O que é a Dieta Cetogênica? Cetose, como fazer, tipos e mais!

O que é a Dieta Cetogênica? Cetose, como fazer, tipos e mais!

A dieta cetogênica é conhecida por sua capacidade de redução de peso a curto prazo. Compreenda o seu funcionamento e saiba como fazê-la tocando aqui!


Considerações gerais sobre a dieta cetogênica

Fita métrica enrolada em um garfo.

A dieta cetogênica é uma das estratégias para emagrecer e também pode auxiliar no tratamento de diversas doenças, como câncer, diabetes, obesidade e prevenir crises de convulsões e epilepsia. Ela baseia-se na eliminação quase que completa dos carboidratos e substituição por gorduras boas advindas de alimentos naturais.

Para iniciar essa dieta é necessário acompanhamento médico, já que é uma dieta muito restritiva. Mas nesse artigo você entenderá como a dieta cetogênica funciona, quais alimentos são permitidos e proibidos e muito mais. Acompanhe!

Dieta cetogênica, cetose, princípios básicos e como fazer

Mulher medindo sua barriga com uma fita métrica.

A dieta cetogênica tem esse nome devido ao processo da cetose. Nessa seção você entenderá o que é esse processo, como podemos auxiliá-lo através da dieta cetogênica e como fazê-la de maneira adequada. Leia e entenda!

O que é a dieta cetogênica

A dieta cetogênica é basicamente uma regulação da alimentação para priorizar as gorduras, moderar as proteínas e reduzir carboidratos. Ela visa trocar a fonte de energia do organismo, que utiliza primariamente os carboidratos para obter a glicose.

No caso de uma dieta cetogênica, a fonte de energia é substituída pela gordura, num processo feito pelo fígado nos corpos cetônicos. Essa dieta foi desenvolvida na década de 1920 e aperfeiçoada desde então.

O principal uso dela é o terapêutico, visando controlar crises de convulsões e epilepsia, assim como auxiliar no tratamento do câncer. Contudo, a dieta tem sido utilizada por pessoas que buscam uma redução de peso rápida.

Vale ressaltar que caso esse seja o seu caso, é fundamental ter acompanhamento médico, pois os efeitos colaterais podem sobrepujar a perda de peso.

A cetose

A cetose é um estado do organismo quando o metabolismo passa a utilizar a gordura como fonte de energia, ao invés dos carboidratos. Ao limitar o consumo de carboidratos a cerca de 50 gramas ao dia, o fígado utiliza as gorduras para fornecer energia para as células.

Para alcançar a cetose também é importante controlar o consumo de proteínas, pois o corpo também pode utilizá-las como fonte de energia, o que não é a intenção. Outra estratégia para chegar à cetose é por meio dos jejuns intermitentes, que também devem ser feitos com acompanhamento médico.

Princípios básicos da dieta cetogênica

Como dito, o princípio básico da dieta cetogênica é a redução drástica de carboidratos. Assim, suprime-se da dieta alimentos como feijões, arroz, farinhas e vegetais ricos em carboidratos.

Ademais, substitui-se esses alimentos por outros ricos em gorduras, como oleaginosas, azeites e carnes. A proteína também deve ser regulada, através do consumo moderado não só de carnes, mas de ovos.

O seu objetivo central é que o corpo utilize a gordura do corpo e dos alimentos consumidos para gerar a energia necessária para as células. Quando isso ocorre, reduz-se bastante a quantidade de açúcar no sangue.

Como fazer a dieta cetogênica

O primeiro passo para fazer a dieta cetogênica é consultar um nutricionista e um clínico geral. É preciso fazer exames prévios para se certificar que o funcionamento do fígado está adequado e preparado para realizar ativamente o processo de cetose.

O nutricionista auxiliará a fazer as substituições necessárias na alimentação e até mesmo as adequações de rotinas. Isso é fundamental para a manutenção da dieta, evitando o efeito rebote e o consumo de alimentos não recomendados em momentos de escapes.

O nutricionista avaliará e definirá qual a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas que a pessoa deverá ingerir, de acordo com seu estado e seus objetivos. Costuma-se manter uma proporção entre 20 a 50 gramas de carboidratos por dia, enquanto a proteína fica em torno de 20% da alimentação diária.

Alimentos permitidos

Como a dieta cetogênica baseia-se no consumo de gorduras boas e naturais, além das proteínas e azeites, os principais alimentos da dieta são:

- Oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, assim como as pastas e outros derivados;
- Carnes, ovos, peixes gordos (salmão, truta, sardinhas);
- Azeites, óleos e manteigas;
- Leites vegetais;
- Frutas ricas em gorduras, como o abacate, coco, morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas;
- Creme de leite, iogurtes naturais e sem açúcar;
- Queijos;
- Vegetais como espinafre, alface, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, couve de Bruxelas, couve, aipo e páprica.

Outro ponto a se atentar na dieta cetogênica é a quantidade de carboidratos nos alimentos industrializados. Isso deve ser feito através da análise da tabela nutricional.

Alimentos proibidos

Para seguir a dieta cetogênica deve-se evitar os alimentos ricos em carboidratos, como:

- Farinhas, principalmente a de trigo;
- Arroz, macarrão, pães, bolos, biscoitos;
- Milho;
- Cereais;
- Leguminosas como feijões, ervilha, lentilha, grão de bico;
- Açúcares;
- Produtos industrializados.

Os tipos de dieta cetogênica

Balança antiga.

A dieta cetogênica começou a ser desenvolvida em 1920, mas passou por várias reformulações. Inclusive, criaram-se ramificações para que a dieta possa se adequar a diferentes perfis. Continue lendo e descubra quando dieta cetogênica mais se encaixa com você!

Cetogênica Clássica

A dieta cetogênica clássica foi a primeira a idealizar a redução dos carboidratos e substituí-lo pela gordura. Nela, a proporção costuma ser de 10% de carboidratos, 20% de proteínas e 70% de gorduras na alimentação diária.

O nutricionista adequará a quantidade de calorias ingerida de acordo com cada indivíduo, mas na dieta cetogênica clássica ela costuma ficar entre 1000 e 1400 ao dia.

Cetogênica Cíclica e Focada

Já a dieta cetogênica cíclica, como o próprio nome já diz, utiliza ciclos de alimentação cetogênica e outros de alimentação com carboidratos. Costuma-se ingerir durante 4 dias a dieta cetogênica e nos outros 2 dias da semana uma dieta rica em carboidratos.

Os carboidratos consumidos não devem ser de origem industrializada, deve-se manter uma dieta balanceada. Mas o objetivo da dieta cetogênica cíclica é criar uma reserva de carboidrato para a prática de exercícios, além de permitir a manutenção da dieta por mais tempo, já que não haverá uma completa restrição.

A dieta cetogênica focada assemelha-se à cíclica, mas o consumo dos carboidratos é feito exclusivamente no pré e pós treino, visando oferecer energia para o exercício físico e para a recuperação dos músculos.

Cetogênica de Alta Proteína

Na dieta cetogênica de alta proteína as proporções são alteradas para fornecer mais proteínas. Costuma-se consumir cerca de 35% de proteínas, 60% de gorduras e 5% de carboidratos.

O objetivo dessa variação da dieta é evitar a perda da massa muscular, sendo seguida, principalmente, por quem busca perder peso e não procura por algum tratamento terapêutico.

Atkins modificada

A dieta de Atkins modificada tem como o principal objetivo controlar crises epiléticas. Ela é uma variação da dieta de Atkins idealizada em 1972 e que tinha finalidades estéticas. A Atkins modificada substitui uma parte das proteínas pelas gorduras, mantendo uma proporção de cerca de 60% de gorduras, 30% de proteínas e até 10% de carboidratos.

