O que é altruísmo? Caracterização, tipos, benefícios e mais!

O que é altruísmo? Caracterização, tipos, benefícios e mais!

A prática do altruísmo foi estabelecida como o oposto do egoísmo, sendo que o pensamento foi instituído por Auguste Comte no século 19. Saiba mais!


Considerações gerais sobre altruísmo

Homem ajudando o outro a atravessar.

Fazendo um apanhado amplo daquilo que está ligado ao processo empático do ser humano, o altruísmo contempla alguns comportamentos positivos ao próximo. Podendo ser dividido por categoria, auxilia e dedica parte do tempo em ações individuais ou coletivas.

Abrindo mão até da própria vida para ajudar outra pessoa, o altruísmo colabora com o voluntariado e até mesmo com instituições de caridade. Um ato simples pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e até mudar o dia dela. Um laço pode ser criado, tendo em vista que a colaboração se resultou nesta iniciativa. Agora, leia o artigo para compreender os grandes processos do altruísmo!

O altruísmo, sua importância e caracterização

Homem alimentando uma pessoa em situação de rua.

O poder que o altruísmo vai intensificando se caracteriza e se valoriza diante de atitudes, além daquele desejo que algumas pessoas sentem em ajudar o próximo. Estender a mão para alguém que está passando por necessidades, sejam elas quais forem, faz com que o outro lado se desafie e se comporte de maneira altruística.

Com o passar do tempo esta palavra foi ganhando força e virou aquilo que muitos praticam: a solidariedade. Existe esse grande desejo de fazer o bem, além de atuar e mudar momentaneamente a situação de alguém. A empatia também entra neste contexto, mas em associação com a palavra principal e ao nível secundário.

Dê continuidade na leitura do artigo para entender o significado, a importância e caracterização do altruísmo!

O que é o altruísmo

A definição do altruísmo com o passar do tempo vai sendo nutrida com outras especificações, mas desempenha as mesmas atitudes solidárias. Sendo assim, ganha cada vez mais força diante dos comportamentos que vão sendo intensificados e com condições empáticas. 

Se existe o lado que não se importa com este processo e se coloca numa posição social acima daqueles que não contam com a mesma categoria, existem aqueles que fazem questão de se colocar no lugar do outro e ajudando da sua maneira. A cooperação se faz presente, além de prestar aquela solidariedade. 

Por quê o altruísmo é importante

Uma atitude altruística na vida de uma pessoa que não conta com as mesmas condições se torna importante pelo fato de se colocar no lugar do próximo. Considerando os princípios básicos do humanismo é possível se manter naquilo que conseguiu construir, mas que o outro não teve as mesmas possibilidades.

Diante dessa importância para a nutrição daquilo que vem de dentro, o altruísmo tem o papel de mudar uma realidade naquele momento ou uma vida inteira. Se constituindo através desses comportamentos é possível enxergar um lado que não era tão visível assim.

Caracterização do altruísmo

A caracterização do altruísmo se fortalece conforme o passar do tempo e com as atitudes que vão sendo incluídas dentro deste processo. Indo além daquilo que todos conhecem diante de um princípio básico, essa atitude pode ser manuseada diante de colaborações e atitudes enriquecedoras.

O objetivo principal está na forma como se estende a mão em prol de um semelhante, além daquilo que se entende como um ato puro do ser humano. Existem aqueles que querem se fortalecer apenas para mostrar o que fizeram, mas também existem atitudes reais de pessoas que se comprometem com a causa.

As três categorias do altruísmo

Mulher fazendo doações.

No altruísmo existem três categorias que podem ser manuseadas perante aos processos estabelecidos. Sendo assim, o apego, a bondade e a veneração se mostram presentes. Indicando aquilo que se constitui em um laço, o apego se formula. A veneração vem da admiração e da bondade dos sentimentos mais puros.

Sendo uma forma de manter a proximidade, se apegar a alguém de forma saudável neste sentido faz toda a diferença. O respeito que se cria com a veneração vem de um sentimento de benevolência e como uma qualidade nobre, a bondade se transforma em atitudes colaborativas. Leia os tópicos a seguir para compreender estas categorias!

Apego

Os vínculos que podem se estruturar no altruísmo e apego saem de uma construção crescente destes sentimentos. Se constituindo e buscando por segurança uma pessoa acolhida se apresenta satisfeita, além da complementação adquirida com isso. O laço se transforma e o sentimento nasce.

A afinidade vai se mostrando presente e com a adaptação que se constrói com o tempo. Portanto, a segurança também é estabelecida e com aquele apego seguro que pode complementar todo o contexto do altruísmo incluído.

