Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar  e mais!

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

Entenda o que é egocentrismo, quais as características das pessoas com essa personalidade, assim como as desvantagens desse comportamento e como lidar com elas.


O que é egocentrismo?

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

O egocentrismo é uma maneira ou conjunto de atitudes comportamentais que alguns indivíduos apresentam por terem grande preocupação consigo mesmos. Portanto, uma pessoa é tida como egocêntrica quando ela se põe como parte mais importante em todas as situações, buscando todas as atenções para si.

Outro ponto relevante da personalidade das pessoas egocêntricas é que elas têm preocupação somente com suas próprias opiniões. Além disso, não têm capacidade de serem empáticas, portanto não conseguem entender a dor do outro. Para essas pessoas, elas são o centro do universo, dessa forma o que não tem ligação com suas vidas, é desinteressante.

Neste artigo falaremos mais sobre o egocentrismo, traremos informações sobre esse comportamento, como os tipos de egocentrismo durante a vida das pessoas, as características dessas pessoas, as desvantagens do ego e como lidar com esses indivíduos.

Como o egocentrismo acompanha a pessoa

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

O egocentrismo é geralmente definido como sendo um conjunto de comportamentos que indicam que uma pessoa empenha todas as suas atenções a si mesma. Normalmente, essas pessoas costumam não abrir mão de sua maneira de pensar e de suas opiniões.

Nesta seção do texto você irá entender como o egocentrismo acompanha a vida das pessoas em várias fases. Como é o egocentrismo na infância, na adolescência e também na vida adulta.

Egocentrismo na infância

Uma das características do desenvolvimento infantil é a dificuldade em compartilhar seus brinquedos e objetos com outras crianças. Algumas vezes esse comportamento pode ser confundido com egoísmo, mas não é o caso.

Nessa fase do desenvolvimento, a criança ainda não consegue coordenar o ponto de vista dos outros com o seu e este é um momento em que está começando a formar a ideia sobre propriedade. Portanto, está aprendendo a diferenciar o que é dela, o que é do outro e o que é de uso comum.

Neste momento da vida do ser humano, ele ainda não tem a capacidade de entender que os outros têm percepções, sentimentos e pensamentos diferentes dos seus. Para auxiliar a criança a passar por essa compreensão de maneira tranquila, os pais e educadores têm grande responsabilidade, fazendo a mediação de conflitos. Nos momentos de convivência familiar a criança também pode aprender o conceito de amor e compaixão.

Egocentrismo na adolescência

Para alguns adolescentes o egocentrismo pode ser um comportamento bastante marcante em suas vidas. Por terem saído da infância, precisam encontrar uma maneira de se destacarem dos outros através de seus comportamentos e atitudes. Por isso, acabam por não levar em consideração os pensamentos e sentimentos dos demais.

Enquanto na infância o egoísmo está relacionado à falta de conhecimento das teorias da mente, na adolescência, esse comportamento não tem ligação nenhuma com a falta de entendimento dos processos mentais alheios. Suas atitudes egocêntricas estão ligadas à necessidade de afirmação de sua independência, algo muito importante para eles nessa fase da vida.

Egocentrismo na fase adulta

Na fase adulta o egocentrismo faz com que as pessoas tratem os outros mal, e a partir disso causem mágoas e ressentimentos a quem vive ao seu redor. Desta forma, quem convive com pessoas egocêntricas precisa ter uma dose maior de paciência e controle emocional, para não se machucar com a conduta e palavras desses indivíduos.

O mais difícil nessa situação, é que o egocêntrico não tem consciência de que seu comportamento é desagradável e ele tem dificuldade em agir de maneira diferente. Para ele, não há nada de errado com seu comportamento, portanto, não há nada a ser mudado. Uma reflexão sobre seus erros somente acontecerá se tiverem que enfrentar uma consequência muito ruim por suas atitudes.

