é um termo usado para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação e é uma doença quando causa prejuízo no funcionamento ocupacional, seja no trabalho, em atividades cotidianas e nos relacionamentos.

Muitas horas parado pode causar, principalmente, distúrbios do sono, falta de sociabilidade e vários outros efeitos negativos para a saúde.

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

Esse é um transtorno neurobiológico que é identificado na infância e acompanha a pessoa por toda a sua vida. Ele é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele se manifesta ainda na escola - por meio das dificuldades, no relacionamento com os colegas.

Na vida adulta, surgem sintomas como a falta de memória, desatenção e impulsividade. Muitos não sabem, mas o transtorno também tem relação com o sedentarismo, já que crianças com TDAH têm mais riscos de se tornarem adolescentes obesos e sedentários.

Como combater o sedentarismo

sedentarismo

O sedentarismo não é uma doença e existem algumas formas para sair deste conjunto de hábitos prejudiciais para a sua saúde em médio e longo prazos. Confira nos próximos tópicos quais são elas.

Atividade física preferida

Você pode até não gostar de atividades físicas, mas então, comece pelo que você tem um pouco mais de apreço - ou pelo que você mais gosta. Faça uma aula de dança ou procure por aulas de hidroginástica e natação, faça uma caminhada e, aos poucos vá tentando uma corrida, matricule-se em uma academia ou no crossfit. Até mesmo fazer exercícios leves como pular corda em casa, é válido.

Enfim, tente encontrar alguma atividade que você goste de fazer. Pode ser uma academia, como conhecemos, não seja a sua praia. Se conheça para experimentar e tentar praticar algo.

Ambiente perto de casa ou do trabalho

Muitas vezes, você pode acabar escolhendo fazer alguma atividade que fica muito longe da sua casa e isso acaba sendo uma desculpa para você deixar de fazer - ou porque está muito trânsito, ou porque você vai chegar muito tarde, ou porque acabou a gasolina do seu carro, ou porque está chovendo, enfim.

As desculpas podem ser inúmeras, por isso, procure alguma atividade que você consiga cumprir perto da sua casa mesmo (isto é, se for possível). Isso vai evitar que você tenha essa sensação de desânimo quando for fazer a sua atividade física.

Sem pressa para colher resultados

Uma coisa que você tem que ter em mente é que os resultados são conquistados diariamente, aos poucos, e não de um dia para o outro. Não comece algo querendo resultados imediatos, pois isso é um processo. Não existe resultado sem conquista diária.

Um outro ponto importante de se destacar é que frustrações geram desistências. Então, por você não estar vendo resultados rápidos naquilo que você está fazendo, pode achar que aquilo não está servindo para nada. Mas, no fundo, está (e muito).

Tudo na vida são etapas - e etapas devem ser vivenciadas na sua totalidade para o resultado ser plenamente satisfatório lá na frente. Uma outra dica é: determine aonde você quer chegar. Isso vai te motivar demais a seguir firme no seu objetivo. Não desista.

Aliar os exercícios à boa alimentação

É fato que uma alimentação saudável é um grande aliado para resultados ótimos quando se fala de saúde do corpo em todos os sentidos. E, uma ordenação na alimentação também pode ser um potencializador e um motivador para você continuar em movimento e praticando atividades.

Além disso, é necessário que você entenda que a alimentação desregrada e incompleta em questões de nutrientes pode prejudicar muito qualquer atividade que você estiver fazendo.

Pode prejudicar os resultados que você está esperando e, também, causar desânimo, fazendo com que você se sinta mais fraco e menos disposto para a prática dos exercícios. Então, se atente à sua alimentação correta e completa para bons resultados.

Tempo livre para descansar

O treino não será o mesmo se você estiver cansado e desmotivado. Por isso, sempre que for possível, descanse o necessário para estar com muita energia para a prática das suas atividades, quaisquer que sejam elas.

Além do treino não ser o mesmo quando você o faz sem energia, você não conseguirá se dedicar o suficiente e, logo, os seus resultados não serão os mesmos. Se atente a isso e, também, à qualidade do seu sono. Tenha uma boa noite de sono - de, no mínimo, oito horas por dia - não durma tão tarde e mantenha uma rotina estabelecida de horários para dormir e acordar. Rotina é uma ótima ferramenta.