Veneração

A definição da veneração sai de um conceito do altruísmo e que tem a importância ligada aos processos de adoração. Aquilo que foi feito e agradecido se transforma em uma veneração, além do intuito criado para a nutrição do ato.

Essa contribuição, na prática, se estimula diante de ações prósperas que vão criando uma ligação necessária e colaborativa. Ajudar o próximo faz com que ele crie uma admiração, além de uma relação que pode ser fortalecida com o passar do tempo.

Bondade

A bondade e o altruísmo correspondem aos processos de manifestações que contam com o intuito de fazer o bem. Mais do que isso, colabora com a implementação de atitudes necessárias e contribuintes para aqueles que não possuem as mesmas condições. O comportamento do ser humano pode ser avaliado diante de ações colaborativas e em benefício ao próximo.

A ética também pode ser atribuída, tendo em vista que se torna uma disposição e preocupação. Fazer o bem transforma o interior, além de confortar alguém com mínimo que se pode fazer. Esta virtude é reconhecida perante aqueles que também contam com esse sentimento e com o propósito de colaborar.

Os tipos de altruísmo

Homem oferecendo guarda-chuva a outro homem.

Se existem as categorias presentes no altruísmo, os processos também são importantes. Colocar toda a energia e disposição para auxiliar o outro pode ser uma forma de recompensa satisfatória que não tem o intuito de ser retribuída materialmente.

Outras questões podem ser abordadas nestas situações, tendo em vista que são possíveis os processos genéticos, recíprocos, em grupos e puros. Cada categoria com suas especificações e propósitos, mas com o mesmo dever em ajudar o próximo. Se constituir desse sentimento alimenta a alma e fortalece. Continue lendo o artigo para saber mais!

Altruísmo genético

O altruísmo genético já diz muito sobre a ação que pode ser praticada dentro deste contexto, mas com o envolvimento voltado para a nutrição de uma família. Parentes próximos ou não, pessoas que moram numa mesma casa ou não e até mesmo aqueles que não são tão presentes.

Com o benefício instituído e envolvendo os pais, fala sobre os sacrifícios que podem ser estabelecidos perante algumas necessidades dos filhos, por exemplo. Renunciar algo para oferecer ao semelhante é um ato afetuoso, puro e cheio de esperança. Portanto, ações como essas podem ser implementadas e com o nível de parentesco instruindo.

Altruísmo recíproco

Este processo de altruísmo recíproco se baseia em uma ação para auxiliar, mas com o afeto mútuo estabelecido. Ou seja, se resulta em ajudar e esperar que o outro faça o mesmo. Envolvendo o ato de prática e troca, fala sobre dar e receber. Indo além deste propósito, mostra o sentimento construído em uma relação.

Oferecendo aquilo que há de melhor, reflete a maneira como é feita a contribuição e como o outro vai reagir diante disso. A sensação que se pode ter diante dessas contribuições falam mais sobre alguém, do que a pessoa que contribuiu em questão. Sendo assim, o respeito, amor e altruísmo podem formular a vida de alguém.

Altruísmo por grupo

Envolvendo contribuições em grupos, este processo de altruísmo se constitui perante atos que se formulam com um número de pessoas. Podendo ter uma certa especificação e limitação, o propósito é o mesmo. Este ato de empatia se fortalece com pessoas bem arquitetadas, além das mesmas características presentes.

Direcionar essas ações faz com que as pessoas transbordem aquilo que existe de mais puro dentro delas, aplicando todo o lado humanitário. Podendo colaborar também com instituições e apoiar outras causas sociais, o intuito é sempre o da solidariedade.

Altruísmo puro

Com a caracterização voltada para a constituição daquilo que também é moral, o altruísmo puro se edifica em estender a mão ao próximo sem aquela esperança de receber algo em troca. Com uma ação que se transforma por dentro, conta também com valores instituídos que estão presentes em uma personalidade.

Transbordando esta ação, algumas pessoas contam com a naturalidade e o dom para contribuir. Elevando o nível de sentimento e podendo até construir uma relação, cria um laço que pode ser fortalecido diante das ações que já foram feitas. Portanto, se desenvolve de forma transparente consigo mesmo e com a empatia envolvida.

Os benefícios do altruísmo

Mulher com um coração nas mãos.

Inúmeros são os benefícios do altruísmo na vida de uma pessoa. Sendo assim, seus efeitos positivos resultam na felicidade, no bem-estar, em sentimentos prósperos, uma vida tranquila e sem tanto estresse. Olhar pelo outro e ajudá-lo não é só benéfico, como transmite aquilo que se quer passar através de um simples ato.

Além daquilo que as pessoas esperam, esta ação empática passa aquilo que existe de mais puro e sincero. Um olhar solidário pode transformar vidas e elevá-las para um nível de plenitude. Individualmente ou não, o dever é só um e com o intuito de modificar uma realidade. Mantenha-se no artigo para entender todos os benefícios do altruísmo!

