O que é psicologia positiva? Objetivo, aplicações, benefícios e mais!

O que é psicologia positiva? Objetivo, aplicações, benefícios e mais!

Você sabia que é possível agregar mais positividade ao dia-a-dia com o foco nos aspectos bons das situações? Saiba mais aqui!


Índice

Considerações gerais sobre a psicologia positiva

Pessoa em consulta de terapia.

A psicologia positiva é uma área de estudo científico da felicidade humana. As premissas de seu atendimento envolvem o foco em vivências positivas e aspectos como gratidão e resiliência, além da aplicação de conceitos em grupos e ambientes mais complexos. Ao contrário do que muitos imaginam, a psicologia positiva não é simplesmente a escolha por pensamentos positivos.

Uma vez que há respaldo da ciência, a psicologia positiva funciona como quaisquer outras vertentes da área. Logo, existem métodos a serem seguidos, sendo sua perspectiva o grande diferencial. Aqui, o objetivo é fazer os indivíduos mais felizes, a partir do pressuposto de que a felicidade é um fator atrativo para outras situações de igual satisfação, e tal conceito pode ser ensinado.

Portanto, a psicologia positiva trabalha a necessidade da dedicação humana para sua própria felicidade constante. Dar atenção a potencialidades é o caminho para viver melhor, segundo a teoria. Saiba mais sobre no decorrer do artigo!

Psicologia positiva, objetivo, surgimento e benefícios

Consulta de terapia positiva.

A ênfase destacável da psicologia em aspectos negativos dos pacientes foi o início da descoberta de uma nova frente de estudos. Cientificamente, descobriu-se o poder da condução consciente de pensamentos e ações, de modo a enraizar vivências mais satisfatórias e atrair outras. Confira, a seguir, como essa psicologia fortalece as potencialidades das pessoas e as ajuda a viver melhor!

O que é a psicologia positiva

Na prática, a psicologia positiva é uma vertente de estudo que direciona seu foco ao que existe de bom e satisfatório na vida. Para os indivíduos, ao longo do processo, os pilares da teoria envolvem práticas específicas de atenção aos pontos fortes. Além disso, quimicamente, o sistema nervoso também corresponde à produção de determinadas substâncias.

A proposta da psicologia positiva que a torna diferente de outros campos de atuação é a escolha consciente da colocação da atenção em pontos fortes. Assim, em vez da concentração em conflitos, problemas e fragilidades, o paciente encontra recursos para condicionar pensamentos e perspectivas. A apreciação das potencialidades de cada um é um dos alicerces da teoria.

Qual é o objetivo da psicologia positiva

O objetivo principal da psicologia positiva é trazer mais felicidade e sentimentos bons ao dia a dia dos indivíduos. Desse modo, a meta é encontrar meios individualizados de fornecer a cada pessoa as ferramentas para que a positividade possa aflorar. Embora seja uma jornada pessoal, as bases da psicologia positiva se aplicam a todos os casos, rompendo as conexões com experiências negativas.

Com a prática de abordagens específicas, o objetivo da psicologia positiva é utilizar os comandos mentais de foco na positividade como sustentação para experiências significativas. Cada vivência com ênfase em sucesso, realização e conquistas cria espaço para que outras situações de mesma qualidade possam acontecer. A psicologia positiva é uma área da ciência que defende a promoção do bem-estar.

O que a psicologia positiva nos ensina

A psicologia positiva ensina o valor da construção diária da felicidade humana. Ela também traduz a satisfação como resultado da felicidade, já que, quanto mais feliz se é, mais motivos existem para agradecer e celebrar. O bom na vida é tão genuíno e forte quanto as situações adversas, e o olhar a respeito das situações pode ser treinado, a fim de conduzir à realização e à plenitude.

Como surgiu a psicologia positiva

O surgimento da psicologia positiva remete ao século passado, depois de estudos relacionados a depressão e a outros transtornos entre as décadas de 60 e 70. A compreensão de bases teóricas relacionadas ao desequilíbrio envolvido a casos como esses despertou a atenção de profissionais. Entre eles, estava Martin Seligman, um dos maiores pilares da psicologia positiva.

Logo, preceitos que discutiam os impactos da resiliência e da positividade passaram a ganhar força em meio a abordagens terapêuticas. No final da década de 90, Seligman impulsionou a mudança dos conceitos psicológicos fortalecidos até então, estimulando o olhar para o que importa verdadeiramente na busca por uma vida mais feliz.

