O que é resiliência? Como desenvolver, a pessoa resiliente e mais!

O que é resiliência? Como desenvolver, a pessoa resiliente e mais!

A resiliência é a capacidade de se adaptar aos desafios da vida, mas não só isso. Saiba tudo sobre o tema aqui!


Considerações gerais sobre Resiliência

Homem segurando cordas com força.

Diante de tantos desafios da vida cotidiana, a palavra resiliência tem sido muito utilizada pela psicologia para designar a habilidade de uma pessoa de lidar com as situações mais difíceis sem se abalar emocionalmente. Uma pessoa resiliente consegue enfrentar os piores sofrimentos e, ainda assim, se manter forte e resistente.

Justamente pela capacidade de adaptação em meio às circunstâncias, a resiliência é indispensável em diversos setores da vida, desde a área profissional até a amorosa, por exemplo. A habilidade ainda traz muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional do ser humano, tornando-o uma pessoa melhor em vários aspectos.

Neste texto, você vai conhecer as principais características de uma pessoa resiliente, além de ter acesso a dicas para se tornar uma, informações sobre a resiliência, dentre muitos outros pontos. Confira tudo abaixo e não deixe de compartilhar o texto com amigos e familiares. Boa leitura!

Resiliência, senso de propósito, sua importância e impactos na vida

Peça de xadrez de pé;

Nos tópicos abaixo, você vai saber um pouco mais sobre os vários aspectos relacionados à resiliência. Pegue todas as informações que você descobrir e as utilize em diversas áreas de sua vida. Confira!

O que é Resiliência

Resiliência é a capacidade de encontrar estratégias diante das adversidades da vida. É a habilidade de lidar com mudanças inesperadas e não se abater diante de sofrimentos e perdas.

Apesar de ser muito utilizado na psicologia, o termo “resiliência” se originou da física. Esta define a palavra como a propriedade de um corpo de retornar ao seu estado de origem após ter sido submetido a uma transformação elástica.

Sendo assim, inspirando-se na definição da física, uma pessoa resiliente é aquela que consegue se adaptar às mais diversas situações, mantendo o devido controle sobre suas emoções. Segundo o psicólogo Robert Brooks, quem é resiliente tem maior aptidão para assumir riscos na vida e ter boas relações interpessoais.

Resiliência e senso de propósito

A resiliência é muito atrelada a um senso de propósito. Ou seja, quando você tem consciência de que é importante na vida das pessoas e que pode agregar algo de valor na vida do próximo, você se torna mais forte e resistente perante obstáculos no caminho. Com isso, o benefício virá para si mesmo e para o outro, também.

Por esse motivo, procure atividades em que você sinta que está contribuindo. Um serviço voluntário ou passar um tempo com sua família e amigos, por exemplo, podem ser ótimas opções para ajudar alguém. Mas faça tudo com prazer e satisfação. Busque atividades que te tragam felicidade e em que você se sinta bem.

Desenvolvimento de um projeto pessoal de vida

Victor Frankl, fundador da Logoterapia, diz que todo o ser humano precisa ter um sentido de vida, um propósito pelo qual ele possa lutar. Ter um projeto pessoal de vida ajuda a desenvolver a resiliência, pois torna a pessoa mais paciente diante dos desafios. Cada obstáculo é visto como um trampolim para conquistar os objetivos.

Por isso, olhe para dentro de si e descubra qual sua missão nesta Terra. Preste atenção nas suas habilidades, competências, capacidades, veja o que te causa indignação, senso de justiça e algo mais que te incomode. Desta forma, você será capaz de mudar-se diante de situações que não podem ser transformadas.

A Resiliência e a capacidade de compreender novas emoções

O imediatismo da sociedade atual prejudica a conexão consigo mesmo e, logo, o contato com as próprias emoções. Hoje em dia, é uma tarefa quase impossível parar para refletir sobre como está o estado de nossas emoções. Mas saiba que a capacidade de compreender os próprios sentimentos é especialmente importante no desenvolvimento da resiliência.