Reduz o estresse

Combatendo o estresse, o altruísmo estimula algumas substâncias que podem eliminar essa tensão. Podendo causar danos, este processo é desgastante, cansativo e negativo. Dando uma sensação de prazer, consegue amenizar alguns sintomas de ansiedade e favorecendo o indivíduo.

A endorfina também tem um papel importantíssimo nesse combate ao estresse, além de aliviar alguns desconfortos causados. Portanto, o altruísmo pode fazer com que uma pessoa se mantenha firme em seus propósitos, além estender a mão para um semelhante.

Aumenta os níveis de felicidade e bem-estar

Elevando os níveis de bem-estar, o altruísmo pode fazer com que o cérebro libere o hormônio da felicidade. Colaborando também para a confiança, carrega aquele prazer para constituir todos os convívios sociais. Além disso, esse sentimento edifica o processo solidário e faz com que uma pessoa se mantenha neste sentido.

Não tendo nenhum segredo neste ato, a empatia pode ser estimulada diante da prática e ajudando o próximo. Quando uma pessoa se sentir preparada para esta ação, não deve ignorá-la. Seguir com este ato modificará totalmente a vida, além de deixar visível o seu lado humanitário.

Aumenta os sentimentos positivos e reduz os negativos

Podendo se espalhar com facilidade, os sentimentos negativos são prejudiciais e não colaboram nem um pouco com o ser humano. Passar por uma situação complicada é desgastante, mas estimular esse sentimento pode piorar as coisas. O altruísmo faz com que processos positivos sejam trabalhados, além de constituir outras questões.

O sistema imunológico pode ser afetado, além do cardiovascular e endócrino. Tentando manter um equilíbrio, esta ação traz consigo aquela sensação de bem-estar, fazendo com que se construa relações e laços saudáveis. Sendo no âmbito amoroso, social e familiar, traz coisas boas.

Ajuda a levar uma vida mais tranquila

Todos sonham com um percurso de vida mais tranquilo e sem muitos impasses. Sendo algo difícil de concretizar, o altruísmo pode colaborar para essa elevação. A autoconfiança também pode colaborar para essa plenitude, além de estimular outros sentimentos como o otimismo.

As coisas nem sempre funcionam da maneira que as pessoas esperam, mas esta ação pode fazer com que se mude uma perspectiva, além de estender a mão ao próximo. Outra questão deve ser levantada e com o propósito de pensar somente no presente, eliminando a ansiedade que pode atrapalhar todos os processos.

As qualidades de uma pessoa altruísta

Mulheres doando roupas.

No meio de tantas qualidades que uma pessoa pode desenvolver, o altruísmo, a empatia, solidariedade, bondade e felicidade são questões presentes. Além de todos esses atributos, uma pessoa pode praticar atos de respeito, humanidade e apresentar os valores essenciais para a condução da vida.

Com características primordiais, a harmonia será constituída e o convívio será de um enorme avanço para a sociedade. Esta ação indica uma personalidade capaz de enxergar além daquilo que ela leva em seus benefícios, podendo colaborar com outras pessoas e elevando aquilo que está ao redor. Saiba mais sobre todas as qualidades de uma pessoa altruísta, lendo o artigo!

O que é ser altruísta

Uma pessoa altruísta é aquela que conta com uma personalidade voltada para o bem ao próximo. Fazendo mais pelo outro do que para si, pode combater ações desfavoráveis e tentar igualar os níveis presentes dentro de uma sociedade. Um filósofo chamado Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, que é francês, foi o primeiro a construir argumentos de positivismo e implantando na sociologia.

Descobrindo também em 1830 um grupo que praticava atitudes altruístas na época, identificou que eles estavam ligados aos processos solidários. Alegando que esta característica é um traço pessoal, não tem nenhuma semelhança e obrigação com aquilo que é sobrenatural ou divino.

Desenvolvimento da empatia

Para construir a empatia e estimulá-la é preciso praticar atitudes voltadas para a compaixão ao próximo, além de implantá-las no dia a dia. Sendo assim, o altruísmo pode se fazer presente e elevar o nível de satisfação e agradecimento. Mais do que ajudar, esse ato empático pode criar laços. 

Muitas pessoas desenvolvem esta característica naturalmente, principalmente se for levada como um processo de igualdade perante o resto da sociedade. Além daquilo que se pode esperar dentro destas ações, o indivíduo consegue elevar o seu nível espiritual. 

