Chá de casca de abacaxi: Benefícios, contraindicações e mais!

Chá de casca de abacaxi: Benefícios, contraindicações e mais!

Conhece as incríveis propriedades do chá de casca de abacaxi? Descubra seus inúmeros benefícios e saiba como adotá-lo no dia a dia.


Considerações gerais sobre o chá de casca de abacaxi

casca de abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros. De teor cítrico, mas que não perde o sabor, a fruta é excelente no consumo diário e fontes de vitaminas e nutrientes. Rica em vitamina C, cai bem na hora da sobremesa e através de sucos frescos e bem gelados.

Nos dias mais quentes, buscar a refrescância da fruta com outros produtos, como o hortelã, é grande pedida. Porém, a casca do abacaxi é tão nutritiva quanto a fruta. O chá da casca do abacaxi ajuda a combater doenças, infecções e fortalece, com eficácia, o sistema imunológico.

Para conhecer mais sobre os poderes da fruta e de sua casca, prossiga na leitura do artigo e descubra os inúmeros benefícios ao fazer um delicioso chá de casca de abacaxi. Mas, fique atento. Nem todos podem usufruir desses benefícios.

Chá de casca de abacaxi, para que serve, como consumir e dúvidas

casca de abacaxi

De acordo com especialistas, a casca do abacaxi contém 38% a mais de vitamina C do que a fruta. Para manter os nutrientes da fruta e aproveitar seus benefícios, a dica é manter as sobras desses alimentos e contar com ricas possibilidades de melhorar a saúde. Auxiliando no organismo de forma eficaz, o chá da casca do abacaxi facilita a digestão e combate males incômodos. Continue lendo e entenda mais.

Para que serve o chá de casca de abacaxi

O chá da casca do abacaxi é excelente para digestão e combate infecções estomacais e alivia a prisão de ventre. Previne patologias mais sérias como o reumatismo e artrite. Como combatente, ajuda na limpeza do sangue e elimina toxinas devido a seu excelente poder diurético.

Como potente anti-inflamatório natural, reduz as chances de infecções oportunistas e auxilia em processos de cicatrizações de lesões internas ou externas. E para quem é adepto da malhação, o chá da casca do abacaxi repõe os nutrientes perdidos após os treinos, fortalecendo o corpo e mantendo o organismo equilibrado.

Como consumir o chá de casca de abacaxi

Para tomar diária ou periodicamente seu chá de casca de abacaxi, preserve a casca da fruta. Como é rica em nutrientes e possui mais vitamina C do que a polpa, através do chá pode-se preservar seus elementos através da infusão.

Inclusive, as vitaminas do chá podem ser preservadas por até três dias e você pode tomar quente ou gelado. É uma dica perfeita para incorporar os benefícios do chá para seu consumo diário. Uma xícara ao dia é o suficiente para manter seu corpo saudável.

O chá de casca de abacaxi é muito calórico?

Devido às suas propriedades, o chá de casca de abacaxi auxilia na limpeza do organismo, é diurético e varre as toxinas do organismo. Termogênico, acelera o metabolismo e empurra para fora os níveis de gordura do sangue.

Aumentando a sensação de boa digestão, o chá é capaz de reduzir o apetite e é excelente aliado na dieta para emagrecer. Um copo contém 40 calorias, sendo bastante saudável. Faça uso do chá se deseja perder peso, porém não deixe sua alimentação de lado. Consulte um nutricionista para adotar o chá em seu dia a dia.

O chá de casca de abacaxi pode ser adoçado?

Não há contra indicações para adoçar o chá de casca de abacaxi. Porém, para aproveitar melhor o sabor da bebida, convém tomar puro, sem açúcar ou adoçantes. Na intenção de garantir as propriedades do chá e manter seu sabor natural, é interessante que o chá seja consumido puro. Se preferir adoçar seu chá, use pouco açúcar ou algumas gotas de adoçante.

Como preparar diferentes receitas do chá de casca de abacaxi

casca de abacaxi

O chá de casca de abacaxi pede muita criatividade na hora do preparo. Você pode fazer seu chá e adicionar outros ingredientes para deixá-lo mais forte, saboroso e nutritivo. Como dica, acrescentar canela ou gengibre, deixará a bebida mais refrescante e com mais poderes nutritivos. Acompanhe a seguir algumas dicas para incrementar o chá de casca de abacaxi.

Chá de casca de abacaxi

Para fazer o chá de casca de abacaxi simples, não requer trabalho e é muito fácil de preparar. Veja o que utilizar:

- 1,5 litros de água;
- cascas de abacaxi.

Ferva a água em uma panela grande. Em seguida, adicione as cascas do abacaxi. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe no cozimento por mais dez minutos. Desligue o fogo e deixe mais alguns minutos na infusão. Essa parte garantirá que os nutrientes acumulem na bebida. Espere esfriar, coe e sirva-se. Guarde em um recipiente e consuma por até três dias.

Chá de casca de abacaxi com canela

Incrementando seu chá, uma ótima dica é preparar com canela. Por haver semelhança nas propriedades dos ingredientes, o chá ficará mais concentrado e encorpado, tornando-se uma forte e potente fonte de nutrientes.