Quando você tem ciência sobre o que está acontecendo dentro do seu interior, você se torna capaz de encontrar estratégias para lidar com as adversidades. Afinal de contas, agir por impulso e tomado pela emoção é uma grande armadilha diante dos problemas. Então, tente separar um tempo em sua rotina para se conectar com o seu eu interior.

Por que a resiliência é tão importante?

A resiliência é a capacidade de se recuperar de uma adversidade, sendo até um mecanismo de proteção contra o abalo emocional diante dos problemas. Quem é resiliente consegue manter sua saúde mental intacta, pois sabe que, por pior que seja a situação, sempre haverá uma luz no fim do túnel.

Assim, as pessoas que não possuem a habilidade da resiliência são mais propensas a ficar sobrecarregadas com qualquer tipo de desafio. Além disso, podem procurar estratégias de enfrentamento prejudiciais à saúde, como por exemplo, o uso abusivo de álcool e outras drogas. Neste sentido, o desenvolvimento da resiliência é de suma importância para a vida do ser humano.

Resiliência no trabalho

Como um dos campos mais competitivos da sociedade, o mercado de trabalho exige certos requisitos bem rígidos. Não basta ser bom no que faz, ser o mais gabaritado ou o que apresenta o melhor currículo. É preciso apresentar características que envolvam habilidades sociais para mediação de conflitos, como a resiliência, por exemplo.

Assim, colaboradores mais resilientes têm a oportunidade de serem mais eficientes em seus setores, além de melhorarem seus relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Além disso, líderes que apresentam a resiliência como um dos pilares de suas ações conseguem ser mais empáticos com os funcionários, melhorando até os resultados da corporação.

Resiliência no amor

A resiliência aplicada no amor é fundamental para ter relacionamentos mais saudáveis e prazerosos. Parceiros resilientes conseguem resolver os conflitos com mais facilidade, pois entendem a visão de mundo do outro. Eles compreendem que os dois vieram de experiências diferentes, com criações e até valores distintos.

Entretanto, tome muito cuidado para não confundir a resiliência com a atitude de aceitar tudo do seu parceiro. Tenha em mente que uma pessoa resiliente pratica a autoconsciência e, portanto, conhece os próprios limites. Além disso, tem autoestima suficiente para não aceitar menos do que merece. Portanto, seja resiliente, mas não se desvalorize.

Resiliência e saúde emocional

Engana-se quem pensa que resiliência se limita à capacidade de aguentar determinada situação. A resiliência vai muito além disso. Ela é capaz de modificar padrões de comportamento, reformular pensamentos em prol da saúde mental, minimizar os níveis de estresse e ansiedade e melhorar por completo a qualidade de vida.

Uma pessoa resiliente consegue manter as emoções sob controle e, ainda que se preocupe com algum problema, não se deixa abater, pois sabe que encontrará uma solução. Diante de tudo isso, nota-se que a capacidade de adaptação às diversas situações é um fator de proteção para a saúde emocional de todos os indivíduos.

Os 7 Cs da Resiliência

Planta crescendo em meio à seca.

Os 7 Cs da resiliência dizem respeito ao modelo criado por Ken Ginsberg, um famoso pediatra que ajudava crianças e adolescentes a desenvolverem a capacidade da resiliência. Apesar de ser muito utilizado pelos mais jovens, o modelo é totalmente útil para os adultos. Confira abaixo tudo sobre os 7 Cs!

Competência

A competência se relaciona com a capacidade de lidar com diversas situações de forma eficaz. Ou seja, a pessoa sabe gerir suas emoções nas mais diferentes circunstâncias, posicionar-se quando necessário, lutar pelos seus direitos e reconhecer o momento de ficar calado e a hora em que precisa agir.

Tudo isso é feito com excelência. Mas, obviamente, a competência na resiliência é algo que deve ser desenvolvido aos poucos. Em cada desafio que surgir no caminho, você vai aprendendo a solucionar os problemas com mais eficiência. Uma pessoa se torna resiliente com as experiências da vida. Assim, o importante é enfrentar as situações e não fugir delas.

