Qual o significado da Flor-de-Lis? Origem, simbolismo e mais!

Qual o significado da Flor-de-Lis? Origem, simbolismo e mais!

A flor-de-lis é uma linda flor cheia de histórias e significados. Quer saber mais? Clique e venha conhecer sobre ela neste artigo!


O que você conhece sobre o símbolo Flor-de-Lis?

Flor-de-lis.

A flor-de-lis já foi título de umas das canções mais belas da música brasileira e é conhecida como uma flor decorativa e repleta de símbolos. Somado a isso, a flor-de-lis carrega uma herança monárquica por ter sido muito usada nas nações europeias, especialmente na França na época dos reis e rainhas.

Além disso, quem conhece a flor-de-lis costuma saber que ela carrega uma simbologia de honra, força e lealdade. Semelhante a um lírio, a flor-de-lis também é muito usada como brasões e por escoteiros. Mas, é claro, não é só isso que se resume ao significado da flor-de-lis, venha conhecer mais abaixo!

Entendendo mais sobre a Flor-de-Lis

Flor-de-lis.

Quem vê a bela flor-de-lis com suas três pontas superiores separadas, erguidas, potentes e as três pontas inferiores unidas, mescladas e de tom vibrante se perde muitas vezes em sua beleza. Afinal, a flor-de-lis é uma das plantas mais lindas de serem admiradas, tendo seus contornos transformados em tatuagens, brasões, símbolos monárquicos, dentre outros.

Mas, para entender mais sobre a flor-de-lis é necessário conhecer sua origem, derivações alternativas, significado simbólico, seu uso nas antiguidades, sua imagem e afins. Venha conferir abaixo cada vez mais dessa flor cheia de potencialidades!

Origem

A flor-de-lis para muitos lembra os belos lírios que decoram os jardins, a flor inclusive é considerada uma espécie de Iris pseudacorus e Iris florentina só que em uma versão mais estilizada da espécie.

Antigamente, inclusive, a flor-de-lis era encontrada pelos cômodos dos monarcas, e há registros que a presença dessas flores se dava por cercarem os franceses e os francos nos rios que frequentavam antes de adentrarem na Gália.

A partir disso, entende-se que os reis em busca de construir uma imagem de familiaridade e formosura como símbolo, escolheu os conhecidos lírios que preenchiam as casas das regiões.

Derivações alternativas

Apesar de que as evidências de que foi a flor-de-lis usada como símbolo da monarquia francesa, algumas hipóteses ainda são debatidas sobre as outras possíveis derivações, como por exemplo, ainda se discute se o símbolo na verdade não é de um aguilhão — uma arma muito utilizada pelos franceses.

Assim como também, se é discutido se a inspiração monárquica não foi oriunda das abelhas ou pombas descendo dos céus, como uma representação do Espírito Santo. Porém, no fim das contas, ainda prevalece muito a ideia que é a flor-de-lis que representa as bandeiras e brasões da era dos reis e rainhas de tal região da Europa.

Significado do símbolo

Significando honra, força, lealdade, pureza de espírito, luz e perfeição; o símbolo da flor-de-lis é muito utilizado no escotismo, sendo inclusive uma referência mundial. Isso porque, as pétalas da flor de lis, apontadas para o norte representavam quase que uma rosa de ventos; apesar de que essas três pontas simbolizam as promessas escoteiras, especificamente.

Além disso, assim como as pontas que estão bem direcionadas, o bom escoteiro deve ir sempre para frente e para cima, em meio a sua finalidade de vida.

Uso antigo e simbolismo

Utilizado na coroação do rei Clovis I, o primeiro rei dos francos a unir todas as tribos francas sob um governante, o símbolo da flor-de-lis foi adotado também como brasão real atrelado ao simbolismo divino, ou seja, o rei vinculado diretamente a Deus. Logo, a flor-de-lis representa pureza.