Quem é Martin Seligman

Martin Seligman é um conceituado psicólogo nascido nos Estados Unidos, na década de 40. Ao longo da carreira, ganhou diversos prêmios e contribuiu de maneira expressiva para a consolidação da psicologia positiva no cenário internacional. Além de psicólogo, é professor e diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia.

Sua principal contribuição para a psicologia se deve ao conceito de que a boa vida e a felicidade podem ser aprendidas e trabalhadas pelas pessoas. A teoria de Seligman sobre o desamparo aprendido tem a ver com a depressão e outros quadros de saúde mental. Compreendendo o controle humano sobre os fenômenos ocorridos, o também autor passou a estudar o valor da resiliência.

Como se beneficiar da psicologia positiva

A prática de ações relacionadas à psicologia positiva traz benefícios a pacientes em acompanhamento, como a vivência do bom humor cultivado intencionalmente. A descoberta do real valor do dinheiro e de experiências é outro ponto positivo, assim como a certeza de que situações favoráveis atraem outras de mesma qualidade. A positividade passa a ser, portanto, contagiante, desde que não seja forçada.

Como funciona, o conceito de felicidade e boa vida

Terapia.

Teoricamente, as referências da psicologia positiva enaltecem o significado da ênfase que se dá a alguns aspectos da vida em vez de outros, como o uso do entusiasmo para conquistar metas. Mais do que a ausência de questões problemáticas, a essência dessa vertente é a valorização da plenitude em si, de forma integral. Na sequência, saiba mais sobre o assunto e algumas abordagens da psicologia positiva!

Como funciona a psicologia positiva

A psicologia positiva funciona observando a relação entre os aspectos pessoais e as experiências positivas que cercam o indivíduo. Desse modo, é um campo de estudo que relaciona as emoções sentidas em diferentes contextos, promovendo mais consciência no dia a dia. Ao colocar seus princípios em prática, as pessoas conseguem encontrar mais bem-estar e plenitude.

O que é a felicidade para a psicologia positiva

De acordo com a teoria da psicologia positiva e seu principal autor, Martin Seligman, a felicidade é um sentimento extremamente pessoal. Trata-se de algo de caráter subjetivo, mas a felicidade pode ser impulsionada a partir de vivências que despertem sentimentos positivos no indivíduo. Logo, experiências que sejam sinônimo de satisfação podem conduzir à felicidade.

Do mesmo modo, é preciso que a pessoa avalie suas respostas, a fim de encontrar os componentes que, juntos, se traduzem para ela como felicidade. Situações que trazem à tona sentimentos como engajamento, senso de propósito e realização são alguns meios para ser mais feliz.

Porém, não existe fórmula mágica para alcançar a felicidade, devido à sua singularidade para cada indivíduo. Então, quanto mais pleno e motivado em suas atividades o ser se sente, mais feliz ele é.

O que define uma vida boa

Para a psicologia positiva, uma boa vida é aquela que proporciona situações em que o bem-estar subjetivo se mostra elevado e constante. Mas, afinal, de que se trata esse bem-estar tão específico? Tudo depende da maneira como o ser enxerga sua vida, ou seja, seus pensamentos e sentimentos a respeito da mesma. Por isso, quanto melhor a pessoa se sente, melhor é a sua vida.

A importância da psicologia positiva

A importância da psicologia positiva se deve ao embasamento científico da vertente como apoio ao bem-estar mental. Em tempos nos quais a saúde mental vem ganhando cada vez mais destaque, até mesmo no espaço de trabalho, a promoção de práticas que previnam transtornos e doenças é de vital relevância em todas as partes do mundo.

Além disso, no caso de patologias já existentes, a psicologia positiva se mostra um pilar de apoio nos tratamentos. Na prática, trata-se do conhecimento científico que reforça valores e qualidades individuais, em abordagens positivas e que estimulam sentimentos benéficos à saúde mental.

Os focos da psicologia positiva

De modo geral, os campos de estudo psicológicos têm como foco a identificação de transtornos e problemas relacionados à saúde mental. A psicologia positiva, por outro lado, trabalha abrindo espaço para que os indivíduos mantenham níveis satisfatórios de bem-estar emocional.

Isso significa que a mesma atua observando os elementos individuais que promovem emoções positivas e felicidade. Além disso, a ênfase em capacidades e habilidades ajuda a manter sentimentos positivos a respeito da vida.

Ideias que sustentam a psicologia positiva

Algumas das principais ideias que apoiam a psicologia positiva na prática dizem respeito ao foco no positivo. A partir dele, é possível evitar problemas de saúde e tornar o organismo mais saudável, já que os estados cognitivos e as emoções se tornam favoráveis. Assim, o conceito da psicologia positiva como um alicerce para a qualidade de vida é um dos mais importantes.

As teorias da psicologia positiva reforçam que, ao praticar seus pilares, o indivíduo se torna capaz de promover mais bem-estar ao corpo e à mente. Afinal de contas, embora a felicidade seja subjetiva, os sentimentos positivos que conduzem as pessoas ao bem-estar que tanto procuram são essencialmente os mesmos. O fundamental é colocar em prática o que desperta engajamento, realização e otimismo.

Alguns livros sobre psicologia positiva

Nas livrarias e bibliotecas, existem diversos títulos sobre psicologia positiva. Com diferentes abordagens, todos falam sobre o autoconhecimento e o poder das emoções positivas no dia-a-dia das pessoas. Logo, ao compreender os sentimentos e as situações que agem como gatilhos, é possível trabalhar conscientemente o foco no positivo.

Alguns títulos conhecidos são “Felicidade autêntica” (Martin Seligman), “O viés otimista” (Tali Sharot), “Inteligência emocional” (Daniel Goleman) e “Seu balde está cheio? O poder transformador das emoções positivas” (Donald Clifton). Cada uma dessas obras reforça o valor da positividade a partir das emoções, uma vez que emoções impulsionam as ações humanas.

Aplicações no trabalho, para empresas, PERMA e críticas à psicologia positiva

Mulher sorrindo.

Já que a psicologia positiva se baseia em pilares científicos para a construção de uma vida feliz e plena, a aplicação de seus princípios é viável em todos os segmentos. Logo, mesmo em grandes grupos de pessoas, seus fundamentos e elementos podem ser considerados como meio de ampliar as possibilidades das realizações pessoais e coletivas. Veja mais a seguir!

Como aplicar a psicologia positiva no trabalho

Para colocar a psicologia positiva em prática nas empresas, o caminho é investir em oportunidades de desenvolvimento. Feedbacks apreciativos são um exemplo, assim como analisar as possibilidades de progresso do negócio e tornar as lideranças positivas. A vertente também traz recursos que permitem aos gestores compreenderem o valor comportamental e pessoal da equipe.

A valorização de cada profissional é parte de um amplo processo de criar uma cultura diferenciada nas instituições. Os erros existem e devem ser vistos, mas com foco em aprendizado e crescimento. Destacar as potencialidades de cada colaborador ajuda a manter seu estado emocional elevado, impactando significativamente o desempenho de quem trabalha no local.

Como a psicologia positiva pode ajudar as empresas

No ambiente corporativo, a psicologia positiva é uma grande aliada de uma melhor performance profissional. O que se vê é mais aptidão para solucionar problemas, mais disposição, engajamento e produtividade. O diferencial da psicologia positiva no trabalho é o uso da ferramenta como apoio para que os colaboradores encontrem suas reais competências e pontos positivos.

Quanto mais motivado e reconhecido o profissional é, mais ele se dedica ao trabalho. Com isso, os níveis de produção sobem e a qualidade do serviço prestado também. Alimentar emoções positivas, portanto, beneficia todas as escalas hierárquicas nas companhias, potencializando os lucros a partir de contribuições mais eficientes dos trabalhadores.

PERMA, os elementos de uma vida feliz

Para Martin Seligman, um dos principais defensores da psicologia positiva, existem pilares que conduzem o indivíduo à experiência de uma vida mais feliz e satisfatória. Assim surgiu o modelo PERMA, que corresponde a emoção positiva (Positive emotion), compromisso (Engagement), relacionamentos (Relationship), significado (Meaning) e realizações (Accomplishment).

Segundo os elementos mencionados, uma vida mais feliz compreende vivências efetivamente prazerosas, a realização de metas, a construção de relações genuínas e a prática de ações com vontade e propósito. No dia a dia, ao experienciar as situações descritas, é possível que o ser tenha mais plenitude e felicidade.