Confiança

Em qualquer área da vida, a confiança em si é indispensável. Toda a pessoa que deseja se tornar mais resiliente precisa confiar na própria capacidade. É necessário acreditar nas suas qualidades e nos seus pontos fortes e crer que você tem todo o potencial para ser mais forte e resistente.

Entretanto, tome cuidado para não confundir a autoconfiança com o orgulho. Até porque, para desenvolver a resiliência, você precisa reconhecer que está em constante aprendizado e que necessita de boas pessoas ao seu lado. A humildade e o contato com o próximo são pontos essenciais no processo de busca pela resiliência.

Conexão

A resiliência é a capacidade de se adaptar em meio às adversidades. Isso nem sempre é fácil e, por isso, exige o amparo de pessoas confiáveis. Estar em conexão com amigos e familiares proporciona uma maravilhosa sensação de pertencimento e segurança, o que ajuda o ser humano a se tornar mais resiliente.

Inclusive, é importante ressaltar que ser resiliente não significa ser forte o tempo inteiro, sem passar por nenhum sentimento de tristeza, decepção ou algo do tipo. Isso, na verdade, indica que a resiliência se dá num perfeito equilíbrio entre sentir o sofrimento e não se deixar abater por ele. Neste processo, o amparo de pessoas queridas é indispensável.

Caráter

Na resiliência, o caráter é uma propriedade resultante da consciência de certo e errado. Durante a infância e adolescência, é crucial trabalhar o caráter para que a sociedade receba um indivíduo de boa conduta e responsável. Pelo desenvolvimento do senso de responsabilidade como consequência, o caráter é premissa para a resiliência.

Assim, uma pessoa resiliente se responsabiliza pelos próprios atos e jamais terceiriza as ações. Ela sabe que tudo o que fizer irá repercutir na própria vida, contribuindo para o sucesso ou infortúnio. Sendo assim, ter um bom caráter com noção do que é certo e errado é base para ser uma pessoa resiliente.

Contribuição

Quando alguém tem um propósito de vida, a pessoa se torna mais resistente diante das turbulências da vida. O objetivo é tão vivo que ela não para no meio da caminhada e luta com todas as suas forças. Por essa paciência em meio às situações difíceis, ter um propósito ajuda o indivíduo a desenvolver a resiliência.

Porém é importante que o propósito esteja relacionado com outra pessoa. Isto é, você precisa sentir que está contribuindo na vida de alguém e que está fazendo a diferença. Deste modo, seus relacionamentos serão mais recíprocos e benéficos para ambas as partes e, assim, você se tornará resiliente.

Combate

A resiliência não tem absolutamente nenhuma relação com passividade. Muito pelo contrário, ser resiliente é justamente encontrar estratégias de enfrentamento diante da situação. Logo, o combate é o ponto fundamental que separa as vítimas dos solucionadores de problemas. Ao invés de se queixar e de se perguntar o porquê de aquilo ocorrer com você, encare seu problema de frente.

Mas só encare as adversidades quando você souber controlar os níveis de estresse e ansiedade. Não tome nenhuma atitude por impulso, muito menos impensada. Uma pessoa resiliente conhece a si mesmo e sabe exatamente até onde pode ir. Portanto, mantenha o gerenciamento de suas emoções em dia, antes de enfrentar o desafio.

Quais as características de uma pessoa resiliente

Mulher feliz e resiliente.

Talvez, você seja uma pessoa resiliente e nem saiba disso. Mas, para ter a certeza de que a resiliência está em sua vida, veja abaixo algumas características de quem possui essa capacidade. Confira!

Autoconsciência

Pessoas resilientes conseguem encontrar estratégias para enfrentar diversas adversidades ao longo do caminho. Isso acontece porque elas apresentam um bom nível de autoconsciência. Ou seja, conhecem os pontos fortes e fracos de sua personalidade e sabem exatamente até onde podem ir.

A autoconsciência é fundamental para aumentar a taxa de resiliência, pois, assim, você pode utilizar seus pontos fortes a seu favor no enfrentamento de situações difíceis. Já em relação aos pontos fracos, você pode trabalhar neles e se tornar uma pessoa melhor. Contudo, os resilientes não buscam perfeição, pois sabem que isso não existe. Apenas buscam se conhecer melhor.