Existia um boato na época, inclusive, que o óleo usado para ungir o rei era feito de flor-de-lis e era enviado diretamente dos céus para santificar o monarca. Assim como também diziam que uma flor-de-lis enfeitava seu capacete do rei Clovis I, ao conquistar sua vitória na Batalha de Vouillé.

Além do rei Clovis I, outras figuras históricas se vincularam à simbologia da flor-de-lis, como o Rei Luís que utilizou as três pétalas da flor representando a fé, a sabedoria e o cavalheirismo. Vale ressaltar que a Virgem Maria que tinha envolta da sua imagem em muitas regiões, a flor-de-lis como representação.

Como é a imagem do símbolo?

A imagem do símbolo da flor-de-lis lembra um lírio ou um aguilhão, formado por seis pontas, sendo a do meio caracterizada por uma ponta erguida para cima e as duas ao seu redor, pontas inclinadas para baixo. As outras extremidades são menores e todas direcionadas para baixo. Além disso, a imagem símbolo da flor-de-lis costuma estar no tom de dourado.

Como fazer o símbolo da Flor-de-Lis?

Para fazer o símbolo da flor-de-lis é necessário estar inspirado nas flores dos lírios, por serem similares em formato e moldes. Assim, separe um tempinho antes e veja algumas imagens de lírios na internet, uma dica interessante é procurar também a própria flor-de-lis nas imagens do google em vez dos lírios, a inspiração será ainda maior.

Depois disso, você vai precisar de algum material que ajude a fazer os contornos, e assim construir as seis pontas de uma forma mais harmônica, uma dica é usar a base de um copo por ela ser circular. Lembre-se que cada extremidade possui extensões distintas, sendo três pontas direcionadas para cima e três pontas direcionadas para baixo.

A partir disso vale ressaltar que a ponta do meio é mais avolumada e as que cercam ela são medianas quanto ao volume, sendo as três inferiores, direcionadas para baixo, muito menores em extensão e largura. Se essas instruções forem seguidas, comemore: você conseguiu fazer o símbolo da flor-de-lis.

Principais simbolismos da Flor-de-lis

Flor-de-lis.

Rica em significados e simbolismos, a flor-de-lis está presente na religião, na arte, no militarismo, em bandeiras, em esportes, na educação, na literatura, na arquitetura, no escotismo, na ficção e em diversas tatuagens por aí.

Mas, você sabe os significados que tem por trás em cada aspecto desse? Venha conferir logo abaixo e ficar por dentro de tudo!

Religião e arte

Em muitas regiões desde os tempos antigos a flor-de-lis foi associada à arte religiosa cristã, inclusive, representações do Cristo eram atreladas a essa flor e a flores similares, como os lírios, visto que carregavam a simbologia de pureza e castidade.

Não é à toa que devido a essas últimas características a flor-de-lis também foi vinculada à Virgem e a Santíssima Trindade. Inclusive, em Notre Dame de Paris em séculos atrás, imagens de Maria com a flor-de-lis apareciam em algumas moedas das catedrais e em alguns selos das igrejas.

Militarismo

Belas, emblemáticas e marcantes as flores-de-lis são apresentadas em emblemas militares em diversas regiões como por exemplo, nos Estados Unidos que uma das unidades da Guarda Nacional do Exército de Nova Jersey tem no lado superior esquerdo de sua insígnia de unidade distinta uma flor-de-lis.

Assim como Regimentos de Cavalaria do Exército dos EUA, Brigadas Médicas, Equipes de Combate da Brigada de Infantaria e afins, tem como uma das simbologias em seu símbolo a flor-de-lis. Além disso, como herança da Guerra do Vietnã, o Flash Boina Meteorológica de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos usou uma flor-de-lis em seu design.

No Exército britânico, inclusive, a flor de lis foi o emblema do regimento de Manchester por mais de duas décadas. Se for olhar com mais detalhes a história de diversas regiões é possível encontrar a flor-de-lis como emblema de várias linhas associadas ao militarismo, reforçando a potência dessa flor.

Bandeiras

É possível identificar representações da flor-de-lis em alguns brasões e bandeiras, você sabia disso? A seguir segue alguns exemplos de onde por de encontro tais associações.

Nas armas reais francesas antes de 1376, armas reais francesas após 1376; na bandeira da Renascença Francesa; na bandeira do Reino da França; na bandeira Naval do Reino da França; na bandeira da Província de Lleida; na bandeira de Quebec, também conhecida como Fleurdelisé; bandeira franco-americana na Nova Inglaterra; bandeira do condado de Aroostook no Maine.

Além disso, há também a bandeira de Acadiana; na bandeira dos franco-albertensis; na bandeira dos franco-rotarianos; na bandeira de Detroit; na bandeira de Nova Orleans; na antiga Bandeira de Louisville, Kentucky; na bandeira de St. Louis, Missouri; na bandeira de Baton Rouge, Louisiana; na bandeira do Condado de Montgomery, Maryland; na bandeira de Águas de Lindóia, Brasil e por fim, na bandeira de Brejões, Brasil.

Esportes

A flor-de-lis é associada por várias equipes esportivas, quando se trata de uma bandeira de time local, então, ela é bastante homenageada como nas equipes internacionais de Quebec, Montreal Expos e CF Montréal.

Duas curiosidades é que Marc-André Fleury, um goleiro canadense de hóquei no gelo, tem a imagem da flor de lis em sua máscara e a França usou o símbolo da flor-de-lis no emblema oficial na Copa do Mundo Feminina FIFA 2019. No Brasil, entretanto, ainda não é identificado associações dessa flor com esportes, até então.

Educação

A flor de lis com sua simbologia e potência aparece em alguns emblemas, brasões e logotipos de universidades internacionais como a "University of Louisiana em Lafayette e Saint Louis University e Washington University em Missouri" e escolas como Hilton College, na África do Sul; “St. Peter, Minnesota e Adamson University e St. Paul's University” nas Filipinas.

Em Monticello algumas escolas e universidades também adotaram a flor de lis como um dos símbolos associados ao seu brasão. A bandeira de Lincolnshire tem flor-de-lis emblema, por exemplo.

Além disso, diversas fraternidades das academias adotaram a flor-de-lis como símbolos como a fraternidade “Kappa Kappa Gamma e Theta Phi Alpha, as fraternidades americanas Alpha Epsilon Pi, Sigma Alpha Epsilon e Sigma Alpha Mu”, e por fim a fraternidade internacional “Alpha Phi Omega.”.

Literatura

A flor-de-lis está presente em grandes obras como "O Código Da Vinci" de Dan Brown, o "Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo e "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas. No curso de Letras a flor-de-lis simboliza a analogia entre três esferas: a linguística, a de literatura e a gramatical, simbolizadas por cada pétala da flor.

Sendo assim, a pétala da esquerda se refere à linguística, a pétala do meio representa a literatura e pétala que fica à direita representa a gramática. É válido ressaltar que abaixo do feixe que as une, elas seguem, simbolizando a sua continuidade.

Arquitetura

Na arquitetura, a flor-de-lis é usada como uma ferramenta que representa defesa, pois sua estrutura é frequentemente colocada em cima de postes de cerca de ferro.

Além disso, a flor-de-lis pode ser incorporada em frisos e cornijas e são muito usadas para embelezar azulejos de qualquer cômodo da casa. Além disso, em algumas igrejas inglesas o desenho da flor-de-lis foi incorporado nos brasões, sendo motivo de elogios até hoje.

Escotismo

O símbolo da flor-de-lis associada ao escotismo foi definido por Robert Baden-Powell como representação do movimento que ele desejava, ou seja, a direção que o escotismo seguiria desde então: para cima e para frente, sempre.

Logo, no movimento escoteiro, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o apontar para o Norte em mapas e bússolas, mostra para onde o jovem deve ir.