Características do egocentrismo

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

A convivência com pessoas egocêntricas não é uma situação muito fácil de enfrentar, normalmente essas pessoas tratam os outros com desdém e até mesmo desrespeito. Desta maneira, causam frequentemente desconforto em seus companheiros, familiares e amigos.

Nesta seção do artigo vamos entender algumas características apresentadas pelo egocentrismo como, insegurança, baixa autoestima, sentimento de superioridade, falta de empatia, distorção da realidade, exibicionismo, manipulação, cinismo, desejo de controle e dificuldade em aceitar críticas.

Insegurança

As pessoas egocêntricas aparentam uma exuberância, ambição e confiança em sua maneira de falar e agir. Os que convivem com elas são facilmente encantados e conquistados por seu jeito de agir e também se admiram por sua exibição de autoestima. Isso porque essas pessoas são capazes de passar um dia inteiro falando sobre si mesmas e suas conquistas.

Porém, um traço bastante forte em suas características é a insegurança, os temores e incertezas que essas pessoas buscam disfarçar com seus atos grandiosos. Desta forma, acreditam que aqueles que estão ao seu redor, não perceberão seus defeitos. O egocentrismo é um instrumento de defesa, que é adotado por elas.

Fraca autoestima

As pessoas egocêntricas mostram, para quem está de fora, que se valorizam de forma excessiva. Porém, devido a sua insegurança, elas também possuem uma autoestima bastante frágil. Desta forma, fazem o possível para compensar aquilo que acham errado em si, com atos e comportamentos excessivamente grandiosos.

Para superar essas formas de compensação, as pessoas precisam ter disposição para enfrentar seus medos. Buscando ajuda profissional para entender, por exemplo, se seus temores com relação a errar são provenientes de uma possível criação rígida.

Sentimento de superioridade

O sentimento de superioridade é uma das características trazidas pelo egocentrismo para as pessoas. Ao tentar ser alguém que não é, as pessoas desenvolvem um sentimento de grandeza acreditando terem talentos imensuráveis.

Além disso, enaltecem suas conquistas e posses, assim como buscam sempre estar próximas a pessoas socialmente prestigiadas. Essas ações estão sempre voltadas para conseguirem atingir seus objetivos, sejam materiais ou emocionais.

Falta de empatia

Outra característica do egocentrismo é a falta de empatia, pois os egocêntricos não conseguem entender os sentimentos, percepções e opiniões dos outros de maneira completa. Assim também, eles não têm a capacidade de demonstrar afeto e carinho sinceros.

O único momento em que demonstram alguma pontinha de sentimento, é uma estratégia para conseguir suprir sua necessidade de ser elogiados. Portanto, seus poucos momentos de demonstração de atenção estão buscando benefício próprio no futuro.

Realidade distorcida

O egocentrismo faz com que as pessoas tenham uma percepção distorcida da realidade, isso por terem grande necessidade de estarem no centro das atenções. Apenas os fatos que são favoráveis a seus desejos egocêntricos são vistos como realidade.

Essas pessoas também costumam se colocar no lugar de vítimas quando alguém vai contra suas opiniões ou agem de forma diferente do que esperam. Com essa estratégia ganham a simpatia do “adversário” por algum tempo, enquanto planejam como revidar a afronta.

Exibicionismo

Outro ponto de apoio do egocentrismo é o exibicionismo que está presente nas ações, falas e pensamentos das pessoas egocêntricas. Para se firmarem, precisam exibir suas roupas caras, a casa onde moram, sua decoração, conquistas profissionais e tudo mais que conseguem obter.

Para satisfazer seu exibicionismo, o egocêntrico planeja o que irá vestir para um evento por horas, e sua maneira espetacular de chegar à festa e assim se sobressair dentre os outros convidados. Tudo muito bem calculado para receber os maiores elogios e bajulações.

Manipulação e cinismo

O egocentrismo traz traços manipuladores, de cinismo e mentiras. Estas são pessoas que vão até às últimas consequências para conseguirem o que querem. Não têm nenhum problema em usar os outros para atingirem seus objetivos.