Controle interno e autoestima

O vitimismo é uma das grandes armadilhas para a rigidez em meio aos obstáculos da vida, e as pessoas resilientes sabem disso muito bem. Elas entendem que, para lidar com as dificuldades, é preciso assumir o controle dos próprios atos e não responsabilizar terceiros pelas decisões tomadas. Afinal de contas, o sucesso só depende de você.

Mas o controle interno está diretamente ligado com a autoestima, que nada mais é do que a habilidade de reconhecer as qualidades que existem dentro de si e utilizá-las a seu favor. Valorizar os pontos positivos é muito importante para desenvolver a resiliência e, desta forma, lidar com as diversas experiências durante a trajetória na Terra.

Equilíbrio emocional e autocuidado

Uma das características da pessoa resiliente é o equilíbrio de suas emoções. Criar técnicas de redução da ansiedade e estresse é indispensável para aumentar o nível da resiliência. Quando se deparam com um problema, os resilientes não tentam resolvê-lo logo de imediato. Em vez disso, procuram se acalmar primeiro para, então, encontrar soluções.

Outra característica muito importante é o autocuidado. A saúde mental, física e emocional deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa. Para quem deseja ser mais paciente e acreditar que dias melhores virão, precisa dar mais atenção a si mesmo e não negligenciar o cuidado pessoal. Portanto, não deixe de olhar para si.

Otimismo e resolução de problemas

A capacidade de resolução de problemas é a habilidade de juntar uma série de conhecimentos, técnicas e estratégias para superar certos desafios. Algumas pessoas apresentam essa capacidade com mais facilidade devido à observação aguçada do mundo que as cercam. Isto é, elas aprendem com os erros e acertos dos outros.

Qualquer pessoa que deseja desenvolver a resiliência consegue adquirir essa aptidão para resolver os problemas. Basta ser paciente e acreditar que tudo dará certo, até porque o otimismo é mais uma das características que definem uma pessoa resiliente. É preciso ter fé e esperança na vida.

Dicas para ser mais resiliente

Mulher confiante e resiliente.

Há pessoas que parecem já nascer com a habilidade da resiliência e, por isso, dificilmente se abalam com algo. Mas saiba que é perfeitamente possível qualquer um se tornar mais resiliente diante da vida. Confira as dicas abaixo e descubra como!

Seja flexível

Pessoas rígidas dificilmente conseguem ser resilientes. Isso porque, na rigidez, a pessoa só enxerga um único jeito de resolver as coisas, um único caminho, uma única solução. Para desenvolver a resiliência, é necessário que você amplie sua visão e procure enxergar as diversas possibilidades de uma situação.

A flexibilidade te ajuda a sofrer menos com as dificuldades e até melhora seus relacionamentos com as pessoas. Diante disso, tente encontrar novas formas de se adaptar. Tenha em mente que há sempre diferentes maneiras para lidar com uma questão. Basta você se abrir e se permitir enxergar os caminhos possíveis ao seu redor.

Acredite em si mesmo

Tenha em mente que a resiliência é uma capacidade adquirida aos poucos. Em cada dificuldade, você vai aprendendo a ser mais resistente e vai se adaptando às novas mudanças. Neste sentido, uma boa dica para você aprender a ser mais resiliente é acreditar em si mesmo e comemorar suas pequenas conquistas.

Confiar na própria capacidade te ajuda a conquistar suas metas e seus objetivos, te torna mais produtivo, te auxilia no desenvolvimento de uma vida mais focada, além de ampliar sua visão para enxergar o lado positivo das adversidades. Todos têm defeitos e qualidades, e isso é normal. Mas o importante é você acreditar nas suas habilidades.

Mantenha-se conectado

Ninguém nasceu para ficar sozinho. Psicólogos afirmam que todo o ser humano precisa estar em contato com outras pessoas. Ainda que alguém goste da solitude, isto é, um período de isolamento para reflexão e completamente saudável, a solidão é algo prejudicial para a saúde mental, pois causa dor e sofrimento.