Ficção

O símbolo já apareceu na ficção moderna sobre temas históricos e místicos, como no romance best-seller O Código Da Vinci e outros livros que discutem o Priorado de Sion, além disso, uma variação do símbolo também foi usada na franquia Star Wars para representar o planeta Naboo.

A flor de lis também é usada como emblema heráldico do Reino de Temeria na série de romances de fantasia de Andrzej Sapkowski, The Witcher.

Por fim, a flor de lis foi usada na série de TV The Originals, na qual é usada para representar a família Mikaelson, os primeiros vampiros do mundo. Mas, apesar desses poucos exemplos, são inúmeras representações da flor-de-lis em séries televisivas e ficcionais.

Tatuagem

A flor-de-lis só por ser rica em beleza, é associada a significados de honra, força, lealdade, pureza de espírito, luz e perfeição; ela é facilmente eternizada nas peles das pessoas em diferentes cantos do mundo.

Além disso, um fato curioso atrelado a flor-de-lis com tatuagens é que após o furacão Katrina, muitos habitantes de Nova Orlean, foram tatuados com "um de seus emblemas culturais" a fim de criar um memorial, conforme um pesquisador da Universidade de Tulane.

Simbolismos nacionais da Flor-de-lis

Flor-de-lis.

Você sabia que em diferentes locais do mundo a flor-de-lis possui um simbolismo específico? Venha conferir suas especificidades na França, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Canadá, Albânia, Bósnia e Herzegovina e outros países e municípios a seguir!

França

Apesar de que a flor-de-lis tenha aparecido em muitos brasões e bandeiras europeias durante os séculos, ela é especialmente associada à monarquia francesa em um contexto histórico e continua a ser um símbolo potente da França que aparece nos selos postais franceses, apesar de que nunca tenha sido adotado oficialmente por qualquer uma das repúblicas francesas.

Além disso, até hoje a flor-de-lis é bastante utilizada em emblemas de cidades francesas, como no brasão de armas da cidade de Lille, Saint-Denis, Brest, Clermont-Ferrand e Calais. Assim sendo, a flor-de-lis era o símbolo da Île-de-France, o núcleo do reino francês e muitos dos atuais departamentos franceses usam o símbolo em seus brasões para manifestar essa tradição.

Estados Unidos

As flores-de-lis cruzaram o Atlântico junto com europeus indo para o Novo Mundo, especialmente com colonos franceses. Sua presença em bandeiras e brasões norte-americanos podem ser associados ao envolvimento dos colonos franceses na história da cidade ou região em questão e, em alguns casos, a presença persistente de uma população descendente desses colonos.

Atualmente alguns dos lugares que o têm em sua bandeira ou selo são as cidades de Baton Rouge, Detroit, Lafayette, Louisville, Mobile, Nova Orleans, Ocean Springs e St. Louis; sendo que em 2008, o governador da Louisiana, Bobby Jindal, sancionou um projeto de lei que transforma a flor de lis em um símbolo oficial do estado.

Brasil

No Brasil, a cidade de Joinville em Santa Catarina, possui três flores-de-lis encimadas com uma etiqueta de três pontas na bandeira e no brasão.

Ela é muito presente também nos grupos de escoteiros da região, como a Ordem da Flor de Lis, que é um fundo de reserva e capitalização do Movimento Escoteiro, criado para contribuir diretamente com a preservação do Escotismo brasileiro, conforme o site oficial dos Escoteiros do Brasil.

Reino Unido

Em relação à flor-de-lis com o Reino Unido há poucas coisas, mas há algumas curiosidades, como por exemplo uma flor de lis apareceu nos brasões oficiais do Norroy King of Arms por muitos anos, e uma flor-de-lis caracterizava o fundo azul das armas dos Barões Digby.

Canadá

No Canadá a flor-de-lis tem como uma das principais associações o brasão de armas do país o qual foi proclamado pelo rei Jorge V em 21 de novembro de 1921, como as armas ou insígnias armoriais do domínio do Canadá.