Assim, a manifestação de uma realidade mais positiva se deve à abertura e à dedicação diárias para integrar os aspectos que melhoram a qualidade de vida. Afinal de contas, perspectivas e momentos favoráveis impulsionam a química do cérebro e colocam o foco nos pontos fortes da situação.

Críticas à psicologia positiva

As críticas mais comuns à psicologia positiva são as que consideram o aspecto exacerbado das ações e pensamentos positivos. Isso porque a natureza humana consiste na dualidade de positivo e negativo, e há profissionais que consideram a supervalorização dos pontos fortes um meio de relativizar conflitos. No entanto, todos os pilares são saudáveis para a saúde emocional.

Os especialistas que criticam a psicologia positiva também destacam a capacidade destrutiva do foco apenas no positivo. Existe também quem defenda a ideia da construção de um ciclo de autorresponsabilidade, culpando aqueles que não alcançam os resultados esperados. Desse modo, o processo pode não se desenrolar da maneira desejada, estimulando sentimentos desconfortáveis.

Os benefícios da psicologia positiva

Bolinha amarela com rosto feliz.

No dia-a-dia, a psicologia positiva se conecta a ações relacionadas a experiências imateriais, doação de recursos a outras pessoas e a relação com o dinheiro. Assim, humores e percepções podem ser ensinados e construídos, de modo que sejam parte da realização de objetivos maiores. Os hormônios, do mesmo modo, são parte importante do processo. Confira detalhes a seguir!

A mudança na perspectiva

O pensamento positivo por si só, segundo algumas teorias, é a base para uma vida mais feliz. A psicologia positiva utiliza essa premissa de forma científica, trazendo mudanças importantes na perspectiva das pessoas. Isso porque a construção de um alicerce positivo depende da maneira como se enxerga a própria vida e as situações.

Quando se coloca o foco no que há de positivo e já está dando certo, as possibilidades se ampliam. Níveis elevados de gratificação são a ação que traz ainda mais alegria como resultado. Dentro da abordagem terapêutica, tal mudança se dá com a ênfase em capacidades e resultados positivos.

Superestimando o dinheiro

O ato de superestimar o dinheiro é comum na sociedade. Com a psicologia positiva, a atenção pode fluir livremente para aspectos que realmente influenciam os níveis de felicidade do ser. Logo, é indicado pensar menos em recursos financeiros, para que as experiências sejam mais significativas, fator imprescindível para quem quer usar os estudos científicos na busca por satisfação e plenitude.

Gastando dinheiro em experiências que proporcionam impulso à felicidade

A maneira como se investe o próprio dinheiro, segundo a psicologia positiva, é ponto de partida para mais felicidade. Por isso, gastar dinheiro em experiências pessoais e com outros indivíduos tem amplo potencial para trazer sensações de realização e bem-estar. A compra de itens materiais tende a trazer satisfação momentânea, enquanto a abordagem terapêutica busca qualidade de vida e significado.

A prática da gratidão

O segredo a respeito da gratidão é o seu funcionamento como um ímã. Então, quanto mais se agradece, mais motivos surgem para agradecer. Esse é um dos principais benefícios da psicologia positiva, já que a atenção aos aspectos positivos e nas potencialidades do ser nas mais diversas esferas o conduz a realizações cada vez maiores. Quimicamente, a positividade também libera hormônios de bem-estar.

A ocitocina na confiança, empatia e moralidade

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e possui diversas funções no corpo humano. Entre elas, está a diminuição dos níveis de estresse, ocasionando a melhora do humor e potencializando as interações sociais. Por isso, é uma substância que age minimizando os efeitos de transtornos como ansiedade e depressão nos indivíduos.

Em relação à psicologia positiva, parte de sua abordagem se refere a relações de qualidade e a vivência de momentos prazerosos. Situações como abraços e contato físico, por exemplo, liberam mais ocitocina no organismo e promovem uma sensação completa de bem-estar. Com isso, aspectos como confiança se destacam nos indivíduos.

O humor positivo e a felicidade contagiante

Não é segredo que a manutenção intencional do bom humor influencia a sensação de bem-estar físico e emocional. Além disso, ao se considerar a relevância das pessoas no entorno para a construção das sensações sentidas, é válido estar perto de pessoas felizes. Com isso, a felicidade encontra espaço para se instalar em cada vez mais indivíduos, atraindo experiências positivas e realizações.