Em processo semelhante do preparo apenas com a casca, você pode incluir a canela em pó ou um pau. Na versão pó, adicione uma colher rasa na mistura após ferver a casca do abacaxi. Deixe na infusão por até dez minutos. Coe e sirva-se na temperatura que preferir.

Chá de casca de abacaxi com gengibre

Esta é uma mistura que trará muito sabor ao chá de casca de abacaxi. Por ter propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é um forte elemento que trará mais disposição e vigor à saúde. O preparo é bem fácil:

- Cascas de um abacaxi;
- 2 ou 3 rodelas de gengibre;
- 1,5 litros de água.

Após ferver a água, adicione as cascas do abacaxi e o gengibre. Abaixe o fogo e espere cozinhar por cinco muitos. Desligue o fogo e deixe agir por mais alguns minutos. Para incrementar, acrescente mel ou adoçante. Para dar mais sabor, adicione pequenos pedaços da polpa do abacaxi.

Chá de casca de abacaxi com hibisco

A receita é bastante prática. Incrementando o chá de casca de abacaxi, o hibisco dá cor e deixa o chá mais saudável. Acompanhe o preparo:

- Cascas de um abacaxi;
- 1 colher de sopa de hibisco;
- 1,5 litros de água.

Sugestões:

- 1 pau de canela;
- 6 cravos.

Ferva os ingredientes em fogo baixo e com a panela tampada por dez minutos. Após, deixe na infusão por mais alguns minutos. Coe e sirva-se.

Chá de casca de abacaxi com hortelã

Excelente sugestão para turbinar seu chá de casca de abacaxi. Muito usada no suco da polpa da fruta, a hortelã contém inúmeras propriedades e dão mais sabor ao chá. Para fazer, acrescente dez folhas de hortelã na fervura das cascas do abacaxi.

Deixe cozinhar por dez minutos em fogo baixo. Ao desligar o fogo, mantenha na infusão por mais cinco minutos. Após coar, sirva-se e beba quente ou frio. Refrescante e nutritivo. Como dica, tome gelado e sinta mais sabor.

Os benefícios do chá de casca de abacaxi

casca de abacaxi

Dentre seus benefícios, o chá da casca do abacaxi combate males e fortifica o organismo. Excelente aliado para emagrecer, possui propriedade termogênica, o que facilita a limpeza do sangue ao eliminar gorduras. Prevenindo doenças e contendo antioxidantes, o consumo do chá incorpora mais qualidade na saúde e no dia a dia. Veja a seguir, o que o chá de casca de abacaxi pode fazer por você.

Auxilia na digestão

Como bom combatente, o chá de casca de abacaxi auxilia na digestão e alivia a sensação de peso no estômago. Se exagerou em uma mesa farta e sente-se cheio, uma xícara do chá aliviará os incômodos em questão de minutos.

A casca do abacaxi contém antioxidantes que combatem os radicais livres. Varrem as toxinas e beneficiam diretamente o fígado e os rins. Por isso, o processo digestivo torna-se mais ágil. Mantenha sempre à mão o chá e tome sempre que sentir mal-estar estomacal.

É antimicrobiano

Com excelente ação adstringente, a casca do abacaxi combate inflamações e alivia processos infecciosos. Seus poderes medicinais limpam o sangue e com sua ação diurética, o chá promove a circulação sanguínea e limpa toxinas do corpo.

Fortalecendo o sistema de defesa natural do corpo, o chá da casca do abacaxi impede que doenças oportunistas surjam, deixando o corpo livre de bactérias ruins e micróbios.

Melhora a visão e a pele

Pelas propriedades da vitamina C, o chá da casca do abacaxi fortalece a visão e evita o surgimento de problemas como a catarata. Há relatos de pessoas que, ao consumirem o chá, obtiveram mais tranquilidade com a visão.

Para a pele e devido às ações da vitamina C, o chá evita o surgimento de acnes, espinhas, eczemas e feridas. Sem contar que pode prevenir o envelhecimento precoce.

Possui ação antioxidante

Como antioxidante, o chá da casca do abacaxi é capaz de combater os radicais livres que causam danos ao organismo e células. Por ser um excelente faxineiro natural, o chá ajuda a eliminar as toxinas pelos seus efeitos diuréticos.

O chá da casca do abacaxi age para desenferrujar o corpo, promovendo como engraxate para determinadas partes do corpo. Adotá-lo no dia a dia, ainda evita problemas ósseos e musculares, contribuindo no alívio de reumatismos ou artrites.

Alivia os sintomas de artrite

Como já informado, o chá da casca do abacaxi alivia os sintomas de artrite. Diga adeus às dores e incômodos desse problema, incluindo o chá em seu cotidiano. As ações do chá contra processos inflamatórios, combate inflamações internas e externas, sendo grande aliado na manutenção de seu corpo.

Entretanto, se mantém tratamento médico, não substitua sua medicação. Consulte um especialista sobre o assunto.