A escuta atenta e verdadeira

Mais do que ajudar, uma pessoa que espera a colaboração do outro também deseja ser ouvido. Por mais que seja um processo simples de se estimular, o altruísmo precisa se fortalecer nesta questão e com a paciência fazendo parte da ação. Muitas vezes o outro só precisa desabafar e colocar para fora, além de ter alguém para ajudá-lo.

Se mostrar interessado e verdadeiro faz com que se crie uma relação duradoura ou até mesmo momentânea, mas que trará conforto e visibilidade. Muito mais do que um simples ato, uma atitude altruística pode mudar, consolidar e estimular a esperança em alguém.

Ajudar sem esperar algo em troca

Diferentemente daquilo que é mútuo, uma vertente altruísta não exige nada em troca. Sendo assim, um ato puro e simples pode mudar e elevar uma condição. Sendo uma das características mais nobres, esta ação tem um único propósito que é o de olhar para além da própria realidade.

Podendo transformar uma situação, intensifica o propósito e dá sentido ao percurso da vida. Mais do que isso, só a solidariedade presente sem esperar uma recompensa. Portanto, o processo precisa ser desenvolvido naturalmente e com toda a sinceridade presente no ser humano.

Ser mais solidário

Indo além daquilo que muitos entendem como um simples ato de compreensão, a solidariedade no altruísmo existe como um processo de cooperação elaborado individualmente ou em grupo. Apresentando a verdadeira identidade daqueles que ajudam, esta ação pretende elaborar questões ideais e sentimentalistas.

O compartilhamento também deve ser feito, tendo em vista que uma sociedade igualitária se torna mais forte. Não sendo apenas algo para ajudar, a solidariedade é se colocar no lugar do outro e entender as suas aflições. Ou seja, colaborar, escutar e compreender aquilo que está fora da própria realidade.

Ser bondoso e generoso sem precisar contar às pessoas

Praticar um ato bondoso e solidário vai além daquilo que muitos fazem apenas para mostrar aos outros como uma ação altruística. Se preocupar mais em solucionar ou colaborar, vai além daquilo que se faz por uma posição de admiração.

Fazer sem se importar com quem está fazendo também é um ato colaborativo, tendo em vista que não se deve pensar se vai ou não agir. A empatia eleva o nível espiritual de muitos, principalmente se este atributo estiver atrelado naturalmente em uma personalidade bondosa.

Evitar julgamentos

Colaborando ou não, comentários com visões de julgamentos sempre serão direcionados aos outros. Para praticar uma ação altruística não precisa necessariamente esperar por isso, mas tendo em mente que muitos não vão deixar de falar a respeito da situação.

Não tendo controle sobre essas coisas, o principal objetivo deve estar apenas ligado ao propósito principal da colaboração. Indo além daquilo que muitos esperam, esses julgamentos não desaparecerão com o passar do tempo. Pior do que isso, podem ganhar força e com a escolha de deixar isso influenciar ou não. Portanto, o foco deve estar direcionado apenas ao acolhimento. 

Ficar feliz e aprender a comemorar as felicidades do outro

Mais do que o simples altruísmo, ficar satisfeito pela conquista ou felicidade do outro é importante. Entender que cada um possui o seu propósito de vida, além de tudo acontecer quando está no momento certo de acontecer, é um ato que não apresenta egoísmo.

Admirar e compreender a evolução de alguém também é um ato empático, tendo em vista que são vidas totalmente diferentes e em situações opostas. Por isso, uma ação altruística vai além daquilo que muitas pessoas determinam e ultrapassando todos os níveis de elevação.

Não dar as costas aos problemas de outras pessoas e do mundo

Se manter numa posição altruística vai além das ações em prol da solidariedade. Se colocar em determinadas situações faz com que se tenha outra percepção além do privilégio em que se vive, tendo noção das desigualdades e diferenças do mundo.

Cada pessoa conta com os seus impasses e muitas não são auxiliadas nestes processos. Olhar para o outro com o intuito e agindo para mudar determinada situação, diz respeito ao lado humanitário que se pode evidenciar. Portanto, se torna algo além das características distribuídas para confortar alguém.

Por que o altruísmo pode melhorar a minha saúde e bem-estar mental?

Mulher estendendo a mão.

Porque pode estimular determinadas substâncias no cérebro que conseguem preencher algo que está vago e sem propósito. Tirando muitas outras complicações presentes em alguém, faz com que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo e completo com os seus atos solidários.

Podendo até ser mais feliz no percurso da vida, pode explorar outros campos e segmentos que antes não eram tão importantes diante das perspectivas. Estender a mão ao próximo pode acrescentar outros propósitos neste plano, além de conseguir enxergar individualmente algo que não era tão visualizado.

Para aqueles que não nasceram com esta qualidade e este dom, é possível estimular diante de outros objetivos de vida.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.