Karuna Reiki: o que é, como funciona, benefícios, símbolos e mais!

Karuna Reiki: o que é, como funciona, benefícios, símbolos e mais!

Dentro do universo de Reiki, Karuna Reiki é conhecido por promover um contato mais profundo com seu interior, cheio de simbologias e benefícios. Confira!


Você conhece o Karuna Reiki?

karuna reiki

O Reiki é conhecido por ser uma técnica onde o indivíduo é submetido a uma sessão que canaliza a energia através das mãos que, segundo os japoneses, é a conexão energética que nos liga como matéria. É uma maneira de promover a cura, o bem-estar e o alinhamento dos chakras, que são responsáveis por nossa saúde física, mental e espiritual.

Porém, quando falamos sobre Karuna, que tem um significado mais voltado para a evolução e o exercício da compaixão, deixamos esse processo muito mais pessoal. Dessa forma, o Karuna Reiki é a busca energética de evolução pessoal. Ele busca trabalhar, primordialmente, os conflitos emocionais de cada indivíduo, que é a base para todo ser. Confira mais neste artigo!

Entendendo mais sobre o Karuna Reiki

karuna reiki

Ao contrário do que possa parecer, o Karuna Reiki pode ser feito de várias formas, mas é imprescindível entender, antes de mais nada, como se deve acessar esse espaço e quais os meios corretos para isso. Executado da maneira certa, o Karuna Reiki pode auxiliar no alívio de dores e até no processo de cura. Confira agora um pouco mais sobre essa modalidade de Reiki, sua história e os benefícios que traz!

O que é o Karuna Reiki?

De maneira geral, o Karuna Reiki é uma abordagem vibracional que opera como um sistema integrado. Costuma ser mais intenso que o popular Reiki Usui. Dentro do espaço Karuna, é feita a indução para a meditação com Mestres Ascendentes, Anjos e Arcanjos.

Não existe, porém, um único tipo de Karuna Reiki, já que ele pode ser trabalhado com várias funções. Por exemplo, o campo vibracional que uma pessoa utiliza para trabalhar com o perdão e a culpa que sente é diferente daquele usado para acessar traumas e memórias, já que não são a mesma coisa e demandam cuidados distintos.

História

Sendo bem mais recente que o Reiki, que surgiu em 1922, a vertente Karuna só foi desenvolvida em 1995, pelo Mestre William Lee Rand, juntamente com alguns alunos. A ideia central da técnica é promover a compaixão e a edificação do Uno, que é o conceito de unidade do Todo. Nós somos Uno.

A lógica é simples: se eu sou o todo e o todo sou eu, para eu perdoar o todo, preciso me perdoar. Para eu tratar o todo, preciso me tratar. Para eu curar o todo, preciso me curar. O conceito de Karuna vem do budismo, que é a filosofia que busca levar e guiou muitos seres que já atingiram a iluminação.

Fundamentos e como funciona

Os fundamentos primordiais do Karuna Reiki são a ligação e cura de todo campo energético com a compaixão. Isto é, sentir o Karuna por todos que estão abertos para aquela compaixão que ele simboliza. Uma vez que você está pronto para se conectar com o todo e sentir compaixão do outro, esse outro deve estar aberto para sentir compaixão por você, porque somos Uno.

E, para isso funcionar, são realizados uma série de rituais envolvendo as mãos, que é o grande centro catalisador dessa energia universal. Além disso, as meditações e os instrumentos usados são de suma importância na construção do Karuna em sua forma mais pura.

Benefícios

Quando falamos sobre o alinhamento de chakras, falamos sobre um dos maiores benefícios dentro da cultura de espiritualidade oriental. E é exatamente nessa linha que o Karuna Reiki trabalha. A promoção do equilíbrio dos chakras é feita por meio da meditação.

Cada chakra é responsável por um ponto energético do corpo, sendo: o chakra básico, chamado de Muladhara, o do sacro, conhecido por Svadhisthana; o chakra umbilical, Manipura, o cardíaco, chamado de Anahata, aquele que é responsável pela parte da laringe, o Vishuddha, o frontal, Ajna e, por fim, o chakra coronário, Sahasrara.

Diferenças entre Karuna Reiki e Usui Reiki

Em um primeiro momento, o Karuna Reiki e o Usui Reiki são bem parecidos, já que toda a base teórica deles é bem próxima e, na construção dessas modalidades de saúde, ambos os idealizadores tiveram conexões.

Contudo, a diferença maior está nos símbolos usados para as práticas, já que o Karuna Reiki usa alguns signos de várias linhas dentro do Reiki, inclusive do próprio Usui. De modo geral, o Karuna Reiki segue os caminhos do Usui, mas, no final, propõe uma expansão para outra parte, sendo, dessa forma, diferentes, ainda que visem o bem estar do indivíduo e do Uno.

Níveis do Karuna Reiki

karuna reiki

Diferente do que se pensa, o Karuna Reiki e o Usui Reiki não são partes do mesmo sistema e nem um é mais potente que o outro, pelo contrário. É errôneo pensar que são contrapostos também. Eles são apenas diferentes, começam de forma parecida e depois se desmembram de maneiras distintas.

E, dentro do Karuna Reiki há níveis para serem atingidos. Continue lendo para saber mais sobre cada etapa e como são executadas!

Principiante

No primeiro nível, o aluno deve ser instruído a cuidar e a incentivar-se a falar e refletir sobre o que sente. É o primeiro espaço do eu. Nessa etapa, ele deve estar atento ao que sente, às suas dores e toda a bagagem que carrega como indivíduo.

Sim, ele faz parte de um todo, mas esse todo parece ainda muito nebuloso quando não se entende nem o que se sente, com clareza. Partindo daí, ele recebe alguns símbolos e meditações específicas para lidar com essa grande frente, o eu.

Intermediário

O segundo nível é o intermediário, que começa sua experimentação para entender o eu que somos nós. Ele já está mais ciente do que sente como indivíduo e já é capaz de discernir as coisas com mais clareza quando for conhecer a versão maior do que é, o nós eu.

Nessa etapa, seus símbolos vibracionais aumentam exponencialmente e ele recebe acesso para várias outras meditações e processos curativos. Aqui, o aluno já sabe o que precisa saber, mas ainda está em uma fase de exploração, de conhecer o próprio poder.

Avançado

Quando falamos sobre alguém em um nível avançado de Karuna Reiki, estamos falando sobre um mestre. Isso mesmo, esse é o nível mais alto dentro dessa ciência oculta. Nesse ponto, você já conhece seu poder e sabe como usá-lo.

Aqui já estão dispostos para o uso todos os símbolos, inclusive, o Símbolo do Mestre, que é o maior dentre os demais símbolos, sendo o conhecedor de todas as técnicas de meditação e todas as facilidades que o aprendizado traz.

Símbolos do Nível 1 Karuna Reiki

karuna reiki

O primeiro nível de Karuna Reiki trabalha com alguns símbolos para lidar com vários nichos dentro de sua vida. São diversos, já que a vida humana tem muitas frentes, é muito diversa. Alguns dos mais conhecidos são: Zonar, Halu, Harth, Rama, Gnosa, Kriya, Iava, Shanti e AUM, conhecido como o símbolo do mestre.

Continue lendo para saber mais sobre os símbolos, como eles auxiliam e quando são atingidos pelos alunos de Karuna Reiki!

Símbolo Zonar

O Zonar é o símbolo primordial dentro da energia Karuna. Ele seria uma espécie de caminho para a canalização e entendimento de toda nossa dor e angústia como seres carnais. Com seu símbolo desenhado nas mãos, o Zonar é uma espécie de terceira visão.

Ele traz a noção de infinito para que o paciente entenda que faz parte do todo. Suas dores são suas e nossas, porque nós somos o todo. O desenho traz uma espécie de Z, cortado com um símbolo do infinito, que simboliza toda a grandeza do Karuna Reiki.