Sendo assim, não deixe de estar conectado com amigos e familiares. Ter pessoas a quem você possa recorrer nos momentos de dificuldades te ajudará a desenvolver sua resiliência. Os conselhos e as orientações ampliarão a sua visão de mundo e você enxergará novos ângulos da situação. Assim, aos poucos, você vai aprendendo a ser mais resiliente diante da vida.

Aprenda hábitos saudáveis

Uma das dicas para ser mais resiliente é aprender hábitos saudáveis. Alguns são: se exercitar de forma regular, manter uma dieta balanceada rica em nutrientes, ler um bom livro, reservar um tempo para o descanso e muitos outros. Você também pode criar os seus próprios hábitos saudáveis, que se encaixam melhor na sua rotina.

Além disso, entenda que a resiliência é desenvolvida mediante a um emocional forte e corpo saudável. Afinal de contas, mente e corpo estão em íntima ligação, já que um interfere no outro e, por consequência, afeta a capacidade da pessoa de ser mais resistente diante das adversidades. Então, cuide de si mesmo.

Extraia lições das experiências

Uma das características da pessoa resiliente é o entendimento de que sempre é possível aprender com as experiências negativas. É por isso que elas não se abalam, pois sabem que tudo coopera para o próprio amadurecimento. Sendo assim, experimente extrair lições das situações ruins que acontecem em sua vida.

Quando você sair da posição de vitimismo e encarar as adversidades como verdadeiras professoras da vida, a resiliência começará a ser desenvolvida. Então, não reclame de nada que vier sobre você, muito menos se questione o porquê de isso ter ocorrido. Ao invés desse posicionamento, pense em como você poderia ter agido de forma diferente.

Busque formas de liberar a tensão

Acredite, a tensão bloqueia o desenvolvimento da resiliência. Isso porque o estresse impede que a pessoa veja novos caminhos e se adapte em meio às circunstâncias. As preocupações roubam a paz de espírito, trazendo o foco apenas para os problemas, sem, contudo, conseguir encontrar a devida solução.

Sendo assim, você deve buscar formas de liberar a tensão dentro do seu corpo. Você pode, por exemplo, escrever um diário relatando seus problemas e suas dificuldades. Pode realizar desenhos como meio de expressão de suas angústias. Além disso, pode desenvolver a prática de meditação, dançar, cantar e até fazer uma boa terapia.

Mantenha atitude positiva em relação à vida

A negatividade é uma atitude que paralisa qualquer um e, por isso, impede a resolução de muitos problemas. Se você deseja desenvolver sua resiliência, precisará manter uma atitude positiva em relação a vida. Ou seja, é necessário acreditar que há sempre uma saída para todas as situações.

Ser positivo é enxergar o lado bom das experiências mais negativas. Por exemplo, se uma pessoa perdeu o emprego, ao invés de ficar reclamando e murmurando sobre o patrão, pode considerar a demissão como uma oportunidade para investir no empreendedorismo e conquistar seus sonhos. Portanto, se quer ser resiliente, olhe para o lado positivo, pois sempre há.

Quais fatores contribuem para a Resiliência?

Mulher resiliente subindo escadas.

Como cada ser humano é diferente do outro, existem pessoas que já nascem com alto potencial de resiliência. Isso é algo facilitado por inúmeros fatores, tais como: boa autoestima, apoio da família, comunicação clara e inteligência emocional, por exemplo.

Entretanto, aqueles que não possuem nenhuma capacidade de se adaptar a novas mudanças também podem se tornar resilientes. Para isso, será necessário estarem dispostos a aprender e serem perseverantes na busca por ajustes no próprio comportamento e pensamento.

Então, entenda que nenhuma mudança é fácil e que nada acontece do dia para a noite. Tenha paciência consigo mesmo e se alegre por cada evolução que conseguir fazer. Além disso, aproveite as dicas e as informações que você obteve no texto de hoje. Desta forma, você se tornará uma pessoa mais resiliente e viverá melhor neste plano terreno.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza