Timidez: conheça as causas, características, como superar e mais!

Timidez: conheça as causas, características, como superar e mais!

Você sofre de timidez e quer saber mais sobre como melhorar esse aspecto e entender mais sobre o tema? Confira este artigo!


O que é timidez?

timidez

A timidez, por definição, é uma condição em que o ser humano se sente extremamente inibido ou desconfortável em algumas situações sociais ou de relações interpessoais, que acabam impedindo o indivíduo de seguir em busca de seus objetivos - podendo ser no meio acadêmico, profissional e, até mesmo, no meio pessoal.

São diversas as situações que podem acabar favorecendo esse comportamento mais tímido de certas pessoas e, aqui neste artigo, você vai conferir mais detalhes do que é a timidez, quais são suas principais causas, características e modos de como tentar superar esse desafio que é enfrentado por muita gente. Boa leitura!

Causas da timidez

timidez

Você que sofre de timidez provavelmente já teve vergonha de levantar a mão na sala de aula para tirar alguma dúvida com o professor ou já se sentiu extremamente nervoso e apreensivo por imaginar se apresentar em público. Por isso, entenda, abaixo, quais são as causas desses sentimentos e pensamentos da timidez.

Carência de atenção

A pessoa que tem uma timidez acentuada, muitas vezes pode sentir a necessidade de ser notada e de receber atenção, exatamente porque isso traz um grande impacto na autoestima de todo e qualquer ser humano.

Quando nos sentimos ignorados, o sentimento de insegurança toma conta e isso tem uma relação direta com a timidez. Fato é que adultos inseguros têm muita dificuldade de superar esse sentimento, e isso com certeza acaba influenciando a sua trajetória de vida, e influenciando escolhas, atitudes e o próprio futuro da pessoa.

Medo de não ser aceito

O medo de não ser aceito é um sentimento muito recorrente de quem é tímido, isso porque, por conta da insegurança, não existe uma confiança em si mesmo de ser aceito por outras pessoas e outros grupos sociais.

Essa pessoa sofre porque sente que sempre será rejeitada por ser quem ela é e pelos pensamentos e gostos que tem. Ela tem medo do julgamento das outras pessoas e sempre acha que não se encaixa o suficiente para ser aceita.

Por isso, a pessoa que pensa assim, geralmente tem a atitude de se esconder e de se retrair, assim, ela fica fora dos holofotes e não corre o risco de ser rejeitada.

Excesso de insegurança

A insegurança atrapalha em vários aspectos a vida de uma pessoa. E é fato que, em excesso, esse sentimento é muito negativo. O que causa o medo é o excesso de insegurança, e esta faz com que ele desconfie e desacredite do seu potencial e da sua capacidade de fazer as coisas - muitas vezes, de fazer coisas em que é muito bom e que gosta muito de realizar.

Falar em público e expor sua opinião para outras pessoas são algumas tarefas que se tornam verdadeiros pesadelos para quem é uma pessoa tímida - causando diversos desconfortos como nervosismo extremo, dificuldade de falar, entre outras questões.

Perfeccionismo

O perfeccionismo, embora seja algo ruim disfarçado de qualidade, é um ponto e uma característica que pode atrapalhar muito uma pessoa a fazer as atividades do dia a dia. É claro que ninguém gosta de errar, porém, quando essa cobrança é colocada em excesso e quando ela te impede de fazer as coisas, acaba sendo um ponto que merece atenção.

O perfeccionismo pode acarretar em uma preocupação que muitas vezes é exagerada, causando um medo de se expor e a vergonha. Isso pode causar a perda de muitas oportunidades no trabalho, no universo acadêmico, em relações sociais, e vários outros bons momentos.

Falta de habilidades sociais

Quem é tímido sabe que interagir com outras pessoas acaba sendo um grande desafio - de verdade - assim como o fato de ter que falar em público. Quando a pessoa tímida precisa participar de rodas de conversa e encontros sociais, ela geralmente se retrai e acaba ouvindo mais o que os outros têm a dizer do que expressando suas próprias opiniões.

Isso também pode explicar o porquê de pessoas tímidas não terem tantos amigos: porque eles não gostam de falar e se expor no seu ciclo social. Isso, de certa forma, acaba não sendo muito interessante e ela acaba ficando mais sozinha do que acompanhada.

Características emocionais de timidez excessiva

timidez

As pessoas tímidas deixam escapar vários sentimentos negativos que entregam que ela está muito desconfortável com o fato de ter que se expor diante das pessoas - sejam elas muitas ou poucas. Confira, no próximo tópico, quais são as características emocionais do que é considerada uma timidez excessiva.

Ansiedade em ocasiões sociais

A ansiedade é uma reação do corpo ao perigo que ela acha que está por vir. É um estado de preparação que serve de alerta para o nosso mental e o nosso físico - como uma espécie de aviso que algo extremo vai acontecer.

Tendo isso em vista, quando uma pessoa tem essa timidez extremamente aflorada, ela tem picos de muita ansiedade, exatamente pelo fato de sentir muito medo de se expor, de falar em público, de errar, de ser julgada. E, durante esse processo, ela vai mentalizar tudo de ruim que pode acontecer nesse tipo de situação.

É uma espécie de antecipação de problemas, o que não é nem um pouco saudável e deve ser acompanhado juntamente a um profissional de psicologia.

Preocupação antecipada

O tímido vai sempre querer pensar em todos os problemas que podem acontecer e em todas as coisas erradas que podem acabar sendo expostas no evento ou no momento de interação dele com outras pessoas.

Para ele se sentir mais “preparado”, acaba prevendo diversas situações adversas na tentativa de saber exatamente o que fazer em caso de risco e para não ser pego desprevenido. É uma atitude muito característica de quem é envergonhado: a preocupação.

Pavor do julgamento

O envergonhado não suporta ser exposto e ser julgado por seus pensamentos, suas atitudes e suas opiniões, por isso, ele se mantém calado na maior parte das interações sociais. Essa pessoa não quer ser criticada, principalmente se for por desconhecidos, pois isso vai lhe causar um grande desconforto.

O tímido teme profundamente ser inadequado e tem pavor do ridículo. Ele acaba preferindo não dar opinião nenhuma e só ouvir, do que correr o risco de falar algo que não agrada e sofrer as consequências por isso.

Medo de cometer erros

A pessoa que tem vergonha ou é tímida não suporta ser pega desprevenida em um momento de interação social, por isso, acaba pensando em um milhão de coisas que podem dar errado naquela situação de exposição e em cada possível resposta ou solução para isso - pois esse é um momento em que se sente e está muito vulnerável mentalmente falando.

Essa atitude acaba trazendo mais conforto e segurança (mas, mesmo assim, não acaba sendo o suficiente para a tranquilidade que ele precisa ter naquele momento para realizar suas atividades da melhor maneira possível).

Receio de ser percebido

Uma das características de alguém que é tímido é o medo de não ser bem visto e bem aceito, por isso ele prefere se esconder atrás de outras pessoas, prefere não ser notado - o sentimento e o desejo de quem é tímido é quase que se tornar invisível, como nos filmes de super heróis.

Por isso, em algumas apresentações em público, por exemplo, ele prefere não falar ou passar a vez para outra pessoa da sua turma ou do seu grupo - quando existe essa possibilidade. Ele até pode falar, mas se sente extremamente nervoso e atrapalhado para escolher as palavras. Por isso, a melhor solução encontrada por essas pessoas, na maioria dos casos, é passar invisível e sem destaque pelas pessoas.

Características comportamentais de timidez

timidez

Quando você nota uma pessoa tímida, consegue perceber exatamente alguns gestos e comportamentos que ela transmite - expressões corporais e aspectos físicos. Vamos conhecer mais sobre quais são essas características dos tímidos? Acompanhe os próximos tópicos.

Só alcoolizado encara evento social

O álcool pode deixar as pessoas mais “soltas”, alegres e com a sensação de não terem aquela vergonha toda. E isso acaba sendo um gatilho para que os tímidos entendam que só conseguem falar em público ou encararem seus problemas com a timidez se estiverem com um nível de álcool na cabeça.

Porém, isso não é nada recomendado e pode até causar um certo vício, principalmente porque o fato dela beber pode ser associado ao cumprimento das atividades que ela deve desempenhar ao longo do seu dia. Uma droga, mesmo que seja lícita - como é o caso das bebidas alcoólicas - deve ser ingerida com muita consciência, sem ter o motivo de solucionar algum problema que vem da mente.

Faz questão de companhia sempre

Quem é tímido geralmente gosta de uma companhia, seja de um amigo, de alguém da família ou alguém de confiança e que ele tenha afinidade. É uma espécie de segurança ter alguém para apoiar a pessoa e tranquilizar. Além disso, essa pessoa pode acabar sendo o porta-voz do envergonhado.

Tendo alguém do lado, a pessoa consegue se abrir mais sobre o que se passa, seus anseios, suas questões, então acaba sendo uma rota de fuga e alguém em que a pessoa tímida pode confiar e ficar menos desconfiada e desconfortável com a exposição. Mas, claro que isso não é uma regra e nem todo o tímido tem a intenção de ter uma companhia.

Esconde-se em público

Pessoas tímidas se escondem atrás de outras pessoas com o medo de ficarem expostas demais e sujeitas ao erro e ao ridículo. É como se fosse por uma questão de segurança. Pode ser atrás de um amigo, de alguém de confiança, de alguém do mesmo grupo (no caso de um trabalho da escola, por exemplo).

O medo é tanto que a pessoa tímida não quer correr o risco de estar em destaque e de ter que falar ou expor algo. Isso acaba sendo extremamente prejudicial se não resolvido aos poucos.

Limita suas atividades

O tímido, pelo fato da vergonha excessiva e do medo da exposição, acaba deixando de fazer muitas atividades que tem a oportunidade de participar, como apresentações no trabalho, compartilhamento de ideias que teve, reuniões, rodas de conversa, novas amizades, network, entre muitas outras atividades que são muito importantes no ciclo social de uma pessoa.

Quando essa limitação de atividades está restringindo que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia dela, é um sinal claro de que isso precisa ser acompanhado por um profissional em psicologia. Caso isso esteja acontecendo com você ou com algum conhecido, não deixe de procurar orientações sobre esse tema.

Sintomas físicos de timidez

timidez

Além das características comportamentais, os tímidos demonstram no corpo e em ações, que estão extremamente nervosos e desconfortáveis com algumas exposições e interações sociais. Confira, abaixo, quais são elas e suas principais características.

Ficar vermelho

Ficar vermelho é uma das características mais conhecidas e mais famosas de quem tem vergonha. Mas tem uma explicação para que isso aconteça: ficar vermelho nada mais é do que um reflexo involuntário (e que não tem como ser controlado) provocado pelo sistema nervoso simpático - aquele que é responsável pelas respostas de fuga em situações de nervosismo ou estresse.

Quando o corpo se encontra em situações como essa, acaba liberando adrenalina, que acelera os batimentos cardíacos e respiratórios, causando essa vermelhidão no rosto e pescoço. Acontece que essa reação não passa de um estresse (causado pelo seu próprio emocional), que faz com que essas reações sejam as consequências mais visíveis.

Respiração

Um pico de estresse e nervosismo causado pela timidez em alguma ocasião também pode acarretar em uma respiração mais ofegante, curta e acelerada. Isso é causado por conta da aceleração dos batimentos cardíacos, que aumentam muito diante de uma situação de nervosismo.

Importante destacar que a ansiedade também tem a respiração ofegante como um sintoma presente. Por isso, é importante ter consciência dos sintomas que estão aparecendo e saber o momento de procurar ajuda para solucionar o problema.

Dores

A timidez é algo mental que pode facilmente se tornar uma dor física, isso porque a mente humana é poderosa a ponto de transformar um sentimento em uma doença ou uma dor física.

Por conta do pico de estresse e da carga negativa que é liberada durante esse processo de vulnerabilidade, a timidez pode vir acompanhada de dores no estômago, náuseas, dores de cabeça e muitos outros sintomas bastante visíveis.

Tremores

É muito comum vermos pessoas tremendo quando estão nervosas, principalmente os membros como mãos e pernas. Mas, para uma pessoa tímida, isso pode ser cada vez mais presente. Quando a pessoa está ansiosa ou com medo, o sistema nervoso é ativado para que o corpo fique mais alerta e possa reagir a qualquer situação perigosa.

Por isso, é liberada no sangue uma enorme quantidade de hormônios estimulantes (como a adrenalina) que causam esse efeito de tremor nas mãos ou em todo o corpo, que são características muito comuns de quem está nervoso ou ansioso.

Aperto do peito

Um dos sintomas também muito ligados à ansiedade é a sensação de aperto no peito que algumas pessoas podem sentir em alguma situação de muito estresse ou desconforto. E o responsável por esse sintoma é a adrenalina. Geralmente, esse é um sintoma que vem acompanhado de tremores, tontura e respiração ofegante.

Suor e calor

O suor no corpo (e principalmente na região das mãos, da testa e das axilas) também é causado por esse conjunto de fatores e reações normais do corpo à exposição a situações de estresse, medo e nervosismo, como é o caso de alguém que é tímido.

Os batimentos aceleram, a adrenalina toma conta do corpo naquele momento, as mãos tremem e o suor em algumas partes do corpo acabam sendo inevitáveis - algumas pessoas apresentam mais suor do que as outras, mas isso acaba sendo normal.

Tontura

A tontura é um sintoma que está também muito atrelada à ansiedade, que é uma consequência da timidez. Ela é descrita como uma sensação de se estar atordoado ou enjoado - como se fosse uma sensação de se estar girando. E eles são causados por mudanças no cérebro - isso está relacionado ao sistema vestibular.

A sensação de tontura é causada pela sensação de que as coisas não estão certas, e devido à interação do cérebro, ela está diretamente relacionada à ansiedade em um momento de estresse, medo e nervosismo.

Como superar a timidez

timidez

Não é do dia para a noite que uma pessoa deixa de ser tímida. Isso é um processo que deve ser trabalhado dia após dia. Confira algumas dicas que podem ajudar a passar por esse momento e essas situações da melhor forma possível.

Autoaceitação

A partir do momento em que você aceita a sua timidez, isso deixa de ser um assunto proibido na sua vida, e, assim, você se sente muito mais confiante e seguro para buscar ajuda e tentar solucionar esse problema. Nada de negar o seu problema - muito pelo contrário! Aceite e comece a pesquisar formas de resolvê-lo.

O medo paralisa, mas é importante sair deste buraco para buscar soluções viáveis. Não é nada fácil, como foi dito aqui, mas é preciso tentar. Uma boa forma de superar a timidez é procurar se informar mais sobre o assunto e aumentar o seu conhecimento. Quanto a isso, a psicoterapia pode ajudar.

Desafie-se

Desistir de tentar não pode e nem deve ser uma opção para quem é tímido e quer sair dessa. Quanto mais você desiste de querer resolver o problema, mais ele vai tomando conta de você, chegando em um momento que fica muito difícil arrancar o mal pela raiz.

Por isso, é muito importante assumir, desde já, um compromisso consigo mesmo de querer superar esse problema e tentar um passo de cada vez, todos os dias. É provável que seja muito difícil no começo, mas depois o caminho das pedras vai ficando mais fácil e mais leve. O importante é tentar. Não deixe de fazer as coisas, principalmente as que gosta, por medo da timidez.

A timidez a seu favor

Geralmente, uma pessoa tímida é facilmente reconhecida pelas pessoas. Por isso, use isso ao seu favor. Não se cobre tanto, principalmente porque as pessoas, vendo que você é uma pessoa mais tímida, vão ter mais paciência, calma e empatia.

Existe esse respeito e isso deve ser muito considerado e um motivo a menos para você se preocupar com o que as pessoas vão achar. Elas podem se mostrar muito mais abertas, pacientes e não vão pressionar nada e nem ninguém.

Abandone a zona de conforto

Se você quer deixar a timidez para trás, tem que entender que vai ser preciso sair da zona de conforto. Obviamente, uma pessoa tímida tem muito medo de sair daquilo que ela considera seguro e prudente para embarcar em um mundo novo que ela não conhece e não se preparou detalhadamente para agir.

Aos poucos, conforme você for saindo desse lugar de conforto, vai notar que as coisas e situações novas vão ficando mais fáceis e leves de lidar.

Um novo idioma

Encarar um novo desafio é sempre difícil, ainda mais quando se trata de uma língua nova. Então, por que não se desafiar junto com todas as outras pessoas da turma a aprender um novo idioma?

Como todos estarão enfrentando as mesmas dificuldades, essa pode ser uma excelente maneira de enfrentar os medos de uma timidez sem se sentir inferior às outras pessoas, afinal, elas estarão aprendendo algo novo, assim como você. Experimente!

Curta a si mesmo

Quem é tímido morre de medo de virar motivo de piada e vergonha ao seu redor. Isso é realmente algo que assusta e é um verdadeiro pesadelo para quem sofre com a timidez. Mas, na grande maioria das vezes, os pensamentos que surgem simplesmente não existem.

A parte boa dessa notícia é que esse é um excelente motivo para rir de si mesmo só de pensar o quão ridículo é você prever uma situação que nem aconteceu. Esse é um excelente exercício que deixa as coisas mais leves.

Respeite a si próprio

A dica mais importante aqui é respeitar o seu momento e respeitar quem você é. Tente não ser uma pessoa tímida com as dicas que aprendeu aqui, mas não se cobre tanto ao ponto de querer se encaixar em um padrão ou um grupo ao qual você não se encaixa.

Respeite os seus limites, respeite quem você é, respeite sua necessidade de se isolar às vezes, de querer ficar mais quieto, pois isso, de certa forma, faz parte de você. Mas, é importante não parar de tentar e não desanimar. A caminhada não será fácil, mas é fundamental ir adotando novas estratégias diariamente para vencer a timidez.

Timidez e fobia social são a mesma coisa?

timidez

Embora seja normal para pessoas tímidas apresentarem um pouco de ansiedade em situações sociais e exposições, as pessoas com fobia social têm tanta ansiedade que chegam a evitar encontros sociais ou as suportam com muita angústia. Certas situações ou objetos causam muito medo e geralmente são bem desproporcionais ao real.

As pessoas com fobia social apresentam sintomas muito mais intensos do que pessoas consideradas tímidas. Nestes casos em que a situação está muito ruim e impedindo a pessoa de ter uma vida normal, é fundamental procurar um psicólogo para auxiliar no melhor tratamento.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


terapias autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números