Símbolo Halu

Depois de executar o Zonar, o paciente é levado para o Halu que é o segundo grande símbolo do Karuna Reiki, que, de maneira literal, significa amor, verdade e beleza. Alguns entendem como harmonia. Ele eleva a consciência baseando-se no amor e nos ensina isso, amando o eu e o nós, que são Uno.

De maneira geral, com o símbolo desenhado, a cura se dá por um padrão vibratório que reduz as energias negativas e bloqueios que nossa mente cria. O Halu faz com que você aprenda a lidar com os seus traços, positivos ou não, e abraçá-los. Você não é perfeito e isso é fundamental para que sejamos grandiosos.

Símbolo Harth

Sendo o terceiro símbolo dentro do Karuna Reiki, Harth simboliza, além de tudo que os outros dois trazem, como amor, verdade e infinito, o equilíbrio. Nessa etapa do processo, é o começo do desenvolvimento da capacidade de compaixão. Isso porque, entende-se que o paciente, nesse momento, já entendeu quem é, onde dói e o que precisa aceitar.

Ele é o início do desenvolvimento do que entende-se por felicidade genuína, o aceitar o amor, amar sem culpa o outro e eu, que somos o todo, que somos o Uno. Harth age, primordialmente, no chakra do coração.

Símbolo Rama

O Rama traz uma noção de enraizamento e senso de direção, simbolizando Norte, Sul, Leste, Oeste, Cima e Embaixo. Ele é usado para que a gente tenha consciência sobre o espaço que somos e temos. Conhecendo o eu, o próximo passo é o conhecer o aqui.

Ele é usado dentro das sessões em vários casos, principalmente quando o paciente parece meio desorientado, sem rumo. Nem sempre nos perdemos apenas fisicamente. Nossa alma também precisa de direção, como quando não sabemos a rota e usamos um GPS. E é exatamente essa a importância de Rama dentro do Karuna Reiki.

Símbolo Gnosa

O símbolo de Gnosa já pertence ao segundo nível do Karuna Reiki e, de modo geral, simboliza a expansão do conhecimento. Ele cuida do Vishuddha, o chakra responsável pela parte da laringe, que promove a fala.

A busca do conhecimento é importante dentro do Karuna e, além disso, é usada para a construção de tudo que entendemos como mundo. Contudo, Gnosa não é usado somente para isso, mas para o aumento da memória, da criatividade, o controle de tempo e outras tantas necessidades que a mente quer sempre melhorar.

Símbolo Kriya

Também fazendo parte do segundo nível de Karuna Reiki, o Kriya é um grande símbolo, já que ele é aquele que induz a clareza da mente para, principalmente, definir planos e metas. Ele auxilia no entendimento das vontades e como devem ser feitas essas novas métricas de sucesso.

A lógica é simples: nessa parte do tratamento, o paciente já entende quem é, onde dói, onde está e o que precisa saber para estar feliz e bem. Com todo esse ‘poder’ em mãos, Kriya chega para canalizar em algo que será útil e verdadeiramente bom para a vida de quem busca por essa iluminação.

Símbolo Iava (EE-AH-VAH)

O terceiro símbolo do segundo estágio do Karuna Reiki é conhecido como Iava. Ele representa os 4 elementos e como tudo isso, de forma combinada e ritmada, se conecta no grande propósito que é nós. Juntos, esses elementos foram um outro elemento, o espírito.

Esse é o símbolo da mudança, acabando com a concepção errada das coisas e com as ilusões, mesmo as que consideramos bobas e até inocentes. Além disso, esse símbolo nos protege de influências negativas, mostrando que a natureza é implacável no combate de coisas ruins para a mente, corpo e alma.

Símbolo Shanti

O Shanti, de maneira literal, significa paz. Ele é o mais alto antes do Símbolo do Mestre. Essa paz é o resultado de todos os processos até o momento. Você está em paz se entende o passado, suas dores, o lugar, o mundo, traça sonhos e entende como pode fazer com que deem certo.