É importante ressaltar que a dieta de Atkins modificada geralmente é recomendada para pacientes que não requerem controle imediato das crises epilépticas. Nos casos em que o controle imediato é necessário, recomenda-se a dieta cetogênica clássica.

Dieta do MCT

Os MCTS ou TCMs são os triglicerídeos de cadeia média. A dieta do MCT utiliza esses triglicerídeos como fonte principal de gordura da dieta cetogênica, visto que eles geram muito mais corpos cetônicos.

Dessa forma, o consumo de gorduras não precisa ser tão intenso, já que parte da gordura consumida como MCT será mais eficiente, trazendo o resultado proposto.

Quem não deve fazer, cuidados e contraindicações da dieta cetogênica

Mulher se exercitando.

Apesar de trazer vários benefícios e ser eficiente para a perda de peso, a dieta cetogênica exige vários cuidados. Como é uma dieta restritiva, pode acabar impactando negativamente alguns organismos.

Por isso, sua utilização deve ser sempre feita com acompanhamento médico. Para saber quais são as restrições para a dieta cetogênica, leia essa seção!

Quem não deve fazer a dieta cetogênica

As principais restrições para a dieta cetogênica são para grávidas e mulheres que amamentam, crianças, idosos e adolescentes. Pessoas que possuem diabetes devem fazer apenas acompanhamento médico.

Além disso, pessoas com problemas no fígado, rins ou alterações cardiovasculares não devem fazer dieta cetogênica. Nestes casos, é necessário que se faça uma consulta com uma nutricionista para receber novas recomendações de dietas.

Cuidados e contraindicações da Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica é bastante restritiva, pois no primeiro período de adaptação nutricional o seu corpo pode passar por perdas de peso e de massa muscular. O que pode dificultar a resposta do seu organismo em relação aos tratamentos médicos como a quimioterapia e a radioterapia.

Caso você esteja seguindo algum outro tratamento será necessário que se faça a dieta com um acompanhamento profissional. Pois as consequências dessa dieta para o corpo podem resultar em um agravamento do seu estado de saúde, além de um possível surgimento de efeitos colaterais.

Efeitos colaterais e como minimizá-los

É comum que surjam alguns efeitos colaterais enquanto o corpo passa pela fase inicial de adaptação da dieta cetogênica. Essa fase também pode ser conhecida como ceto gripe, baseando-se na experiências de pessoas que realizam a dieta é informado que estes efeitos se encerram após alguns dias.

Os sintomas presentes nessa fase inicial mais comuns são a constipação, vômitos e a diarreia. Além disso, a depender do organismo podem surgir também:

- Falta de energia;
- O aumento do apetite;
- Insônia;
- Náuseas;
- Desconforto intestinal;

Você poderá minimizar esses sintomas fazendo uma eliminação gradual dos carboidratos na primeira semana, para que o seu organismo não sinta a ausência dessa fonte energética tão abruptamente. A dieta cetogênica também poderá afetar o seu equilíbrio hídrico e de sais minerais. Portanto, busque repor essas substâncias em suas refeições.

Dúvidas comuns sobre a Dieta Cetogênica

Balança.

A dieta cetogênica surgiu como uma estratégia efetiva de emagrecimento, entretanto ela surpreendeu a todos pelo seu método. A surpresa está na eliminação completa de ingestão de carboidratos da sua alimentação. Logo ela despertou algumas dúvidas acerca do seu método, saiba quais são as dúvidas mais comuns a seguir.

A Dieta Cetogênica é segura?

Sim, mas antes de iniciar a sua dieta é preciso seguir algumas recomendações. A primeira delas é que ela não pode ser feita por um longo período. Pois, sendo uma dieta restritiva de carboidratos ele possui efeitos de curto e médio prazo, mas que exige um acompanhamento de um nutricionista para que não desregule o seu metabolismo.

Para pessoas que possuem comorbidades como a diabetes, ou hipertensão, elas precisam ajustar a sua dieta através de medicamentos. Você poderá correr o risco de sofrer recaídas e até causar uma hipoglicemia.

