Runa Othala: Veja aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Othala: Veja aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Othala é a runa que finaliza o alfabeto rúnico. Ligada à herança, seu significado se relaciona a temas materiais e espirituais como mostraremos neste artigo.


Você sabe o que representa a Runa Othala?

runa Othala

A Runa Othala representa herança espiritual e cultural. Ela é a oitava e última runa do terceiro Aett e, portanto, finaliza o Futhark, nome dado ao alfabeto rúnico. Othala é um símbolo da contribuição, prosperidade, do crescimento espiritual e dos valores fundamentais.

No entanto, existe uma energia nessa runa que está associada às coisas negativas como o totalitarismo e até mesmo à pobreza. Por estar associada a Odin, o pai de todos, Othala possui uma energia ligada à herança e ao conhecimento passado de geração a geração.

Neste artigo, apresentaremos os segredos desta runa. Além de apresentarmos seus significados, damos uma visão geral sobre sua história e uso através dos tempos, para que você esteja preparado para utilizá-la em suas práticas divinatórias. Confira.

Entendendo a Runa Othala, Othila ou Odhila

runa Othala

Othala também conhecida pelos nomes Othila e Odhila, a depender do local em que essa runa apareceu. Para entender os seus mistérios, é importante fazermos um passeio histórico para resgatar sua origem, além de compreender seus aspectos positivos e negativos, além de sua forma. Confira a seguir.

Origem e história

A história de Othala se confunde com as origens do alfabeto rúnico. No presente, existem duas possíveis explicações sobre a gênese deste alfabeto místico. A primeira leva em conta fatos históricos, evidências linguísticas e artefatos arqueológicos.

De acordo com essa hipótese amplamente aceita, as runas surgiram como variações de letras de alfabetos itálicos antigos. A segunda hipótese leva em conta a mitologia nórdica.

Segundo ela, as runas só puderam ser conhecidas pela humanidade devido a Odin, o deus que se enforcou em sacrifício na árvore Yggdrasil, para entender a sabedoria ancestral das runas. Esse mito está presente no poema Havamál, escrito em nórdico antigo e que pode ser traduzido, de maneira livre, como “Os provérbios do Altíssimo”.

Formato e representação da Runa Othala

O formato da Runa Othala se origina da combinação de outras duas runas: Inguz e Gebo, de modo que Othala pode ser interpretada também, como o presente de Ing. Como esse presente, Othala reforça a sua interpretação como herança. Acredita-se que sua forma remete ao formato do anel de um gigante.

Já a representação de Othala está associada à terra que é herdada, remetendo à figura de uma aldeia e reforçando o seu conceito ligado à propriedade.

Significado da Runa Othala

O significado de Othala é de origem germânica e se refere à palavra “nobre”. Além disso, seu nome também se relacionada com a palavra ‘príncipe’ em inglês antigo.

Othala está intimamente ligada ao deus Odin, já que ele foi por muito tempo desvirtuado de seu significado original ligado ao povo e passou a ser associado à nobreza, ao passo que os servos, escravos e classes menos privilegiadas eram mais ligados ao deus Thor.

O seu significado também está ligado aos ancestrais e a tudo o que é passado de maneira vertical para gerações. Por isso, Othala aparece em leituras cujos temas são as tradições familiares, conexões com a ancestralidade e a linha sanguínea, além de tratar também de heranças, propriedades e posses em geral.

Aspectos positivos

Os aspectos positivos de Othala estão simbolizados no invólucro da vida, utilizado como lar e moradia. Eles englobam também a noção das qualidades inatas que são adquiridas por fazer parte de uma família ou comunidade específica de acordo com a vontade dos ancestrais.

Othala, portanto, simboliza tudo o que é herdado através das gerações, tanto em termos materiais quanto espirituais.

Ela também diz respeito ao conceito de herança sobre a terra e o direito de possuí-la. Othala também diz respeito à nossa riqueza mental e material, bem como a todas as fronteiras que existem dentro de nós e ao nosso redor.

Outros aspectos positivos de Othala são: aprendizado e conhecimento passado de gerações, aquisição de fortuna e de propriedades, o direito de entender a unidade do planeta, segurança, proteção, ascensão a uma posição de liderança (especialmente em leituras para homens).

Aspectos negativos

Os aspectos negativos de Othala estão atrelados ao lado ruim de temas ligados à tradição. Por isso, ela simboliza totalitarismo, abuso de poder, pobreza, escravidão, xenofobia, racismo, genocídio, vulnerabilidade social, falta de propriedade e de moradia, além de tradicionalismo e mente fechada.

