Para que serve o chá de carqueja? Benefícios, emagrecimento e mais!

Para que serve o chá de carqueja? Benefícios, emagrecimento e mais!

O chá de carqueja é uma delícia! Mas você sabe quais são as propriedades e recomendações desse já? Clique e venha conferir.


Por que tomar chá de carqueja?

Xícara de chá.

Quem nunca sentiu que passou um pouco dos limites depois de uma refeição e recebeu uma xícara de chá fumegante para aliviar o incômodo gastrointestinal? Geralmente, as avós carregam a herança de uma cultura de saúde baseada em plantas, folhas e frutos; não é à toa que as gerações passadas usavam muito menos medicamentos e pílulas que atualmente.

Sendo assim, experimente um dia perguntar a uma senhora sobre qual chá recomendaria para má indigestão, é quase impossível você não escutar o chá de carqueja como uma das opções. Conhecido também como carqueja-amarga, carqueja-do-mato, carquejinha, iguape e contamina; o chá de carqueja é a espécie Baccharis Tromera.

Já foi estudado na Universidade de Santa Catarina e devido a sua composição, ele é um excelente antioxidante, regulador de pressão arterial e fortificante do sistema imunológico. Venha saber mais sobre o chá de carqueja a seguir!

Mais sobre o chá de carqueja

Xícara de chá.

As folhas de carqueja, utilizadas na medicina tradicional, precisam de um espaço amplo, arejado e cheio de sol. Quanto melhor o espaço em que a planta se desenvolve, mais potente ficam as suas propriedades e é ainda mais gostoso ingerir o chá, ainda que não seja nitidamente percebido.

Diante disso, das propriedades principais do chá de carqueja, uma merece destaque: o chá é um excelente diurético, característica que associam a ele ser ótimo para o processo de emagrecimento. Inclusive, pessoas que possuem asma se dariam muito bem com o chá visto que ele é antiasmático, você sabia disso?

Diante dessas informações venha conferir abaixo as propriedades, a origem do chá, os efeitos colaterais e as contraindicações a seguir.

Propriedades do chá de carqueja

Diante das diversas propriedades do chá de carqueja é possível citar nove principais propriedades: controla a pressão arterial, diminui os níveis de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória, tem ação diurética, melhora o funcionamento do fígado, diminui o colesterol ruim, ajuda no tratamento da gastrite e ajuda a emagrecer.

Sendo assim, se você deseja que alguma dessas propriedades aja em seu organismo, o chá de carqueja é bastante recomendável e você provavelmente não se arrependerá de ter uma xícara deliciosa vez ou outra ao seu lado.

Origem da carqueja

Há registros do uso de carqueja no Brasil por volta de 1931 com a finalidade de tratamento quanto à esterilidade das mulheres e impotência para os homens, por meio do processo de mergulhar em água fervente as folhas para extrair elementos medicamentosos e cheios de propriedades.

Apesar de só haver registros por essas épocas, o povo brasileiro carrega uma cultura e tradição de cura por meio de chás, sopas, consumo de plantas e afins; logo, certamente há séculos antes do primeiro registo, já devia ser usado a carqueja em busca de aproveitar suas propriedades.

Efeitos colaterais

Nada em excesso é recomendável, chás também não são recomendáveis de serem tomados o tempo todo; o chá de carqueja possui alguns efeitos colaterais quando tomado em excesso, excepcionalmente para pessoas que tem pressão alta e diabetes, visto que é uma planta que atua diretamente a pressão sanguínea, podendo provocar também, hipoglicemia.

Além disso, a carqueja deve passar longe de mulheres grávidas, pois esse chá provoca contrações uterinas que ocasionam o aborto. Assim como, ele também é capaz de alterar todo o ciclo menstrual da mulher.

Contraindicações

O chá de carqueja é contraindicado para grávidas, puérperas e crianças; já que pode provocar aborto, contrações uterinas, e alterações no leite materno — o que prejudicaria a saúde do bebê.

Além disso, a carqueja é contraindicada para pessoas diabéticas e hipertensas, visto que provoca alterações nos medicamentos utilizados para o tratamento de tais doenças: por exemplo, é possível a carqueja aumentar a intensidade dos medicamentos utilizados, o que poderia provocar mal estar ao indivíduo.

Devido a isso, é importante que a carqueja seja usada sob a supervisão ou orientação de um profissional de saúde, por possuírem conhecimento sobre a planta e suas dosagens.

Benefícios do chá de carqueja

Xícara de chá.

Você sabia que o chá de carqueja possui inúmeros benefícios? O chá de carqueja ajuda no emagrecimento; diminui a pressão arterial; é diurético; fortalece a imunidade; combate ao colesterol ruim; é anti-inflamatório; ajuda na gastrite; ajuda o fígado, ajuda na diabetes; é detox e diminui dores de cabeça, barriga e cólicas. Venha conferir a seguir com mais detalhes cada uma dessas propriedades do chazinho de carqueja.

Ajuda no emagrecimento

Quem nunca acordou um dia insatisfeito com o próprio corpo e concluiu que precisava perder uns quilinhos para se sentir melhor? Quando as decisões e o desejo de mudança são urgentes, muitas pessoas acabam por buscar de todos os meios possíveis e o chá de carqueja acaba surgindo para somar diante de todos os métodos.

Isso acontece porque a carqueja possui propriedades termogênicas, ou seja, consomem uma quantidade considerável de energia para serem digeridos pelo organismo e, logo, auxiliam no processo de emagrecimento aumentando o metabolismo e queima de gordura, consequentemente.

Além disso, a carqueja é constituída por flavonoides, ácidos cafeico e clorogênico: substâncias que são caracterizadas por serem antioxidantes e diuréticas, ou seja, substâncias que auxiliam na eliminação de líquidos e substâncias tóxicas.

Assim, tais substâncias ao serem eliminadas provocam uma diminuição do inchaço do organismo, dando a impressão de emagrecimento. Ou seja, não perca tempo para somar a sua dieta com uma xícara de carqueja.

Diminui a pressão arterial

Ao se tomar uma xícara ou mais de chá de carqueja é possível que ocorra uma queda da pressão arterial devido a sua função diurética, ou seja, você toma o chá e acaba por eliminar muito os líquidos do corpo, provocando a queda da pressão do organismo

Sendo assim, ao inserir o chá de carqueja, o volume de líquido nos vasos sanguíneos se altera, diminuindo o exercício cardíaco e refletindo na diminuição da pressão arterial. Diante disso, se você é uma pessoa que tem pressão baixa, é melhor evitar o consumo de chá de carqueja, infelizmente.

Diurético

A carqueja possui uma quantidade muito boa de substâncias que estimulam a vontade de expulsar líquidos do corpo por meio da urina, assim sendo, por possuir em seu componente quantidade de flavonoides, quercetina, apigenina, compostos fenólicos e outras substâncias, o chá de carqueja é um excelente diurético. Sendo assim, fica ligado na dica: quando se sentir inchado um chazinho de carqueja cairá muito bem.

Fortalece a imunidade

Sabe quando você pega aquela gripinha e não sabe exatamente qual chá tomar? A carqueja é uma excelente opção, visto que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo infecções e auxiliando na produção de glóbulos brancos.

Além disso, o chá de carqueja tem potencialidade antioxidante, auxiliando no tratamento de gripes e resfriados. Ou seja, se você está se sentindo suscetível a ficar adoentado, pode apostar em uma ou mais xícaras de carqueja.

Combate ao colesterol ruim

Por possuírem as saponinas como um dos compostos biorgânicos em sua constituição, a carqueja ajuda na diminuição da absorção do colesterol ruim no intestino, expulsando por meio das fezes os excessos desse colesterol.

Dessa maneira, se você viu nos seus exames que seu colesterol passou um pouco dos limites, sugira ao profissional de saúde que lhe acompanhe, o uso de chás de carqueja como alternativa para a diminuição do colesterol ruim.

Anti-inflamatório

A carqueja é uma planta muito útil como medicamento contra inflamações no corpo, como na garganta, no estômago e intestino; logo a carqueja é excelente contra amigdalite, gastrite e gastroenterite, assim como outras doenças inflamatórias.

Isso porque a carqueja é cheia de substâncias como o flavonoides: rutina, luteolina e apigenina cujas funções são antiinflamatórias. Assim sendo, pode confiar que o chazinho da carqueja é uma alternativa para amenizar como, por exemplo, dar aquela dorzinha de garganta.

Ajuda na gastrite

Sabe aquela dorzinha de gastrite que bate de vez em quando? O chá de carqueja é excelente para ajudar a diminuir a sensação. Isso acontece devido aos flavonoides que compõem as propriedades da planta.

Os flavonoides presentes na carqueja ajudam a controlar os ácidos do estômago e consequentemente auxiliam na amenização do incômodo causado pela gastrite. Dessa forma, pode apostar em uma caneca desse chá, pois há uma grande garantia de melhora.

Ajuda o fígado

Responsável por produzir algumas das células hepáticas saudáveis do organismo, os flavonoides presentes nas folhas de carqueja são agentes antioxidantes e excelentes pelejadores contra as células danosas ao fígado.