Além disso, o símbolo de Shanti é usado para fazer a harmonização de vários nichos da vida. Ajuda a lidar com o passado, alinhar nosso presente e desenvolver o futuro. É usado para curar insônia e pesadelos. O responsável por ele é o chakra Ajna, o frontal.

Símbolo mestre AUM (OM)

Ao contrário do que possa parecer, o símbolo mestre OM não é algo secreto que só os grandes mestres têm acesso. Não, ele é conhecido e disseminado no Reiki, seja o Karuna ou não. E todos podem usá-lo. Porém, só os mestres saberão usá-lo com maestria.

Precisa-se de experiência e muita sabedoria para fazer com que o OM seja na vibração certa, alinhando todos os outros símbolos para que sejam coordenados, cada um para sua função. O OM do mestre é a chave de ouro para que todo o processo tenha sido proveitoso e, principalmente, que tenha sido atingido. O OM é o eu universal se comunicando em uma única vibração.

Outras informações sobre o Karuna Reiki

karuna reiki

Exceto os processos, há algumas informações necessárias sobre o Karuna Reiki e como ele é executado. Como ele trabalha com algo que as pessoas visam muito, que é o poder da própria mente, é muito fácil cair em golpes virtuais na intenção de ser atendido por alguém com experiência.

Confira agora algumas dicas de sobre o Karuna Reiki e como fazer dessa viagem ainda mais proveitosa e prazerosa!

Quando se pode começar a prática de Karuna?

Não existe uma idade certa para o início dessa prática. As escolas mais tradicionais priorizam pessoas maiores de idade, até mesmo por conta da experiência de vida e consciência de mundo que são necessárias para embasar melhor o conteúdo.

Não precisa, também, ter passado por um grande trauma que queira aliviar com o Karuna Reiki. Claro que se esse for o caso, vai ajudar muito em sua experiência como pessoa. Mas, se você tiver apenas curiosidade de conhecer ou de ver como é uma sessão, esse é o momento ideal para isso.

Como aprender o Karuna Reiki?

O Karuna Reiki pode ser aprendido em algumas escolas e até mesmo sozinho, sempre priorizando os símbolos e entendendo sua importância na configuração do todo. É aconselhada uma mentoria, já que com um professor, a visão fica sempre ampliada e a captação de informação pode ser um pouco maior.

O que se deve ter em mente sempre é o respeito pelo processo. A lógica de funcionamento é assim desde sua criação por um motivo. Não pule etapas, porque uma etapa perdida pode ser o fim da construção que você faria. Seja consciente.

Onde fazer e quanto custa uma sessão?

Existem institutos especializados na prática do Reiki e suas vertentes e, na busca por um tratamento, deve-se buscar por esses lugares. Alguns deles trabalham com uma linha de preço mais acessível, de aproximadamente R$70,00 por sessão.

Os cursos variam bastante de preço, podendo ser encontrados alguns que custam em média R$200,00 e outros que se aproximam de R$1.000,00. É importante saber o que você deseja com o curso, porque o processo mais importante quem executa é você.

Quando não fazer o Karuna Reiki?

Sendo uma recomendação também no Reiki, não se deve recorrer ao Karuna Reiki com uma fratura exposta, por exemplo. Embora ambos os processos auxiliem na capacidade de regeneração do corpo, uma fratura implica o risco de ser fixada no local errado.

O Karuna Reiki auxilia na cura do interno para o externo, mas ele é um processo gradativo e, quando você tem uma emergência hospitalar, é necessário procurar por um hospital. Atenha-se ao processo e como deve ser desenvolvido.

Reiki ou Karuna, qual a melhor opção?

karuna reiki

Mesmo fazendo parte da mesma frente, ambos são muito diferentes entre si, já que um trabalha majoritariamente com a cura do corpo através das mãos. O outro, o Karuna, promove a harmonização do corpo como um processo natural de reconstrução e reconexão com a essência.

O fundamento de ambos é o mesmo, porém, devem ser entendidos como processos bem diferentes. Reiki é uma cura voltada para o físico, o Karuna usa o físico para curar a alma. Em algum ponto, elas são até complementares e se auxiliam mutuamente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.