Seus interesses estão ligados apenas a situações que sejam vantajosas para que consigam tirar algum proveito ou oportunidade em troca. Costumam se aproximar de quem está em crescimento, seja profissional ou financeiramente, e assim tentar tirar alguma vantagem.

Desejo de controle

As pessoas afetadas pelo egocentrismo precisam ter suas ideias no centro das atenções, desta forma precisam que seus interlocutores estejam de acordo com suas narrativas. Com isso, tentam manipular e controlar os outros.

Fazem assim várias manobras tentando levar os outros a agirem segundo suas ideias e desta forma, dediquem admiração incondicional. Para conseguirem controlar quem está à sua volta, normalmente usam chantagem emocional e manipulação.

Críticas não são bem-vindas

Uma pessoa egocêntrica costuma não receber bem as críticas, assim tem reações intensas sobre opiniões que acreditam estar incorretas sobre suas atitudes e personalidade. Em situações como essas, tem reações desmedidas que envolvem gritaria, insultos, deboche, sarcasmo e ignorância.

Normalmente, é visto como alguém que não tem controle emocional, por estar sempre se envolvendo em discussões. Outro ponto bastante fora da realidade para os egocêntricos é a dificuldade em fazer autocrítica de forma isenta. A análise de si mesmos ou se veem como heróis, ou então como pessoas insignificantes.

Desvantagens do egocentrismo

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

As pessoas que são acometidas pelo egocentrismo vivem situações de muita desvantagem, normalmente sentem grande tristeza, enfrentando momentos de sensação de vazio. Isso acontece, pois sua maneira de agir com os outros, faz com que se afastem.

Neste trecho do artigo entenda quais são as desvantagens causadas pelo egocentrismo como não saber lidar com a individualidade das pessoas, jogar sobre os outros seus problemas, não conseguir se colocar no lugar das outras pessoas, passar por momentos de solidão, entre outras situações.

Não sabe lidar com as individualidades

O egocentrismo faz com que as pessoas tenham uma atitude de enxergar somente seus interesses e conceitos, desconsiderando totalmente as necessidades e ideias dos outros. Desta forma, elas não se importam com a individualidade de cada um, somente seus interesses devem ser levados em consideração.

Esse problema de egocentrismo está relacionado a uma falta de compreensão da realidade, não a uma questão moral. Por ter uma visão deturpada do mundo, eles veem como correta apenas sua leitura pessoal sobre os contextos, já que para essas pessoas, elas são o centro do mundo.

Descarrega os problemas nos outros

Os egocêntricos acreditam que tudo o que acontece de errado em seu caminho é responsabilidade de qualquer pessoa, menos deles mesmos. Desta forma, sempre que ocorre algum problema em suas vidas colocam a culpa em outras pessoas de forma agressiva e grosseira.

Reconhecer seus erros e falhas é algo inconcebível para quem é atingido pelo egocentrismo, além de não aceitarem críticas e não ouvirem opiniões diferentes das suas. Preferem julgar os outros por seus próprios erros ou fugir das situações.

Não se coloca no lugar do outro

É algo impossível ver uma pessoa com egocentrismo se colocar no lugar do outro, normalmente esses indivíduos não têm nenhuma empatia. Veem o outro simplesmente como um objeto, instrumento para atingirem suas metas e objetivos.

Portanto, não pensam duas vezes para se aproveitarem das pessoas que demonstram afeto por eles para conseguir algum benefício. Claro que todo ser humano passa por momentos de egoísmo, porém normalmente sente peso na consciência por seus atos, pede desculpas e tenta reparar seus erros. Com os egocêntricos não há arrependimento nem pedidos de desculpas.

Solidão

Devido a seu egocentrismo, essas pessoas passam por momentos de tristeza, solidão, e até mesmo um sentimento de vazio repentino. Isso porque sua maneira de agir e se expressar fazem com que os outros se afastem, o que era admiração se transforma em desapontamento.