Albânia

Na Albânia, a flor-de-lis sempre foi associada à Casa Nobre de Topia. Há uma história conhecida de que Andrea Topia, um nobre albanês do século 15, se apaixonou pela filha de Roberto de Nápoles quando seu navio parou em Durazzo, onde se conheceram.

Andrea, portanto, raptou e se casou com ela, e os dois tiveram dois filhos, Karl e George. Porém o casal foi executado e seu filho ao assumir o trono usou a flor-de-lis como um símbolo representando o sangue real de sua família, traçada pelas mortes trágicas do seu pai. Porém, após a conquista da Albânia pelo otomano, o símbolo foi removido.

Bósnia e Herzegovina

O brasão do reino medieval da Bósnia continha seis flores-de-lis, conhecidas como a nativa bósnia. Sendo assim, este emblema foi reutilizado em 1992 como um símbolo nacional da República da Bósnia e Herzegovina e foi a bandeira da Bósnia-Herzegovina de 1992 a 1998, porém a insígnia do estado foi alterada em 1999.

A flor-de-lis também aparece nas bandeiras e brasões de muitos cantões, municípios, cidades e vilas. Até hoje, inclusive, é usado como insígnia oficial do Regimento Bósnio das Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina

Outros países e municípios

Algumas outras curiosidades da flor-de-lis é que ela aparece na vestimenta de Guadalupe, um departamento ultramarino da França no Caribe e em São Bartolomeu, uma coletividade ultramarina da França e da Guiana Francesa. Além disso, o departamento ultramarino de Reunião, no Oceano Índico, usa o mesmo símbolo da flor-de-lis como representação.

Em suma, a flor-de-lis aparece também no brasão de Port Louis, capital da Maurícia, que recebeu esse nome em homenagem ao rei Luís XV. No brasão de Santa Lúcia, ele representa a herança francesa do país, dentre outras homenagens e representações.

A Flor-de-Lis é, ao mesmo tempo, religiosa, política, artística e mais!

Flor-de-lis.

A flor-de-lis com certeza é uma planta religiosa, política e artística. Isso porque, para quem não sabe, a flor-de-lis também é assimilada aos raios do sol e tradicionalmente, a liturgia associava Cristo ao sol ou à luz, e a realeza sempre era atrelada ao simbolismo solar. Mais uma vez, o elo entre a realeza e a religião cristã existe.

E na arte, seja na música, nos filmes, peças de teatro e afins, a flor-de-lis sempre é usada como um símbolo de beleza

Autor deste artigo

Por ser apaixonada em aprender sobre o que está a minha volta e o seu sentido, acabei me aproximando do esoterismo e me apegando aos significados dos sonhos. Hoje em dia meu objetivo é poder compartilhar meu aprendizado com as pessoas ao meu redor, fortalecendo a corrente energética que nos une no mundo.

Palavras-chave relacionadas


natureza

Artigos relacionados


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com jambo? No pé, maduro, grande, podre e mais!

O que significa sonhar com jambo? No pé, maduro, grande, podre e mais!

A interpretação de sonhar com jambo se relaciona com as emoções, como também trazem presságios e revelações importantes. Saiba mais aqui!


O que significa sonhar com alecrim? Seco, verde, no chá, no banho e mais!

O que significa sonhar com alecrim? Seco, verde, no chá, no banho e mais!

O sonho com alecrim fala sobre felicidade e prosperidade, mas também pode trazer mensagens negativas. Saiba tudo aqui!!


O que significa sonhar com raio caindo? No mar, na cabeça, perto e mais!

O que significa sonhar com raio caindo? No mar, na cabeça, perto e mais!

Admirados por muitos e temidos por tantos outros, os raios em sonhos trazem uma mensagem de mudança. Descubra seus significados aqui!


O que significa sonhar com fogo no mato? Seco, baixo, verde e muito mais!

O que significa sonhar com fogo no mato? Seco, baixo, verde e muito mais!

Você sabia que sonhar com fogo no mato fala sobre mudanças de grande impacto na vida do sonhador? Para entender tudo sobre isso, veja nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!