Diferentes interpretações da Runa Othala

runa Othala

Othala pode aparecer como resposta a diferentes temas. Por isso, é importante entender seus significados em diferentes instâncias da vida para, assim, ser possível interpretá-la adequadamente.

Apresentamos a seguir diferentes nuances de significado de Othala na saúde, vida pessoal e amorosa, além de como interpretá-la quando o assunto é dinheiro, profissão e sua face invertida.

Runa Othala na saúde e vida pessoal

Uma vez que Othala está relacionada à herança, em leituras de saúde ela aponta que seus problemas de saúde possuem origem genética. É bom prestar atenção à sua genética para prevenir possíveis problemas de saúde no futuro.

Na vida pessoal, Othala busca por pertencimento com temas relacionados à ancestralidade. Portanto, conecte-se com seu poder espiritual para conseguir mais qualidade de vida, explorando seus valores mais íntimos e os temas presentes nas tradições que são passadas para você de geração para geração.

Runa Othala na vida amorosa

Em leituras sobre a vida amorosa, Othala mais uma vez fala sobre a noção de herança. É importante buscar pessoas com valores semelhantes e baseados nos mesmos laços herdados através das gerações. É importante que você procure o amor e compartilhe o seu amor com alguém que faz parte da sua região.

Além disso, ela é um sinal positivo de respeito e lealdade. Como conselho, ela indica que é importante que você trabalhe em conjunto para construir uma vida comunitária mais harmônica e pacífica.

Runa Othala na vida profissional e financeira

No campo financeiro, Othala prevê a chegada de uma herança ou aquisição de uma propriedade de terra. Enquanto no setor do trabalho, Othala toca em temas como um negócio familiar ou uma habilidade que é passada de pai para filho. É momento de investir na terra e na compra e venda de propriedades.

Runa Othala invertida

Quando está invertida, Othala chama atenção sobre o mal uso de recursos ou sobre exploração de pessoas, animais, bens ou propriedades. Além disso, ela sinaliza que você não está usando os seus talentos nativos de maneira adequada.

Othala invertida também chama atenção para temas bastante delicados como racismo, preconceito e tradicionalismo que podem colocar a sua vida e a vida de outras pessoas e risco. Se você cometeu injustiças, você estará caminhando para um beco sem saída que, possivelmente, resultará em seu fracasso. Esteja atento para comportamentos opressores e controladores.

Como interpretar a Runa Othala

runa Othala

Para interpretar a Runa Othala, é essencial que você aprenda não somente sua simbologia, mas também seu valor fonético para, assim, entender as suas mensagens. Além disso, para uma leitura mais completa, você deve entender seus conselhos e desafios, os quais serão apresentados a seguir.

Conselhos da Runa Othala

Por estar relacionada ao deus Odin, Othala pode ser utilizada para invocá-lo. Como conselho, ela indica que você busque os arquétipos desse deus e encontre seus lugares sagrados para poder ter acesso à sua sabedoria universal.

Outro conselho trazido pela runa Othala é sobre a busca por um local de segurança, no qual você estará protegido do mundo lá fora.

Desafios da Runa Othala

Os grandes desafios de Othala são sobre o mistério dos laços sanguíneos e pertencimento étnico. Ela fala também sobre a necessidade de entender a relação interdependente da terra e das pessoas que a habitam, bem como os meios através dos quais essa terra poderá ser preservada para as gerações futuras.

Outras informações sobre a Runa Othala

runa Othala

Após adentrar a essência da Runa Othala a partir de seus significados, conselhos e desafios, chegou a hora de conhecer algo sumariamente importante: o modo de funcionamento das runas em leituras oraculares.

Além disso, incluímos também dicas sobre a preparação para a leitura, como saber se o resultado é positivo ou negativo, além de como fazer as suas runas e a toalha. Confira.

Como funcionam as runas nos rituais de leitura

O funcionamento das runas nos rituais de leituras segue os mesmos princípios de qualquer outra forma oracular. A princípio, elas trarão conceitos ou até mesmo imagens mentais que serão evocadas por cada elemento presente em seus símbolos.

Já que cada letra deste alfabeto também possui um som e significado específico, você deve aprendê-los antes de utilizar as runas em seus rituais de leitura.