Promove a saúde dos ossos

Por conter cálcio, propriedades contra inflamações e infecções, e ser rico em vitamina C, o chá da casca do abacaxi fortalecerá seus ossos. As pessoas com mais idade e que apresentam diagnósticos de osteopenia ou osteoporose, o chá pode ser benéfico no tratamento dessas patologias.

Como fortalecedor do organismo, promoverá segurança e evitará que qualquer incidente como fraturas, sejam mais propensos aos idosos.

Se você faz parte da terceira idade, experimente o hábito de consumir a bebida. Entretanto, vale frisar que o chá é apenas um complemento a qualquer patologia óssea, não servindo como medicação definitiva. Consulte seu médico para obter mais informações.

Auxilia na prevenção do câncer

Com ações antioxidantes que combatem os radicais livres que podem destruir ou danificar órgãos, o chá auxilia na prevenção do câncer. Por conter nutrientes que auxiliar na eliminação de toxinas, a casca do abacaxi protege o DNA das células, evitando a formação de tumores.

Para quem está em tratamento, o chá da casca do abacaxi pode reduzir a formação de células tumorais, trazendo mais qualidade de vida e bem estar aos pacientes.

Melhora a circulação sanguínea

Como possui ações que regulam os níveis de colesterol, o chá da casca do abacaxi ativa e melhora significativamente a circulação sanguínea. Diurético e termogênico o chá aumenta a capacidade de eliminação de gordura do sangue, liberando as artérias para melhor trânsito sanguíneo.

A isso, resulta-se em melhores taxas de colesterol e reduz a possibilidade de tromboses e problemas cardiovasculares. Porém, vale lembrar que o chá não é remédio e se estiver em tratamento, siga as recomendações médicas. Tome o chá como um auxílio.

Fortalece o sistema imunológico

Para criar barreiras aos agentes infecciosos, o chá da casca do abacaxi promove aumento na defesa natural do corpo. Aliado ao sistema imunológico, o chá garante, por suas ricas propriedades, mais rendimento na saúde e afasta qualquer possibilidade de infecções ou inflamações.

Um dos principais elementos do chá é a vitamina C, considerado forte elemento para prevenção de gripes, resfriados ou outras patologias. Como recomendação, consulte o médico caso apresente algum distúrbio e peça orientações sobre incluir o chá de casca de abacaxi como paliativo a tratamentos.

É diurético e auxilia na perda de peso

Por ser uma fruta cítrica, o abacaxi é um diurético natural. Como chá de sua casca, torna-se mais benéfico e age mais rápido em seus efeitos ao corpo. Como resultados, elimina os altos teores de gordura ao promover a limpeza natural do organismo.

Se está de dieta, o chá agirá como grande amigo e pois promove saciedade. Redutor natural de apetite, contribuirá para o emagrecimento. No mais, atenção. Mantenha sua alimentação equilibrada e não deixe de repor nutrientes. Para mais orientações, busque apoio com um nutricionista e tenha uma dieta equilibrada.

Repõe eletrólitos após atividade física

Aos adeptos da boa malhação, o chá da casca do abacaxi é ótimo para tomar após as atividades físicas. Com os exercícios, o corpo perde os eletrólitos e o chá ajuda na reposição de água e nutrientes do corpo. Tomando uma xícara ou copo a cada atividade física, manterá o equilíbrios da saúde funcional. E continue com sua alimentação para manter as taxas e substâncias que o corpo necessita.

Quem não pode tomar o chá de casca de abacaxi e quais as contraindicações?

casca de abacaxi

Apesar de ser altamente benéfico e possuir propriedades excelentes para o corpo, o chá de casca de abacaxi possui algumas contraindicações. Não são todas as pessoas que podem consumi-lo. A menos que haja um acompanhamento médico para confirmar doses ou não recomendar a ingestão.

Por mais que hajam dúvidas, o chá age eficientemente no processo digestivo, promovendo melhor digestão e limpeza. Mas, mesmo com esses benefícios, seu consumo deve ser moderado. E mesmo para patologias recorrentes do aparelho digestivo, convém não manter seu consumo durante muito tempo.

Sendo uma fruta ácida, o consumo da fruta ou de seu chá não é recomendado para quem tem problemas crônicos de gastrite, úlceras ou outros males estomacais. Quem sofre de refluxos, não deve beber o chá. E ele também não é recomendado para gestantes ou lactantes, para que não interfira na saúde do bebê ou prejudique o aleitamento materno.

Mesmo agindo como um remédio natural, o chá de casca de abacaxi não pode ser utilizado para tratamentos definitivos em doenças. A bebida deve ser mantida como alternativa complementar e jamais deve substituir medicamentos indicados aos tratamentos.

Por ser uma fruta rica em vitamina C, o consumo exagerado do chá pode causar azia, enjoos ou náuseas, além de provocar problemas de pele ou até intoxicações pelo excesso da vitamina. Consumido com moderação, estará afastado o risco de problemas e haverá estímulos para aproveitar mais as propriedades e vantagens que o chá da casca do abacaxi promoverá à sua saúde.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.