Parceiro de atividades

Ter uma companhia é algo ótimo em muitas coisas - e, no treino, não é diferente. Quando você realiza exercícios com uma outra pessoa junto, um acaba dando motivação para o outro e isso é muito bom. Por isso, sempre que possível, faça seus pares nos esportes que for realizar, tente encontrar atividades que sejam em dupla, trio ou grupos.

Isso pode te ajudar muito a ter ainda mais motivação para fazer aquela atividade que você se dispôs a fazer. Além disso, a pessoa, ou as pessoas que vão te acompanhar acabam te puxando para não desistir das atividades - e o mesmo você pode fazer quando elas estão desmotivadas e sem vontade de comparecer àquela atividade. Pode ser uma excelente forma de motivação para você.

Melhor horário para o seu corpo

Nem sempre você vai estar com pique para fazer atividades físicas de manhã, ou, muitas vezes, à tarde não é uma boa opção porque você estará mais cansado depois de ter cumprido um longo dia de trabalho. Por isso, é importante que você se observe e escolha horários para treinar de acordo com o que funciona melhor para o seu corpo, sua mente e sua rotina.

Por isso, entenda em que horário você está mais disposto a fazer as atividades. É fundamental que experimente as diversas possibilidades para que consiga encaixar uma rotina que seja a melhor para você.

Acompanhamento médico

Cada corpo é um corpo, e, às vezes, existem algumas limitações que podem impedir uma pessoa de realizar certos movimentos ou certa frequência de atividades.

Por isso, é fundamental ter um acompanhamento de um médico especialista. Ele poderá te avaliar com precisão e indicar os exercícios que mais funcionam para o seu tipo físico. Com a ajuda de um especialista, você também terá melhores condições de medir os resultados.

Ter um acompanhamento de resultados é fundamental para a continuidade das suas atividades e, até mesmo, da sua própria motivação. Por isso, não deixe de procurar um especialista para te acompanhar nesta jornada.

Hábitos saudáveis

Não adianta nada treinar e continuar com os seus velhos hábitos ruins que te fazem cair na tentação e no conforto do sedentarismo novamente. Por isso, é necessário que todos os seus hábitos mudem junto com essa nova fase da sua vida.

Quando for escolher algum passeio, tente encontrar algum que seja o mais saudável possível, como uma trilha ou uma caminhada. Quando for sair para um barzinho, tente escolher opções mais leves no cardápio.

No seu momento de lazer, procure atividades que sejam em grupo e divertidas, como um jogo de futebol com os amigos, uma ida ao parque para pedalar com seus filhos ou amigos, enfim. São muitas opções saudáveis para você inserir na sua rotina.

Compartilhe a sua evolução

É uma verdadeira alegria quando você começa a ver os primeiros resultados da sua mudança de hábitos. Por isso, uma ótima maneira de te motivar e de não fazer você desistir é compartilhar esses resultados com a sua família, com seus amigos e com as pessoas que você mais ama.

As redes sociais são uma ótima opção para isso e para você divulgar sua rotina e seus novos hábitos saudáveis. Além de te motivar a continuar, pode ser que você acabe influenciando mais pessoas que estão presas no sedentarismo a mudarem. Você, inclusive, pode ajudá-las nesse processo e ser uma ponte delas para os novos hábitos. Pense nisso e seja a diferença na vida de outras pessoas também.

É possível abandonar a vida sedentária?

sedentarismo

Eliminar a rotina sedentária para ser uma pessoa mais saudável não é uma tarefa fácil. Vão ter momentos em que você vai desanimar e querer desistir, poderá se sentir frustrado porque não está notando resultados imediatos, mas, é necessário entender que tudo na vida é um processo e feito de etapas. Cada uma delas é fundamental para o resultado que você espera e deseja.

No final das contas, ser saudável vai te permitir ter mais qualidade de vida, ser mais ativo e ter mais energia para fazer o que gosta e com as pessoas que gosta. E então, tudo pronto para começar a sua nova rotina saudável?

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


alimentação terapias autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.