Fazer bem faz bem e o tempo de voluntariado

Experiências com foco nos indivíduos ao redor, como doação e voluntariado, despertam em si mesmas sensações positivas. Tais respostas promovem plenitude e aceitação de si e dos demais, trazendo o senso de pertencimento dentro de grupos maiores. Logo, a ênfase em situações positivas e seus desdobramentos estimula mais saúde física e emocional.

Emoções positivas no desempenho e no trabalho

A força das emoções positivas age como um impulso no sentido de conduzir projetos. No dia a dia, estimular e deixar a positividade fluir aciona mecanismos que otimizam o desempenho no trabalho e nos processos pessoais. Para tanto, é preciso colocar o foco no que existe de positivo e no que pode ser aprimorado, a fim de despertar sensações favoráveis em vez das desfavoráveis.

Exemplos da psicologia positiva na prática

Psicologia positiva.

Chegou a hora de conhecer alguns exemplos práticos de abordagens da psicologia positiva. Ao procurar o que há de positivo nas mais variadas situações, incluindo as capacidades de cada indivíduo, a psicologia positiva fortalece crenças favoráveis. A busca por mais bem-estar começa com o ponto onde se concentram os esforços, como será mostrado a seguir. Confira!

Método de amostragem de experiência

A análise da rotina do indivíduo fornece informações preciosas quando se pensa em tornar a psicologia positiva uma abordagem prática. O segredo é transformar a vivência diária em uma metodologia de identificação de padrões de pensamentos e sensações, o que indica a existência de gatilhos positivos. Assim, o objetivo do método é compreender o que pode ser iniciado ou feito mais vezes para trazer felicidade.

Diário de gratidão e visita de gratidão

A prática da gratidão eleva o sentimento de plenitude e traz mais qualidade de vida a quem a realiza. O diário de gratidão é um exercício diário de identificação de ao menos três motivos para agradecer a cada dia. Com isso, a ênfase automaticamente muda para aspectos favoráveis e mais encorajadores, que são o ponto de partida para realizações pessoais e uma vida mais feliz.

Do mesmo modo, a visita de gratidão pode ser uma visita presencial ou mesmo uma ligação, carta ou chamada de vídeo a alguém que se tem um motivo para agradecer. Ambos os exercícios têm a mesma base, exercitando a visão positiva a respeito da própria existência e do que já foi conquistado. Assim, trata-se de uma prática que, quanto mais constante, mais se torna funcional.

Construir forças, não fraquezas

Se o que se destaca em meio às capacidades dos indivíduos são seus pontos fracos, os mesmos passam a se sobressair diante das qualidades. Quando se observa de forma encorajadora as potências de cada ser, nasce a construção de forças pessoais únicas, as quais determinam um ciclo de desenvolvimento pessoal. O resultado é uma vida mais leve, confiante e com alta capacidade de realização.

Terapia de bem-estar

A terapia de bem-estar trabalha pilares essenciais para a sensação real do sentimento no dia-a-dia. Para isso, potencializar o positivo é um aspecto, ao mesmo tempo em que há a minimização de aspectos negativos. O destaque dessa terapia é o fortalecimento do poder pessoal e do propósito de vida, assim como a construção de relacionamentos de alto valor agregado.

Quais as diferenças entre a psicologia tradicional e a psicologia positiva?

Mulher sorrindo.

A psicologia tradicional é, provavelmente, muito mais conhecida pelas pessoas quando comparada à sua vertente positiva. Ambas se referenciam em estudos científicos conduzidos ao longo de décadas e se diferenciam pela ênfase que dão a aspectos da mente e do cotidiano dos pacientes. Porém a base, nos dois casos, diz respeito à pergunta: como tornar a vida mais plena e feliz?

Nesse caso, o foco da psicologia tradicional é a resolução de problemas, sempre a partir da identificação de disfunções comportamentais e emocionais. Assim, o ponto de partida é a solução de conflitos e questões. Para a psicologia positiva, a questão central é a felicidade em si, destacando aspectos e experiências positivas na vida do ser.

Ainda que possuam a mesma finalidade, as propostas da psicologia tradicional e positiva trabalham com perspectivas bastante distintas. Processos terapêuticos sempre podem ser bem-sucedidos, desde que sejam consideradas as particularidades de cada caso.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.