Lembre-se que a palavra runa em si possui um significado místico, já que está relacionada a conceitos como mistério e sussurro. Por isso, as mensagens podem ser dadas a partir de sussurros, que remeterão a imagens de situações sobre o tema da pergunta realizada durante a leitura.

É importante ter em mente que mesmo com o fato de a simbologia das runas ser rastreada a partir de uma raiz histórica, muitos de seus significados atuais não são possuem raiz histórica na Era Viking, já que seu uso oracular é recente, introduzido de acordo com o sistema esotérico ocidental.

Portanto, leia suas origens, mas também investigue suas interpretações modernas, pois foi no século passado que elas se tornaram populares como sistema oracular.

Como fazer as runas e a toalha

Ao confeccionar qualquer tipo de material de apoio para o uso divinatório, é imprescindível que você use materiais naturais. No caso das runas, uma vez que elas são geralmente talhadas ou esculpidas, você pode usar sementes, madeiras ou pedras para fazê-las.

Lembre-se que este é um alfabeto antigo e, como tal, suas letras e seus símbolos são predominantemente feitos por linhas retas, sem apresentarem curvas. Ao confeccioná-las, certifique-se de ter à mão uma faca afiada para caso deseje talhá-las em sementes ou na madeira.

Se for usar metal ou pedras, você precisará de instrumentos mais especializados como uma lima metálica para poder esculpi-las. Se desejar, você pode pintar suas runas no material escolhido. Para isso, melhor utilizar tinta nas cores branca, negra, vermelha ou dourada. Importante: escolha apenas uma cor.

Para a confecção da sua toalha rúnica, use um tecido natural como o linho ou o algodão (o primeiro era utilizado na Escandinávia durante o período Viking).

Preferivelmente, seu tecido deve ser na cor preta, branca ou até mesmo violeta, esta última está ligada à vidência. Se preferir, desenhe sobre ela um círculo ou os nove reinos da árvore Yggdrasil, para leituras mais detalhadas.

Como se preparar e como fazer a leitura

A preparação para a leitura exige dois componentes principais: 1) concentração e 2) espaço adequado. Apesar de as runas poderem ser utilizadas como oráculo em qualquer dia da semana ou horário, as noites de lua cheia trazem mais clareza para as leituras, já que está associada aos poderes psíquicos.

Acenda uma vela de cor branca ou lilás perto do seu local de leitura ou na sua mesa. O fogo presente em sua chama trará mais clareza para os significados. Se preferir, você pode acender incensos com propósitos divinatórios como o incenso da lua ou artemísia.

Sobre a mesa ou o local de leitura, ponha sua toalha rúnica. Finalmente, faça as perguntas, retire as runas e interprete suas mensagens.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo

Como ocorre com todos os sistemas oraculares, a determinação do resultado como positivo ou negativo dependerá de questões como a posição da runa, a relação da runa com o tema da pergunta e a relação das runas entre si. Inicialmente, considere o significado de cada runa de acordo com a pergunta realizada.

Então, note se a runa está em sua posição invertida, caso ela possua essa possibilidade (algumas runas não possuem). É importante considerar a posição da runa, pois há nuances de significado dependendo dela.

Se a runa aparecer invertida, isso não necessariamente significa uma resposta negativa. Da mesma forma como acontece com o Tarot, uma rua invertida pode ter um significado positivo, da mesma maneira que uma runa em sua posição natural nem sempre um sinal auspicioso. Tudo depende do contexto da pergunta e da tiragem em si.

Por isso, você também deve perceber a relação das runas entre si, afinal, elas foram utilizadas como um sistema de escrita e, consequentemente, podem formar palavras ou indicar letras de nomes relacionados ao tema da pergunta.

A Runa Othala representa as posses, as heranças e os ancestrais!

runa Othala

Othala contém dentro de si a energia da ancestralidade. Por isso, ela está intimamente ligada às posses e à herança em seus aspectos materiais e espirituais. Quando ela surge, existe algo sobre o tema da pergunta que engloba noções como o pertencimento e os laços herdados dos ancestrais.

Como consequência, é importante investigar as suas origens, vasculhando por respostas para que você entenda o seu atual estado na vida.

Desta maneira, você conseguirá não somente encontrar a resposta que busca, como também saberá traçar o seu caminho para, então, ter acesso à sua missão nesta vida e, consequentemente, encontrar meios para manifestar o seu verdadeiro destino.

Ela é um convite para olhar ao redor, mas não menos importante, buscar dentro de si, pois as respostas estão em você.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.