A convivência entre as pessoas egocêntricas e seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo familiares, faz com que elas fiquem longe dos egocêntricos para manterem sua saúde mental. Normalmente quem possui o egocentrismo não conseguem cultivar relacionamentos muito próximos.

Como lidar com pessoa egocêntrica

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

A convivência com quem tem o egocentrismo como característica principal é muito difícil, os egocêntricos costumam tratar as outras pessoas de forma grosseira. Desta forma, é necessário muita paciência e controle emocional para lidar com eles.

Nesta parte do artigo você irá conhecer algumas dicas sobre como lidar com pessoas egocêntricas como ter cuidado com a manipulação, ser impositivo com respeito, não se deixar intimidar e tentar fazer críticas construtivas.

Cuidado com a manipulação

Para lidar com pessoas que vivem no egocentrismo é preciso ter cuidado com sua grande capacidade de manipulação. Caso essas pessoas consigam fazer sua manipulação desde o início do relacionamento, seja na amizade ou relacionamento amoroso, ficará muito difícil sair de seu jogo.

Com sua capacidade de manipulação, elas conseguirão que os outros façam tudo que elas desejam. E quando menos se espera o egocêntrico já tomou conta de todos os espaços de sua vida. Demonstre que exige respeito por sua individualidade.

Imponha-se com respeito

Mantenha o respeito, mas imponha-se, pois o egocêntrico precisa entender que não pode simplesmente se aproveitar dos outros para satisfazer seu ego. É preciso impedir que o egocentrismo da pessoa lhe inferiorize.

Impeça os ataques desde o início, estabeleça limites impondo seu direito ao respeito. O diálogo pode ser uma forma de tentar melhorar o problema, caso a pessoa seja importante. Caso contrário, é importante analisar se essa proximidade é saudável.

Sem se intimidar

Quando a pessoa cheia de seu egocentrismo começar a exibir sua grande capacidade e habilidades inatas, não deixe que isso lhe diminua. Nenhuma pessoa é superior a outra, as pessoas possuem mais ou menos conhecimentos em algumas áreas, mas todos são capazes de grandes feitos.

É importante ter em mente que o egocêntrico usa a tática de superioridade para disfarçar suas inseguranças, medos e erros. Se essa relação não estiver fazendo bem, pode ser o momento de avaliá-la e buscar novos caminhos.

Críticas construtivas

O egocentrismo faz com que as pessoas sejam muito sensíveis às críticas, mas ainda assim, é importante ter sinceridade sobre os acontecimentos, mas sempre com cuidado ao se expressar. Portanto, faça críticas construtivas como se fossem dicas ou conselhos.

Uma boa forma de começar o assunto é fazendo elogios a suas conquistas e coisas boas que realiza, para depois entrar no assunto mais importante. Fazendo com que pareça ser uma continuidade sobre o assunto inicial.

Quem sofre mais com o egocentrismo?

Egocentrismo: características, desvantagens, como lidar e mais!

A resposta para quem sofre mais com o egocentrismo, pode parecer óbvia, sendo ruim somente para quem convive com ele. Porém, não é tão simples assim, claro, o egocêntrico consegue benefícios se aproveitando da bondade dos outros, mas isso traz consequências negativas para ele também.

Com o passar do tempo, as pessoas que se sentem usadas pelo egocêntrico, acabam se afastando dele. E assim, ele se torna solitário, sem amigos por perto, pois as pessoas não querem ser abusadas eternamente. Mas a solidão pode ser benéfica para que egocêntrico olhe para si mesmo e acabe percebendo a necessidade de mudar.

Neste artigo, trouxemos informações importantes e detalhadas sobre egocentrismo e suas consequências na vida das pessoas. Esperamos que ele ajude a entender melhor esse problema e como enfrentá-lo.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado relacionamentos

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.