Além disso, como a carqueja ajuda na diminuição do acúmulo de gordura no fígado, auxiliando em sua manutenção saudável. É recomendável, portanto, pedir orientação de um médico ou afim, para que possa ser usado dosagens corretas do chá de carqueja para o tratamento.

Ajuda na diabetes

Por ser constituído por apigenina, luteolina e quercetina, a carqueja atua no regulamento do metabolismo, atuando na glicose e reduzindo a objeção à insulina. Assim sendo, a carqueja é uma ótima ferramenta medicamentosa a respeito do diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Sendo assim, prepare uma xicarazinha caso você tenha diabetes, mas lembre, é claro, de não pôr açúcar no chá.

Detox

Contento as características antianêmica, antiasmática, anti-inflamatória, anti-gripal, antirreumática, aromática, antidiabética, antidiarreica, antibiótica, diurética, hipoglicêmica — o chá de carqueja é um excelente detox para o organismo.

Assim sendo, que tal experimentar acrescentar a carqueja mais no seu dia a dia somado a outros hábitos saudáveis? Com certeza o retorno disso será bastante satisfatório.

Diminui dores de cabeça, barriga e cólicas

Devido a sua diminuição da pressão arterial, a carqueja é excelente para aqueles dias que você sente uma dor de cabeça, incômodo intestinal ou cólica. Então, se alguém puder fazer a gentileza de um chazinho para você nesses momentos agudos, peça. Você verá como a carqueja irá lhe ajudar a controlar esses incômodos.

Mas lembre-se: nada em excesso faz bem, e a carqueja não substitui medicamentos pré-indicados por profissionais de saúde. Tenha cautela ao aderir carqueja como um método de alívio da dor.

Chá de carqueja

Copo de chá.

Nada como um chazinho de carqueja pós-almoço, não é mesmo? Mas apesar de gostoso, você sabe qual é a sua indicação para consumo, os ingredientes, as proporções corretas para seu uso e como que se faz?

Acredite, o chá não se prepara colocando intuitivamente água e folha para ferver sobre o fogão. Venha conferir a seguir o jeito recomendável de fazer o chá de carqueja assim como outras informações;

Indicações

Indicado para períodos de inflamação no corpo, ressaca, mal estar, cólica, dor de cabeça, dor no estômago, azia e outros, o chá de carqueja é recomendável de ser tomado sempre nesses momentos agudos de saúde.

Porém, por ter inúmeras funções e potencialidades, ele também é um excelente chá detox e mantenedor da saúde do corpo. Então, seu uso regular e moderado, pode trazer benefícios excelentes para qualquer pessoa que não esteja gestando, que seja puérpera ou que seja uma criança — nesses últimos exemplos eles são contraindicados.

Ingredientes

Para realizar um delicioso chazinho de carqueja é necessário 25 gramas de hastes de carqueja e 1 litro de água fervente. Essa é sua proporção e equivalência. É recomendável também que você tenha um recipiente de vidro para despejar o chá.

Como fazer

1. Coloque 1 litro de água para ferver, quando atingir 80 graus, ou seja, quando começar a surgir as bolhas de água subindo na panela, você desliga;

2. Em seguida coloque em um recipiente de vidro a água fervida, junto com as 25 gramas de carqueja;

3. É aconselhável, a partir disso, tampar o recipiente para que se concentre o chá por 10 minutos.

4. Despeje o chá na xícara e pronto! Pode beber.

É importante salientar que é necessário que a água e o chá sejam misturados em um recipiente de vidro, visto que, se ficar em um recipiente metálico — como a panela — haja alteração na composição do chá.

Com que frequência posso tomar o chá de carqueja?

Copo de chá.

Saber de todas as propriedades de um chá faz com que seja almejado tomá-lo várias e várias vezes por dia, mas infelizmente não é recomendável que isso seja feito. Cada chá tem uma quantidade máxima de indicação para ser tomado diariamente, o chá de carqueja, por exemplo, é recomendável que seja tomado no máximo 3 xícaras deste chá por dia.

Diante disso, que tal experimentar tomar após as principais refeições? Depois de um café da manhã, almoço e jantar reforçados, experimente preparar uma xícara de carqueja e apreciá-la após o consumo desses alimentos. A garantia é que com o tempo você irá se sentir melhor fisicamente.

Mas não se esqueça: o chá de carqueja não é indicado para todos os tipos de pessoa, assim, é recomendável pedir orientação para um profissional de saúde para a inserção desse chá rotineiramente.

Autor deste artigo

Por ser apaixonada em aprender sobre o que está a minha volta e o seu sentido, acabei me aproximando do esoterismo e me apegando aos significados dos sonhos. Hoje em dia meu objetivo é poder compartilhar meu aprendizado com as pessoas ao meu redor, fortalecendo a corrente energética que nos une no mundo.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.