Já para quem possui doenças no fígado ou no rim, esta dieta não é recomendada. Como haverá um aumento na ingestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras os seus órgãos poderão ser sobrecarregados.

É importante lembrar que haverá um corte súbito na ingestão de carboidratos em seu organismo, o que significa que você deixará de ingerir diversos alimentos com vitaminas e sais minerais fundamentais para a sua atividade metabólica. Portanto, será necessário usar suplementos para repor essas substâncias.

Além disso, a geração de calorias a partir dos lipídios poderão aumentar a taxa de colesterol e triglicérides no sangue. Sendo prejudicial para aquelas pessoas que já possuem altas taxas dessas moléculas no corpo. Devido a todos esses fatores, apesar da dieta cetogênica ser considerada segura, é obrigatório um acompanhamento médico.

A Dieta Cetogênica realmente emagrece?

Sim, pois os carboidratos são a nossa maior fonte de energia, ao substituí-las pelo consumo de lipídios acontecerá uma redução brusca de calorias em seu organismo. O que o resultará naturalmente ao emagrecimento. Além disso, o corpo passa a consumir os seus estoques de gordura, ajudando nesse processo de perda de peso.

Entretanto, é importante salientar que esses efeitos são temporários. A restrição súbita de carboidratos pode desencadear em picos de apetite que irão prejudicar no processo de queima do estoque de gordura em seu corpo. Além de favorecer o desenvolvimento de transtornos alimentares, portanto tenha cuidado!

Vale a pena realizar a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é bastante efetiva no combate à obesidade, desde que seja feita com um acompanhamento médico e com um nutricionista. A duração máxima desta dieta está em torno de 6 meses e os seus resultados são imediatos.

O mais importante nesse processo é o pós-dieta. Pois, muitas vezes as pessoas não conseguem manter uma alimentação regular, havendo assim um retrocesso no peso. Portanto, é preciso ter cuidado quando o período de restrição se encerra, para que você não corra esse risco.

Atenção as atividades físicas

As atividades físicas não precisam ser descontinuadas enquanto você estiver realizando a dieta. Mas, é preciso ter certos cuidados enquanto realiza as suas atividades. Uma vez que o seu organismo não está recebendo a quantidade de calorias anterior ao consumo de carboidratos, você poderá sentir fraqueza.

Para lidar com esse estado, é recomendado que se reduza a intensidade dos treinos. Pois, você pode apresentar cãibras e fraqueza por não estar repondo as energias e nem os sais minerais essenciais para o seu corpo.

Como a Dieta Cetogênica auxilia no combate ao câncer?

As células cancerígenas utilizam a glicose como fonte de energia para se multiplicarem. Ao realizar a dieta cetogênica esses níveis de glicose em seu sangue se tornam bastante reduzidos o que impediria o alastramento do câncer e o crescimento do tumor.

No entanto, por seu corpo está desestabilizado pelos tratamentos de quimioterapia, radioterapia, entre outros. Você terá de repor as vitaminas e sais minerais necessários para manter a sua função metabólica ativa, para que não sobrecarregue o seu organismo.

Antes de começar a dieta cetogênica é preciso consultar um profissional?

Fita métrica enrolada em um garfo.

Essa é uma regra que deve ser seguida para qualquer tipo de dieta, não se deve aderir a dieta cetogênica sem uma consulta prévia com um nutricionista, ou por um médico responsável por você.

Lembre-se que você estará interrompendo a ingestão de carboidratos em seu organismo. Logo na primeira semana você sentirá uma série de efeitos colaterais e caso não siga as recomendações devidas você poderá prejudicar a saúde do seu corpo.

O acompanhamento de um profissional o ajudará a ter uma melhor medição da quantidade de nutrientes e calorias a serem ingeridos no seu dia a dia. Além de favorecer uma melhor resposta em seu tratamento, conseguindo assim diminuir o seu peso corporal com a segurança necessária.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!